O Jornal do Poder

23/12


2011

Elias esclarece notícias sobre sequestro de seu bens

O  prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes enviou nota ao blog esclarecendo notícias divulgadas nos meios de comunicação sobre o que teria sido o seqüestro de seus bens, juntamente com os do ex-prefeito Newton Carneiro. Eis a nota com os esclarecimentos do prefeito:

 

NOTA OFICIAL

 

O prefeito Elias Gomes assumiu, em 01.01.2009, o cargo de Prefeito do Município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Entre os vários problemas encontrados no Município, inclusive em diversos convênios, foi constatada a absoluta irregularidade no Convênio n. 700058/2008, celebrado com o FNDE, em 30.06.2008, na gestão do Sr. Newton Carneiro, fator que impedia a sua prestação de contas pela atual gestão, o que acarretou na inclusão do Município no SIAFI/CAUC, o que impedia a celebração de novos convênios.

Através do citado convênio, foi liberada a quantia de R$ 2.340.927,19. Todo o valor foi liberado no ano de 2008, antes do início da gestão do atual prefeito. Quando assumiu o cargo de Prefeito, havia um saldo em conta, que, atualizado pelo FNDE, importava em R$ 400.064,03. Esse saldo foi integralmente devolvido ao Tesouro Nacional em dezembro/2010. 

 

A fim de preservar o erário municipal, o atual prefeito foi além da restituição do saldo e determinou a adoção das medidas legais cabíveis contra o Sr. Newton Carneiro, que, como visto, foi quem recebeu os recursos e os geriu. As irregularidades apuradas pelo FNDE não tinham como ser reparadas pela atual gestão. Foram tomadas as seguintes providências:

 

1. Ajuizamento de ação de ressarcimento contra o Sr. Newton Carneiro, distribuída à 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Jaboatão dos Guararapes-PE – Processo 0026340-79.2010.8.17.810;

 

2. Representação à Delegacia de Repressão de Crimes contra a Administração;

 

3. Representação ao Tribunal de Contas da União, para instauração de tomada de contas especial, dando origem ao Processo TC n. 007.222.2009-4; e

 

4. Ajuizamento de ação contra a União/FNDE, no dia 23/11/2010, em curso na 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Pernambuco – Processo n. 0017083-33.2010.4.05.8300 –, com liminar deferida e em pleno vigor, determinando a retirada do Município do SIAFI/CAUC.

 

Mesmo diante de todas essas providências tomadas pelo atual gestor, o FNDE ingressou com Ação Civil Pública contra ele (Elias Gomes) e contra o Sr. Newton Carneiro, distribuída à 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Pernambuco (Processo n. 0006478-91.2011.4.05.8). Frise-se que esta ação do FNDE foi ajuizada em 16/05/2011, ou seja, mais de 5 meses após a ação do Município contra o próprio FNDE e, pior, quase 5 meses após a liminar deferida nesta mesma ação. Ou seja, o FNDE definitivamente tinha conhecimento de que todas as providências já haviam sido tomadas pelo Prefeito Elias Gomes, mas, mesmo assim, de maneira absolutamente equivocada, ajuizou a Ação Civil Pública contra o mesmo.

 

Ao analisar o pedido liminar de bloqueio de bens, realizado pelo FNDE, o Juiz do feito decidiu, sem ouvir o Prefeito Elias Gomes, bloquear os bens dos réus. Diante de tal decisão foi interposto, junto ao TRF da 5.ª Região, recurso de Agravo de Instrumento visando suspender a referida decisão judicial (AGTR 118347/01-PE). Em data de 16 de agosto de 2011 o Desembargador Federal Dr. Edilson Pereira Nobre Júnior concedeu o efeito suspensivo pleiteado, determinando o desbloqueio dos bens de Elias Gomes da Silva.

 

Objetivamente, não existe qualquer decisão em vigor que bloqueie os bens do Prefeito Elias Gomes da Silva ou que impeça o Município de Jaboatão de receber recursos federais, fato que não ocorria há muito tempo. A decisão de que trata a nota publicada neste blog, do corregedor do TJPE, Desembargador Bartolomeu Bueno, não se refere a processo novo ou nova decisão e é decorrente, tão somente, de um ofício expedido, equivocadamente, pelo próprio juízo da 1.ª Vara Federal, que, mesmo após o desbloqueio dos bens de Elias Gomes da Silva, incluiu-o no referido expediente, quando deveria constar apenas e tão somente o nome do réu Newton Carneiro.

 

Tal erro já foi apontado, ainda em 9 de dezembro, em petições encaminhadas ao Juiz da 1.ª Vara Federal, bem como ao Dr. Bartolomeu Bueno, pelo que se espera uma rápida correção do equívoco.

 

As informações aqui prestadas podem ser conferidas nos sites da Justiça Federal de Pernambuco (www.jfpe.jus.br) e do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (www.trf5.jus.br).

 

Destacamos que a atual gestão vem buscando sanar todas as irregularidades apontadas pelos órgãos competentes, relativas às gestões anteriores, a fim de que a população não seja prejudicada por erros do passado, como o que aqui foi esclarecido. Hoje, Jaboatão dos Guararapes encontra-se em condição de receber recursos, tanto federais quanto estaduais, situação esta que, como já dito, não ocorria há muitos anos.

 

Jaboatão dos Guararapes, 22 de dezembro de 2011.

 

 

JÚLIO CESAR CASIMIRO CORRÊA

Secretário de Assuntos Jurídicos do Município


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

23/12


2011

Dilma desmonta grupo montado na ANP da era Lula

 O Palácio do Planalto começa a costurar apoios para a indicação da engenheira Maria das Graças Foster, atual diretora de Gás e Energia da Petrobras, para a diretoria-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Com isso, a presidente Dilma Rousseff passaria a ter controle direto sobre o setor, que acabou virando um enclave do PCdoB na área de petróleo sob comando do ex-deputado Haroldo Lima. Foster é uma das amigas mais próximas da presidente Dilma Rousseff. O PCdoB trabalhava para que Haroldo Lima fosse substituído por Magda Chambriard, uma das diretoras da agência, mas levou uma invertida da presidente Dilma: quem assumiu interinamente, como diretor-geral-adjunto, foi Helder Pintor Queiroz Júnior. Outro diretor na ANP, Allan Kardec Duailibe, é ligado ao PCdoB.(Luiz Carlos Azedo - Correio Braziliense)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

A Dr. Maria das Graças Foster, além de competente é funcionária de carreira da PETROBRAS enquanto o ex deputado caiu de paraquedas numa daquelas negociações para abrigar candidatos rejeitados nas urnas pelo povo.


Banco de Alimentos

23/12


2011

Desembargador confirma: quer ser prefeito de Tabira

DO SITE DE NILL JUNIOR

 O sonho não é fácil de ser realizado pela rivalidade da política da cidade, mas o desembargador Bartolomeu Bueno de Moraes enviou um recado ao comunicador Anchieta Santos : quer mesmo ser prefeito de Tabira.

O desembargador vai aproveitar o período do Natal para conversar com as principais lideranças da política tabirense iniciando a preparação do terreno. Deixando a magistratura, poderá se filiar a um partido político até mesmo seis meses antes do pleito. Pelo menos por enquanto o desembargador Bartolomeu Bueno é candidato a candidato à prefeitura de Tabira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Jorge Pires Pereira

Tabira merece um bom gestor!!!



23/12


2011

PRF-PE intensifica fiscalização e recomenda não beber

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou a fiscalização nas estradas que cortam Pernambuco para garantir uma viagem tranquila neste Natal. Nas estradas, até o dia 2 de janeiro, PRF opera no estado com cerca de 380 agentes, com 55 carros e dois helicópteros, sendo um deles como aeromédico e outro na patrulha. O monitoramento será feito nas 11 rodovias federais do estado, principalmente nas BRs 101 e 232.

Como de praxe, a PRF recomenda que a união entre álcool e direção seja evitada. Mas há outros erros cometidos pelos condutores, que acabam provocando acidentes. “Antes de pegar a estrada com tranquilidade, os motoristas precisam fazer a manutenção dos veículos, verificando as condições gerais e o arrefecimento, pneus, freios, limpador de para-brisa, que são indispensáveis” afirmou Dannyel Albuquerque, inspetor da PRF.(Informações do portal G1 Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/12


2011

A charge do dia

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Jorge Pires Pereira

Se colocassem os PTralhas e a Privataria Tucana na cadeia seria um bom sinal.



23/12


2011

Cabo ganha portal no aniversário da Rádio Calheta

 

Fui, ontem, ao Cabo fazer ao vivo o programa Frente a Frente, ao lado dos companheiros Adriano Roberto e Cabral Lima, diretamente dos estúdios da Rádio Calheta FM, integrante da Rede Pernambucana de Rádio, para assinalar os 13 anos de fundação da emissora. Após o programa, houve o lançamento do portal Calheta, criado pelo companheiro Ely Batata, diretor da rádio. Fiquei impressionado com o poder de mobilização de Batata.

 
 
Uma festa bastante concorrida, inclusive por políticos. Ele conseguiu reunir todos os prefeituráveis do município. De um lado, os governistas Gessé Valério, Vado da Farmácia e Edna Gomes, que esperam o sinal verde do prefeito Lula Cabral (PTB). De outro, os oposicionistas Betinho Gomes (PSDB), Fernando Ferro (PT) e o próprio Batata (P-SOL). O portal ficou excelente e terá como editora a jornalista Gabriela Pontes, a Gabi, âncora da Rádio Clube.

Clique aqui  e acesse o Portal Calheta


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

charlton augusto de araujo

E por acaso Elias também não foi um aventureiro?

milton tenorio

..O mesmo digo de João Fernando..Rapaz até centrado, mas deu uma desandada...Se em Água Preta ele foi majoritário em 2010 e em Palmares foi segundo, que bobônica vem fazer em Jaboatão, onde só teve apenas 2256 votos em 2010? Difícil de entender..Jaboatão já não cabe aventuras..

milton tenorio

Que bobônica de olho grande que se deu com nossos políticos? Ferro saí de Bom Conselho, vem fazer política em Recife, teve 3023 votos em 2010 no CAbo, e agora posa de candidato a Prefeito nesse municipio..Ou bebeu ou o olho é grande demais..Cabo, Jaboatão e Ipojuca viraram a ambição dos aventureiros

Diego Neto Silva

No DER é a mesma coisa, os distritos estão todos se acabando, em Salgueiro por exemplo, quem está mandando é um técnico em vez de um Engenheiro, os funcionários todos com medo desse tirano, as máquinas todas quebradas e a diretoria só sabe fazer reunião. Faça um favor, APURE ESSAS DENÚNCIAS.

Diego Neto Silva

Mágno, queria fazer uma denúncia: A diretoria do DER com o secretário Isaltino Buracão, estão completando um ano no poder e até agora não fizeram nada, veja a situação dos Terminais Rodoviários é uma vergonha para os usuários que pagam imposto e vivem atola na merda, eita diretoria péssima.



23/12


2011

Ouça o programa Frente a Frente de ontem

 Se você perdeu o Frente a Frente de ontem, programa que apresento em companhia de Adriano Roberto pela Rede Pernambucana de Rádio, formada por 30 emissoras, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no horário das 18 às 19 horas, clique aqui e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/12


2011

Coluna da sexta-feira

         Bicudos irreconciliáveis

O governador em exercício João Lyra Neto (PDT) já sabia que o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), não daria o ar da sua graça na festa de confraternização de fim de ano do seu grupo, anteontem, na capital do Agreste. Por isso, em nenhum momento assegurou, na conversa com os jornalistas, que o “aliado” apareceria.

Queiroz e Lyra estão afastados, para não dizer rompidos. Mas, não assumem de público para não estressar a Frente Popular e não causar aborrecimentos ao governador Eduardo Campos. Conforme já disse em público o próprio Lyra, Queiroz, na condição de presidente estadual do PDT, ignora o vice-governador para convites institucionais e partidários.

Pelo que deixou a entender, provavelmente nem se falem ao telefone nem tampouco pessoalmente. A briga não é recente. Vem de longe. Desde quando disputavam a hegemonia política em Caruaru. São dois pavões. Um se acha melhor prefeito do que outro. Vivem fazendo comparações entre suas gestões municipais. Vaidade pura!

Mas, infelizmente, não conseguem vencer essas idiossincrasias.  E não será agora, depois de tantos chãos percorridos, que deixarão sofrer uma metamorfose.

Interessa a Lyra a impopularidade de Queiroz, sim, porque ele enxerga, como todo político que deseja o pior para o adversário, uma luz no fim do túnel para emplacar a sua filha, deputada estadual Raquel Lyra, filiada ao PSB do governador, como plano B para disputar a Prefeitura de Caruaru.

CASTIGO – Se o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (PSB), insistir em  continuar fazendo beicinho ao nome do vereador Júnior Matuto, para disputar a Prefeitura, o governador Eduardo Campos dará a ele um castigo maior do que o de não o receber em audiência há exatos um ano e três meses. Ele vive mendigando uma conversa em Palácio com o governador, mas seus despachos se resumem, no máximo, ao chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar. E olhe lá!

A perua do assessor - Marcos Augusto, um dos principais assessores do prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), confirmou ao jornalista Rubem Júnior, assessor do governador em exercício João Lyra Neto, que o chefe passaria exatamente às 19 horas na confraternização do Grupo Lyra. Mas, como se diz em Caruaru, foi uma perua. Depois, seu celular só dava fora de área.

O candidato do governador - Da Europa, onde relaxa em férias, o governador Eduardo Campos (PSB) ordenou para João Lyra Neto caprichar no ato que preside, hoje, em Serra Talhada, empinando a candidatura do deputado Sebastião Oliveira (PR) a prefeito. Ali, ao lado de Inocêncio Oliveira, Lyra assina a ordem de serviço do asfalto da PE-418, ligando Serra à fronteira com a Paraíba. Na intimidade, o governador só chama seu candidato em Serra de “Sebá”.

Vem troco - O ministro Fernando Bezerra não assimilou as declarações do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), no ato em que confirmou sua candidatura à reeleição. Lóssio bateu em Eduardo, sugerindo que nada fez por Petrolina nem tampouco o ministro, que, secretário do Desenvolvimento, não levou uma só indústria para o município.

MST dá trégua - O líder do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, roubou a cena na confraternização do Grupo Lyra em Caruaru. Paranaense, Amorim mora em Caruaru há mais de 15 anos, já foi preso algumas vezes e diz que deu uma trégua ao Governo Dilma. “O ritmo de desapropriações no Governo Lula foi decepcionante. Estamos quase no fim da trégua a Dilma”, adverte.

 

CURTAS

FALANDO GROSSO - Eleito à revelia do prefeito José Queiroz, o presidente da Câmara de Caruaru, Licius Cavalcante (PCdoB), disse, ontem, à Rádio Cultura, que não tem compromisso com a reeleição do pedetista e que mantém, no momento, uma postura de independência. O que dirá o comando estadual comunista?

DERROTA - O prefeito afastado de Araripina, Lula Sampaio (PSDB), sofreu, ontem, um tremendo revés na justiça federal. Recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que o afastou por improbidade administrativa há 15 dias, mas não conseguiu a liminar. Resta sabe agora se haverá intervenção estadual.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – Se a justiça fosse tão veloz quanto no processo de afastamento do prefeito de Araripina, quantos prefeitos estariam cassados hoje?

''A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos''. (Provérbios 12:4)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jair Lima Lopes de Vasconcelos

E por acaso Júlio Lóssio falou alguma mentira...

José Carlos da Silva

Uma pergunta a (cega) justiça: Se o prefeito de Ipojuca Pedro Serafim vem comentendo crimes desde 2004 quando assumiu a prefeitura de Ipojuca porque ainda não caiu? Será que por causa da sua renda?

JORGE GUERREIRO

EWERTON deixe pra dá AULA de português na sua sala de aula, seu professorzinho de MERDA.

JORGE GUERREIRO

EWERTON deixe pra dá AULA de português em sua de aula, seu professorzinho de MERDA.

Deomiro Silva dos Santos

O Prefeito Julio Lóssio tem toda razão quando critica quem será seu principal adversário na campanha de 2012. Fernando Bezerra devia ter lembrado disso quando colocou todo seu grupo político para pedir votos para Julio. Por picuinha com o Dep. Gonzaga Patriota. Pode esperar FBC que vem muito mais.



23/12


2011

Ultimato a João da Costa: ou une ou fica fora do páreo

DO DIARIO DE PERNAMBUCO - CLÁUDIA ELOI

 O prefeito do Recife, João da Costa (PT), não poderá “reinar” como condutor do processo eleitoral até o período das convenções (que acontecem em junho), como pretendia. Ontem, a tendência majoritária do PT no estado, a Construindo um Novo Brasil (CNB), decidiu dar uma espécie de ultimato ao petista. A CNB estipulou o mês de fevereiro como data limite para a definição de candidatura no Recife. Se até lá João da Costa não construir as condições políticas para ser o candidato único da Frente Popular de Pernambuco e não conseguir a tão sonhada unidade na base governista, ele estará fora do páreo.

“É razoável esse prazo. Irei defender essa proposta na executiva do partido. É uma deliberação de uma corrente”, disse o presidente estadual do PT e integrante da CNB, Pedro Eugênio. “É uma proposta definida em nosso encontro dentro do partido. Se precisar de mais discussão vamos discutir. Achamos que daqui para fevereiro teremos um cenário mais esclarecedor”, contenporizou o senador Humberto Costa.

Humberto disse, ainda, que outros atores vão intervir nessa decisão como o ex-presidente Lula, o PT nacional e o presidente nacional da legenda, Ruy Falcão. De acordo com ele, se o PT demorar muito poderá fragmentar a Frente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Ricardo Lima

Para os que davam como certa a candidatura do JC à reeleição, essa notícia foi um baque. JP surge mais forte a cada instante.

JORGE GUERREIRO

Essa atitude da direção PTista é a PROVA VIVA de que o PT é um "Partido de Traídores".

Roberto Teixeira

É óbvio que até fevereiro João da Costa não vai conseguir o que os petistas estão impondo como condição para sua indicação à reeleição, e todos sabem disso, é impossível em dois meses reverter uma rejeição com níveis tão altos, tanto da população como na base aliada.



23/12


2011

Eduardo e a candidatura a presidente: sem essa bola toda

 A julgar pelo que diz Ilimar Franco, na sua coluna de O Globo, o governador Eduardo Campos não está com essa bola toda junto ao seu próprio partido quando se trata de candidatura a presidente da República, no lugar que deverá ser disputado pela própria Dilma Rousseff. Para Ilimar, ''''o PSB quer fortalecer o governador Eduardo Campos (PE), mas não trabalha para que ele seja candidato a presidente em 2014. O partido sequer aposta em tirar o PMDB da Vice-presidência. O jogo só muda se o governo Dilma fracassar.''''


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

Com Dilma e Eduardo, muito ladrão hoje arvorado no poder através do PMDB e de Michel Temer, ficaria sem espaço, assumindo novas figuras com a probabilidade de diminuir a banda podre da política, inclusive José Sarney e sua estrutura fisiológica.

Roberto Teixeira

Acredito que o objeto do desejo seja a vice de Dilma,só assim,se justificaria essa corrida para eleger tantos prefeitos e tornar o PSB maior e mais poderoso que o PMDB, Michel Temmer nunca foi o vice desejado por Lula nem Dilma,é fisiológico e tem engessado o governo,Eduardo caberia como uma luva.

José Cláudio Soares de Oliveira

Isso Mesmo. Eu faço a muito tempo essa leitura. TEm outra, se Dilma fracassar, fica pior a situação de Eduardo para ser presidente, porque vem Lula de novo.