Lavareda

06/06


2012

Coluna da quarta-feira

         Defenestrado e humilhado

A forma autoritária como o prefeito do Recife, João da Costa, foi rifado, ontem, pela executiva nacional do seu partido, não tem precedentes. Nunca na história um governante chegou a tal ponto de humilhação. João não teve sequer o direito de ver o pedido de homologação da sua candidatura sendo colocado em votação, como ficou acertado.

Dez minutos antes, foi chamado pelo presidente do partido, Rui Falcão, para receber a sentença de morte: a intervenção na executiva municipal e em seu lugar o nome de Humberto Costa para disputar a Prefeitura.

Sem saída, usou apenas 10 minutos do início da reunião para comunicar que não aceitaria as regras do jogo e abandonou o recinto. Numa reunião anterior, as tendências CNB e Articulação de Esquerda, que articularam a derrocada do prefeito, minaram as chances de João da Costa.

Mesmo se a pauta inicial – a homologação da sua candidatura – viesse a ser posta em votação, ele seria esmagado. Dos 16 integrantes da executiva nacional presentes ao encontro, 14 estariam dispostos a derrotar o prefeito, que só teria dois votos.

Diante disso tudo, só resta a João da Costa deixar o PT e buscar um candidato para apoiar. Se quiser continuar peitando o seu partido.

O DEDO DE DIRCEU- Ninguém havia entendido a presença entusiasmada na reunião do PT ontem em São Paulo do ex-ministro José Dirceu. Integrante da corrente CNB e membro do Diretório Nacional, Dirceu passou o dia de ontem, na verdade, articulando a candidatura do senador Humberto Costa. Chegou a garantir que, no caso de João da Costa recorrer ao diretório nacional para derrubar a decisão da executiva, levaria o DN a derrotá-lo.

A vingança de Marta - A senadora Marta Suplicy chegou a dar uma mãozinha ao prefeito João da Costa, ontem, em São Paulo, prometendo reverter votos contra ele na executiva nacional. Tudo, vale a ressalva, para se vingar do ex-presidente Lula, que impôs em São Paulo a candidatura do ex-ministro Fernando Haddad, quando ela lidera todas as pesquisas.

 

 

 

No meio da escuridão - João da Costa chegou tão atordoado em São Paulo com as notícias de que seria degolado pela executiva nacional do PT que se esqueceu de locar um carro para se deslocar na cidade. Resultado: ao sair da sede petista, numa rua esquisita e sem movimento, teve que andar na chuva e na escuridão a procurar de um taxi. E não foi fácil encontrar uma condução.

Razão da cautela - O prefeito João da Costa sabe que perde em qualquer instância do PT se recorrer à decisão da executiva nacional. Por isso, a cautela, ontem, ao afirmar que não saberia qual rumo tomar para continuar enfrentando na justiça as forças que atropelaram o seu direito de disputar a reeleição. Ferro foi mais claro. Disse que, se depender dele, apelará a todas as instâncias.

Sem comentários - O presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, foi o último a chegar ao encontro da executiva nacional em São Paulo. Aterrissou na sede do partido exatamente às 20h30m sem saber o resultado da reunião, já de amplo conhecimento público. Disse que não estava sabendo de nada, porque estava a bordo, no voo de Brasília para a capital paulista. Ah, bom!

 

CURTAS

SEM INTERVENÇÃO– O coordenador da CNB, Francisco Rocha, o Rochinha, desafiou o prefeito João da Costa a manter a versão de que houve, na verdade, a decisão pela intervenção no diretório do Recife. “Não houve intervenção, mas uma decisão política, de afastar os dois candidatos – Rands e João – para escolher um terceiro nome”, afirmou.

COMUNICADO– Rochinha disse, ainda, que comunicou ao prefeito e ao deputado Maurício Rands, há 15 dias, a decisão do PT nacional de lançar mão de um terceiro nome para entrar na disputa. “Nós nos convencemos que tanto Rands quanto João se inviabilizaram”, afirmou. Rochinha é uma espécie de porta-voz de Lula.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – A qual instância João da Costa vai recorrer hoje, depois que ouvir seus advogados?

''O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução''. (Provérbios 1:7)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

A verdade

PEÇA PARA JOÃO DA COSTA EXPLICA COMO PESSOAS FALECIDAS VOLTARAM NELE, DURMA COM UMA BRONCA DESSA

A verdade

QUERO SABER COMO JOÃO VAI SE EXPLICA AS DIVIDAS DA PCR, JA ULTRAPASSOU O LIMTE VAI TER MUITO O QUE SE EXPLICA AS CONTAS PUBLICAS E CADE O PREMIO DO OP EM,NÃO VIR NADA ATE AGORA

A verdade

JOÃO DA COSTA AGORA QUE SER UM SANTO DE PAU OCO, POR FAVOR E MARTA É UMA COISA, VELHO ISSO É O QUE DAR SE JUNTAR A Marta Suplicy UMA SEM NOÇÃO, ESSA MULHER PARECE MAIS O CAPETA....

isabela

Meu Deus, ainda tem uem defenda esse povo do PT. Isso é lá gente.

BRUNO

que nojo da o pt e sua quadrilha a começar por esse ex presidente mentiroso, espero q o povo pague por todas as burradas que tem cometido votando nessa gente

milton tenorio

Tua leitura é boba Wellington, é babaca , não se sustenta...Papo besta de direita e esquerda...Isso acabou...É tudo profissional da política , cabra besta!

João Paulo

Wellington Antunes, esse cara que você defende é um BANDIDO. Você sabe disso.

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

O tempo é o senhor da razão, o PT se fufu !!!

E o povo é que não pode ser prejudicado. Já Basta.

lamentavelmente fadada à derrota, portanto, nobre prefeito, faça uma reflexão profunda, pois desde do seu ingresso de goela abaixo, e da forma que está sendo gestor, sua saída também parece que será de goela abaixo. Quando a cabeça não pensa o corpo padece.

com quem lhe propiciou ser prefeito, o que foi uma falta completa de habilidade política, por que terminou se isolando e como política é dinâmica, JP e Humberto se juntam e deu no aque deu. Lamento muito, pois o povo que acreditou em JC não pode se colocado em segundo plano, e sua candidatura

Kassio Santos

Vamos com João da Costa. Acabou o tempo da ditadura...

pleteiar a Prefeitura do Recife, teriam que ir para o bate chapa com J da Costa, e preferiram recuar e apoiar, pois o comandante no momento era João Paulo, e João da Costa foi eleito no primeiro turno.Só que esqueceu que política se faz agragando e não teve a preocupação em agragar, e pior romper

Quem lembra em 2007, o atual prefeito João Paulo colocou de goela abaixo o João da Costa, que tenho muita admiração pelo profissional, não pelo político, e Humberto Costa, Maurício Rands e outros que poderiam ser candidatos à sucessão de JP não foram levados em consideração, pois se desejassem

joao carlos da silva

Fala Fina não tem nenhuma legitimidade como candidato pois foi derrotado juntamente com Mauricinho traidor dos aposentados. Uma vergonha esse PT.

joao carlos da silva

João da Costa é homem e como homem não resta outra opção a não ser sair desse partido de ditadores, concluir sua gestão na PCR e procurar um candidato na oposição para apoiar e derrotar o traidor Fala Fina.

joao carlos da silva

O governador muito vivo, acabou com o PT em PE. No entanto errou feio ao escolher Fala Fina como candidato. Fala Fina é perdedor contumaz e vai perder novamente. O Governador esqueceu apenas que o povo do Recife não é besta e lhe dará resposta.

roberto lima

O mentor intelectual de tudo parece ter sido o governador.Foi coisa de profissional. As respostas virão com o tempo.

Roberto Teixeira

Não resta dúvidas que grande parte de votos petistas irão migrar para a oposição, e como a revolta ultrapassa os limites do partido, é provável que o desfecho da crise contribua para mais eleitores antes simpatizantes procurem opções nos quadros adversários.

Saulo Alves

E Sarney , Renan,Jader e outros representam que direita? Para de sentimentalismo e usa tua massa cinzenta, para de baixar o nível pois vc parece estar desesperado. Wellington!

Saulo Alves

Esse debaixo deve ter uma portaria no gab. Do candidato BiôNico.kkkk

Wellington Antunes

Dá-lhe Humberto!!! outra surra semelhante aquela que estes reacionários engoliram para o senado em 2010

Wellington Antunes

Esses daí de baixo, para serem coerentes com o que escrevem, deveriam ir para o PSTU e PSOL. Estão feito o milton escrevendo babaquices??? Criticam a política de alianças mais à direta e vota na direita reacionária por debaixo dos panos, a direita nojenta que os recifenses conhecem na palma da mão.

Saulo Alves

Welington agora é Vidente. Rrsrsrsrsr

Saulo Alves

Mais uma vez vc errou o Senador fala fina levou uma Lapada de Armando Monteiro.

Wellington Antunes

As viúvas de Serra que frequentam esse blog estão todas atordoadas.João da Costa era o queridinho dessa cambada toda,o candidato ideal para perder a eleição e agora já sabem de antemão que são mais oito anos fora da PCR.Dá-lhe Humberto outra surra daquelas que eles engoliram para o senado em 2010

Saulo Alves

E o que dizer sobre a lua de mel de Lula e Sarney? Para de falar besteira Wellington pois na política delles o interesse é Delles!!!

Wellington Antunes

Então Milton, continua dizendo que Humberto vai perder, foi assim que vc fez na eleição passada, passou o ano todo profetizando aqui no Blog do Magno que ele ia perder a disputa para o senado e no final Humberto foi eleito. Vai fica jogando praga, pois praga de urubu tu sabe muito bem aonde pega

Wellington Antunes

Só mesmo um lunático imagina Fernando Ferro, Oscar Barreto, Osmar, Tereza Leitão, vereador Jairo Brito e centenas de outros militantes históricos no palanque de Mendonça Filho.

Wellington Antunes

Miton, não fique estressado, já tomou seu remédio hoje que vc pegou grátis no Programa Farmácia Popular de Dilma? Apenas reitero: é muita babaquice defender que João da Costa, um histórico militante esquerda, se junte a um direitista como Mendonça Filho.

Miguel Maia Arrais

lula Babá e quadrilha agora têm um baita candidato: HBC (Humberto Biônico Calabar).

Ramon De Oliveira Gomes

JC conseguiu a proeza de se indispor c/ todo mundo, agora colhe os frutos de sua política desastrosa. Acho que existem duas teorias: ou ele é honesto demais e ñ deixou ninguém "comer" ou quis "comer" tudo sozinho, tudo hj é bussines. Lembrem de Celso Daniel. Política ñ é lugar pra gente séria...

LAURO SOUSA

COMPLETANDO: Aos vencidos a readaptação à nova realidade.

LAURO SOUSA

JC, JP, FALAFINA, DUDU, DIRCEU, LULA e todos os que vivem de cargos comissionados ESTAVAM defendendo seus espaços. QUEM TEM MENOS FORÇA leva a pior - é claro!! E Magno aproveitou ao máximo a oportunidade de POTENCILIZAR o blog. O que soube fazer com competencia. Aos vencidos a readaptação à nova rea

LAURO SOUSA

Que me perdoem os CIENTISTAS POLÍTICOS que comentam no blog. Se a política é um jogo de interesses, se a política é a disputa por fatias de poder; ninguém DEVE - por óbvias questões - FAZER O JOGO DO ADVERSÁRIO! Nessa NOVELA JC X PT não há ERRADOS!

Crisóstomo Menezes Lima

É COMPANHEIROS, EU GOSTARIA QUE FOSSE JOÃO PAULO, MAS, QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO, VAMOS DE HUMBERTOO COSTA MESMOS.

milton tenorio

Cinicos e covardes é o que são Altamir..REcife mais uma vez não votará nesse cara..

josival Coelho de Amorim

Sabe porque o JC saiu atordoado, na chuva e em plena escuridão? -Ele acabava de sofrer um assalto à mão desarmada.

altamir jose bezerra rodrigues

Os caras estão dizendo agora que a gestão é boa,o problema foi político,quanto cinismo,cara de pau,é como se fosse todo mundo burro,espera pra vê,sanguessuga não fica nem em segundo,o cara não tem,carisma,é ruim de voto,já perdeu 7 majoritárias,e defende tudo que é bandido,se arrobaram de vez.

altamir jose bezerra rodrigues

Milton,eles são tão caras de paus que chamam uns aos outros de companheiros,que vergonha,tenho vergonha hoje de mim mesmo,que votei a vida toda,nessa bandidagem,nessa quadrilha,recife dará o troco nas urnas.

José Cláudio Soares de Oliveira

João da Costa, procura outra opção, não te curvas as manobras do palácio e dos golpistas do PT. Tu foste lesado, achincalhado, ridicularizado e zombado. Humberto ainda tem a petulância de falar em democracia, mais pode uma coisa dessas -

José Cláudio Soares de Oliveira

... João da Costa, procura outra opção, não te curvas as manobras do palácio e dos golpistas do PT. Tu foste lesado, achincalhado, ridicularizado e zombado. Humberto ainda tem a petulância de falar em democracia, mais pode uma coisa dessas -

José Cláudio Soares de Oliveira

Que Ptezinho safadinho gente! E esse Rochinha, parece mais que veio da rocinha. Ora, ter a cara de pau de dizer que não houve intervenção – há, não foi bem intervenção, foi GOLPE MESMO, HUMUILHAÇÃO, SACANAGEM, SAFADEZA... João da Costa, procura outra opção, não te curvas as manobras do palácio e dos

José Cláudio Soares de Oliveira

Que Ptezinho safadinho gente! E esse Rochinha, parece mais que veio da rocinha. Ora, ter a cara de pau de dizer que não houve intervenção – há, não foi bem intervenção, foi GOLPE MESMO, HUMUILHAÇÃO, SACANAGEM, SAFADEZA... João da Costa, procura outra opção, não te curvas as manobras do palácio segue

milton tenorio

COMPANHEIRO JOAQUIM FRANCISCO...KKKKKKK..Wellington COMPANHEIRO de JF..KKKKKKK

milton tenorio

..No entanto, porralouca são os aloprados que tem todos esses como COMPANHEIROS...Faltou também o COMPANHEIRO Joaquim Francisco, que vcs elegeram Senador da República e o COMPANHEIRO Inocêncio Oliveira..Se ligou agora neném?!

milton tenorio

..é aliado de Eduardo..Tu esquece que Sarney antes chamado de bandido por Lula é COMPANHEIRO de Lula e o PT..Assim como Sarney tem COMPANHEIROS como Renan, Collor e JAder BArbalho...Babaca é tu Cara!

milton tenorio

É mesmo Wellington?! Babaquice é tua cara...Tu esquece que Lula chegou em Recife e chamou por duas vezes Severino Cavalcanti o MENSALINHO de meu COMPANHEIRO..Tu esquece que JArbas foi convidado ao PAlácio essa semana por Eduardo CAmpos...Tu esquece qu CAdoca, antes aliado e escudeiro de Jarbas..

João Paulo

João da Costa, sabe que tem apunhalou primeiro pelas costas? Nada mais nada menos que esse canalha que está Governador de Pernambuco, o mais safado, covarde e rasteiro dos políticos pernambucanos. Você ainda continuará apoiando esse malversador?

João Paulo

A melhor definição para Pedro Eugênio: "Um Cabra Safado".

João Paulo

João da Costa, saia fora dessa Organização Criminosa chamada PT. Seja homem, honre seus brios, especialmente a dignidade que seu pai lhe deu, e não caia na besteira de apoiar esse BANDIDO chamado HUMBERTO BOSTA, o pior SANGUESSUGA de dinheiro público já nascido em Pernambuco.

João Paulo

O PT é um Partido de Bandidos. Esta é a melhor definição que pode ser dada a essa organização encabeçada por Lula, José Dirceu, Humberto Costa e tantos outros quadrilheiros, que arquitetam constantemente o mal de pessoas e da nação. O Brasil está nas mãos de bandidos que precisam ser detidos.

Wellington Antunes

As viúvas do PSDB e os reacionários de plantão estão todos assanhados, pois queriam João da Costa candidato porque era ele o candidato do sonho das oposições, o queridinho da direita nojenta e reacionária. Agora estão todos perdidos feito um bando de baratas tontas.

Wellington Antunes

Milton, enxergue-se,que proposta mais babaca essa sua, a de João da Costa sair do PT e apoiar Mendonça Filho. Sai do mundo da lua cara. João da Costa não estava só, ao lado dele existe um grupo,uma militância, e sonhar com João da Costa o lado de Mendonça,só na tua cabeça mesmo.Quanta porralouquice!

Ednaldo Ferreira

Se João da Costa era ruim, Humberto é pior.

adalberto ribeiro

Se joao da costa for macho, vai dar o troco aos seus algozes do PT. Mas, se tiver telhado de vidro, vai botar o rabo entre as pernas

altamir jose bezerra rodrigues

Eles são tão covardes,que é capaz de fala fina desistir,e arrumarem outro engodo,o povo do recife é politizado e votará contra essa quadrilha.

altamir jose bezerra rodrigues

Afinal eles não precisam dos nossos votos,quando acochar,peguem o avião e vão a SP,pedir votos a 15 paus mandados,sem carater,joão da costa você merece hoje a admiração e respeito do recifense.enquanto esses golpistas só merecem desprezo,nada mais,bando de golpistas.

altamir jose bezerra rodrigues

Isto é uma vergonha,o cara é o prefeito,lidera todas as pesquisas com 36%,ganhou duas prévias,mais mesmo assim cassram todos seus direitos,em prol de um candidato que já perdeu 7 majoritárias,golpe puro,sujo,por isso mesmo convoco desde já todos que admiram JC a votarem contra.

FRANCISCO EDUARDO A. M. CAVALCANTI

A mudança de conduta e de efetividade de JC aconteceu tarde demais. Caso continue guerreiro como se mostrou nos últimos meses e agregue a gratidão, certamente terá êxito em sua candidatura a Deputado Federal em 2014.

FRANCISCO EDUARDO A. M. CAVALCANTI

Diante de mercadorias novas, mas ja vencidas, acredito que HC se apresenta, independentemente da forma como se consolidou sua candidatura, como a melhor opcao para o nosso Recife.

FRANCISCO EDUARDO A. M. CAVALCANTI

Em se tratando de política, 48 horas sao suficientes para que tudo volte a normalidade. Em breve teremos JC pedindo votos para HC. Nao restam duvidas de que os opositores de HC nao apresentam qualquer grau de competitividade, exceto Raul Henry, que e um excelente quadro.

FRANCISCO EDUARDO A. M. CAVALCANTI

Inobstante a legitimidade de JC pleitear a reeleição, a "criatura" nao conseguiu superar o "criador". A gratidão e algo que jamais pode deixar de existir.

severino ramos rodrigues

ou nao vote em golpista vote em

severino ramos rodrigues

vai aqui um slogan para os canidados em outubro nao vote em canidato bionico vote em paulo rubem,mendoncinha,raul henry qualquer outro

severino ramos rodrigues

exmilitantes do ex pt vamos nos unir para derrotarmos o general humberto bosta e os saldados jurandir liberal,sinesio,mucio magalhes e eustaquio nao merecem nosso voto sao pau mandado dos generais de pe

Aldenize

Aqui se faz, aqui se paga, João da Costa queria o poder só pra ele, cuspiu no prato que comeu traindo João Paulo, agora está se afogando na sua sede de poder.

Saulo Alves

É Paulo Ruben!!!

Saulo Alves

O PT terá seu primeiro candidato Biônico. Kkkkkkk

severino ramos rodrigues

os generais de 64 sao fichinhas perto desses bandidos do pt imagine essa quadrilha com as armas joao da costa ja estaria preso ou exilado sao um bando de golpista e pegam o canidato mais derrota da historia resente de pernambuco como garantia de vitoria duema com uma dessa

luiz duarte

nunca fui PT...porém, voto em João da Costa para prefeito do Recife por qualquer partido

Saulo Alves

H U M B E R T O O B I Ô N I C O !!!!!

milton tenorio

O Biônicão vai levar uma lapada das urnas..A não ser que o candidato seja João PAulo..Não duvido de mais nada nesse partido de trairas....

Saulo Alves

Inicia hoje uma campanha "Paulo Ruben Prefeito"

milton tenorio

O PT do Recife é hoje o que há de mais podre na política..Traição e traiçaõ..Junho é sempre o mês das traições...E o PT superou a todos nesse quesito.Nunca visto na Provincia...Que vergonha! JC , saia desse partido e apoie Mendonça Filho...

milton tenorio

A ditadura acabou e o PT acaba de reedita,bem disse o Deputado Mendonça Filho, o PT arrumou um candidato biônico...Recife não se curvará a biônico nenhum...


ALEPE

Confira os últimos posts



23/11


2020

Homem-forte de Geraldo acusado de superfaturar Covid

EXCLUSIVO

Relatório oficial do Tribunal de Contas do Estado (TCE), juntado nos autos do inquérito policial da Operação Antídoto da Polícia Federal, mostra que a gravidade das contratações sem licitação da Prefeitura do Recife (PCR) na covid-19 é muito maior do que já foi divulgado pela imprensa. Segundo a documentação oficial, as compras para a covid-19 autorizadas por Felipe Soares Bittencourt, diretor de Finanças da PCR, chegam a ter alegados superfaturamentos de 1100% (mil e cem por cento) em alguns dos itens nas compras emergenciais sem licitação. 

Felipe Soares Bittencourt está afastado da Prefeitura do Recife (PCR) por ordem da Justiça Federal, por suspeita de corrupção, em medida cautelar. O prefeito Geraldo Júlio (PSB), entretanto, não o exonerou do cargo em comissão que ocupa, apesar dos escândalos. Nos bastidores, Felipe Soares Bittencourt é apontado como homem-forte de Geraldo Júlio nas compras da saúde. 

Segundo o relatório do TCE da dispensa emergencial 123/2020, Felipe Soares Bittencourt comprou sem licitação o item 23 por R$ 42,89 da empresa Facimed Comércio. A Prefeitura de Catende, no mês de julho de 2020, comprou o mesmo item 23 por apenas R$ 3,86 com a mesma empresa Facimed Comércio. Ou seja, segundo o TCE, Felipe Soares Bittencourt teria autorizado uma compra sem licitação por um preço 11 vezes maior do que a mesma empresa fornecedora entregava, no meio da pandemia, para outras prefeituras do interior de Pernambuco. 

Segundo o relatório do TCE, o "pulo do gato" para esta compra supostamente superfaturada foram as pesquisas de preços que a gestão de Geraldo Júlio (PSB), através de Felipe, fazia antes das compras. As pesquisas eram deficientes e mal feitas, segundo os auditores do TCE. 

"A Secretária de Saúde de Recife alegou a escolha dos fornecedores por ter obtido a proposta mais vantajosa para o serviço público com a pesquisa de preços realizadas, no entanto, não realizou cotações em banco de dados de preços públicos, em que poderia ter observado preços mais razoáveis. Observa-se que alguns itens tiveram a cotação de apenas duas empresas", dizem os auditores do TCE. 

Em grande parte das compras emergenciais sem licitação, Felipe Soares Bittencourt está sendo acusado de suposto superfaturamento das compras. Em outros dos itens da dispensa emergencial 123/2020, os superfaturamentos variaram entre 103% e 348%, segundo o relatório do TCE. 

"Observou-se que Felipe Soares Bittencourt, Diretor Executivo de Administração e finanças, responsável pela assinatura do Relatório Descritivo da Dispensas 123/2020, com pesquisa de preços insuficientes e composta por propostas antieconômicas para a Administração, já que todas as propostas selecionadas encontravam-se com indicativo de sobrepreço, 103,39%, para os itens 02, 03 e 04; 87,02%, para os itens 06 e 07; 68,01%, para o item 10; 348,23% para o item 15; e 1.111,14% para o item 23, no âmbito da Dispensa 123/2020, quando deveriam identificar que os referidos itens foram contratados com indícios de valores superiores aos de mercado", demonstraram os auditores do TCE, no relatório oficial. 

Nesta dispensa emergencial 123/2020, também foi contratada a empresa Saúde Brasil, alvo da Operação Antídoto da Polícia Federal. A empresa recebeu R$ 81 milhões sem licitação, em compras com participação de Felipe Soares Bittencourt. Segundo reportagem do Jornal do Commercio, esta empresa Saúde Brasil tinha como sócia uma faxineira, ou seja, suposta "laranja" dos verdadeiros donos. 

Nos bastidores, se comenta como quase certa uma nova fase de operação da Polícia Federal sobre a Prefeitura do Recife (PCR), até a próxima sexta-feira (27), desta vez com prisões preventivas, pela gravidade de novas provas encontradas pela Polícia Federal. Já Felipe Soares Bittencourt segue afastado do cargo em comissão na PCR por decisão judicial e proibido de entrar no prédio da Prefeitura.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

23/11


2020

Fake news atinge jornalista ilibada e competente

Hoje pela manhã, li no Diário de Pernambuco informações sobre a investigação de possíveis funcionários fantasmas no gabinete de Marília Arraes. Acredito que a candidata poderá fazer sua defesa e contestar, como lhe garante a democracia. Porém, me sinto na obrigação de sair em defesa de uma colega citada no processo. Trata-se da competente jornalista Mônica Crisóstomo, passagens por Diário de Pernambuco e Jornal do Commércio.

Mônica é uma profissional experiente, de grande caráter e extremamente trabalhadora. A acusação que lhe foi feita é a de ter, na época, dois empregos, conciliando a Câmara Municipal do Recife com a Fundação Joaquim Nabuco. É extremamente comum, para os profissionais de assessoria de imprensa, ter mais de um cliente. Com o advento da internet, a presença física não se faz mais indispensável em nenhuma redação. 

Eu mesmo, no blog, trabalho remotamente usando celular e notebook. Quero, em nome da equipe do blog e de muitos amigos com os quais conversei hoje, prestar minha solidariedade a Mônica Crisóstomo, injustamente atingida em meio a toda essa turbulência política.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

23/11


2020

Ministério atende pleito de Gilson em prol de Pernambuco

Na manhã de hoje, o Ministério da Infraestrutura publicou o edital de duplicação da BR-423, entre os trechos de São Caetano/PE e Lajedo/PE, no Agreste Pernambucano. A pasta tem realizado ações para implementar a usabilidade da rodovia, que é utilizada por cerca de 17 mil veículos todos os dias. 

O pleito de duplicação da estrada, foi demandado pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas, em reunião na sede da Agência em Brasília, onde destacou a importância dessa rodovia para todos os que vivem na região, uma vez que a estrada faz a ligação para Caruaru/PE e passa pela principal via do estado, a BR-232.

Já foram destinados R$ 10 milhões para a elaboração do projeto de duplicação, de acordo com o DNIT. O trecho, que possui cerca de 80 km de extensão, deverá ter os serviços iniciados já em janeiro de 2021. O Lote 01 está compreendido entre o município de São Caetano (BR-232/PE com a BR-423/PE) (km 18,20 – SNV) até a cidade de Lajedo/PE, km 60,00. As propostas deste Regime Diferenciado de Contratação (RDC) serão abertas no dia 14 de dezembro de 2020, com o objetivo de acelerar o processo de duplicação. O valor estimado para o investimento é de R$ 256.858.439,66 (duzentos e cinquenta e seis milhões, oitocentos e cinquenta e oito mil quatrocentos e trinta e nove reais e sessenta e seis centavos). 

A BR-232 também foi citada na reunião como uma prioridade, já que é considerada a espinha dorsal viária do estado, com mais de 552 km de extensão, ligando a capital ao sertão pernambucano. “Manter essa pista em condições é de vital importância para o tráfego do estado, já que é a mais importante via que liga a capital com o interior, com um fluxo diário de mais de 47 mil veículos, de acordo com a Policia Rodoviária Federal” destacou o presidente Gilson. 

Ainda no encontro, Gilson apresentou as dificuldades de infraestrutura em locomoção no Arco Metropolitano, via que liga o Norte e o Sul da Grande Recife. A obra, que foi licitada pelo estado em 2012, não obteve conclusão, sendo entregue para responsabilidade do Governo Federal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

Vice de Marília conversa com ambientalistas

Na manhã de ontem, João Arnaldo (PSOL), candidato a vice-prefeito de Marília Arraes (PT), esteve no Sítio da Trindade, na Zona Norte do Recife. João conversou com representantes do Instituto Casa Amarela Saudável e Sustentável. Dani Portela (PSOL), vereadora eleita do Recife, também compareceu ao encontro.

O grupo de ambientalistas entregou uma carta a João Arnaldo com uma série de apontamentos e reivindicações para o Sítio da Trindade. Um dos pontos apresentados é a criação de um museu com os achados históricos do local. Outras demandas para o espaço, um dos poucos locais públicos com área verde no meio do centro urbano, também foram apresentadas.

O Instituto reclama que há poucos serviços disponíveis utilizando o Sítio como equipamento de promoção da saúde e atividades físicas. O grupo também quer transformar o Sítio da Trindade em um polo de educação ambiental permanente. "É preciso pensar nesse parque do Sítio da Trindade como o coração da Zona Norte, mas integrado às comunidades do entorno, com a população dos morros que cortam o bairro", defendeu Dani Portela.

"A gestão do PSB tem praticado essa política de acabar com os espaços públicos e gerir apenas os que eles criaram. O povo quer uma gestão popular e participava. Essa vontade de mudança tem deixado a atual gestão desesperada", afirmou João Arnaldo.

"Compromisso de luta não é compromisso de eleição. Ganhando ou perdendo a eleição, é preciso defender os espaços para o povo do Recife. Nosso compromisso na Prefeitura, ganhando a eleição, é garantir, na primeira oportunidade, a criação de um conselho gestor no Sítio da Trindade. A prefeitura precisa ser um espaço de escuta para entender qual o melhor uso dos espaços públicos. Uma conversa ampla com a população", argumentou o candidato a vice-prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

23/11


2020

Panfletos contra Marília são distribuídos na porta de igreja

Dois panfleteiros foram flagrados, na noite de ontem, nas proximidades de uma igreja evangélica distribuindo material apócrifo com calúnias contra a candidata a prefeita do Recife pelo PT, Marília Arraes. Em tom apelativo, panfletos traziam a mensagem "Cristão de verdade não vota em Marília Arraes", com uma série de ilações. Chama atenção que folders da campanha de João Campos (PSB) estavam sendo distribuídos em conjunto, com dizeres positivos sobre o prefeiturável: "A esperança que acolhe e transforma".

Este tipo de ação contra a candidatura de Marília vem sendo vista com maior intensidade pelo menos desde a quinta-feira passada (19), quando cartazes foram espalhados pela cidade em tom pejorativo e difamatório sobre lideranças do Partido dos Trabalhadores e a candidata a prefeita do Recife pela legenda.

A atitude gerou protestos de nomes conhecidos do PT em Pernambuco, a exemplo da deputada estadual Teresa Leitão: "Hoje foi o dia em que o PSB de João Campos foi para as portas das Igrejas negar o que, certamente, está nos estatutos do partido. Em nome da disputa eleitoral distribuem panfletos com ataques fundamentalistas, misóginos e inverídicos. Carluxo vai contratá-los", disparou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

Crivella e Campos jogam sujo para tentar reverter derrota

Por Ricardo Noblat, da revista Veja

É assim por toda parte, aqui e no exterior, quando o fantasma da derrota bate à porta dos candidatos na reta final da campanha. Eles apelam para qualquer coisa, de preferência a mentira, como derradeira arma para impedir a vitória dos adversários.

A seis dias do segundo turno, a disputa em São Paulo parece uma guerra travada por monges piedosos desprovidos de armas letais se comparada com o que ocorre de maneira particularmente dura em pelo menos duas capitais: Rio e Recife.

Campeão nacional de rejeição entre os candidatos a prefeito das maiores cidades do país, Marcelo Crivella (Republicanos) mandou distribuir no fim de semana 1,5 milhão de panfletos impressos em uma gráfica do Rio com pesadas acusações a Eduardo Paes (DEM).

Acusações que, de fato, não passam de fake news. Crivella diz que Paes é a favor da legalização do aborto, da liberação do consumo de drogas e do uso do “kit gay” para educar alunos da rede municipal. “Kit gay” foi invenção de Bolsonaro na eleição de 2018.

A mais recente pesquisa Datafolha conferiu a Paes 71% das intenções de voto contra 29% de Crivella. Só entre os evangélicos, Crivella, bispo da Igreja Universal, ainda vence Paes. O apoio de Bolsonaro será incapaz de salvá-lo de uma derrota humilhante.

Nada indica que uma derrota por diferença gigantesca esteja no radar de qualquer dos candidatos a prefeito do Recife que restaram no páreo – João Campos (PSB), bisneto de Miguel Arraes que governou Pernambuco três vezes, e Marília (PT), neta.

Mas Campos, herdeiro do pai Eduardo, que governou o Estado e morreu em um acidente aéreo em 2014 quando concorria à presidência da República, foi ultrapassado pela prima nas pesquisas e 10 pontos percentuais separam os dois.

A luz vermelha acendeu para Campos. E a saída encontrada por estrategistas de sua campanha foi desqualificar Marília. Na propaganda de televisão, ela foi acusada de ser contra a Bíblia. Em panfletos apócrifos, de ser pau mandado do PT.

A justiça proibiu Campos de questionar a religiosidade de Marília, católica, e que ontem ganhou o apoio de 13 igrejas evangélicas. Quanto à suposta subserviência de Marília ao PT, nada fez nem poderia fazer. É uma acusação política. Ela que se defenda.

O antipetismo no Recife é forte, e nisso Campos joga sua última cartada. Acontece que ele e o PSB sempre foram aliados do PT. Estiveram juntos na campanha por Lula livre e Fernando Haddad presidente. Juntos, ainda governam Pernambuco.

Do primeiro para o segundo turno, Campos não conquistou novos apoios e viu Marília crescer no eleitorado que votou nos candidatos da direita – Mendonça Filho (DEM) e a Delegada Patrícia (Podemos), avalizada por Bolsonaro em live no Facebook.

Esta semana, 3 pesquisas de intenção de voto darão uma ideia de como vai o humor dos recifenses. Ou Marília ampliará a vantagem sobre Campos ou assistiremos, domingo, a uma apuração dramática de votos. A primeira hipótese parece mais provável.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

MPF investiga Paulo por decreto que reduz transparência

O Ministério Público Federal (MPF) instou o Governo do Estado de Pernambuco a prestar esclarecimentos a respeito da edição do Decreto Estadual 49.707/2020. A norma revoga parágrafo do Decreto Estadual 32.539/2008 – que dispõe sobre a modalidade eletrônica de pregão no estado – e dispensa a necessidade de publicação de íntegra do edital de licitação no Diário Oficial. A informação está no site oficial da Procuradoria da República em Pernambuco. 

O documento foi expedido no âmbito de inquérito civil que apura a possível ausência de transparência nos gastos para o combate à covid-19 por parte do estado de Pernambuco e do município do Recife, com recursos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e oriundos do Fundo Estadual de Saúde. Os ofícios, assinados pelos procuradores da República em Pernambuco Cláudio Dias e Silvia Regina Pontes Lopes, foram encaminhados ao governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

De acordo com o MPF, a justificativa apresentada para a publicação do Decreto Estadual 49.707 foi a simetria com o Decreto Federal 10.024/2019, que regulamenta o pregão eletrônico na esfera federal e que, conforme alegado, não teria previsto a necessidade do aviso de edital. 

No entanto, os procuradores da República entendem que a Constituição Federal, as normais gerais de licitação e contratos, a legislação federal que disciplina o pregão e o próprio decreto federal consideram imprescindível a publicação em Diário Oficial e no site do órgão ou da entidade promotora da licitação, inclusive no caso de utilização de recursos federais por parte dos estados.

O MPF provoca o governo de Pernambuco para que apresente, no prazo de dez dias, as justificativas fáticas e jurídicas que possibilitaram a edição do Decreto Estadual 49.707/2020. 

Em junho, o MPF ajuizou ação civil pública contra o Estado de Pernambuco, União e três organizações sociais da área de saúde para que seja dada transparência nas despesas realizadas no enfrentamento da pandemia da covid-19 com recursos oriundos do SUS, em observância à Lei de Acesso à Informação (Lei 15.527/2011) e à Lei de Regime Especial da Covid-19 (Lei Federal 13.979/2020).

Também em junho, o MPF, por intermédio do procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei Complementar 425/2020 do Estado de Pernambuco. A norma trata de procedimentos para contratações necessárias à prevenção e ao combate à pandemia do novo coronavírus no Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

Ex-vereador Maré Malta morre vítima de infarto

O policial federal e ex-vereador do Recife Mareval Malta faleceu, na manhã de hoje. Maré, como era conhecido, tinha 49 anos e foi vítima de um infarto durante a madrugada. De acordo com assessoria, Maré dormiu bem na noite anterior, mas não respondeu a esposa que tentou acordá-lo na manhã desta segunda-feira. O policial deixa esposa e dois filhos de 13 e 15 anos. As informações são do JC Online.

De acordo com o sindicato da Polícia Federal, o velório do policial será hoje no Morada da Paz, na Capela VIP, das 14 às 18 horas. A cremação também será no Morada da Paz às 18h30.

Mareval foi vereador suplente do Recife por dois mandatos pelo PSD, sendo o primeiro em 2011 até 2012 e o segundo em 2013 até 2016.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

Anderson Ferreira reforça apoio à Marília em vídeo

O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), publicou, hoje, em suas redes sociais, um vídeo em apoio à candidatura de Marília Arraes (PT) no Recife. Uma grande liderança do eleitorado evangélico, ele falou sobre as fake news contra a prefeiturável. 

"Anunciei meu apoio à candidatura de Marília Arraes no segundo turno por entender ser o melhor para o Recife, mas nos últimos dias, o desespero tem tomado conta dos adversários. Uma verdadeira campanha de ódio, buscando dividir o Recife através de fake news e chegando ao absurdo de tentar manipular a fé das pessoas", disse Anderson.

"Esse é o retrato da inexperiência, do despreparo e da imaturidade do candidato do PSB, mas o Recife vai saber escolher o seu caminho. Um caminho de paz e de unir todos para enfrentar o atraso dos últimos oito anos. É preciso respeitar as mulheres e o Recife", concluiu o prefeito reeleito de Jaboatão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Ele vai trazer os eleitores de Jaboatão para votar no Recife kkkkkkkkkkkk



23/11


2020

Ala política defende prorrogar auxílio emergencial

Diante da indefinição sobre o novo programa social do governo, a ala política voltou a defender a prorrogação do auxílio emergencial por dois ou três meses em 2021.

Assessores afirmam, porém, que o presidente Jair Bolsonaro ainda não tomou nenhuma decisão sobre o tema e deve fazê-lo logo depois do segundo turno das eleições municipais.

"A decisão é do presidente Bolsonaro e, até agora, ele não tomou uma posição. Deve se decidir entre essa e a próxima semana, sabendo da importância do benefício para a população que está em situação de vulnerabilidade", disse ao blog do Valdo Cruz um assessor presidencial.

O assessor reconhece que as pressões pela prorrogação do auxílio voltaram, mas destaca que será preciso garantir o cumprimento do teto dos gastos públicos.

Pelo texto em vigor, o pagamento do benefício – criado em meio à pandemia do novo coronavírus – vai até dezembro deste ano.

A possibilidade de prorrogação do auxílio, sem a definição de cortes de gastos para acomodar a despesa no Orçamento do ano que vem, tem gerado tensão no mercado. A semana passada terminou com dólar em alta e juros futuros também subindo.

Líderes do governo no Congresso ainda nutrem uma esperança de aprovar a chamada PEC Emergencial neste ano e de incluir no texto o novo programa social do governo. Mas a própria base aliada do presidente da República no Legislativo considera isso praticamente impossível.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha