O Jornal do Poder

14/03


2011

Rádio Papacaça retransmite o Frente a Frente

A partir de hoje, mais uma emissora se integra à Rede Pernambucana de Rádio para retransmissão do Frente a Frente: a Papacaça AM, de Bom Conselho, no Agreste Meridional, do meu amigo Hélio Urquisa. Trata-se de uma das mais tradicionais emissoras do Interior pernambucano, cobrindo um raio que vai além do Estado, alcançando também vários municípios de Alagoas e Paraíba. Uma grande parceria, sem dúvida! 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joaquim Queiroz

Bom Conselho, terra querida onde tenho boas lembranças e bons amigos!

milton tenorio

Helio Urquisa, gente de bem...Seu saudoso pai foi compadre de meu avô.....


Potencial Pesquisa & Informação

14/03


2011

Alckmin tenta conter onda de adesão ao partido de Kassab

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi acionado pela cúpula do DEM para ajudar a conter a debandada do partido no Estado. O prefeito da capital, Gilberto Kassab, comunicará até amanhã sua decisão de deixar o partido, mas abrirá uma dissidência menor que a prevista inicialmente. Segundo o G1, o apelo para que Alckmin agisse de forma mais incisiva para segurar prefeitos, deputados e vereadores no DEM foi feito há 15 dias e reforçado semana passada pelo líder na Câmara, ACM Neto (BA).

O tucano se comprometeu a atuar junto a eles e aos prefeitos do interior, onde tem grande influência. Além de Kassab, a mais importante provável dissidência é a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, que deve acompanhá-lo na criação do PDB (Partido da Democracia Brasileira). A cúpula do DEM estima entre 6 e 8 as baixas na bancada de 46 deputados federais. No Senado não deve haver defecções imediatas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

14/03


2011

A reconstrução do Japão

No capitalismo, os momentos de maior euforia e de grandes lucros ocorrem nas reconstruções de países devastados por guerras ou catástrofes naturais. A reconstrução da Europa e do Japão após a II Guerra Mundial consolidou a pujança da economia americana. A reconstrução de Nova Orleans, após o rompimento dos diques, ainda hoje gera fabulosos lucros. O Iraque, mesmo ainda em guerra, é uma fonte de lucros.

O Japão é um país que tem uma elite dominante e governante de alta competência, além de empresas multinacionais dirigidas profissionalmente. A reconstrução do País devastado pelo terremoto e tsunami será imediata e um dos mais formidáveis canteiros de obras do capitalismo moderno será montado imediatamente.

Haverá contratos bilionários para empresas estrangeiras ligadas a construção civil e as  empresas brasileiras que possam fornecer qualquer equipamento para essa atividade, como barras de ferro retorcido para concretagem, cantoneiras, cimento, madeira e britadeiras podem começar a investir na produção, pois a demanda será gigantesca por muitos anos. A festa começará logo e quem esperar para ver como é que vai ficar irá perder o bonde da história.

*Maurílio Ferreira Lima

Ex-deputado federal


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/03


2011

Dilma anuncia criação do programa Rede Cegonha

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (14), durante programa de rádio Café com a Presidenta, que o governo federal dará início, neste ano, à construção de 6.000 creches e pré-escolas no país, até 2014. Ela também afirmou que o governo irá implantar o programa Rede Cegonha, voltado para o atendimento de mulheres durante a gravidez e dos bebês recém-nascidos, informa o portal R7.

Durante o mês de março, Dilma tem destacado o anúncio de projetos voltados para o público feminino, devido às comemorações do Mês da Mulher. “As creches e pré-escolas são muito importantes na administração do tempo das mulheres, mas são, sobretudo, importantíssimas para a educação das crianças e para atacar a raiz das desigualdades sociais”, disse a presidente. Tanto a Rede Cegonha quanto a ampliação das creches e da rede de educação infantil foram promessas de campanha de Dilma durante as eleições.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/03


2011

UFPE debate Plano de Mobilidade Urbana

A Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) promove, nesta segunda-feira (14), na Universidade Federal de Pernambuco, debate sobre a importância da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. O evento será realizado entre a AGB, departamento de Geografia da UFPE e a Prefeitura do Recife. Participam da mesa de debates o coordenador do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, o geógrafo Jan Bitoun e a geógrafa Edvânia Torres, ambos professores do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, com grande experiência no debate do espaço urbano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/03


2011

Os 30 votos de Millane

Determinado partido político (PC do B) - no Piauí -, para cumprir a lei e ter o número de mulheres inscritas exigido, registrou a candidatura de uma mulher [Millane Patrícia] que não fez campanha. Ela mesma não votou em si, mas em um companheiro de partido [Robert Rios], o qual, após ter sido eleito, agora vai ser Secretário de Segurança. Ela, que teve casualmente 30 votos, vai assumir o mandato? Sim, pela interpretação do STF”. Extrato do discurso do Deputado Federal Marcelo Castro (PMDB-PI), na Câmara Federal, em 09/02/2011.

O STF, em votação colegiada, não obstante provisória, no conhecido caso de Rondônia, entendeu que a vaga aberta pela renúncia de deputado de um partido deveria ser preenchida pelo primeiro suplente da própria sigla, e não pelo primeiro suplente da coligação da qual é componente (a partir daí outras cinco liminares foram concedidas, monocraticamente, consubstanciadas no mesmo teor).

A surpreendente decisão gerou enorme insegurança jurídica, até porque não tinha eficácia vinculante, no que concerne ao chamamento de suplentes em todos os Parlamentos do país: algumas dessas Casas fizeram-no consoante o ritual histórico, obedecendo à listagem expedida pela justiça eleitoral, e outras, preferiram lastrear-se na decisão precária exarada por aquela corte máxima. Os suplentes da vez, preteridos num e noutro caso, entraram com reclamações jurídicas tão logo se oficializaram as convocações.

Foi exatamente este o caso da estudante Millane Patrícia Moura que reivindicou na justiça, na qualidade de primeiro suplente do PC do B, a vaga aberta no legislativo estadual do Piauí pela licença de deputado do mesmo partido. Estava no seu direito. A integra deste artigo, de autoria do professor Maurício Romão, você confere no menu Opinião. Boa leitura!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/03


2011

Japão: número de mortos já se aproxima de 1,6 mil















As autoridades do Japão elevaram neste domingo para quase 1,6 mil o número de mortos pelo terremoto e pelo tsunami de sexta-feira, enquanto mais de 10 mil pessoas continuam desaparecidas. Nas últimas horas, 643 mortes foram confirmadas na província de Miyagi, a mais devastada pelo terremoto no nordeste do país, o que elevou para 1.596 o número de vítimas, segundo a televisão "NHK".

Em algumas áreas urbanas, como a cidade de Sendai, as equipes de resgate continuam encontrando corpos e os trabalhos se tornam difíceis pelas constantes réplicas do tremor e pela destruição causada pelo terremoto. As autoridades também buscam mais de mil moradores dos quais não se tem notícias na província de Fukushima, onde existe o risco de uma contaminação radioativa por causa de um escapamento de vapor em uma usina nuclear. Quase 400 mil habitantes foram retirados da região e 100 mil militares e socorristas de 70 países trabalham para levar ajuda à população.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/03


2011

A charge do dia

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


14/03


2011

Coluna de hoje na Folha

           Coerência e retidão

Na criação do PDB (Partido Democrático Brasileiro), do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), estará sendo criada, na prática, a primeira janela formal da infidelidade. Assim, oposicionistas que hoje não resistem mais ao cheiro provocador da inhaca do poder já começam a ensaiar o pulo do gato. Fala-se na adesão de um punhado de democratas e tucanos, principalmente na Câmara dos Deputados.

No Senado, não há mais oposição. A voz isolada tem sido a de Jarbas Vasconcelos, porque Roberto Requião (PR) e Luiz Henrique (SC) se abstiveram na votação do salário mínimo. Já Pedro Simon (RS) votou com o Governo. Requião, Henrique, Simon e Jarbas integram o chamado PMDB autêntico e independente.

Nem mais autêntico nem também independente. Louvada a posição firme e coerente de Jarbas. Chamado pelo grupo a acompanhar o gesto de se ausentar do plenário ou votar com o governo, Jarbas disse não, foi ao plenário e votou contra o salário mínimo de R$ 545.

Não espere outra postura do senador pernambucano. Será assim até o final do seu mandato. Da mesma forma como se comportou ao longo do segundo mandato de Lula. O adesismo tende a ser a ordem do dia no Congresso.

Pegou Simon que parecia uma rocha, mas está longe de contagiar Jarbas, que pode ter todos os pecados, menos o da incoerência. É praticante da retidão na política.

NAMORO OU AMIZADE?– Chamou atenção a longa conversa de pé-de-ouvido entre o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e o pré-candidato do DEM à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, na recepção do casamento do prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), sábado passado, na oficina de Brennand, na Várzea. Há rumores em Brasília de que o DEM não cairá no canto de sereia de Kassab, que articulado novo partido, mas poderá ser fundido à legenda tucana.

E tem gente que ainda acredita! - Com Tiririca na Comissão de Educação, o mensaleiro João Paulo Cunha na presidência da Comissão de Constituição e Justiça e Jacqueline Roriz na Reforma Política, só faltava mesmo José Genoino, como assessor de Jobim, escolher os parlamentares para a Comissão de Verdade.

 

 

Raposa no galinheiro - Na contramão de Dilma, o líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccareza (PT-SP), pasmem, indicou o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), guloso lobista, para integrar o grupo que irá elaborar o texto com regras que vão flexibilizar exigências na realização de licitações de megaobras para a Copa de 2014. É raposa tomando conta de galinheiro.  Como o PT adora!

Patrocínio e conta - Importado de Minas, o Banco Bonsucesso está aflorando em Pernambuco como um dos patrocinadores do Náutico. Mas, corre no mercado financeiro que abocanhará, com exclusividade, a conta de cartão de crédito consignado da Prefeitura do Recife. Atenção, servidores: os juros são estratosféricos.

Xô, lixo! - Depois do que ocorreu no Japão será deflagrado um movimento, esta semana, em Pernambuco contra a instalação de uma usina nuclear em Itacuruba. Com tamanho potencial eólico e solar como fontes de energia, insistir com usina nuclear pode resultar num presente maldito, que é o chamado lixo nuclear.

 

CURTAS –

CRECHES– Enquanto no Recife as creches estão abandonadas, em Petrolina o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) age priorizando as mães que não têm com quem deixar o filho para trabalhar. Entregou ontem a 14ª unidade de um total de 100.

PELO RALO– A Câmara de Serra Talhada assinou contrato com um posto da cidade, no valor de R$ 261.559,00, para atender a demanda mensal dos vereadores. Há mais dois contratos que seriam ilegais com uma empresa de contabilidade.

VARA FEDERAL– Na próxima semana, Arcoverde ganha mais uma instituição federal. Será instalada, quinta-feira, a 28ª Vara do Tribunal Regional Federal com a presença do presidente do TRF, Luiz Alberto Gurgel. Atenderá todo o Moxotó.

''Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' (Romanos 8-31)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

correção : Mata Norte....E se estiver não, Sarney , Renan e Collor estão do lado do PT ..Os interesses são comuns....

milton tenorio

E Ednaldo esta certo...E digo mais: Se estiver Sarney , Renan e Collor estão do lado deles é " acordo pontual ", como bem disse o dono da verdade da Mata do Norte...O Senhor sabe tudo de Goiana...

milton tenorio

Eu até respeito sua opinião Altamir, mas hoje não vejo mais sentido essa discussão de esquerda e direita..O que existe são bons e ruins politicos, são bons e maus gestores...Acho que isso ficou no passado...

Deomiro Silva dos Santos

Quanto a Coerencia de Jarbas, ela não é da forma como disse o senhor Magno, ele já mudou de Partido, já se aliou ao DEM e a Marco Maciel, a quem anos antes o acusava de ser o câncer de Pernambuco. Queria entender onde o senhor Martins foi achar tanto argumento para o Sen. Jarbas, que um incoerente.

Suzi Isadora

Fico Feliz em ver Petrolina crescendo mais e mais. Com a entrega dessas creches várias famílias serão beneficiadas, isso mostra a preocupação que a Prefeitura possui com todos os moradores do município, sem falar que a Nova Semente vem dando certo, por isso, recebe tanto elogios pelo Brasil a fora!



14/03


2011

Prefeito chama pra briga: ''''Não tenho medo de cara feia''''

 O prefeito João da Costa decidiu ''''chamar pra briga'''' todos os adversários, fora e dentro do partido, que vêm fazendo dele saco de pancadas. Isto a julgar pelo que disse sábado, na comemoração do aniversário do Recife, no bairro da Várzea, segundo os jornalistas Gilberto Prazeres e Marileide Alves,  na Folha de Pernambuco. Eis o desabafo de João:

“Não tenho medo de cara feia. Não tenho medo de arenga”, bradou, ressaltando que “matuto que tomou água de barreiro não tem medo”.

Pela disposição de entrar no ringue, parece que o prefeito está bem municiado. E haja munição. Que se cuidem os em cujas cabeças cabe a carapuça.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

cristiano lins de amorim

Este prefeito jc, deveria saber que ele ainda esta com a tropa de choque do ex-jp nos cargos de confiança trabalhando contra, por isso não tem duque se queixar. borro só carrega cangalha.

Roberto Teixeira

Impressionante como é difícil ao prefeito João da costa entender que a sua única chance, é ficar calado e começar a resolver os problemas caóticos da cidade, como trânsito, buracos, comércio de ambulantes, lixo enfim... fazer alguma coisa que seja útil a população será que é tão difícil assim???

Sérgio Ricardo Claudino Patriota

hummmmm, audácia de pilombeta. Agora quer dá uma de macho? Vai trabalhar traira!



14/03


2011

Sílvio quer corte em emendas dos não eleitos, poupando a base

 O deputado Sílvio Costa afirma que se o governo decidir cortar as emendas dos não eleitos e as destinações de bancada poderá economizar R$ 10 bilhões sem mexer nas indicações individuais da base. O deputado do PTB nega que o enxugamento terá um custo político para o Planalto, mas afirma que os aliados ficarão insatisfeitos ao constatarem que suas emendas minguaram. "Evidentemente que as emendas não são um fator determinante da governabilidade, mas elas pesam. O parlamentar tem que ter a prerrogativa de atender os prefeitos, e se ele não pode atender os prefeitos, fica insatisfeito".              (Do Diario de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sérgio Ricardo Claudino Patriota

Cachorro, quer suprimir as emendas dos que não se reelegeram para ter as suas emendas sem correr risco e assim ficar por cima da carne seca, arrotando que fez isso e aquilo. Ah miséria...

Ednaldo Ferreira

Ainda bem que existe (para muitos) as facilidades do poder, pq se fosse pra Silvio Costa se eleger pelo convencimento, esse não seria nem presidente de Associação de bairro.