Jaboatão

30/04


2021

Ricardo Teobaldo entrega ônibus escolares em Ipojuca

A sexta-feira foi de entregas no município de Ipojuca, Litoral Sul do estado. Ao lado da prefeita Célia Sales, o deputado federal Ricardo Teobaldo entregou 9 novos ônibus escolares ao município. Os veículos são provenientes de emenda parlamentar do deputado e fazem parte do programa Caminhos da Escola.

Na ocasião da entrega, na Vila do Estaleiro, Teobaldo anunciou recursos para a construção de uma escola no valor de R$ 4,6 milhões na comunidade, cuja ordem de serviço será dada em breve. Também participaram da entrega a vice-prefeita Patrícia de Leno, vereadores e secretários municipais.

Para Ricardo Teobaldo os novos ônibus vão garantir um grande reforço para o município. "São 9 ônibus que chegam para somar a frota de veículos do município. Em Brasília temos trabalhado bastante na atração de recursos. Na Assembleia o deputado Romero Filho também tem contribuído muito. É um esforço conjunto para o crescimento de Ipojuca", destacou.

Para a prefeita Célia Sales os novos veículos chegam num excelente momento para a rede municipal de ensino. "Esse é um grande reforço para Ipojuca. Garantir um transporte de qualidade para nossos alunos também faz parte do nosso objetivo de promover uma educação de qualidade no município", pontuou Célia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Essa Célia e igual a Dilma Jumenta.


PREF DE OLINDA DESAFIOS DA PANDEMIA 21

30/04


2021

Articulata: TRF5 suspende oitiva de sobrinha de acusado

EXCLUSIVO

Em sentença proferida em 22 de março deste ano, o desembargador federal Francisco Roberto Machado, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), suspendeu o depoimento da universitária Isabela Thièbaut Pontes. A decisão foi dada um dia antes do interrogatório marcado para ocorrer na Polícia Federal dentro da operação Articulata.

Ela é sobrinha do chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco, Renato Xavier Thièbaut, um dos investigados pela PF na ação que apura um esquema milionário de corrupção ao direcionar licitações na compra emergencial de materiais médicos para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Fruto de desdobramento da operação Casa de Papel, datada de 16 de junho de 2020, a operação Articulata foi deflagrada no último dia 10 de dezembro. Além de Renato Thièbaut – homem de confiança das gestões do PSB no Estado nos últimos anos –, o Ministério Público Federal acusa os empresários Sebastião Figueiroa de Siqueira, apontado como chefe da organização criminosa, Luciano Cyreno Ferraz e Renata da Silva Santos Beltrão.

Para a Polícia Federal, o depoimento de Isabela Thièbaut é essencial para o andamento das investigações. No entando, o desembargador federal Francisco Machado usou como justificativa um laudo psiquiátrico apresentado por Isabela para suspender sua oitiva.

“No caso, do atento exame dos autos, se identifica, a partir da leitura do conteúdo do atestado médico firmado por profissional especializada (psiquiatra) que a ora peticionante passa por situação assaz delicada, apresentando, nos termos do atestado médico subscrito: ‘quadro emocional bastante sensível, não suportando situações de stress mínimos. Humor vacilante, crises de pânico, fobia social, ansiedade e angústia facilmente desencadeadas’, constando do mencionado laudo médico que ela ‘não apresenta condições emocionais para submeter-se a processo interrogativo’”, disse o magistrado.

Ainda segundo a sentença (confira na íntegra), a profissional especializada responsável por emitir o atestado acompanha a jovem “há cerca de seis anos”. Publicações na rede social da depoente, contudo, apontam em direção contrária à fobia social ressaltada no laudo.

PEDIDOS DE PRISÃO – No último dia 19 de fevereiro, o procurador regional da República Joaquim José de Barros Dias apresentou recurso à Primeira Turma do TRF5 pedindo a prisão preventiva de Sebastião Figueiroa e de Waldemir Silva de Oliveira, acusados no âmbito da operação Casa de Papel.

O Blog segue à disposição para que os citados se pronunciem, caso queiram.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

30/04


2021

Deputado pede abertura das comportas da Barragem do Muquém

Na manhã de hoje, o deputado estadual Fabrizio Ferraz esteve na Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado para tratar da abertura das comportas da Barragem do Muquém, em Floresta, no Sertão de Itaparica. Participaram do encontro os vereadores de Floresta André Ferraz, Chichico Ferraz, Peu Vilarim, Gilmar Leal, Kiel do Pipa, Ciro Ferraz e Dr. Severininho, além do secretário de Articulação da Seinfra, Rodrigo Molina, o coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, Tiago Portela, e a gestora de Operações da Apac, Renata Pinheiro. 

O objetivo da solicitação é escoar as águas do Muquém, contemplado no projeto de Transposição do rio São Francisco, para a Barragem de Barra do Juá, também localizada em Floresta. O deputado defendeu a importância de liberar um volume de água que atenda, de maneira efetiva, a demanda da população e ressaltou que a manobra permitirá que o Riacho do Navio, marcado há anos pela seca, volte a se perenizar. 

“Esta ação tornará possível o sonho de muitos sertanejos de ter de volta o Riacho do Navio, que há anos deixou de abastecer perenemente centenas de famílias. Com a iniciativa, em média, 800 propriedades rurais seriam beneficiadas; cerca de 2,5 mil novos empregos, diretos e indiretos, seriam gerados”, disse Ferraz.

Com a assinatura do pré-acordo entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional, que irá definir os critérios contratuais para a manutenção e operação do sistema, durante a reunião, o deputado e os vereadores se comprometeram em apresentar um estudo técnico, realizado por meio do Conselho dos Usuários da Barragem do Juá, a fim de subsidiar as tratativas e dar continuidade às negociações. 

“Na próxima semana nos reuniremos com o Conselho para tratar desse relatório e no dia 7, estaremos junto aos vereadores em uma audiência pública em Floresta, ouvindo a população e todos os órgãos envolvidos. Seguiremos envidando esforços e articulando para que as comportas do Muquém sejam abertas o quanto antes”, finalizou Fabrizio Ferraz.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina abril 2021

30/04


2021

PF ignora TCE e indicia três aliados de Covidão

EXCLUSIVO

Não durou nem uma semana a imagem que o julgamento do TCE tentou construir pela regularidade da dispensa dos respiradores de porcos. A Polícia Federal resolveu divulgar, hoje, uma nota oficial direta, clara e objetiva, afirmando que houve sim crime por parte de agentes públicos da gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB), o Geraldo Covidão. São três, mas os nomes não foram revelados por causa da nova lei de abuso de autoridade.

A Polícia Federal concluiu ontem a investigação sobre aquisição de ventiladores pulmonares pela empresa sediada em São Paulo na chamada Operação Apneia.

Após um ano de tramitação do inquérito policial, com a deflagração de três fases, mediante colaboração de outros órgãos, especialmente da Controladoria Geral da União e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, foi possível desvendar delitos praticados por empresários e servidores públicos, relacionados à contratação de empresa para fornecimento de respiradores sem certificações da ANVISA ou de quaisquer outras procedências, para enfrentamento à Pandemia de Covid-19.

Foram apuradas fraudes na contratação da empresa e na execução do contrato, inclusive pagamento indevido por 50 respiradores em 1º de abril de 2020, sendo entregues somente 35 desses. Essa entrega foi iniciada mais de 20 dias após a efetivação desse pagamento, apesar de uma servidora ter atestado falsamente uma nota fiscal também falsa, antes da data do pagamento, como se a empresa já os tivesse entregue. Apurou-se, também, que o ordenador de despesas que determinou o pagamento tinha ciência dessa circunstância.

Restou igualmente apurado que responsáveis por um grupo empresarial paulista se utilizaram de microempresa “fantasma” para contratar com a Secretaria de Saúde de Recife, uma vez que empresas existentes de fato não poderiam contratar com órgãos públicos, por terem contraído débitos fiscais e previdenciários anteriormente. Tais débitos se aproximavam do patamar de R$ 10 milhões.

Também foram indiciados três empresários. Apesar de a maioria dos indiciamentos terem ocorrido em agosto de 2020, as investigações prosseguiram para apuração da participação de outras pessoas e da materialidade de outros crimes. Nesse sentido, ao longo desta semana, a PF de Pernambuco recebeu dados de outro inquérito que tramita em Campinas/SP, no qual uma Prefeitura, através de sua Secretaria de Saúde, esclareceu que chegou a utilizar os respiradores do mesmo modelo adquirido pela Prefeitura de Recife. Contudo, técnicos verificaram a inadequação da eficácia dos ventiladores pulmonares, razão pela qual estes foram devolvidos à empresa contratada.

Aos empresários indiciados, foram imputadas as condutas de falsificação de documentos e de terem sido beneficiados em dispensa irregular de licitação. O responsável pela empresa contratada foi indiciado também pelos crimes de sonegação fiscal e previdenciária, e ainda crime contra a saúde pública. As penas máximas, somadas, podem chegar a 35 anos de prisão.

Quanto aos servidores públicos envolvidos, um deles foi indiciado pelo crime de dispensar ilegalmente uma licitação pública, ao passo que aos demais foi também imputado o delito de peculato. Nesse caso, a pena máxima é de 17 anos de prisão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/04


2021

Alumiaço pede para se instalar em Vitória

Ontem, o prefeito Paulo Roberto recebeu o representante da empresa Alumiaço, David Marcolan, para oficializar o interesse de instalação da fábrica sede no município de Vitória de Santo Antão. Na ocasião, foi entregue a carta de intenção da empresa, que deve gerar inicialmente 50 vagas de emprego, com o objetivo de de ampliar essas vagas, posteriormente para até 150 empregos diretos, com previsão de finalização das obras em setembro/outubro.

A Alumiaço é uma empresa que trabalha com vidros temperados e possui mais de 30 lojas pelo Nordeste e 6 indústrias pelo país. Na reunião, esteve presente também o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Marcos Mendes.

O representante da Alumiaço, David Marcolan, ressaltou os critérios para escolha de Vitória de Santo Antão para instalação da sede. “Um dos principais e importantes fatores para escolher Vitória de Santo Antão como local para instalação da empresa sede é a proximidade da capital, do aeroporto, do porto, uma região extremamente estratégica. Além do parque industrial que a cidade possui como também outras empresas de grande/médio porte referência em todo país”, explicou Marcolan.

Para o prefeito Paulo Roberto, o apoio do executivo é fundamental nesse momento de atração de novos empreendimentos para a cidade. “Estamos aqui dispostos a apoiar e incentivar cada vez mais empresas na nossa cidade. Sabemos do potencial do nosso município em termos industriais e por isso traremos cada vez mais empresas gerando emprego e renda para os Vitorienses”, concluiu o prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

30/04


2021

FIEPE debate conjuntura econômica de Pernambuco

A conjuntura econômica do Estado de Pernambuco foi o tema principal da reunião do Conselho Empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE).

Durante o encontro virtual, o economista da FIEPE, Cezar Andrade, falou da atividade industrial recente, dos problemas e da confiança dos empresários industriais, além de atualizar os conselheiros com informes socioeconômicos da região do São Francisco.

Depois de evidenciar a importância do PIB da indústria para o Estado (20,3%) e da recuperação do setor no final do ano passado, fechando 2020 com um crescimento de 1,0%, Andrade revelou que o principal problema da indústria no primeiro trimestre de 2021 foi certamente a falta ou o alto custo da matéria prima.

Cezar Andrade concluiu mostrando que os municípios cobertos pela URSF/FIEPE, no Sertão do São Francisco (Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó), estão apresentando números significativos na saúde, educação, infraestrutura  e economia.

Ainda durante a reunião, foram elencados os serviços oferecidos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a exemplo do Programa de Estágio, Inova Talentos, Assessment, Seleção Dedicada e Capacitação Empresarial.

De acordo com o diretor adjunto da unidade regional, Huberto Costa, a terceira reunião ordinária do ano foi extremamente positiva. "Tivemos um momento rico de informações e concluímos o encontro com um debate esclarecedor de ideias. Tudo bem adequado para nos fortalecer neste momento tão difícil e desafiador", concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes 2021

30/04


2021

Falta de doses no Recife faz aumentar procura em Olinda

Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

Em Olinda, houve aumento na procura pela segunda dose da CoronaVac, um dos imunizantes utilizados contra a Covid-19. Conforme apuração do Blog, no ponto de vacinação do Shopping Patteo, no Bairro Novo, houve uma demanda acima do habitual hoje.

Segundo uma fonte, em reserva, pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac no Recife estão se deslocando para Olinda devido ao reagendamento da segunda aplicação do imunizante na capital pernambucana. Com isso, o período recomendado de 21 a 28 dias entre uma vacina e outra está sendo afetado.

A própria Prefeitura do Recife anunciou, na última quarta-feira (28), novo agendamento em razão do atraso do Governo Federal na entrega das vacinas: "A Prefeitura do Recife está remarcando o agendamento de pessoas que iriam receber o complemento da imunização com essa vacina, no intervalo entre o 29 de abril (próxima quinta-feira) e o dia 09 de maio, para um novo período que será iniciado no dia 10 de maio."

De acordo com a Secretaria de Saúde de Olinda, a segunda aplicação da CoronaVac está assegurada para quem tomou a primeira dose na cidade. A Marim dos Caetés é uma das cidades pernambucanas que possuem estoque da vacina produzida no Instituto Butantan.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

30/04


2021

Jaboatão lança campanha Vacina do Bem

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início à campanha Vacina do Bem, para arrecadação de donativos durante a vacinação contra a Covid-19. As doações podem ser feitas em sete pontos de drive-thru onde ocorre a aplicação dos imunizantes, inclusive por quem não for se vacinar. Alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de roupas que forem arrecadados serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social ou que foram afetadas pela crise econômica provocada pela pandemia.

O recolhimento das doações vai ser feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que vai ficar responsável pela distribuição do material. Desde o início da pandemia, a Prefeitura do Jaboatão distribuiu mais de 600 mil cestas básicas, serviço que incluiu os mais de 65 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Os donativos poderão ser entregues nos seguintes pontos de vacinação: Sesc e Shopping Guararapes, em Piedade; nas escolas municipais Iraci Teixeira e Benjamin Constant, localizadas nos bairros do Curado e Socorro, respectivamente; na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; no Palácio da Batalha e no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres.

"É grande o número de pessoas que precisam urgentemente de ajuda para atravessar essa fase. As crises econômica e sanitária provocadas pela pandemia afetaram muita gente. É por isso a importância dessa campanha e o incentivo para que a população se una e faça parte desse movimento. Esse é o momento de darmos as mãos e ajudarmos uns aos outros", disse o prefeito Anderson Ferreira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

30/04


2021

Queiroga pede doação de vacinas a países com doses extras

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu, hoje, aos países com doses extras de vacinas contra a Covid-19 que as doem para o Brasil o mais rápido possível. Deu a declaração em conferência virtual da OMS (Organização Mundial da Saúde) focada no Brasil e nas Américas. As informações são do Poder360.

“Reiteramos nosso apelo àqueles que possuem doses extras de vacinas para que possam compartilhar com o Brasil o quanto antes possível, de modo a nos permitir lograr avanços em nossa ampla campanha de vacinação, de modo a conter a fase crítica da pandemia e evitar a proliferação de novas linhagens e variantes do vírus”, disse o chefe da pasta.

Queiroga afirmou que o governo brasileiro busca conciliar a adoção de medidas sanitárias com a necessidade de assegurar empregos e renda. “Busquei orientar a população brasileira de maneira clara e objetiva sobre as medidas não farmacológicas cientificamente comprovadas a serem seguidas, como o uso de máscara, a constante higienização das mãos e o respeito ao distanciamento social”, afirmou.

Disse ainda que se comprometeu com a aceleração da vacinação no país. Segundo ele, o sistema de saúde tem capacidade de vacinar 2,4 milhões de brasileiros por dia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

30/04


2021

Jarbas e a CPI da Covid-19

Da coluna de João Alberto

O senador Jarbas Vasconcelos, apesar de não fazer parte da CPI que apura a conduta do governo na pandemia de Covid-19, me revela que vai acompanhar de perto os trabalhos da comissão. Para ele, a CPI é importante para se apurar omissões e responsabilidades, mas sem servir de palanque eleitoral. Quem o fizer estará com a digital de oportunista, refém do velho vício de tirar proveito individual em detrimento de ações coletivas e mitigadoras de justiça.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha