Jaboatão - Nova UBS PET

17/09


2021

Senado debate riscos de usina nuclear em Pernambuco

A possibilidade da instalação de uma usina nuclear em Pernambuco é o tema da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, presidida pelo senador Humberto Costa (PT-PE). O evento acontece na próxima segunda-feira, às 14h, e será transmitido ao vivo pelas redes do senador e pela TV Senado.

A proposta de instalação da usina vem sendo analisada pelo Ministério de Minas e Energia e prevê a constrição da unidade na cidade de Itacuruba, às margens do rio São Francisco. A medida vem sendo criticada por especialistas porque pode trazer danos inestimáveis para o meio ambiente e contaminar, inclusive, parte da bacia hidrográfica do estado.

Segundo o senador Humberto Costa, a instalação da usina é polêmica e pode gerar uma série de implicações para a região, especialmente para as comunidades indígenas e quilombolas.

"Esse é um assunto que precisa ser realmente debatido e os impactos analisados, tanto os ambientais como os sociais. Na década de 80, toda a população de Itacuruba foi reassentada para a construção da barragem da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Os efeitos dessa mudança são sentidos até hoje e os moradores convivem com problemas como o alto índice de depressão na cidade. Como vai ficar a vida desses moradores com um empreendimento como esse?”, afirmou.

Em Pernambuco, a Constituição Estadual veda a construção de usinas nucleares. No entanto, a Procuradoria-Geral da República entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6897) no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a legislação.

O debate sobre a construção da usina ganhou força após a ameaça de apagão energético no país, devido à baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas. “É um absurdo. Estamos vivendo uma ameaça de colapso por total negligência do governo Bolsonaro, que deveria estimular novas fontes de energia renovável, que trazem menos impactos ambientais e são mais baratas”, afirmou.

Além do senador Humberto Costa, que preside a sessão, também participam da audiência pública a antropóloga, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vânia Fialho, o líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Isaltino Nascimento (PSB-PE), o procurador-geral da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Hélio Lúcio Dantas da Silva, o bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacêdo e o assessor do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no Nordeste e membro do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, José Júnior Karajá. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo Agosto 2021

17/09


2021

Ouça agora o Sextou com Xangai

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista do cantor, compositor e violeiro Xangai ao quadro “Sextou” do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

17/09


2021

Armando: “Oposição fortalecida para 2022”

O ex-senador Armando Monteiro (PSDB) encara como positiva a possibilidade de mais de um nome representando as oposições na sucessão estadual de 2022.

“Estou muito animado com o que se desenha para as oposições. Nós temos quadros como Raquel, Miguel, Anderson. São bons quadros porque representam o novo que já tem o que mostrar”, afirmou Armando referindo-se à prefeita de Caruaru e aos prefeitos de Petrolina e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente.

Armando avalia que, pelas opções que apresenta, a oposição está fortalecida e que, mesmo com a existência de mais de uma candidatura no primeiro turno, a perspectiva é de as forças reunirem-se caso ocorra um segundo turno. “Há uma condição agora extraordinária de interromper esse ciclo do PSB. Considero as oposições muito fortalecidas e vejo o campo governista hoje sem uma alternativa clara que anime, que motive”, afirmou em entrevista à rádio CBN Recife.

Companheiro de partido da presidente estadual do PSDB e prefeita Raquel Lyra, o ex-senador diz enxergar nela o quadro mais competitivo. “Me impressiona a bela trajetória que ela tem. Porque Rachel fez opção pela vida pública pela via do concurso e pela via eleitoral. Ela foi delegada concursada, Procuradora, Secretária de Estado de Eduardo Campos, deputada estadual, e agora gestora reeleita de um dos mais importantes municípios de Pernambuco, e é uma mulher”, elenca.

Armando continua: “Eu tenho um sentimento de que ela é o quadro que se apresenta como o mais competitivo. Agora, entendo que por circunstâncias que estão até ligadas à questão dos palanques nacionais, é possível termos mais de uma candidatura no nosso campo. Acho isso possível, e não vejo como um problema”.

Economia – Na entrevista, Armando também avaliou o quadro econômico de Pernambuco, que tem apresentado problemas estruturais como o recorde nacional de desemprego e a posição indicada no relatório do Banco Mundial como o Estado com o pior ambiente para se empreender no Brasil.

Ele lembrou ainda que nos últimos 5 anos Pernambuco investiu menos que os outros Estados do Nordeste, como Bahia, Ceará e Maranhão. “Então, quando você combina um mau ambiente para o empreendedor e uma baixa taxa de investimento do Governo do Estado, o que significa menos dinheiro para a infraestrutura, para consertar a estrada, para realizar a pequena obra que ativa o emprego no interior, o resultado disso é essa taxa de desemprego altíssimo”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

17/09


2021

Xangai arrasa daqui a pouco no Sextou

Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store. Vai ao ar das 18 às 19 horas pela Rede Nordeste de Rádio, integrada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2021

Santa Cruz já trabalha com a volta das romarias

Localizado a 674 km do Recife, na região do Araripe, Santa Cruz da Venerada, com apenas 15 mil habitantes, também está entre os municípios do Sertão que avançaram muito nas etapas da vacinação contra a covid-19. Há várias semanas, não registra casos da doença. Animada, a população já sonha em retomar o turismo religioso, que se dá em direção ao santuário criado a partir da descoberta de uma cruz.

Em janeiro, o município sempre realizava a Romaria de Natal das Comunidades, evento tradicional que reúne fiéis do Ceará, Pernambuco e Piauí.

Tudo acontece em torno da estátua de Frei Damião, com a peregrinação ao Cruzeiro da Serra. A estátua é do artista Genésio Gomes Barbosa e mede cinco metros. Ela foi construída com pó de mármore e resina. Atrás da imagem de Frei Damião, uma cruz de 15 metros ilumina a escultura.

A programação inicia com o café das comunidades na Praça dos Romeiros. Há visitas à exposição do Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco, bênçãos e entrega de sementes e plantas novas. Depois, missa acontece uma missa e o encerramento do chamado da Fé Romeira.

As romarias surgiram naturalmente com o tempo. Atraem milhares de visitantes. A história da cidade tem tudo a ver com a religiosidade. No ano de 1829, durante uma peregrinação pelo Sertão, dois frades capuchinhos tiveram que interromper a viagem devido a uma febre que acometeu um deles permanecendo no local por cerca de um mês. Abrigaram-se sob o pé de um juazeiro.

Diversas famílias acorriam a eles para assistência espiritual e celebração dos sacramentos e missas. Despediram-se da região deixando uma grande cruz de madeira no local onde se abrigavam.

Esta cruz foi encontrada pelos vaqueiros do fazendeiro José Correia, senhor de muitas terras e escravos que habitava a região. José Correia pediu que trouxessem a cruz à fazenda, colocando-a na capela. A cruz passou a ser objeto de veneração da população local, que visitava a capela em busca de proteção divina. Ao seu redor começou a surgir a povoação. Aos poucos surgiu a festa da Venerada Santa Cruz, que ocorre de 1 a 3 de maio, que além dos rituais religiosos também conta com barraquinhas de comidas típicas e bebidas, bingos e danças.

Quando distrito, Santa Cruz pertenceu ao município de Ouricuri, criado em 23 de janeiro de 1915. Foi elevado à categoria de município em 1991. É constuído pelo distrito sede, Varzinha, Poço D'Antas, Caçimba Nova e Santa Helena. "Nossas romarias foram interrompidas pela pandemia, mas já passamos a fase mais cruel e esperamos chegar em julho com tudo propício para voltar a receber os turistas que chegam por aqui para pagar promessas", diz a prefeita Eliane Soares, do Avante.

O que mais preocupa Eliane no momento é o agravamento da seca no município, passou a ser abastecido por carros pipas. Mesmo no semiárido, as áreas de irrigação em Santa Cruz transformaram o município num dos maiores produtores de tomate do Araripe. Mas o seu forte continua sendo a caprinocultura e a agricultura, com destaque para as colheitas de milho e feijão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

17/09


2021

Perspectivas da Economia para 2022 em debate

O curso Novas Ondas da Comunicação Política realiza, logo mais, às 19h30, a sua última live-debate desta temporada – “Perspectiva da Economia para 2022” – reunindo os reconhecidos André Perfeito, economista chefe da Necton corretora de valores e o cientista político Luiz Felipe D´Ávila, da Virtú News, plataforma digital voltada para análise aprofundadas sobre política e economia.

O curso, uma parceria entre IPESPE e grupo “Opinião Pública” (UFMG) disponibiliza o debate gratuitamente à comunidade. A conversa será mediada por Antônio Lavareda, especialista em comportamento eleitoral, presidente do conselho científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) e apresentador do programa Ponto a Ponto da BandNews TV. Para assistir basta acessar os perfis @novas_ondas e @lavareda_antonio no Instagram, ou no canal Grupo Opinião Pública no YouTube.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

17/09


2021

Jaboatão organiza mutirão para o Dia Mundial de Limpeza

Em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, irá realizar, amanhã, uma grande ação de limpeza educativa na orla do município, no trecho compreendido entre as praias de Candeias e Barra de Jangada. A concentração terá início a partir das 9h, nas proximidades do Sup Bar. O evento para marcar a data ocorre anualmente em mais de 180 países e reúne cerca de 320 mil voluntários que atuam em mais de 1.200 cidades em ações sociais.

A ação contará com a colaboração de voluntários para a coleta de resíduos na faixa de areia. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a população para a urgência de cuidar do ambiente marinho e das praias, biomas importantes para o equilíbrio ambiental do planeta. A mobilização conta com a participação de cooperativas, entidades defensoras do meio ambiente, unidades de ensino, comerciantes da orla, pescadores, entre outros.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

17/09


2021

Ainda sobre a polêmica derrubada de árvores em Ouricuri

Caro Magno,

Em relação à sua postagem sobre a reforma da avenida de Ouricuri, de minha parte seria preciso esclarecer que o Grupo Voluntários de Ouricuri em Ação não é contra as reformas das praças. Ao contrário, todas elas precisam ser reformadas mesmo, inclusive as que estão abandonadas em vários bairros, como as Pracinhas da Capela, Nossa Senhora de Fátima, da Rua Pe. Cícero, da Rua 07 de Setembro e outras.

Basta dar uma volta na cidade para se perceber que todas as praças precisam passar por reformas, não apenas nas duas avenidas principais. Veja o estado de outras praças da cidade como estão destruídas. O que pretendíamos era a reforma da Praça, que de fato, ficou bonita, mas com a manutenção das árvores existentes, pois davam sombra à população. Faltam com a verdade quando dizem que as árvores estavam destruindo as praças e estavam doentes.

Não se sabe se houve algum laudo técnico condenando essas árvores existentes. É muito fácil constatar que as mesmas não estavam doentes, dando-se uma volta pela Avenida Antônio Pedro da Silva e verificar, a olho nu, qual dessas árvores estão realmente doentes. Não estão e não estavam doentes. Nenhuma delas.

Também não foram derrubadas só 40 árvores, mas, na verdade, 80, retiradas para dar espaço as palmeiras imperiais, as quais são bonitas, de fato, mas não trazem sombras para o povo se abrigar debaixo delas, nem tampouco servem para evitar a poluição sonora, por exemplo.

Por fim, para se plantar flamboyant ou outros tipos tem que haver planejamento. As plantaram na beira da Praça, o que significa dizer que, num futuro próximo, estarão sendo prejudicadas devido às passagens diárias de caminhões, veículos autos que atingem em cheio os galhos que cresce para pista. Não se pensou nessa possibilidade. Não se tira árvores frondosas, de uma hora para outra, sem causar impactos ambientais para a população. Vai levar no mínimo 07/08 anos para que as palmeiras cresçam. Mas sombra que é bom para o povo, não haverá. Essa é nossa opinião e de todos do Grupo Voluntários de Ouricuri em Ação.

Maria Natal Freire

Advogada


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

17/09


2021

Feitosa denuncia buraco na Ilha do Leite

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PSC) denunciou, em suas redes sociais, hoje, um buraco feito pela Prefeitura do Recife na rua Dr. João Asfora, na Ilha do Leite, uma das vias principais de acesso à Av. Agamenon Magalhães, e que está completamente sem sinalização.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Esse coronel só não denuncia o buraco que está ficando o Brasil com o governo do seu ídolo Bolsonada!


Bandeirantes Agosto 2021

17/09


2021

Bolsonaro reafirma que nome para o STF é André Mendonça

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reafirmou, ontem, que mantém o nome do ex-advogado-geral da União André Mendonça para a vaga aberta com a saída do ex-ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal.

“É André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal. É ele até o final”, ressaltou o presidente Jair Bolsonaro à CNN.

Ontem, parlamentares da base do governo afirmaram à reportagem que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deve agendar a sabatina de André Mendonça ainda neste mês.

André Mendonça estava na Advocacia Geral da União desde 2000, assumiu o comando da AGU em 2019, com a chegada do presidente Jair Bolsonaro à presidência. Em abril de 2020, Mendonça assumiu a pasta da Justiça e Segurança Pública com saída do ex-ministro Sérgio Moro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2021

Governo insere Guardas Municipais em programa habitacional

O Governo Federal inseriu guardas municipais no Habite Seguro, um programa de moradia para profissionais de segurança pública que possibilitará o financiamento de até 100% da casa própria. O anúncio foi celebrado pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), que fez a solicitação da inclusão dos profissionais (Ofício 54/2021) ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Esta é uma grande conquista de uma demanda que recebi dos nossos guardas municipais. É o reconhecimento aos profissionais que diariamente arriscam suas vidas para manter a sociedade segura e em ordem”, afirmou Eduardo da Fonte.

O Habite Seguro dará condições diferenciadas de crédito para o financiamento da casa própria para Policiais civis, militares, federais e rodoviários, além de bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/09


2021

A face moderna e do agito de Ouricuri

Quando correspondente do Diário de Pernambuco nos anos 80 e até a partir da década de 90, quando voltei várias vezes a Ouricuri, o único hotel da cidade era o Diplomata, no centro. Hoje, o prédio da antiga hospedaria já não existe e em seu lugar a estampa de uma das faces modernas da área urbana: o Centro Empresarial Chico Coelho, ex-prefeito do município.

Ouricuri, conforme constatei ontem, também tem uma agitada e movimentada vida noturna. O foco da alegria, do lazer e da descontração é o centro gastronômico no entorno da Praça Frei Damião. Há bares, restaurantes e points de dança para todos os gostos. Ontem, numa plena quinta-feira, uma gente bonita, alegre e divertida era vista por lá. No Araripe, Ouricuri, com mais de 70 mil habitantes, é uma cidade diferenciada no Sertão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros