O Jornal do Poder

19/02


2008

Coluna de hoje na Folha

         Uchôa quer a reeleição

Quem esteve domingo passado, na festa de aniversário da mulher do presidente da Assembléia Legislativa, Guilherme Uchôa, não saiu convencido de que sua candidatura a prefeito de Igarassu é de fato irreversível. Por lá, passaram políticos das mais variadas tendências e todos testaram a disposição do deputado de voltar à planície, ou seja, trocar um cargo de dimensão estadual por um paroquial.

Uma raposa política que conhece Uchôa como a palma de sua mão revelou, ontem, que o parlamentar encontrou no discurso sucessório em Igarassu o recurso que necessitava para se fortalecer com vistas ao seu verdadeiro projeto: a reeleição em 2009.

Para isso, entretanto, precisaria do gancho de ser pré-candidato a prefeito para barganhar junto ao governador. Como Uchôa é muito sabido, não descarte essa possibilidade. É bom lembrar que o regimento da Casa permite a reeleição, mas para emplacar um novo mandato de dois anos, todo presidente - e Uchôa não pode fugir à regra - depende da boa vontade do governador.

Todo governante diz que não interfere em assuntos de outro poder, especialmente o Legislativo. Mas isso é só da boca pra fora. Todo governador quer exercer controle sobre o parlamento e a vitória de um aliado sempre é interpretada como uma intervenção do governador.

DESEMPREGO NA ESTRADA - A MP 415, que proíbe a venda de bebidas em restaurantes nas estradas federais, atingiu em cheio Abreu e Lima, cortado pela BR-101. Temendo o crescimento do desemprego em razão do fechamento de alguns estabelecimentos, o prefeito Flávio Gadelha (PMDB) embarca amanhã para Brasília, com a deputada Terezinha Nunes (PSDB), para uma audiência com o ministro da Justiça, Tarso Genro. É bom ir disposto a entender que o Governo radicalizou e não quer flexibilizar a medida.

Sem boi no laço - Fora de forma, o deputado João Fernando Coutinho (PSB) não “fez boi” na vaquejada de Bezerros, domingo passado. Mais jovem e aguerrido, Romero Pontual Filho, filho do presidente da Ceasa, Romero Pontual, também não se deu bem. Ambos, imaginem, perderam para o vaqueiro do prefeito de Ribeirão, Clóvis Paiva.

Vassourada: a versão oficial - O gerente da V Geres de Garanhuns, Hugo Leonardo, confirma que promoveu uma verdadeira vassourada no pessoal que trabalha como prestador de serviço, mas alega que as mudanças são naturais e atendem a um processo de ajuste. Leonardo também confirma a nomeação de algumas pessoas de São João, mas nega que tenha pretensões políticas. Ah, bom!

Linha de frente - O governador Eduardo Campos deu, ontem, uma demonstração de quanto está decidido a enfrentar o drama da violência no Estado: confirmou sua presença em evento sobre segurança pública no próximo dia 26, numa promoção da Amupe. Segundo o presidente da instituição, Anchieta Patriota, também irá o coordenador do Pacto pela Vida, José Luiz Ratton.

O cambista Mendonça - O deputado José Mendonça Bezerra tem lá suas razões para dar apoio ao movimento em favor da regularização do jogo do bicho. Aos nove anos, já era cambista nas ruas de Belo Jardim. Passou tanto bicho, para um dia virar gente na vida, que nunca perdeu o manejo e hoje ainda sabe o número da bicharada. “É uma atividade ilícita, mas de alto retorno social”, alega.

Curtas

BRONCA - O prefeito de São Bento do Uma, Padre Aldo Mariano (PMDB),  não prestou contas, até o último dia 17, dos recursos do Fundeb. Também está enrolado em relação a uma licitação para transporte escolar referente ao exercício de 2005. 

PRÉVIAS - Já em Salgueiro, a prefeita Creuza Pereira (PSB) não conseguiu atrair o PT para apoiar o seu candidato. Os petistas marcaram prévias. Disputam a preferência do partido Givânia Maria, Alvinho Patriota e Hercílio Alencar Carvalho. 

ANEXO - O primeiro-secretário da AL, João Fernando Coutinho, quer iniciar a construção do novo anexo da Casa no próximo mês. Segundo ele, o prédio terá espaço para todos os gabinetes, incluindo a Presidência. Custará R$ 10 milhões.

"Um País sem orientação de Deus é um país sem ordem. Quem guarda a lei de Deus é feliz". (Provérbios 29-18)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcio augusto monteiro campos

não entendo o pq do nobre jornalista não colocar na pesquisa de jaboatão o jornalista jota ferreira pois o mesmo se coloca muito bem em todas pesquisas feitas no muniçipio até o momento e o candidato do psc ainda não foi escolhido. ou o nobre jornalista escolheu por conta propria?????

Paulo Roberto Leite Muniz

Ora, tenho mais de cinquenta anos e todos nós desde criança, nos acostumamos a conviver com o Jogo do Bicho. Esse tipo de "proibição" só favorece ao propinoduto.O Jogo do Bicho está na nossa cultura e se algum mau fazia já foi literalmente absorvido pela sociedade.

milton tenorio pinto junior

Eduardo só dar demonstrações de vontade, de concretizar que é bom, nada! A Saúde do nosso estado foi matéria na rede tv de ontem. O Hemope está abandonado, falta remedio e medicos. Eduardo é bom de conversa. De conversa meu avô fez 8 meninos em vovó.

LandRover

O Promotor Público de São Bento do Una já deveria ter aberto diversos processos para investigar a administração corrupta desse prefeito-padre ao invés de andar com ele tirando identidade e cpf pelos sítios do município.

milton tenorio pinto junior

Pobre casa de Joaquim Nabuco, virou quintal do Palacio das Princesas. Virou Casa dos Festejos. Há muito perdeu a força que tinha.


Potencial Pesquisa & Informação

19/02


2008

Sucesso em Abreu e Lima

Daqui a pouco, conto como foi, ontem, a minha palestra em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, com plenário lotado e a presença de vários políticos e formadores de opinião, entre eles o prefeito Flávio Gadelha (PMDB).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Magno está no caminho para uma provável candidatura a Deputado. Certamente, com o seu carisma, está encontrando seus futuros apoiadores. Acho que está no caminho certo. Angariando simpatia por todo Pernambuco. Vai lá Magno!


Banco de Alimentos

19/02


2008

Enquete em Jaboatão começa com empate

Na primeira parcial da enquete para prefeito de Jaboatão, o candidato do PDT, Paulo Rubem, aparece empatado com o candidato do PPS, Elias Gomes - 21.74% dos votos contra 19.57%. A briga promete, pois André Campos, do PT, vem logo em seguida, com 17%. Vamos votar, gente! Enquete, volto a lembrar, não é pesquisa eleitoral, segundo resolução do TSE. Para votar é preciso fazer antes o seu cadastro no blog. Bom voto!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/02


2008

Empate técnico também em Belo Jardim

Já em Belo Jardim, o candidato do PTB, Cintra Galvão, e Valdeci Torres, do DEM, aparecem igualmente empatados, o que comprova que ali teremos uma eleição acirrada e repetindo a tradição entre os Cintra e os Mendonça. Cintra tem 52% e Valdeci 47.50%. Vamos votar, gente! Mas, antes faça o seu cadastro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/02


2008

Leda Alves assume presidência da Cepe

 Em cerimônia de posse realizada ontem à tarde, Leda Alves assumiu a presidência da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), órgão vinculado ao Governo do Estado. A Cepe é responsável pela edição, impressão e distribuição do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, da revista Continente, além de livros (em 2007 foram 112 títulos editados), artigos escolares, revistas, entre outras publicações oficiais e particulares.

A editora de economia mista esteve sob comando do escritor Flávio Chaves durante 13 meses, e sua saída acontece em meio às comemorações dos quarenta anos da empresa. A nova presidente Leda Alves é atriz, pesquisadora da cultura popular e recebeu influência de grandes nomes, como Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho.

Com 76 anos, a primeira mulher à frente da Cepe já tem bastante experiência em relação à administração pública, como presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, do Conselho Municipal de Cultura e como diretora do Museu do Estado. Atualmente, Leda Alves estava na presidência do Teatro Santa Isabel, equipamento vinculado à Prefeitura do Recife, quando foi convidada pelo governador Eduardo Campos a assumir a Cepe.

“Começarei meu primeiro dia de trabalho aqui amanhã e ainda não sei o que vou fazer, porque estou muito ligada ao teatro”, afirma. Segundo ela, um bom substituto ao seu cargo no Santa Isabel é Marcelo Melo, porque “todos gostam muito dele”. Além de Leda, a nova gestão será composta pelo jornalista Ricardo Melo, que ficará responsável pela Diretoria Industrial e por Bráulio Menezes, Diretor de Gestão. As novas diretrizes foram anunciadas pelo secretário da Casa Civil Ricardo Leitão. “Ela tem carta branca para fazer o que quiser aqui na Cepe, porque sabemos que ela é uma pessoa extremamente rigorosa com os custos, sabe trabalhar em equipe e ouvir as pessoas”, avalia Leitão. (Informações da Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Lêda Rivas

Leitão está certo. Minha xará é rigorosa e vai, com certeza, pôr ordem na casa. As denúncias que vieram à tona e os rumores que circulam no Estado precisam ser apurados. Parabéns, Leda, e boa sorte!

Paulo Kigrer

Esse é o perfil da maior parte dos gestores públicos, indicados para cargos dos quais nada sabem. Assim é com Leda e com Silvio no Turismo. Infelizmente cargos público são "desafios" aos seus ocupantes, quando pretendem aprender no exercício do cargo. A possibilidade de não dar certo, é mais o que v



19/02


2008

Inocêncio quer que João da Costa se movimente mais

 Depois do vice-governador João Lyra Neto (PDT) vir a público pedir mais autonomia do pré-candidato a prefeito do Recife e secretário municipal de Planejamento Participativo, João da Costa (PT), foi a vez do deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) reclamar da falta de “identidade” e de “relacionamento” do petista. O republicano enfatizou que irá expor os pontos negativos ao governador Eduardo Campos (PSB). “Seria um contra-senso não escutar Eduardo, já que fomos aliados de primeira hora dele. Vamos mostrar alguns problemas, como (a falta de) relacionamento (de Costa). Não é questão de ideologia, pois não tem mais esquerda ou direita. Existe bem e mal e tenho certeza que o prefeito João Paulo e João da Costa também estão neste lado (do bem)”, disse.

“João da Costa tem que ser igual a André Campos (deputado estadual petista que disputará a Prefeitura de Jaboatão). Tem que assumir a sua identidade. Quem deve conversar (com os partidos da base) é o candidato”, complementou. O republicano voltou a fazer ressalvas quanto ao potencial eleitoral do postulante no Recife. “Hoje, não seria (forte eleitoralmente), mas quem sabe? Isso, ele pode desenvolver com a campanha”, avaliou, acenando positivamente.(Informações da Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Pinto Junior

Tudo tem sua hora e essa hora vai chegar.



19/02


2008

Erros de João Paulo darão vitoria à oposição, diz Guerra

 Para o senador Sérgio Guerra (PSDB), a condução do prefeito João Paulo (PT) no processo de promoção do seu candidato, o secretário de Planejamento Participativo, João da Costa (PT), pode auxiliar a candidatura da oposição. “É uma subestimação do Recife o que ele (João Paulo) está fazendo. Não pode tirar o candidato do bolso e dizer: esse é o prefeito. Isso não dá certo nem em cidade pequena do Interior, que não suporta mais esse procedimento. A oposição tem uma grande chance de ganhar a eleição do Recife”, alfinetou, ontem, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

O líder tucano confirmou que a oficialização do apoio do PSDB à candidatura do deputado federal Raul Henry (PMDB) é algo iminente. Mas Guerra foi cauteloso e evitou fixar prazos, com a garantia que qualquer decisão passará pelo crivo de todas as instâncias partidárias e correligionários com mandato.(Informações da Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Pinto Junior

João da Costa é um candidato novo, deputado mais votado da cidade do Recife. e João Paulo errou? Brincadeira. A GRANDE OBRA NÃO PODE PARAR. VILA TANCREDO NEVES

Rafael Luiz Prequé

Na minha opinião. O Prefeito João Paulo acertou muitas vezes tanto que foi reeleito Prefeito, mas no final de seu mandato com essa teimosia de eleger João da Costa e outras como lançar por de baixo dos panos sua candidatura ao governo em 2010, vai dá a vitória a oposição mesmo! ACORDA JOÃO PAULO..



19/02


2008

De Cadoca a Freire: "Político sem voto não avalia ninguém"

 Em resposta às declarações do presidente nacional do PPS, Roberto Freire, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Recife (PCR) Carlos Eduardo Cadoca (PSC) classificou o pós-comunista de “estrangeiro no Recife” e disse não se importar com a opinião “de quem não tem voto”. De acordo com Cadoca, o Recife não lembra mais quem é Roberto Freire. “Minha candidatura tem apoio popular. E candidatura forte é candidatura que tem voto. Um capital político que Roberto Freire não conta mais. Político sem voto não pode fazer avaliação de ninguém. Ainda mais quando não é ‘sociólogo’ nem ‘marqueteiro’.O Recife não lembra mais quem é Roberto Freire, mas me conhece muito bem e conhece o meu trabalho”, rebateu o social-cristão. “O que Roberto Freire pensa não importa. O que importa é o que a cidade pensa, o que o eleitor pensa, a militância e outras forças políticas. Roberto Freire é um “estrangeiro” no Recife e em Pernambuco. Não tem condições de fazer avaliação de candidatura de ninguém. Perdeu há muito tempo a identidade com a nossa cidade e com o nosso estado”, contra-atacou.(Informações da Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Pinto Junior

O Pinto Junior demo é o outro não se enganem.

Pedro de Lara

Quem é Roberto Freire? Hoje, apenas um suplente de um Senador! Não tem voto para se eleger nada, nem em Recife e nem no Sudeste do País. Não tem capacidade de opinar em Campanha no Recife! Cadoca, vamos a luta, você tem voto, força e capacidade para enfrentar quem quer que seja nessa Eleição 2008.

guilherme alves

Cadoca tá gastando muita tinta com um falecido politico. O falecido suplente deveria responder à sociedade sobre a informação que o jornalista Claudio Humberto publicou: " o PPS está utilizando servidores da Camara nos trabalhos de seu Diretório". O zeloso falecido tem de dar explicações à sociedade

milton tenorio pinto junior

Pode ser fanfarrão Prequé, mas a leitura dele está correta.

Rafael Luiz Prequé

Esse Roberto Freire é um FANFARRÃO ta doidinho que Jarbas saia para ele entrar no Senado, realmente é um político apagado e maquiavérico é só olhar para ele...



19/02


2008

Cadoca poderá ser "laranja" de Eduardo, diz Freire

 Defensor da candidatura própria do PPS à Prefeitura do Recife, o presidente nacional da legenda e suplente do senador Jarbas Vasconcelos no PMDB, Roberto Freire, disparou contra o pré-candidato Carlos Eduardo Cadoca (PSC) afirmando que ele pode ser manipulado pelo governador Eduardo Campos (PSB). Na sua tese, Cadoca seria o “laranja” da base governista nesta eleição municipal. Embora o PSB deva apoiar oficialmente João da Costa (PT), seria uma forma de Eduardo tolher as forças do prefeito João Paulo (PT), já visando as eleições de 2010 - quando deverá disputar a reeleição. Nos bastidores, o petista é visto como uma ameaça por estar trabalhando sua imagem no Interior dando margem aos comentários de que pode disputar um cargo majoritário dentro de dois anos.

“Já se comenta que o governador poderia usar a candidatura de Cadoca para fugir da guerra entre os aliados na disputa e sair na frente do prefeito João Paulo na disputa pelo Governo do Estado em 2010”, afirmou. (Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Paulo Kigrer

Cadoca não é laranja, é só limão, uma cocadinha de limão, e mais nada!!!

josé arnaldo amaral

Cadoca - além de ser o melhor para o Recife, foi um dos principais mentores da estória política desse pulha...Merece respeito e votos...E o apoio da dissidência do PPS...

João Batista

Tenho que concordar com o Roberto Freire, está caminhandp prá isso mesmo.



19/02


2008

Um petista que fala a verdade (sobre o PT)

 Veja o que diz Clovis Rossi na Folha de hoje sobre um petista diferente e que parece não temer cara feia da companheirada:

"Do deputado federal José Eduardo Cardozo, recém-eleito secretário-geral do PT, o segundo cargo na hierarquia partidária, em entrevista à revista "Veja": "Vou ser claro: teve pagamento ilegal de recursos para políticos aliados? Teve. Ponto final. É ilegal? É. É indiscutível? É. Não podemos esconder esse fato da sociedade". Ficamos assim sabendo o que já sabíamos todos, menos os petistas, em especial sua ala hidrófoba e seus intelectuais e jornalistas chapas-brancas: não houve nenhuma conspiração da mídia e da elite contra o PT. Houve, sim, uma conspiração de fatos "ilegais" e "indiscutíveis" praticados por petistas, no dizer até de seu secretário-geral.

Além de aceitar os fatos, Cardozo investe também contra outra malandragem do PT: a de mendigar que digamos que todos os partidos são igualmente safados.
Diz o deputado do PT: "Nós temos que ser mais duros com nossos militantes e dirigentes do que somos com nossos adversários".

É a posição que qualquer pessoa/ instituição honesta adota. Mas o lulopetismo preferiu a versão "o PT fez o que todos fazem", como disse o próprio presidente Lula, para em seguida passar a mão na cabeça dos acusados de trambiques vários. Fulmina agora Cardozo: "Em qualquer escândalo, denúncia ou suspeita, o PT tem de ter uma postura ativa. Seja para absolver, seja para condenar. (...) Não pode passar a mão na cabeça".

Fosse o Brasil um país sério, fosse o PT um partido sério, haveria uma de duas conseqüências para afirmações tão contundentes e cristalinas: ou o partido expulsa Cardozo porque disse a verdade, o que viola a ética que o partido adotou desde o primeiro escândalo, ou lhe dá razão e pede desculpas ao público não só pelas ilegalidades mas também pelas tentativas de encobri-las com ridículas teorias conspiratórias."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

caique silveira

Falando o que a Veja quer ouvir...hum, sei não! Parece que ele tá querendo é ascender politicamente!


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores