FMO

13/12


2019

Helbinha abre vantagem sobre Capacete em Trindade

Se as eleições para prefeito de Trindade, no Sertão do Araripe, fossem, hoje, a pré-candidata do PSL, Helbinha de Rodrigues, seria eleita com uma folga bem ampla em relação ao principal adversário, Zé Capacete (sem partido). De acordo com pesquisa do Instituto Opinião, ela teria 59,9% dos votos contra 15,8% de Capacete. O professor Divaldo, do PSB, teria apenas 3%. Brancos e nulos somariam 7% e 14,3% representariam os indecisos.

Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor entrevistado é forçado a lembrar o nome do candidato sem o auxílio dos nomes na cartela, Helbinha também aparece numa posição bastante confortável, com 31,5% das intenções de voto, enquanto Zé Capacete tem apenas 5,8%. Foram citados ainda o prefeito Everton Costa, com 2%, e o professor Divaldo, com 0,3%. Neste cenário, os indecisos sobem para 55,6% e os brancos e nulos ficam em 4,8%.

No quesito rejeição, o professor Divaldo aparece na dianteira. Entre os entrevistados, 23% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido de Zé Capacete, com 18,3% e Helbinha, com apenas 8,3%. Dos que foram ouvidos pelo levantamento, 42,4% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos e 8% afirmaram que rejeitam todos.

A pesquisa foi a campo entre os dias 9, 10 e 11 últimos, sendo aplicados 400 questionários, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

Na estratificação do levantamento, a candidata favorita tem seus melhores percentuais entre os eleitores jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos (69%), entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (61,1%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (60,6%). Por sexo, 62,7% dos seus eleitores são mulheres e 57,2%, homens.

Já o pré-candidato Zé Capacete aparece melhor situado entre os eleitores com grau de instrução superior (21,1%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (18%) e entre os eleitores na faixa etária entre 35 e 44 anos (19,2%). Por sexo, 18,8% dos seus eleitores são homens e 12,9% são mulheres.

PREFEITO REJEITADO

O levantamento apontou também o nível de satisfação do eleitorado com a gestão do prefeito Everton Costa. Entre os entrevistados, quase 60% se apresentaram descontentes com o seu Governo, sendo 42,9% de péssimo e 17,5% de ruim. Entre os que aprovam, apenas 2,3% acham ótimo e 6,3% bom, enquanto 27% julgam regular. Quando a pergunta é mais direta, com aprova ou desaprova, o prefeito fica mais em baixa ainda: tem 70,4% de desaprovação e 16,3% de aprovação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

12/12


2019

Coluna desta sexta-feira na Folha

Nitroglicerina na sucessão de Geraldo

O ambiente político no Estado ferveu, ontem, com as ameaças feitas pelo presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, de que iria revelar o lado obscuro de Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos.

A ira do advogado, irmão de Eduardo, foi provocada pelas declarações do deputado João Campos (PSB), seu sobrinho e pré-candidato a prefeito do Recife, classificando-o de “um sujeito pior do que o ministro da Educação, Abraham Weintraub”, durante depoimento do ministro na Comissão de Educação da Câmara.

As comparações de Antônio ao titular da Educação foram recebidas pelo presidente da Fundaj como uma declaração de guerra. De imediato, o presidente da Fundaj, rompido com o núcleo central da família do irmão, informou que protocola petições à PGR, Polícia Federal e ao núcleo da operação Lava Jato, para tornar público tudo o que sabe sobre a Lava Jato em Pernambuco.

Nitroglicerina pura!

Tamanho do arsenal – Diante das ameaças de Antônio Campos, o fato passa a ter, naturalmente, desdobramentos imprescindíveis na sucessão do prefeito Geraldo Júlio, reabrindo uma discussão que parecia adormecida – a operação Lava Jato. A pergunta que fica no ar é a seguinte: qual o arsenal que Campos tem em mãos para revelar, como ameaça, o chamado lado obscuro da viúva Renata Campos?

Insônia – O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), e seus aliados mais fervorosos que roem as unhas pela reeleição dele, perderam o sono ao tomarem conhecimento do baita evento pré-eleitoral promovido na noite da última quarta-feira, em Cavaleiro, um dos principais distritos do município, pela deputada-delegada Gleide Ângelo, pré-candidata do PSB à prefeita.

Independência – Por falar na deputada-delegada, ela foi a única parlamentar da base do Governo na Alepe a votar contra o projeto de reforma da Previdência remetido à Casa pelo governador Paulo Câmara, aprovado, ontem, por 27 votos a favor e oito contra. Dos 49 deputados, 14 se ausentaram, fugindo como o diabo da cruz do desgaste provocado pela matéria.

Justificativa – Pressionada pelo Governo e a liderança na Casa, a deputada Gleide Ângelo apresentou uma justificativa plausível: “Acho mais razoável esperar pela votação da PEC Paralela aprovada já no Senado, porque pode trazer pontos totalmente diferentes do que o votado na Alepe”, afirmou.

Os fujões – Entre os deputados fujões na sessão de votação da reforma da Previdência, Manoel Ferreira (PL), pai do prefeito de Jaboatão; Simone Santana (PSB), esposa do ex-prefeito de Ipojuca, Carlos Santana; Erick Lessa (PP), pré-candidato a prefeito de Caruaru; e Antônio Coelho (DEM), filho do senador FBC.

ROMANTISMO – O prefeito de Triunfo, João Batista (Avante), fez um gol de placa ao incluir o show de Moacyr Franco na grade do Natal de luz. A apresentação do astro do romantismo está marcada para amanhã, em praça pública, na expectativa de arrastar uma legião de fãs no Sertão do Pajeú.

Perguntar não ofende: A sucessão no Recife terá um capítulo exclusivo da briga envolvendo a família Campos?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Paulista

12/12


2019

Sai à meia noite pesquisa para prefeito de Trindade

Um dos principais produtores do polo de gesso do Araripe, Trindade vai dormir mais tarde hoje para esperar a primeira pesquisa do Instituto Opinião sobre a sucessão municipal. Traz também a avaliação da gestão do prefeito Everton Costa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Ipojuca

12/12


2019

Meu editorial no Frente a Frente – 12/12/2019

Se você perdeu o Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, escute agora o meu editorial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/12


2019

Missa de Sétimo Dia de Dona Euza será amanhã

Será realizada amanhã a missa de Sétimo Dia em memória de Maria Euza Góis de Siqueira, que faleceu no último sábado (7), aos 93 anos. A missa está prevista para as 19h, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Pracinha de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. 

Mãe de Américo Lopes Góis, diretor Operacional da Folha de Pernambuco, Maria Euza faleceu de causas naturais, no Hospital Memorial São José, no bairro do Derby, na região central do Recife.

Maria Euza nasceu na cidade de Custódia, no Sertão de Pernambuco, em 1926. Foi casada com Walfrido Lopes de Siqueira, com quem teve cinco filhos: Maria Helena, Marcos Magela, João Alberto, José Américo e Rildo. “Ela era uma sertaneja forte. Ficou viúva muito cedo, aos 41 anos, e teve a lucidez de criar os seus filhos”, comentou José Américo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e lima

12/12


2019

UFRPE começa a funcionar em Belo Jardim

Belo Jardim terá a primeira universidade pública da rede federal a partir março com o início das aulas da UFRPE para cursos de engenharia. O anúncio foi feito pela reitora da UFRPE, Maria José de Senna, ontem, durante o ato de assinatura do contrato de locação do prédio provisório onde funcionará Universidade Federal Rural. "Isso tudo aqui (UFRPE, Campus Belo Jardim), se deve a Mendonça Filho. Se não fosse por ele, isso não teria acontecido, que as pessoas não esqueçam do seu empenho”, afirmou a reitora, após anunciar que o início do semestre acadêmico será no dia 02 de março de 2020.

Quando ministro da Educação, Mendonça Filho autorizou a implantação do campus da Universidade Federal Rural em Belo Jardim, em 2017. “Nenhum país prospera sem investir na educação. Todos serão bem-vindos, mas é preciso que os alunos daqui tenham mais oportunidade. Tenho uma história de trabalho por Pernambuco, de trabalho por Belo Jardim. E vou continuar trabalhando para Belo Jardim se desenvolver cada vez mais", afirmou Mendonça.

Empresários, estudantes, representantes da indústria e da educação, lideranças políticas e comunitárias, participaram do evento, que aconteceu no local onde funcionará a UFRPE. Para ingressar em um curso de graduação da UFRPE é necessário realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, a partir da nota, inscrever-se no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), aberto nacionalmente no início de cada ano.

Finalizando a solenidade, a reitora Maria José reforçou o compromisso para que a instituição de ensino seja um elemento transformador. “A cidade vai reconhecer esse instrumento como único instrumento que garante a cidadania”, disse.

Quando foi ministro da Educação Mendonca autorizou três novos campi de Universidade Federal para Pernambuco: UFRPE em Belo Jardim, no Agreste; UFPE em Goiana, na Região Metropolitana e UNIVASF em Salgueiro no sertão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Parabéns Mendonça, um dos melhores Ministros de Educação do Brasil, todo PE foi beneficiado por você. Vai ser um Grande Prefeito de Recife, se Deus quiser.


Prefeitura de Serra Talhada

12/12


2019

Caruaru: MP cobra adequação do portal da transparência

Com a finalidade de garantir o respeito aos princípios da publicidade e da moralidade, que norteiam a boa conduta da administração pública, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, promover adequações do Portal da Transparência de Caruaru. A recomendação foi motivada pela constatação, por meio do Inquérito Civil nº006/2018, do que a página não cumpre integralmente os requisitos legais quanto à transparência de informações sobre a gestão municipal.

“Mais do que mera formalidade, a disponibilização, manutenção e atualização efetiva de Portal da Transparência permitem e estimulam o amadurecimento dos cidadãos quanto à fiscalização da coisa pública, além de sinalizar observância de diplomas legais que densificam princípios previstos na Constituição da República”, ressaltou o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Marcus Tieppo.

Assim, a chefe do poder Executivo Municipal deve providenciar, no prazo máximo de 30 dias, as seguintes adequações: providenciar uma ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão; disponibilizar os pareceres prévios emitidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU); informar relação de servidores efetivos e suas respectivas cargas horárias; divulgar nome completo e matrícula do agente público, além de informações sobre transporte e hospedagem, quando houver pagamento de diárias e ajuda de custo; publicar informação detalhada do quadro de pessoal, plano de carreira e remunerações dos cargos e empregos públicos; divulgar informações referentes a cargos em comissão, servidores cedidos para outros órgãos públicos, estagiários e servidores terceirizados; divulgar a relação, com detalhamento de informações, de convênios, termos de cooperação e contratos celebrados entre outros entes públicos e particulares; e disponibilizar respostas às perguntas mais frequentes da sociedade.

Conforme o texto da recomendação, publicada no Diário Oficial de ontem, a Prefeitura de Caruaru deve responder ao MPPE encaminhando cronograma para a concretização das mesmas. O descumprimento da recomendação poderá ensejar o ajuizamento das medidas cabíveis, sinalizando o dolo para fins de responsabilização por improbidade administrativa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

12/12


2019

Natal Solidário da Agrovale atendeu nove instituições

A edição 2019 do Natal Solidário da Agrovale fez a alegria de crianças e idosos em nove instituições filantrópicas nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). As instituições beneficiadas foram EMEI Edivânia Santos Cardoso (bairro João XXIII), EMEI - Gentil Damásio do Nascimento (bairro Alto da Aliança), Flores do Amanhecer (bairro Argemiro,) Escola Municipal De Educação Infantil Antônio Guilhermino (bairro Antônio Guilhermino), EMEI Vanda Guerra (bairro João Paulo II) e EMEI Manoel Alves da Mota (Distrito de Maniçoba).

Tradicionalmente esperado nas duas cidades, o Natal Solidário da empresa sucroalcooleira distribuiu guloseimas, kits de higiene pessoal e brinquedos. No total, foram entregues às crianças cerca de dois mil presentes, entre brinquedos e kits de guloseimas. Tudo com a presença do palhaço 'Paçoquinha' que divertiu a criançada com apresentações teatrais e brincadeiras.

Já as instituições Lar São Vicente de Paulo, em Juazeiro, APAE de Juazeiro e APAMI - Petrolina, receberam a doação de kits de higiene pessoal, incluindo sabonete, creme dental, escova de dente, colônia, shampoo e condicionador.

O Natal Solidário da Agrovale existe desde 2005 como resultado de uma campanha onde participam funcionários e diretores na aquisição e arrecadação de donativos. Durante todo o ano acontecem várias ações internas e os donativos são entregues nos meses de novembro e dezembro.

A iniciativa faz parte do projeto de responsabilidade social da empresa, que segundo a diretoria, vem crescendo em doações, no número cada vez mais crescente de beneficiados e na participação voluntária dos funcionários.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

12/12


2019

Pernambuco sediará primeiro CD da Amazon no NE

A Amazon, empresa norte-americana de inovação com mais de 25 anos de atuação em e-commerce, deu a largada no seu plano de expansão no Brasil, e Pernambuco foi o Estado escolhido para a instalação do Centro de Distribuição (CD) na região Nordeste. Desde que chegou ao País, esta será a primeira operação física da Amazon fora de São Paulo, validando a vocação de Pernambuco como hub logístico regional. A base será instalada no centro logístico Armazenna Suape, no município do Cabo de Santo Agostinho, com capacidade de reduzir o prazo mínimo de entrega no Recife para até dois dias úteis. O CD estará em operação já no primeiro trimestre de 2020, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.

O governador Paulo Câmara selou a instalação do empreendimento no Estado em reunião com o presidente da Amazon no Brasil, Alex Szapiro, na manhã de hoje, em São Paulo. Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, e o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Leonardo Cerquinho. Por parte da Amazon, estiveram presentes o diretor de Operações, Ricardo Pagani, e o gerente de Políticas Públicas, João Barroso. O valor do investimento e a previsão de faturamento do CD não serão divulgados, respeitando as regras de sigilo que envolvem companhias com capital aberto.

“Estamos satisfeitos que a Amazon tenha escolhido Pernambuco para sediar seu mais novo centro de distribuição no Brasil. Esse investimento, tendo em vista a qualidade das instalações, ajudará a impulsionar a nossa economia, gerando emprego e renda, além de reforçar a nossa condição de hub natural do Nordeste", afirmou Paulo Câmara, acrescentando que o CD traz novas oportunidades de avanço em inovação e produtividade, dialogando com os planos para o futuro do Estado e da região. "Seremos grandes parceiros da Amazon, que vai encontrar, aqui, uma mão de obra qualificada e as condições necessárias para o crescimento dos seus projetos”, reforçou.

“Nós estamos felizes em levar mais conveniência aos consumidores brasileiros e em contribuir para a economia da região. O anúncio de hoje representa o compromisso de longo prazo da Amazon com o Brasil e, principalmente, com nossos clientes em todas as regiões”, afirmou Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil. “Além de oferecermos entrega mais rápida para a região Nordeste, clientes do Amazon Prime, programa de benefícios que lançamos em setembro, poderão usufruir dessa rapidez no envio com frete grátis em qualquer pedido”, acrescentou.

Com o anúncio oficial da Amazon, o Estado atinge a marca de 114 empresas que anunciaram novos negócios ou a expansão de suas operações em Pernambuco somente neste ano. São empreendimentos que, juntos, somam R$ 14,4 bilhões em investimentos e têm potencial para abertura de 22 mil postos de trabalho formais, no médio e longo prazos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Shopping Aragão
Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores