Governo de PE

12/03


2014

Artigo especial

Apatia na Eleição de 2014
Henrique Barbosa

Creio que a eleição para o Governo de Pernambuco deveria ter, pelo menos, mais dois candidatos para fazer jus a história do estado, que sempre teve grandes disputas e mais de dois fortes candidatos ao executivo. Tenho conversado com várias pessoas que não desmerecem os currículos e o preparo intelectual do senador Armando Monteiro Neto e do secretário de Finanças do Estado, Paulo Câmara, por apresentarem perfis tímidos, diria, se comparados, por exemplo, a Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos, Arraes, Roberto Magalhães, Joaquim Francisco e até João Paulo, que adorava '' apanhar '' da Polícia Militar em defesa da companheirada, como costumava dizer.

Com mais candidatos existe a possibilidade de um segundo turno. Aí fica mais empolgante. Mas, como toda pesquisa informal ou científica refletem a opinião do entrevistado naquela data, não significa que em outro momento o eleitor mude de opinião. Por isso, existem as margens de erro adotadas pelos institutos. Não é raro o rumo da eleição  mudar. A disputa pode empolgar o pernambucano e o povo e ir às ruas defender as ideias dos candidatos.

O senador Armando Monteiro tem grandes serviços prestados ao seu Estado, está focado e visita com frequência todos os municípios, sejam de aliados ou não. É o escolhido de Lula.

O secretário de Finanças, Paulo Câmara tem também sua prestação de serviços a Pernambuco.
Xerife do governador, colocou ordem em algumas secretarias e ganhou a confiança do chefe. Conhece os números e a contabilidade financeira de Pernambuco. Não podia ser diferente. E é o escolhido do Eduardo Campos.

Agora, pelo andar da carruagem, teremos uma enxurrada de votos brancos e nulos. Em todas as faixas etárias a desconfiança e a insatisfação é geral. Falta segurança e o cidadão está intimidado. Razões não faltam. A cada dia uma manifestação assusta o povo.

A violência está chegando às nossas portas e o brasileiro não sabe a quem recorrer, pois o policial, hoje pensa duas vezes antes de partir para um confronto com manifestantes enfurecidos.
Dentro de uma farda tem um ser humano que sente pouco à vontade em ser agredido. Serenidade e calma é a palavra de ordem do comando. Mas, para o soldado existe o temor da perda do emprego.

Diante de tanta insatisfação popular, a fatura será paga pelos políticos. A forma de protesto é o voto nas urnas.Nada acontece em benefício da população. Os próprios partidos políticos também estão sofrendo de apatia democrática, como é o exemplo aqui em Pernambuco dos dois gigantes nacionais: o PMDB e do PSDB.

Será muito difícil, mas não impossível, termos candidatos próprios do PMDB e do PSDB. No primeiro partido, a figura do prefeito vencedor de  Petrolina, Júlio Lóssio, daria ao partido uma espetacular oxigenação. Na última eleição municipal, em 2011, derrotou os Coelhos capitaneados pelo então poderoso ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; o governador Eduardo Campos e o PT estadual. Reeleito, os adversários tentaram reverter a situação via tapetão. Não encontraram respaldo no TSE.

Como o PMDB  ainda não definiu sua situação com o governo Dilma, tudo pode acontecer. A briga com o PT é fraticida. O PMDB quer mais espaços e o PT de Dilma não aceita pressão e vai pagar pra ver. Enquanto isso o país está parado.

Enquanto essa briga entre o PT e o PMDB não tiver um desfecho para o bem ou para o mal dos dois, a situação do deputado federal do PMDB, Raul Henry,  na vice de Paulo Câmara não está definida. Se os brigões acertarem os ponteiros, não creio que o temperamento explosivo da presidente Dilma vá permitir que um aliado da sua base peça votos contra ela em prol de Eduardo Campos. O mar no PMDB está para tubarões. Pode acontecer tudo, inclusive nada

No PSDB, o jovem deputado estadual Daniel Coelho seria um outro forte candidato. Depois da morte de Sérgio Guerra, que tinha um enorme prestígio nacional, o partido pode rever a aliança do PSB de Pernambuco com o PSDB de Minas Gerais e começar a fazer as contas da parceria nacional.

É, pois onde já se viu trocar 15 milhões de votos do segundo maior eleitorado do Brasil, que é Minas Gerais, pelo sétimo colégio eleitoral, que é Pernambuco que apresenta com 6 milhões de eleitores? Aliança samaritana?

Se a candidatura do senador Aécio Neves não decolar, chegará a hora do vamos ver, lá pelo mês de junho, época das Convenções, a legenda pode determinar a composição de candidaturas próprias em todos os estados da federação.

A eleição presidencial deste ano será muito diferente das anteriores e irá influenciar muito, as chapas nos Estados. A raiva, o rancor e o ódio estarão presentes nas ruas. É Lula que odeia Eduardo Campos e Marina Silva por sentir-se traído pelos dois.

Eduardo e Marina rebatem com o mesmo fel e querem destruir o PT. O povo, também estará nas ruas protestando com uma tolerância zero jamais vista nos últimos tempos.

Então, temos um cenário político que está apenas começando e muitas mudanças ainda vão ocorrer. Lembrando a definição do saudoso político mineiro Magalhães Pinto na sua definição sobre a política brasileira dizia: '' política é como nuvem. Muda constantemente. Você olha e ela está numa posição. Torna a olhar ele já mudou de lugar''.

 (*) Abro aqui um espaço para criticar a escolha da candidata Dilma pelo presidente Lula para sucedê-lo na presidência da República. Guerrilheira no passado, a presidente parece ter esquecido o sofrimento e a tortura que passou. Hoje, parece ter ódio do mundo e dos políticos.

Dilma demonstra um desprezo total por eles o quê respinga na democracia. Sem paciência, não discute com os partidos e acha todos que só querem tirar vantagens do poder central.

Ledo engano, a democracia exige o permanente diálogo e a discussão na solução dos problemas. E o PMDB, seu principal aliado a odeia. E, a base do PT não fica atrás e trabalhando diuturnamente, na surdina,  pela volta Lula.

Jornalista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

BLOG ROBSON PATRÍCIO

Na verdade em 2010 o eleitor já foi as urnas com o sentimento de mudança, quando demonstrou nos resultados pra Dep estadual com quase 450.000 votos nulos e brancos e vamos mudar em 2014.


Prefeitura do cabo

12/03


2014

André de Paula assume hoje vaga de Sérgio Guerra

























Diario de Pernambuco.

O presidente do PSD de Pernambuco, André de Paula, deve tomar posse na tarde desta quarta-feira (12), na Câmara dos Deputados. O pessedista vai ocupar a vaga de deputado federal deixada por Sérgio Guerra (PSDB), que faleceu na última quinta-feira (6), em decorrência de um câncer de pulmão.

André de Paula é o primeiro suplente da coligação que elegeu Sérgio Guerra. O então candidato, filiado, à época, ao Democratas, recebeu exatos 63.005 votos.

"Não quero nada festivo. Será uma cerimônia discreta, apenas para cumprir as formalidades", explicou, fazendo referência ao falecimento de Sérgio Guerra.

Ao comentar o ato programado para hoje, André de Paula ressaltou que retorna à Câmara dos Deputados conhecendo bem os procedimentos da Casa. "Fui presidente de duas comissões e líder da oposição", disse, ao lembrar que exerceu mandato federal em 1999, período em que criou projetos nas áreas de saúde, esporte e educação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Detran

12/03


2014

Eduardo critica condução do Mais Médicos






















Diario de Pernambuco.

O governador Eduardo Campos (PSB) disse, nesta quarta-feira (12), que o programa Mais Médicos, do Governo Federal, nos moldes do que é praticado atualmente, "pode ser interpretado como uma coisa mais para fazer o marketing que para trazer saúde ao povo". A análise em relação a um dos carros-chefes do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) foi feita após o gestor acompanhar a inauguração de uma unidade de pronto atendimento na capital, construída pela Prefeitura do Recife com recursos do Governo do Estado.

"Acho que o Mais Médicos tem que ser transformado em mais saúde, não é? Porque é muito mais complexo fazer políticas de saúde do que contratar só profissionais da medicina. Eu acho que é um desafio muito mais complexo. Tem que ser entendido assim, porque senão pode ser interpretado como uma coisa mais para fazer o marketing que para trazer saúde ao povo", disse Eduardo.

O governador apontou as Upinhas 24h, a exemplo da entregue hoje, como um modelo do que o Partido Socialista Brasileiro poderá apresentar para o país durante a campanha eleitoral. "Acho que o que está sendo feito pela saúde aqui no estado [...] deve ser visto como uma experiência a ser adaptada, a ser verificada, para um dos problemas centrais hoje na pauta brasileira, que é o problema da saúde".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

macarrao

Dudu adora hospital, de onde vem os aparelhos que equipam os hospitais de Dudu?

Adilson

Como é que vai dar mais saúde só construindo equipamento e não ter médico? Notícia de outro blog: "Serra Talhada ganha mais 04 médicos cubanos". Agora são 08. Pergunta ao povo se tá gostando. Quem tá achando ruim????


Magno coloca pimenta folha

12/03


2014

Lula não vai abrir a boca?

Quem lê “Assassinato de Reputações: Um Crime de Estado”, de autoria de Romeu Tuma Jr., fica sem entender as razões de o Brasil ainda funcionar, sob a gestão de tantos bandidos e governado por sicofantas dos mais cínicos e desmoralizados! Pior de tudo é ver que as seriíssimas denúncias ficam soltas no ar. Há anos as nossas “autoridades” conduzem o país para banho de sangue sem precedentes!

No capítulo 4 do inacreditável livro, intitulado “Lula: Alcaguete e Aprendiz do Dops”, Tuma Jr. traça um perfil do ex-presidente que em qualquer nação do mundo seria motivo de insuperável ignomínia.

Apesar disso, até hoje Lula da Silva não se dignou responder seu algoz, calando-se de forma a corroborar malfeitos e crimes que lhe são imputados, como se não tivesse a obrigação de se posicionar diante dos fatos.

O velho Romeu Tuma (já falecido) era descendente de sírios e delegado de polícia civil em São Paulo (concursado). Elegeu-se senador por aquele estado.

No livro Habeas Corpus, editado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (janeiro de 2011), é dito que o então delegado “participou ativamente na ocultação de cadáveres de militantes assassinados sob tortura”.

A íntegra deste artigo, do jornalista Marcio Acciolly, você confere no menu Opinião. Vale a pena!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

macarrao

É companheiro mesmo é Bornhaussen, Heráclito Fortes, Bob freire juntos pela nova política rsrsrsrsrsrs.

milton tenorio

KKKKKK....Companheiro de Sarney, Renan e Collor...tem que ser o que? mala sem alça...

R.Soares

LULA FOI,É E SEMPRE SERA O MAIOR IDOLO POLITICO DO BRASILEIRO, O RESTO E SO INVEJA

andre regidwitz

O autor do livro deu uma entrevista no roda-viva.É o tipo do cara que , se vc o vir numa calçada, atravessa para o outro lado da rua. Perfil LOMBROsiano. Comeu no prato de lula e depois cag...,

Adilson

RENAN e Ataufo, vão ler a Bíblia! Pelo menos irão conter um pouco o rancor que vocês carregam. Rancor faz mal ao coração e, coração doente mata. Talvez, quem sabe morram antes de nosso querido Lula.



12/03


2014

Repercute cobertura do Carnaval pela TV Nova Nordeste


















A TV Nova Nordeste, do comunicador Pedro Paulo de Carvalho Neto, surpreendeu quem parou para acompanhar a cobertura da Folia de Momo deste ano. A emissora, que passou a ser afiliada da TV Cultura em Pernambuco, mostrou o carnaval pernambucano para todo o país de maneira descontraída e, sobretudo, educativa.

Em São Paulo, por exemplo, a cobertura da TV Nova/TV Cultura chegou a alcançar o terceiro lugar na audiência na noite do domingo, ficando atrás apenas do Fantástico, da TV Globo, e do Programa Silvio Santos, do SBT.

''Nós nos preocupamos, além de mostrar os shows no Marco Zero, em explicar ao telespectador que não conhece o estado as nossas tradições e peculiaridades. Tivemos que ter aula com professores de História do Brasil. Muita coisa que falamos, acho que muitos pernambucanos nem sabiam'', afirmou a apresentadora Waleska Andrade.

A emissora pretende repetir o sucesso com a cobertura do São João, no próximo mês de junho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sandro Santos

esse pedro paulo é fera. como o cara consegue colocar vo carnaval de pernambuco para todo o brasil numa tv que é tucana. Show!!!!!


Prefeitura de Limoeiro

12/03


2014

Caruaru aciona vereadores acusados de corrupção



























JC Online.

A Comissão de Ética da Câmara de Caruaru começou, ontem (11), a notificar os dez parlamentares envolvidos na Operação Ponto Final, da Polícia Civil. Eles serão comunicados para apresentar defesas contra as acusações de prática de concussão, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os vereadores suspeitos terão 15 dias para protocolar as defesas. Eles também serão chamados pela comissão para prestar esclarecimentos. “A relatoria vai apontar se eles devem ser cassados ou não”, disse o presidente da comissão, Ricardo Liberato (PSC). O relator do caso é o vereador Marcelo Gomes (PSB).

A decisão da comissão deve vir em um único documento, mas citando os vereadores separadamente, e será entregue à presidência da Câmara de Vereadores, que deve por em votação no plenário.

O presidente do Legislativo Municipal, Leonardo Chaves (PSD), disse que ainda não foi notificado sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que deu o direito de retornar às atividades os cinco vereadores envolvidos na operação Ponto Final 2.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

12/03


2014

Famílias do semiárido receberão cisternas



























Agência Brasil.

Famílias dos nove estados do semiárido brasileiro vão receber cisternas para ampliar o acesso à água destinada à produção de alimentos e criação de pequenos animais. A Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) formalizaram convênio para a construção de seis mil unidades de cisternas do tipo calçadão e a mesma quantidade de cisternas do tipo enxurrada nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, Bahia, de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, e Minas Gerais.

De acordo com a Fundação do Banco do Brasil, serão usadas tecnologias sociais reaplicadas para captação de água da chuva. Os dois modelos de cisternas captam água da chuva, têm capacidade de armazenar até 52 mil litros de água e são construídas perto da casa das famílias.

A cisterna enxurrada deve ser instalada no caminho por onde passa a enxurrada, enquanto a calçadão é um pouco maior para captar água em áreas em declive.

A FBB e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) assina nesta quarta-feira (12), no município de Gravatá, no Agreste do Estado, o convênio que determina a execução do projeto nas 120 cidades que serão atendidas. Após a assinatura, haverá encontro com as entidades executoras para planejamento das ações de implantação das cisternas até o final deste ano.

Antes da instalação do reservatório, as famílias irão passar por capacitação para obter maior rendimento da água das cisternas para a produção de alimentos e a criação de pequenos animais. A identificação, mobilização e capacitação dos beneficiados, assim como a construção dos reservatórios e a assessoria técnica para os produtores ficarão sob a responsabilidade das entidades que foram habilitadas no edital do projeto lançado pela fundação em outubro do ano passado.

A parceria para a reaplicação das tecnologias sociais cisterna calçadão e cisterna de enxurrada faz parte do Programa Água Para Todos do Governo Federal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/03


2014

Eduardo da Fonte bate boca em comissão

O líder do Partido Progressista (PP) na Câmara dos Deputados, Eduardo da Fonte, acusou o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa, o paraibano Hugo Motta (PMDB), de desrespeitar o regimento interno do colegiado ao aprovar a convocação do ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades).

Neste momento, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Eduardo da Fonte discutem neste momento, cada qual fazendo a defesa do seu respectivo correligionário.
Cunha, inclusive, sugeriu que Eduardo da Fonte estaria contra a presença de Aguinaldo Ribeiro na comissão por este, segundo ele, ter desviado dinheiro público na Paraíba, seu estado de origem.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/03


2014

TSE reconduz Genaldi Zumba à Prefeitura de São João

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta quarta-feira (12), a recondução do prefeito e vice de São João, Genaldi Zumba (PSD) e José Costa, ao Executivo Municipal, cancelando, portanto, as eleições marcadas para o próximo dia 6 de abril.

A corte acatou o pedido de medida cautelar feito pela defesa do pessedista, face à decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que afastou o então prefeito do cargo sob a alegação de utilização de recursos não contabilizados, não declarados e de origem ilícita por parte do gestor.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha