O Jornal do Poder

31/01


2008

Armando não acredita que Lula dispute Senado por PE

 Numa conversa, há pouco, com este blogueiro, o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto (PTB), esclareceu que revelou, ontem, na CBN, apenas o desejo de disputar a eleição de senador por Pernambuco em 2010, mas ressaltou que seu nome não será, em hipótese alguma, colocado como algo imposto ou que motive divisões na aliança que elegeu o governador do Estado, Eduardo Campos (PSB).

“Político nenhum pode ter projeto pessoal. A eleição de 2010 ainda está muito distante e temos pela frente aí o pleito de 2008, onde pretendemos contribuir, no PTB, no sentido de que a aliança de Eduardo possa fazer um grande número de prefeitos”, afirmou. Perguntado sobre a possibilidade de o presidente Lula aceitar disputar um mandato de senador em Pernambuco, Armando afirmou o seguinte:

“Seria ótimo para Pernambuco e para o conjunto das nossas forças políticas, mas entendo que Lula, depois de dois mandatos, chegará ao seu final numa posição tão privilegiada, ganhando, assim, uma dimensão tão grande no plano internacional, que não precisará de mandato para sobreviver politicamente. Em qualquer cenário, na eleição seguinte, em 2014, ele surge como um candidato natural e quase que imbatível ao Planalto''.

Armando disse, ainda, que jamais o eleitorado de São Paulo, onde Lula tem seu domicílio eleitoral, iria compreender uma mudança tão radical e desnecessária na sua trajetória. “Além disso, não querendo desmerecer o Senado, mas Lula está muito acima, é um estadista. Sarney, que buscou o mandato de senador por outro Estado, o fez assim em outra circunstância, bem diferente da posição confortável que Lula tem hoje”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

31/01


2008

CNBB: Pílula do dia seguinte é ‘inaceitável’

Do Blog do Josias de Souza

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) decidiu engrossar o coro do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, contra o uso da pílula do dia seguinte durante o Carnaval. Em nota veiculada no sítio do órgão máximo da Igreja, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família classificou a distribuição do medicamento aos foliões de providência “moralmente inaceitável”. O texto é assinado pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Antônio Augusto Dias Duarte. Médico de formação, ele sustenta que o medicamento que será distribuído por prefeituras pernambucanas é abortivo. “Trata-se de um recurso usado para interceptar o desenvolvimento do concepto após uma relação sexual dita ‘desprotegida’, isto é, quando não foi usado um método anticoncepcional e se supõe que houve uma fecundação e o início de uma gravidez.”

Anota, de resto, que a pílula contém “altas doses” de hormônios femininos (estrogênio) e masculinos (progesterona). E afirma, em timbre de alerta: “O uso desses hormônios em alta dose pode acarretar sérias complicações à saúde da mulher, como os tromboembolismos.” Segundo dom Dias Duarte, a pílula do dia seguinte provoca “um aborto químico”. Que, na opinião dele, é “tão gravemente imoral quanto o aborto cirúrgico”. O religioso arremata: “Por tudo isso, o uso da pílula do dia seguinte é moralmente inaceitável, ainda mais quando sua distribuição é feita de maneira indiscriminada e com o uso do dinheiro público.”

A manifestação da Pastoral para a Vida e a Família da CNBB veio a público nesta quarta-feira (30), mesmo dia em que que o juiz José Viana Ulisses Filho, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Recife, negou o pedido de liminar contra o uso da pílula do dia seguinte em Pernambuco. Com a decisão, manteve-se inalterado o plano de distribuição do medicamento em quatro municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão. A ação que resultou na decisão do juiz Ulisses Filho fora movida pela Aduseps (Associação dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde). Antes, dom José Cardoso Sobrinho, o arcebispo de Olinda e Recife, tentara, sem sucesso, convencer o Ministério Público de Pernambuco a tomar providências judiciais contra a distribuição do contraceptivo.

Ao apoiar a posição de seu representante para a região de Olinda e Recife, a CNBB compra briga com o ministro José Gomes Temporão. O titular da pasta da Saúde classificara de “lamentável” a posição do arcebispo. É por posicionamentos como esse, dissera Temporão, que cada vez mais os jovens se distanciam das paróquias. “A prefeitura está correta e a Igreja está equivocada, mais uma vez”, afirmara Temporão. “A prefeitura está fazendo uma coisa que está dentro do protocolo do Ministério da Saúde. A pílula do dia seguinte é usada apenas sob prescrição médica, por orientação médica. Aí é uma questão de saúde pública e não religiosa."

"Eles estão corrompendo a juventude, desviando a juventude da lei de Deus", respondera dom José Cardoso Sobrinho. “Qualquer problema humano é também religioso." Para o arcebispo, a distribuição das pílulas “viola os direitos fundamentais e induz a população a praticar o mal".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Paulo Kigrer

Creio que aceitável são os muitíssimos padres pedófilos que abundam em todas as paróquias das urbs et orbs...

Mariana

A GERÊNCIA DE ATENÇÃO A MULHER DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESTÁ SE OMITINDO EM FALAR SOBRE O ASSUNTO,QUANDO PROCURADA AS ONGS DO ESTADO DENUNCIARAM OMISSÃO NINGUÉM DEU UM PIO O TODO PODEROSO AMIGO DA CUNHADA DO GOVERNADOR O INTOLERÁVEL CLAUDIO DUARTE DEVE RESPONDER JÁ QUE MANDA MAIS QUE O SECRETÁRIO

Severino Isidoro Fernandes Guedes

O pior é que o sucedâneo do catolicismo que tem prevalecido é um certo tipo de protestantismo mercadológico, que com seu busine$ da fé e sua apelativa mensagem calvinista de salvação (pelo sinal do "enriquecimento pessoal") afronta a verdadeira doutrina cristã e solidifica o egoísmo humano.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Desconhecer a sexualidade precoce e suas consequências, e que não será com apelos morais ou religiosos fora da realidade que ela será contida, é um grande equívoco da Igreja. É por essas e outras que o catolicismo cada vez mais tem perdido terreno para outras crenças e até seitas.


Banco de Alimentos

31/01


2008

Bernardo: "Errei ao prever inflação menor para 2009"

 A elevação das expectativas de inflação fez o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) admitir que pode ter se equivocado ao defender, no ano passado, uma meta de inflação de 4% para 2009.

"Tivemos uma discussão acalorada sobre isso na época. Eu era favorável a 4% e aparentemente eu estava errado", afirmou nesta quinta-feira.

Em junho do ano passado, o CMN (Conselho Monetário Nacional) estabeleceu em 4,5% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) o centro da meta de inflação. Bernardo, que tem voto no conselho, defendia 4%. Os outros membros são o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Da Folha Online.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Severino Isidoro Fernandes Guedes

A ekipeconômica do governo Lula precisa começar a ter mais cuidados com suas, digamos assim, "previsões" para que não se tornem imprevisões ou imprecisões. Ainda mais mais com a crise econômica dos EUA batendo as portas do mundo globalizado.

Cátia Santos

Correção MILTON

Cátia Santos

Resposta para Minton: NINGUÉM...

milton tenorio pinto junior

A pergunta é: Quem desse governo acerta alguma coisa?



31/01


2008

Garibaldi: "Lula não deve demitir Matilde Ribeiro"

 O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), saiu em defesa da ministra da Secretaria Especial de Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, em situação complicada devido aos gastos com cartão corporativo.

Ele defendeu que uma possível demissão da ministra não deve acontecer para evitar uma maior repercussão na imprensa ou a criação de uma CPI no Congresso. "Não pode ser pela repercussão. O presidente não vai demiti-la só para amenizar a pressão".

Garibaldi disse que os gastos de Matilde por meio de cartão corporativo precisam ser investigados e que isso deve guiar uma posição futura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Se for apurado e a ministra tiver cometido abuso, aí cabe ao presidente demiti-la ou não". Do Último Segundo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

jose carlos da silva

Diziam que corrúpção e safadagem era coisa de homem. Benedita e Matilde corroboraram às aversas.

Paulo Kigrer

Taí um governo sério, esse do Inácio!!!

paulo roberto dos santos

Garibaldi ainda acha que Ministra não cometeu abuso. Ela só gastou o dinheiro público num free shop. Eita povo ladrão da gota, esse, do governo de Lula. Demite essa desgraça.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Vai ser difícil a ministra justificar essa gastança, só se conseguir notas fantasmas para essencialidades fantasmas, porém como tudo neste país é ao avesso, ela pode até continuar ficando no governo, e a administradora do cartão vai agradecer muito a continuidade da farra com dinheiro público.

roberto lima

demitir por que? se a maioria dos companheiros do presidentes são RATOS? O outro gatuno, colega de ministério da dona matilde, pagou 500 e tantos reais num jantarzinho de serviço!!! O oportunista ministro deveria saber que o lugar de serviço é no gabine e não na churascaria



31/01


2008

Atraso na eleição da Associação de Cabos e Soldados

Já passam das 11 da manhã e a votação para a presidência da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados da PMPE e BMPE (ACS) ainda não foi iniciada em diversas sessões eleitorais, a exemplo do Comando Geral (Derby), 19º Batalhão (Ipsep), Batalhão de Choque (Benfica), Bptran e BPRv. O início da votação estava previsto para às 8h em todas as unidades militares da Região metropolitana e Interior do Estado.
 
O candidato à presidência da ACS pela Chapa 3, soldado Gezi Gomes, denuncia que os representantes da situação (Chapa 1) estão procurando dificultar ao máximo os trabalhos nas mesas de votação com o intuito de tumultuar o processo e levar muitos eleitores a desistir de votar. 
 
“No QCG, no Derby, mais de 400 eleitores estão sendo prejudicados na hora da votação pelas manobras da Chapa 1”, denuncia Gezi Gomes, ressaltando que em algumas sessões eleitorais os mesários estão pedindo votos, abertamente, para a situação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


31/01


2008

Lula: "A saúde beira à perfeição". Dá para acreditar?

A febre amarela atacava no verão, a varíola ataca no inverno (...) . Armas para combatê-la são as vacinas e essas já as mandei produzir, em grande quantidade, no Instituto de Manguinhos. Todas as entradas no Rio passarão a ter postos de vacinação (...).  

As palavras acima são do cientista Oswaldo Cruz, em maio de 1904. 

Como as coisas mudam... Há cem anos, seria bom, como se depreende da leitura acima, o povo se vacinar. Hoje, segundo o ministro José Gomes Temporão, a grande procura por ela provocou um fenômeno ruim. Mais de trinta pessoas já foram internadas, diz, devido à imunização desnecessária. Pergunta-se: o corpo humano sabe quando vacinar-se é necessário ou não? Por acaso pressente que está prestes a viajar para áreas de risco?

Entendeu, agora, por que, como afirmou o presidente Luiz Inácio da Silva, a saúde brasileira beira a perfeição?

O comentário acima é do publicitário Marcelo Alcoforado, hoje no blog, criticando as medidas adotadas pelo governo para proteger a população de doenças como a febre amarela, que se supunha não vitimasse mais no país. Leia o artigo na íntegra, vale a pena. Boa leitura.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Brunna Alcântara

Senhor hermínio, o texto não se propõe a analisar a história da vacina. Alerta tão-somente para os casos de febre amarela, inclusive com óbitos, fartamente noticiados pela mídia. E não é palpite.

Edinaldo Hermínio

Asin, imbecilidade, pra mim, é falar do que não sei, como se fosse alguma autoridade. Também é tomar uma vacina que eu não preciso, arriscando-me a adoecer e, pior, atrapalhando a vida de quem precisa. Mas imbecilidade tb pode ser escrever PASSÍVEL com C. Sinceramente...

Edinaldo Hermínio

Brunna, se alguém faz um texto baseado na história da vacina, supõe-se que, ao menos, ele tenha se informado sobre essa história. Tem um bando de palpiteiros, como o alcoforado, fazendo alarde e cuasando o que está aí: mais gente internada por vacina indevida do que por doença. Pensar não dói, viu?

Brunna Alcântara

Que vacina é essa, que leva as pessoas para os hospitais? Já pensou se acontecesse o mesmo com a BCG, tríplice...

Asln

Que esse Edinaldo seja do PT e o defenda por mim tudo bem, faz parte da democracia, contudo idiotice é doença pacível de tratamento, é muito triste ser DEBIL.



31/01


2008

Parlamentares saíram da Antártida e já estão no Chile

O grupo de 13 parlamentares, 12 deputados e o senador Renato Casagrande (PSB-ES), já estão na cidade de Punta Arenas, no extremo sul do Chile. A comitiva, que deveria ter retornado no último dia 27, ficou retida devido ao mau tempo na região.

A convite da Marinha, os parlamentares chegaram na Antártida na última quinta-feira (24) para conhecer a base brasileira Comandante Ferraz. Os parlamentares devem chegar no Rio de Janeior às 19h desta quinta-feira (31). 

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse agora há pouco que a missão do grupo no retorno será convencer o relator-geral do Orçamento, deputado José Pimentel (PT-CE), a não fazer cortes no ProjetoAntar, administrado pelo comando da Marinha. Do Congresso em Foco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Se até no DEMO tem políticos decentes (como o deputado Roberto Magalhães), nos outros partidos também tem. O problema é que nossa representação política é muito ruim porque a imbecilização do povo (através da má qualidade da educação e da mídia de baixo nível) facilita as coisas.

Seria melhor terem ficado por lá mesmo!



31/01


2008

Lero-lero de quem não tem voto no Recife

O dirigente regional do PR, deputado Inocêncio Oliveira, recebe a visita, hoje, às 15h30min, no seu ''bunker'' político da Imbiribeira,  o vice-prefeito e pré-candidato Luciano Siqueira (PC do B).  Vão passar em revista as tropas da sucessão municipal do Recife, embora nenhum dos dois tenha densidade eleitoral na capital. O bate-papo é só para fisgar a mídia.
 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Será o diálogo dos mudos ou dos que pouco ou nada tem para dizer. Inocêncio é um político anacrônico que para salvar sua pele tem procurado se aproximar da esquerda. Luciano Siqueira é um político respeitável, uma pessoa decente, porém sem voto.

milton tenorio pinto junior

E Luciano Siqueira ? Dá uma pena!

Inocêncio só tem voto no sertáo e olhe lá. Está ameaçado de perder em Serra Talhada.



31/01


2008

Roubalheira oficial: será que vai ser sempre assim?

Entra governo, sai governo e a bandalheira continua. Roubalheira sem fim, levada às últimas instâncias, mas que vai sendo driblada: oficializada e legalizada nas conveniências de manda-chuvas de plantão. É só ver o caso dos cartões corporativos, criados na gestão FHC (1995-2003), o sábio, figura considerada o rei da sociologia.

Todos se recordam de sua ex-excelência, a freqüentar universidades e palácios do mundo, com uma empáfia tonitruante através de sua boca de fole. O ex-mandatário já não consegue mais nem falar direito, por conta da cavidade bucal cheia de estrangeirismos e sapiência.

Quando ainda na oposição, o hoje presidente Dom Luiz Inácio (PT-SP) cuidava de desancar o antecessor, denunciando comportamento criminoso que levou à desnacionalização de nossa economia em 78%. Sem contar o dinheiro gasto para a emenda da reeleição e falcatruas comprovadas, mas nunca devidamente apuradas.

Pois, agora, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) anuncia ser hora de investigar. E está recolhendo assinaturas para pedir a instalação de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), dos cartões corporativos, baseado na pouca vergonha que a atual gestão elevou às raias de verdadeiro paroxismo.

Os cartões corporativos sacam milhões de reais para cobrir despesas da primeira-dama, do presidente da República e aderentes do sistema, herança nunca considerada “maldita”.

Sem contar que na gestão petista se encontram inúmeros remanescentes da fase tucana, lista interminável de ex-inimigos, atuais amigos, sempre prontos a servir ao país e aos bons negócios.

De maneira que a nova temporada de caça ao tesouro está prestes a se reiniciar. Daqui a pouco, os que se encontram nos cargos eletivos serão “ladrões”, “salafrários” e “infiéis”, até depois das eleições, quando os que pelejavam passarão a dividir o butim. Completando o ciclo e repetindo procedimentos. Será que vai ser sempre assim?

Leitor amigo, responda a pergunta acima, mas antes leia o artigo na íntegra, do jornalista Márcio Accioly, aqui no blog, o mesmo que faz a indagação. Márcio centra fogo na prática criminosa dos gastos com cartões do governo, por conta da viúva, e assunto do momento no noticiário político. Boa leitura.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Severino Isidoro Fernandes Guedes

O Brasil precisa criar alternativas para não ficar refém dessa mesmice. Mas para isso tem que reduzir o poder de fogo das elites que sempre mandaram neste país. Isto não parece que vai acontecer no curto prazo e depende muito da maturidade política e crescimento educacional do povo.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Temer está certíssimo: para não ter que trocar 6 (o governo Lula) por meia dúzia (aquela oposição da emenda pela reeleição de FHC, o pessoal da aliança PSDB-DEMO) o povo preferiu continuar com Lula, noves fora seus defeitos. Mais que o povão, os banqueiros agradecem e a banca comemora.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Comentário inteligente do jornalista Milton Temer (ligado ao PSOL): "Lula, inocente ou culpado, já teria mil motivos para ser afastado da Presidência, não o é porque sua política econômica agrada aos conservadores e as elites e porque a oposição também é corrupta e não inspira confiança".

milton tenorio pinto junior

Quem gosta de cabrito Raimundo é a turma do PT.

Este é o País da roubalheiora. Fora Lula!



31/01


2008

Ouça Magno Martins na Rádio Olinda

Clicando aqui , você escuta, sempre de segunda-feira a sexta-feira, o
comentário deste blogueiro no programa do radialista Edivaldo Moraes, um dos maiores comunicadores de Pernambuco, na Rádio Olinda. Meu comentário vai ao ar por volta das sete da manhã.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha