O Jornal do Poder

08/05


2012

Prefeitura e líderes indígenas de Pesqueira entram em acordo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Congresso Nacional haver rejeitado, no passado, a proposta que autoriza a exploração dos recursos hídricos localizados nas terras indígenas da aldeia Xucuru, em Pesqueira, o decreto de Estado de Emergência mudou a perspectiva.

Em negociação entre as lideranças indígenas Xucurus, do Ibama, da Funai, da Compesa e da Prefeitura de Pesqueira ficou acertado o uso emergencial da água da barragem para abastecer parte do município. ''Pão de Açúcar é uma reserva estratégica e só vamos utilizá-la porque não temos outra alternativa'', garantiu a prefeita Cleide Oliveira.

Pão de Açúcar comporta 34 milhões de metros cúbicos e está com 72% de sua capacidade total. Para a captação da água, será necessária a construção de uma Estação Elevatória e de Tratamento, obras que serão iniciadas nos próximos dias pelos engenheiros e técnicos do Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Tajmahal Cruz

Essa foto não é da barragem de Pão de Açucar. É sim; da barragem Pedro Moura, em Belo Jardim.


Potencial Pesquisa & Informação

08/05


2012

Comissão de Agricultura da Alepe integra debate sobre a seca

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo deputado Claudiano Filho (PSDB), participará, nesta quarta-feira, às 10h, na sede do IPAD, no Recife, do debate sobre a situação da estiagem no Estado. O evento tem como finalidade dar continuidade às ações de combate à seca que atinge vários municípios pernambucanos.

Além de encontros internos, a Comissão de Agricultura também elaborou um calendário de audiências públicas e vem discutindo alternativas de solução para o problema da estiagem. O deputado Claudiano vai ao município de Oricuri, no Sertão pernambucano, na quinta-feira, dia 10, e no dia seguinte chega a São Bento do Uma, para dialogar com a população.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

08/05


2012

Situação de abandono em Hospital de Pesqueira gera polêmica

A nota repassada ontem por um leitor que nos informou sobre a situação de abandono em que se encontraria o hospital de Pesqueira gerou grande repercussão. Veja a réplica do leitor contestando a resposta da Secretaria de Saúde do Município. Na íntegra, a nota:

Caro Magno, gostaria de fazer apenas algumas ressalvas a respeito da nota que a Secretaria de Saúde postou em seu blog:

1- Em nenhum momento foi citado que o aparelho de Raio-X encontra-se quebrado, porém quando quebra a população sofre meses sem poder contar com os serviços de radiologia;

2- A secretaria dizer que o Hospital de Pesqueira atende pacientes de Arcoverde é uma inverdade das mais absurdas. Basta ir aos consultórios e hospitais de Arcoverde e constatar que vários pesqueirenses se deslocam para lá, a fim de conseguir atendimento médico.

3-A dificuldade em contratar médicos é um fato que ocorre em todo o Estado, porém a nota não esclarece se paga em dia os seus servidores, pois o que mais se ouve aqui na cidade é que a falta de médicos se deve à falta de pagamento;

4- Também em relação à nota, dizer que o hospital presta um bom serviço, só acredita quem nunca precisou de atendimento no mesmo, pois é um caos;

5- Dizer que são atendidos 55 mil pacientes por ano, é preciso saber se isso é em relação a atendimento ou passagem de pessoas pelo hospital, pois atendimento é aquele em que o paciente faz sua ficha, é consultado pelo médico, e resolve os seus problemas, seja através de exames ou de outros procedimentos. Agora, fazer a ficha no hospital e dizer que o paciente foi atendido, é outra história. Muitas vezes o paciente faz sua ficha e sequer é atendido, e em outras, o mesmo é atendido, porém não tem seu problema resolvido pela falta de recursos;

6- Quanto aos partos, vária mulheres são transferidas sim para outras cidades, isso é um fato que toda a população sabe;

7-Acho que com isso, a Secretaria de Saúde não está ajudando, pois o intuito é alertar o Estado para o problema da saúde em Pesqueira. Quando a secretaria solta uma nota dessas, todo mundo acha que a saúde em Pesqueira é uma maravilha. Temos que esquecer um pouco o período eleitoral e pensar na saúde dos pesqueirenses, de forma geral.

Encerro, caro Magno, agradecendo a atenção e mais uma vez elogiando o seu blog. Você presta um grande serviço a Pernambuco. Quando vier a Pesqueira, se possível, visite o hospital e comprove o que está escrito aqui.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ADENILSON SOUZA DE FREITAS

É até uma graça,dizer que estão fazendo politicagem com o hospital através dessas denúncias, caro Magno Martins se você escutasse o programa aqui em nossa cidade de maior audiência, você iria ver o tanto de politicagem que é feito, isso é mais um absurdo dentre tantos outros de uma gestão desastrosa

Tajmahal Cruz

O hospital de Pesqueira, não foge a regra. Tem as mesmas dificuldades das demais cidades. Vejo nessa "denuncia" apenas o viés de querer macular a gestão da prefeita. É politicagem sim. Somente acho que o blog não deveria se deixar usar de forma tão leviana. Tenho horror a esse tipo de "anonimato".



08/05


2012

Secretaria de Saúde: USF do Sesi foi desativada para finalizar obra

A secretaria de Saúde do Recife, por meio de nota encaminhada ao blog, rebate as críticas feitas pelo ex-deputado Raul Jungmann relacionadas à Unidade de Saúde da Família Vila do Sesi. Raul denunciou ontem em vídeo postado no blog irregularidades e a falta do uso de equipamentos adequados por parte dos funcionários da empresa contratada pela Prefeitura do Recife para executar a obra. Leia o que diz a nota da Prefeitura:

1 - Com investimento de R$ 83 mil, a obra de manutenção da USF começou há exatos 48 dias e tem previsão de término de 60 dias. A intervenção prevê recuperação do telhado, reparos no forro de gesso, pintura, readequação da sala de saúde bucal e reforma da sala de reunião. Ela foi programada e ocorre em duas etapas sendo que, somente nos últimos 15 dias, o posto foi desativado para possibilitar o avanço e a finalização das intervenções no local;

2 - Não há falta de médicos e muito menos de remédios na unidade. Também não é verdade que a população ficou sem assistência clínica. Nessa segunda fase do processo, os profissionais das equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal (médicos, enfermeiros, agentes comunitários, odontólogo, técnicos de enfermagem e auxiliar de consultório dentário) estão atuando em um imóvel próximo à sede do posto. Com relação à sala com utensílios de atendimento cabe ressaltar que estava fechada e de acesso restrito somente para funcionários. Sendo assim, não estava sendo utilizada para procedimentos médicos;

3 - O uso de fardamento da Emlurb é exigência de toda licitação realizada pela empresa municipal. Os uniformes são adquiridos pelas terceirizadas para que sejam vestidos pelos funcionários durante a execução das obras. Nessa terça-feira (08), técnicos da Emlurb e da construtora responsável pela realização das melhorias estarão na USF Vila do Sesi para identificar o motivo de alguns funcionários aparecerem sem capacete, já que o equipamento é obrigatório e está disponível no canteiro de obras. A Emlurb notificará a empresa sobre o episódio e exigirá o uso dos equipamentos de proteção individual;

4 - Por fim, a Secretaria de Saúde informa que fez investimentos consideráveis em toda a capital pernambucana. As melhorias incluem desde a construção maciça de polos da Academia da Cidade até a reforma de dezenas de unidades, bem como o incremento do Programa Saúde da Família, a renovação e a ampliação da frota do Samu Recife, o início da informatização da rede municipal e a ampliação do número de Farmácias da Família. Também são conquistas da atual gestão a inauguração da Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, a criação do primeiro Banco Municipal de Leite Humano e o fortalecimento do controle social.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


08/05


2012

Inocêncio fecha com candidatura de Fernando em Petrolina

 

 

 

 

 

 

 

 

O deputado federal Fernando Filho (PSB) ganhou mais um aliado na corrida à Prefeitura de Petrolina. Ontem, em seu microblog Twitter, o deputado anunciou o apoio do Partido da República (PR), liderado no Estado pelo deputado Inocêncio Oliveira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JORGE GUERREIRO

FERNANDINHO cuidado com este senhor, pois não é flor que se cheire.



08/05


2012

Gastos com festa junina são questionados por Patriota

 

 

 

 

 

 

 

 

O deputado federal Gonzaga Patriota foi a tribuna da Câmara Federal criticar os gastos que os gestores de Pernambuco pretendem fazer com a festa mais tradicional da região: o São João. Para ele, o momento não é oportuno para ostentação em festa, uma vez que a região vive o drama da seca e precisará de volumes de recursos para atender os municípios que decretaram estado de emergência e calamidade.

O parlamentar focou o seu discurso na administração de Petrolina, que anunciou sua festa junina desde o mês de março deste ano. ''É bom lembrar que não estou usando a tribuna da Câmara para afirmar que não podemos fazer festas ou eventos comemorativos. O que deixa a todos indignados é o péssimo momento vivido pela população em função da seca na região do Vale do São Francisco e os gastos desnecessários com a festa de São João neste momento'', disse Patriota.

O deputado ainda chamou a atenção para o montante de dinheiro requisitado pelos gestores públicos para a produção do São João, valores que podem ser usados, segundo ele, para outra finalidade, sobretudo por se tratar de ano eleitoral. “No ano passado, apenas em uma semana a Prefeitura de Petrolina gastou cerca de R$ 4 milhões no evento. Este ano, como os festejos durarão quinze dias, fala-se em gastos próximos dos R$ 8 milhões”, informou Patriota.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Eleitor Consciente

Seja coerente. Imagine voçê, como prefeito faria a mesma coisa, caso contrário, não teria mais nenhum voto. Comentar ↓

Eleitor Consciente

e ainda mais com uma homenagem dessa, do Rei do baião, um símbolo de firmeza e de amor pelo nosso povo. O problema da seca já era pra ser solucionado a muito tempo, mas infeslizmente os políticos empurram com a barriga. Cadê as verbas que não chega? Seja coerente. Imagine voçê, como prefeito faria a

Eleitor Consciente

Petrolina e todo sertão pernambucano passa por essa situação de seca todos os anos e nem por isso, deixa de acontecer o São João. O São João é uma festa das mais linda e mais comemorada no sertão, e não é eleitoreira, é de costume comemorarmos todos os anos e na mesma data, e ainda mais com uma home

valmir siqueira

Valeu deputado. Cada dia que passa sua atuação como deputado vem melhorando. Não se justifica que a população do sertão de Pernambuco sem água para beber, como é o caso de nossa querida São José do Egito, o gado morrendo como em Floresta e outros municípios, e os prefeitos empanturrando dinheiro n

francisco jose costa

Eu, acho é POUCO. votem novamnete nesse extra terrestre.



08/05


2012

Minha cidade é linda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A contribuição do painel de hoje é do leitor Gilmar Santos, que nos presenteia com a imagem da praça de eventos Joaquim Nabuco, no município de Glória do Goitá. No local, grandes acontecimentos são registrados, como a festa de emancipação política, comemorado no dia 9 de julho. Ao fundo, pode-se ver ainda a paróquia de Nossa Senhora da Glória.

O município da Mata Norte, distante 66 quilômetros do Recife, é conhecido como a Terra do Mamulengo e dos Coqueirais. O seu nome tem origem na santa Nossa Senhora, padroeira da cidade, e também remete ao Rio Goitá, localizado a 5 km do centro. Cidade agrícola, vive no momento o início da industrialização, com a chegada de grandes empresas que começam a gerar emprego e renda na região.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JORGE GUERREIRO

A minha é PODRE!!! Recifedes...



08/05


2012

Ex-prefeito de Agrestina fica inelegível

Wagner Gil, direto de Caruaru

As contas do ex-prefeito de Agrestina, Josué Mendes (PTB), referentes ao exercício de 2007, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. A publicação ocorreu no último dia 4, no Diário Oficial, mas os detalhes da reprovação só deverão ser divulgados pelo TCE na próxima semana.

Com a decisão, a disputa pela sucessão municipal em Agrestina volta a embolar, já que Josué fica inelegível por se enquadrar na lei da ficha limpa. Ele havia confirmado seu nome como vice na chapa majoritária que tem na cabeça o atual vice-prefeito Tiago Nunes, rompido com a prefeita Carmem Miriam (PT).

Nos bastidores, a informação é de que Mendes havia feito um acordo com vereadores aliados a Tiago. Ele ficaria com a vice, daria a Tiago a cabeça da chapa e, em troca do gesto, os vereadores parlamentares aprovariam suas contas alusivas a 2004, que foram rejeitadas na Câmara de Vereadores, por indicação do próprio TCE.

Ex-prefeito por dois mandatos consecutivos, Josué Mendes é uma das principais lideranças de Agrestina. Recentemente, precisou se aliar ao vice-prefeito Tiago Nunes. Caso Josué não consiga se defender e reverter a decisão da Corte, sua filha Josuela Kelly Mendes será a candidata, em seu lugar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

São mais de 5 mil municípios. Quero dizer que se fizerem uma varredura decente o Brasil terá mais de 250 milhões de pessoas! Haverá de ser encontrado milhares de defuntos trabalhando, aposentados e em auxílio doença. Ah! Também em férias e em licença prêmio!



08/05


2012

Blog tem vaga para jornalista

Estamos selecionando jornalistas para a cobertura das eleições municipais. Precisamos, antes de mais nada, de profissionais que tenham experiência na área política e em edição online. Os interessados devem enviar curriculo para geisablogdomagno@gmail.com Ou então entrar em contato com Geisa nos fones: 34216790 ou 34218964.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


08/05


2012

Deputados tentam proibir Marcha da Maconha em Recife

Integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o apoio do deputado Cleiton Collins (PSC), foram ontem ao Ministério Público (MPPE) denunciar o movimento que defende a descriminação do uso da maconha.

A marcha da Maconha, como vem acontecendo em várias capitais, será realizada no Recife, no próximo dia 20, na Rua da Moeda, a partir das 14h. O objetivo da denúncia é pressionar o Poder Judiciário para que proíba a mobilização em defesa da maconha.

Para o parlamentar, o entorpecente funciona como porta de entrada para drogas mais pesadas, como o crack, por exemplo. Coordenador dos trabalhos da Frente em Defesa da Família, Collins informa que, no mesmo dia, a partir das 15h, acontecerá a Marcha da Família. O ato sairá da Assembleia Legislativa de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

luis lins

REPRESSÃO NELES!!!!

luis lins

CONT. DEVIAM FAZER UMA BATIDA POLICIAL PARA SABER DE ONDE VEM A MACONHA QUE ELES FUMAM. PRA MIM ISSO É ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO, DEVE SER COMBATIDO, VERGONHOSO É O ESTADO DISPOR SEGURANÇA PARA ESSE POVO, ENQUANTO AS RUAS DIA DE SÁBADO E DOMINGO SÃO DISPOLICIADAS, BASTA ANDAR NA PRÓPRIA RUA DA MOEDA.

luis lins

ESSA MARCHA É O QUE TEM DE MAIS RÍDICULO, UM BANDO DE DESOCUPADO PEDINDO PARA MORRER DE DROGAS, GOSTARIA QUE O BLOG POSTAGEM UMA FOTO DAS FIGURAS QUE FREQUENTAM ESSA DROGA, SÃO PESSOAS SEM PESPECTIVA DE VIDA, CABELOS SUJOS, MAL TRAPILHOS E SEM PROFISSÃO OU ESCOLARIDADE. DEVIAM FAZER UM ABATIDA PARA

roberto lima

Muito mais pernicioso do que essa tal marcha é arrecadar dinheiro de pessoas fracas em troca de milagres e uma vaguinha no céu

JORGE GUERREIRO

PAU nesse POVO!!! Abaixo a marcha da MACONHA!!!