FMO janeiro 2020

20/10


2010

CNT/Sensus: Dilma 46,8%; Serra 41,8%. Válidos 52,8% a 47,2%

 A pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje mostra que a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) tem 46,8% das intenções de voto (52,8% dos válidos) e seu adversário, José Serra (PSDB), aparece com 41,8% (47,2% dos votos válidos), segundo informa o portal Estadão. Os votos brancos e nulos somaram 4,1%, e não souberam responder 7,2%. O levantamento foi feito nos dias 18 e 19 de outubro com 2 mil entrevistados em 136 municípios de 24 Estados. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, a petista lidera com 45,3%. Serra tem 40,6% na mesma avaliação. Na sondagem anterior, realizada semana passada, Dilma tinha 44,5% das intenções espontâneas e José Serra, 40,4%. Um total de 4,1% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo e 9,5% não souberam responder.

A sondagem perguntou ainda qual seria o único candidato que o eleitor votaria. Para 44,7%, Dilma é a única candidata em quem votariam; para 15,5%, a candidata na qual poderiam votar; e para 35,2%, não votariam de jeito nenhum. Para 35,8% José Serra é o único candidato em quem votariam; para 20,6%, é o candidato no qual poderiam votar; e para 39,8%, não votariam de jeito nenhum. A sondagem foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 36.192/2010.




Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Janise Carvalho

ANTIGA NÃO, DIGO: VENDIDA!!!!!

Janise Carvalho

UM ERRO DE 12 PONTOS PERCENTUAIS, SÓ SERIA POSSIVEL COM A ANTIGA ARCONSULT!!!!!! EHEHEHEH É DILMA NELES!!!!!!!!!!!!

Janise Carvalho

A ESPERANÇA DO DERROTADO É TORCER PARA QUE AS PESQUISAS ERREM!!!!!!!!!!!! É DILMA NELES!!!!!!!!!!!!!

wagner tavares da silva

as urnas vao mostra realmente se estas pesquisas estao certas principalmente essa do ibope que foi quem mas errou no primeiro turno vamos la coraçao leve e amor pelo brasil 45!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Janise Carvalho

CALVES, O MILTON É ELEITOR DO SERRAPINÓQUI/ FUJÃO! ENTÃO? VC ACHA QUE ELE SERIA DIFERENTE DO SEU CANDIDATO ABORTADO PELOS TUCANALHAS?????????? É DILMA NELES!!!!!!!

Janise Carvalho

OS DESINFORMADOS GOSTAM DE ATIRAR PEDRAS NO COLLOR, MAS DESCONHECEM QUE A GLOBO NÃO SÓ ARMOU A SUA ELEIÇÃO, COMO TB ARMOU A SUA "DESELEIÇÃO" ASSIM COMO FIZERAM OS DEMOTUCANALHAS COM O POBRE DO SEVERINO CAVALCANTI NA CAMARA!!!!!! É DILMA NELES!!!!!!

CALVES

Sr. Milton, eu já respondi sua pergunta, agora vai bancar o covarde de novo como sempre faz e ñ vai responder a minha? O sr. gostou da atuação dos seus governadores Yêda Crusius e José Roberto Arruda?

Josemar Rabêlo

Milton compre o video da entrevista de Adib jantene, ex-ministro da saúde de FHC quando serra éra ministro do planejamento, e veja como teu candiato era bom pra saúde. Assista e depois comente aqui! Entre no BAND.COM e adquira o vídeo para não sair dizendo sandices por aí!

Josemar Rabêlo

MILTON TEMERÁRIO, SEGUINDO SUA CONTABILIDADE, 47.651.434 DE DILMA + 20.000.000 QUE VOTARAM EM MARINA, SIGNIFICA QUE 67.651.434 NÃO QUEREM A VOLTA DO ATRASO! MILTON NEVES, VAI SE ILUDIR ASSIM NOS PORÕES SÓRDIDOS DE FHC/SERRA!

Holderlin Correia da Silva

CNT/Sensus a unica pesquisa que não foi comprada, vamos ver a Data Folha PARA VER SE TAMBEM FOI COMPRADA, EU ACHO QUE NÃO.

milton tenorio

Gostou de Collor..Que lindo! Que belo COMPANHEIRO...Vcs perderam a vergonha! Collor que mandou o nobre Senador Pedro Simon engulir as palavras.....Lindo de ser aloprado elogiando Collor...Parabéns Calves, ao menos vc assumiu que é aloprado...KKKKKKKKKKKKKK

ercilio augusto de moraes junior

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk DA-SERRA 45 FUTURO PRESIDENTE PELOS PROXIMOS 4 ANOS!!!!!!!!!!!!!!

Janise Carvalho

DEPOIS DE SABER QUE ESSE SERRA LADRÃO COMPROU O MERCADOLIVRE.COM COM O DINEHIRO DAS PRIVATIZAÇÕES, ESTOU COM TANTA RAIVA QUE NÃO COMPRO MAIS NADA NO MERCADO LIVRE. EU AGORA VOU VIRAR CLIENTE DO VUCO-VUCO!!!!!!!!!!!!!!

Janise Carvalho

E AÍ A PF DESMASCAROU O SERRA PINÓQUIO, DESDE O INÍCIO ELE SABIA QUE FOI O CHEIRADOR DE COCAINA RESPONSÁVEL PELO DOSSIÊ DOS SEUS ROUBOS. E AGORA JOSÉ?????? AGUARDEMOS A PUBLICAÇÃO DO DOSSIÊ QUE VIROU LIVRO!!!!! KKKKKKKKKKKK

Janise Carvalho

ACABEI DE CHEGAR E TÔ BEGE COM A CONTABILIDADE DO MILTON! VAI SER ABESTALHADO ASSIM NO INFERNO!!!!!!!!!! É DILMA NELES!!!!!!!!!!!!!!!!

CALVES

Lhe respondendo Sr. Milton, sempre respondo, ao contrário do Sr. Gostei sim da atuação deles no senado, principalmente de Collor defendendo as ações do governo no senado. E o Sr? Gostou da atuação dos seus governadores Yêda Crusius e Zé Roberto Arruda? Vai responder ou vai fugir de novo?

milton tenorio

A conta é simples bando de abestado...No 1º turno Dilma teve 47.651.434 votos...A soma dos demais deu 53.938.719 milhões de brasileiros que não querem a Dilma...Entenderam aloprados?!

milton tenorio

Vc não respondeu Calves...Gostou da performance dos seus COMPANHEIROS de SENADO nesse ano de 2010? O Sarney e o Colllor.....

Severino Isidoro Fernandes Guedes

No 1º turno a manipulação funcionou pelo efeito Marina e a artificial onda verde. Nesse 2º turno não tem onda verde. Não tem fator Marina. Tem é a rejeição de Serra no NE. Tem é que a campanha Serra não decola em MG (nem com Aéciao). E a campanha de esgoto está se desmoralizando, dando refluxo.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Além do mais enquanto Serra adia sua vinda a Pernambuco (faltam-lhe os eleitores que alguns tolos dizem que ele tem aos montes - onde???), é desmoralizado no Ceará, sofreu protestos de moradores de periferia em SP e de ACS demitidos no RJ. Dilma anda livre no meio do povão e cresce com Lula na rua.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Aproveitemos mais ainda as mas notícias para os tucanos, que aparecem em todas as pesquisas (as mais ou menos favoráveis a eles). Em todas Dilma é a menos rejeitada e a que tem o voto mais consolidado. O único espaço de manobra para os tucanos são os cada vez mais escassos indecisos. É pouco!

Severino Isidoro Fernandes Guedes

... midiático é nossa obrigação. Derrotar esse esquema nojento será nossa luta e nossa meta nesses próximos dez dias. Não pensem que será facil. Não cruzem os braços - é tudo o que a turma reacionária neonazista Tea Party (hernaça do Bush) do Serra quer. Vamos trabalhar para derrotá-los.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

... A onda de denuncismo, factóides, distorção e manipulações de fatos (que serão usados como contribuição para o guia eleitoral de Serra) está apenas começando. Daqui até o dia 31 teremos uma bala de prata por dia pra nos atingir. Prevenir nossos amigos e parentes contra escalada do terrorismo...

Severino Isidoro Fernandes Guedes

... a Rede Globo. Do memso jeito que Brizola desmoralizou a Vênus Platinada, reduzindo-a a rede bobo nas eleições de 1982 (quando o esquema Arconsult preparado para fraudar as eleições e derrotar o gaúcho macho estava em curso). Temos a chance de desmoralizar a Globo e todas suas co-irmãs de PIG.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

... Vencendo a eleição essa vitória não será apenas eleitoral, será uma VITÓRIA POLITICA. Ou seja: ganharemos ganhando, derrotando não apenas um candidato, mas um poderoso esquema de mídia a seu favor, tendo a frente o (ainda) mais poderoso e desonesto veículo de "comunicação" deste país:...

Severino Isidoro Fernandes Guedes

... Não deixamos Serra pautar a eleição com seus golpes baixos e nem deixamos nos abater pelo desânimo e derrotismo dos primeiros dias, que eles tentavam colocar como chocalho em nossos pescoços. Sabemos que a eleição será dura, voto a voto, e que eles terão a ajuda da mídia...

Severino Isidoro Fernandes Guedes

... Eleição se ganha com voto na urna (e essa mesma CNT/Senus que hoje dá "empate técnico" dava decisão em nosso favor no 1º turno - errou contra nós antes, pode errar a favor depois). Ou seja, pesquisa é pesquisa, eleição é eleição. A questão é continuarmos no mesmo rumo deste turno...

Severino Isidoro Fernandes Guedes

A pesquisa CNT/Sensus pelo menos serviu de alento para o tucanato ante tantas notícias ruins e o descrédito que jácomeçou a afetar sua campanha de esgoto. Mas como eu tenho dito, não nos impressionemos nem com as pesquisas que colocam Dilma pra cima, nem com as que colocam-na pra baixo...

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Magno, repito: esses institutos deveriam enviar a viola no saco e sumir. Sua incompetência ou desonestidade, já comprovada no primeiro turno e em eleições anteriores, mostra que não merecem qualquer credibilidade.

CALVES

Sr. Milton, fotos só costumo tirar c quem gosto, ñ tenho prazer algum em aparecer em fotos babando esse ou aquele político, nada contra, se o sr. depende deles p sobreviver, estudei muito p evitar isso, lamento muito pelo sr. q além de dependente de políticos ainda dá um azar danado.

milton tenorio

..Collor , Sarney e Renan? Aprovaram o comportamento deles e a parceria com Lula ?

milton tenorio

Tirei , qual o problema? Um politico que nunca teve seu nome envolvido em maracutaias.>Em Mensalão, em Land Rover, Dólar na cueca.....Um Ficha Limpa....Minha ressalva foi seu comportamento pouco "agressivo" na oposição....Apenas isso.....E vcs Charlton e Calves, o que acharam do COMPANHEIROS de vcs

Maria Seerote

Dilma teve câncer, fez quimio e anda o Brasil td trabalhando. Serra leva 1 bola d papel na cabeça e dá chilique. serrameerra

CALVES

Sr. Milton, ñ diga estamos, pois os Serristas c medo no azar q o sr. dá podem ñ gostar, mais "voces" ñ estão só c Itamar e FHC(Q escondem), estão também c Bob Jeferson, Roriz, Quércia, Maluf, Efrain, Crusyus, Caiado e le, o vote num careca e leve dois, José Roberto Arruda, pq o sr. esquece disso?

charlton augusto de araujo

É MILTON + ATÉ FOTO VC POSTOU NO BLOG AO LADO DE MARCO ZERO,SE TENHO RESSALVA COM ALGUEM NÃO TIRO FOTO EM PUBLICO COM O MESMO.

milton tenorio

Tenho minhas ressalvas com Marco Maciel....Mas entre ele e ter votado em Humberto/ Joaquim Francisco, fiquei com MM..Alguma diferença? Alguma diferença de votar em MM e em um Usineiro?? Deixe de hipocrisia Calves....Estamos com FHC e Itamar..Vcs com Sarney e Collor...

CALVES

Ñ amigo Caharlton, por favor isso ñ, sou apaixonado pelo Santa, ñ fala isso c o meu time, desse jeito vão criar a 10a divisão e o Santa ai parar nela.

Cátia Santos

Pesquisas, pesquisas em qual devemos realmente confiar??? No primeiro turno, se dava como certo a vitória da Dilmamente e deu segundo turno, bem , vejamos, CUIDADO EM CANTAREM VITÓRIA ANTES DO TEMPO, viram, Dilmistas!!!!

CALVES

É Sr. Junior, talvez seja por estarem na frente em suas pesquisas internas q os Tucanos estão estudando mudanças na sua campanha. E eu como leigo sempre pensei q fosse o contrário, se estivesse na frente era p ñ mudar. Vivendo e aprendendo ñ é? Agora é assim, se estiver vencendo, mude.

charlton augusto de araujo

KKKKKKKKKKKKK...MILTON PARA PRESIDENTE DO SANTINHA.

Rubens Junior

É a voz do povo que ve o Brasil crescer como nunca, É DILMA 13, PARA O BRASIL CONTINUAR MUDANDO.

junior rodrigo da silva

Para completar a ideia, o Sensus ainda diz que Serra caiu no Sul do país 15 pontos.Não existe, lá é onde o tucano é mais aprovado. Os tucanos tem rezão de cobrar responsabilidades pq os tranckings e as suas pesquisas internas dão Serra na frente, por um ponto.

Maria Seerote

Ministério da saúde adverte, votar em Serra da calvície. kkkkkkkkkkk

CALVES

Me faz um favor sr. Milton, vai torcer pelo Sport e deixa o meu Santinha em paz, começo a char q o sr. é o responsável por tanto azar do nosso time.

CALVES

Outra coisa Sr. Milton, o sr. parece ser o nosso Mick Jagger da política, ainda bem q o sr. torce por Serra, pois foi Mendonça, Eduardo venceu, depois Mendonça de novo, J. da costa venceu,foi Jarbas, deu Eduardo de novo, foi MM e Raul, deu aramando e Humberto,parece q majoritária ñ é o seu forte né?

junior rodrigo da silva

Magno, pelo amor de Deus. Essa campanha té parece de cidade interiorana. Os intitutos estão desmosntrando que o que mais vale é o dinheiro do PT. Veja, Vox Populi e Ibope foram contrtados pelo PT para as suas pesquisas internas, enquanto que o SENSUS foi renegado pelo PT. É simples esta matemática..

milton tenorio

....É por isso que esse Pais está desse jeito e vcs perderão a eleição..debocham de coisa séria..Serra Neles!

CALVES

Sr. Milton, se o sr. lê o q escreve, perceberá e nem o sr. pode entender-se, pois se contradiz a todo momento, como quando falava mal de MM e depois passou a elogia-lo, ou quando fazia rasgados elogios a gestão de Lula e hoje o despreza. Se quiser posso pesquisar e vê os dias das suas contradiçoes.

milton tenorio

..faz amor....Está magra de fazer dó.....A familia já pensa em interná-la....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Maria Seerote

É por isso que os convênios médicos cobram absurdo dos usuários: "Tem médico pedindo tomografia para bolinha de papel atirada na careca." kkkkkkkkkkkkk

milton tenorio

..Te engana Breno......É o começo do fim....Acabou a muito tempo pra vcs..desde o 1º turno vcs perderam....Sei que é dificil aceitar a derrota..Não é fácil...Mas é preciso ter amor próprio nessas horas...Não se deixar enganar..Não se martirizar..Não fazer com Janise faz..Já não come, não dorme, não.

Maria Seerote

Quebra de sigilos fiscais: Guerra de Espionagem entre Serra e Aecio descoberta pela Polícia Federal. http://bit.ly/91yfwA

CALVES

O fato é: Em todas as pesquisas até agora divulgadas no 2o turno, houve um aumento da diferença de Dilma p Serra. Se bem q pesquisas ñ ganham eleições, apenas mostram um momento atual q podem ser alteradas até mesmo por uma abstenção maior q o normal como houve no 1o turno.

milton tenorio

Calves, não me entende nunca..Parece perseguição...A pesquisa que acredito é a do dia a dia....É a da rua, que tanto digo aqui..Eu não tenho dúvidas que Serra está eleito....Pesquisa no Brasil precisa de uma CPI.....

Maria Seerote

Tucanada acusaram tanto os Petistas pela quebra de sigilo, e agora? Como fica, e a revista VEJA que tanto barrulho fez.....e ai Aécio....

Edilson Dias Pinho

A verdadeira pesquisa é do dia 31!! SOU PERNAMBUCANO E TENHO ORGULHO DE VOTAR NO SERRA 45!!

Raimundo Eleno dos Santos

Dias passados quando a imprensa divulgou empate técnico entre Dilma e Serra houve um verdadeiro frisson, uma agitação desmedida.Foi um acontecimento de grande efervecência nas hostes tucanodemo. Foi um rebuliço sem tamanho. E agora?

Maria Seerote

Até o Aécio odeia Serra….Quebra de sigilo tem as digitais, as pernas e até o bico do tucano Aécio.

charlton augusto de araujo

BEM LEMBRADO CALVES,E AI MILTON COMO TU EXPLICA ISSO?3 MIL OU 2 MIL.

fernando lima

preste bem atenção, na avaliação, de em quem você nÃO votaria, vejaM que confusão faz o abestado do blogueiro, aLguém que usava um CPF falso, e usava o nome do blogueiro,ALÔ BLOGUEIRO proíbe que eu não maIS acesse teu blog, 2012 vem ai, vou dá o troco,atenção há todos DO blog ele TEM TELHA DE VIDRO

Maria Seerote

Desespero: tucanos comemoram no Twitter a pesquisa que estão PERDENDO por menos (CNT/Sensus). Ainda ñ ouvi Sérgio Guerra machão c/ o Ibope.

breno ferreira castro

O Datafolha vai mostrar o crescimento de Dilma e a queda de Serra. O Brasil cansou das baixarias de Serra. O Brasil ta querendo Dilma.

CALVES

Eleição se ganha no dia da eleição e n c pesquisas, mais nelas é fácil perceber o quanto existem hipócritas. É só lê os post´s da pesquisa IBOPE e lá vc verá o Sr.Milton desacreditando a mesma por ser feita c apenas 3000 pessoas. Já q essa q lhe sastifaz(Ñ sei pq) c 2000 ele acredita.

Sergio Murilo Pereira Araujo

Sairá vitorioso quem ganhar em SP e MG.

breno ferreira castro

Independente de numeros as pesquisas mostram um tendêcia a de crescimento de Dilma e de queda de Serra.

charlton augusto de araujo

O UNICO MINISTERIO CERTO É O DE JARBAS,O DA RAIVA.KKKKKKKKKKKKKKK

charlton augusto de araujo

AGORA VAMOS ESPERAR O DATASERRA E FAZER UMA AVALIAÇÃO ENTRE OS INSTITUTOS.

milton tenorio

Eu voltei não..Nunca duvidei.....Isso pra mim é prego batido e virado....já estamos vendo quem serão os Ministros...Sergio Guerra para o Planejamento..JArbas se for para o Ministério da Justiça, sei não , vai ter aloprado até saindo do Brasil....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkk

charlton augusto de araujo

MILTON E TU VOLTOU A ACREDITAR FOI?KKKKKKKKKKKKKKKK

milton tenorio

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..Tá bebado...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.Perdeu e não sabe....ou se faz..Acabou Mané! É SERRA!

Fabio Leite Macedo

Essa pesquisa do Instituto Sensus está mais coerente com a realidade das ruas! Ibope e Vox Populi também trabalham para o PT. E ontem, todo mundo e as torcidas do Fluminense, Flamengo e do Corinthians já sabiam do resultado da pesquisa de hoje.

Alex Falcão

Meu Brasil tá querendo DILMAAAAAA...

milton tenorio

Essas pesquisas são furadas..A Sensus está próxima da realidade.....

Paulin de Caruaru.

O IBOPE dá 11 pontos de diferença.O CNT dá 5.Uma diferença de 6 pontos.Isso corresponde a milhões de votos.Quem quiser que acredite em pesquisa nesta eleição.No primeiro turno,quem acreditou,DANÇOU.


IPTU Cabo

Confira os últimos posts



21/02


2020

Pernas para o ar que ninguém é de ferro

Chegou o Carnaval, sinônimo de repouso para quem vive mergulhado no trabalho, permanentemente ligado nos fatos para que cheguem com mais velocidade aos nossos leitores. Enquanto muita gente ferve pulando frevo, repouso a alma, levo gozo ao espírito.

Paro. Literalmente, desligo a tomada. Desde a criação do blog, há 13 anos, os quatro dias da folia são de relaxe, jogar conversa fora. Afinal, ninguém é de ferro. Ficar sem fazer nada, deixar o pensamento vagar no centro da galáxia é, também, refletir sobre a vida.

Antes de viajar para Triunfo, minha tenda do desligamento geral da política, li um texto de Arnaldo Jabor sobre o Carnaval. Como ele, jamais vou entender este fenômeno chamado Carnaval. Um povo sofrido, roubado, explorado, muitas vezes sem ter nem o que comer e sem perspectivas de vida, de uma hora pra outra explode numa alegria sem motivo.

Sem limites, sem pudor.

Homens que até a sexta feira trabalharam de terno e gravata, no sábado chegam às ruas, maquiados, vestidos de mulher, sutien por cima de peitos peludos, braços e pernas cabeludas, numa imitação grotesca e sem sentido do sexo feminino.

Jabor ressalta que mulheres que se matam em trabalhos, muitas vezes degradantes e mal remunerados, sofrem nas filas de hospitais e creches, aparecem de repente na passarela, cobertas de brilho e rebolando, como se não houvesse o amanhã.

Já os canalhas no poder adoram esta orgia sem sentido, porque pelo menos por alguns dias, o povo está olhando pro outro lado, enquanto eles continuam sugando cada gota de sangue e cada centavo que puderem roubar.

As ruas estão tomadas de foliões urrando de alegria. Eu pergunto: VOCÊ ESTÁ ALEGRE POR QUÊ??? Sua vida melhorou de ontem pra hoje? Seu salário aumentou? Seu filho entrou numa boa escola?

Se você cair de um trio elétrico quebrar a cabeça ou se acidentar, vão te levar para um bom hospital? Você terá água em casa, pra tomar banho, quando voltar da gandaia? A sua família se sente segura dentro casa ou nas ruas e avenidas???

Então me explica, TÁ RINDO DE QUE??? Será que não é só o efeito de alguma coisa ingerida??? Você irá pra rua com esta mesma vontade, pra protestar contra esta roubalheira absurda, que está destruindo a você e ao nosso País? Você tem coragem para postar essa indignação??? Você tem consciência política para manifestar essa indignação nas URNAS???

Por estas e outras que os governantes adoram Carnaval e eu jamais vou entender, porque nosso povo é tão alienado mental e de fácil manipulação.

VIVA O BRASIL.

Arnaldo Jabor tem razão que a própria razão desconhece, seguindo a rima drumoniana. Eu já brinquei – e muito – os quatro dias da chamada festa da carne. Mas minha ressaca moral e física durava uma eternidade, mesmo com colombinas, sendo eu o pierrô sedutor.

Mas hoje, confesso, prefiro ouvir o barulho das ondas do mar ou o som dos pássaros nas veredas sertanejas. Como não fui ao encontro do mar, para matar meus pecados nas águas salgadas e cristalinas, refrigero a alma no silêncio das noites enluaradas do Sertão.

Já disse Guimarães Rosas, no clássico Sertão e veredas, que todos somos loucos. Exorcizo meu lado louco deslizando meus dedos sobre o teclado do meu computador. Assim, espanto os males, me curo, por dentro e por fora.

Escrever é o meu santo remédio. Até quarta de cinzas e bom carnaval!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

RENATO ARAUJO DA CRUZ

Não importa de quem foi o artigo ! O fato é que manifesta a mais pura realidade !! Em Pernambuco e no restante do Brasil - todos os dias somos roubados por políticos larápios que só fazem surrupiarem o dinheiro público, e ainda sim, esse povo tem disposição para brincar o carnaval como se tudo fosse normal ! Estamos em mais um ano eleitoral e o povo mais uma vez será feito de bobo da corte e acreditarão em \"papai noel\' mais uma vez ! candidatos a vereadores e prefeitos irão prometer de tudo mais uma vez, e que após as eleições, se escondem do povo como do diabo foge da CRUZ e da verdade ! É lamentável que em pleno 2020 ás câmaras de vereadores de Pernambuco e do resto do pais, continuem corrompidas e vivam exclusivamente para negociar propinas em favor dos seus bolsos de sua contas bancárias e de seus parentes ! Os prefeitos por sua vez para aprovarem qualquer projeto de maior relevância, tem que pagar \"mesadas\" em favor dos vereadores que só pensam em si mesmos e o povo que se exploda !

Diego da Silva Araújo

Magno, pelo amor de Deus. Esse texto não é do Jabor. É fake, tira isso logo. Jornalista, ainda mais do seu nível, divulgando fake pega mal pra caramba.


Governo de PE - Decimo Terceiro

21/02


2020

TV Alepe estreia no Carnaval para valorizar a cultura

A gestão do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), inova com mais uma iniciativa no sentido de aproximar a Casa dos pernambucanos. Há seis meses no ar com transmissão diária dos trabalhos legislativos, a TV Alepe (canal 28.2) estreia este ano na cobertura do Carnaval valorizando a cultura do estado.

Além de acompanhar os grandes shows que serão exibidos no Marco Zero – principal polo de folia no Recife – a TV Alepe também exibirá as atrações de polos como o RecBeat – um dos maiores festivais independentes de música do Brasil que acontece no Paço Alfândega – a Rua da Moeda e a Praça do Arsenal.

Para o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, a iniciativa de cobrir o Carnaval “é antes de tudo um trabalho de valorização da identidade do nosso Estado”.

“O Carnaval é a festa mais popular de Pernambuco e leva a cultura do nosso estado para o Brasil e para o mundo. A divulgação através da TV Alepe é, antes de tudo, a busca pela valorização da identidade do nosso Estado. A TV Alepe vem fazendo um trabalho primoroso na divulgação do Legislativo e será fortemente interiorizada. Vamos continuar expandindo essa atuação para que possamos nos consolidar cada vez mais”, disse o presidente da Assembleia.

O apresentador da cobertura carnavalesca será o radialista Aderval Barros. Nos intervalos das atrações, o “implacável”, como é conhecido, reforçará mensagens que nunca é demais repetir durante os festejos de Momo: “Se beber, não dirija” e “Não é Não”, contra o assédio no Carnaval. Também haverá nos intervalos prestação de serviço com informações, por exemplo, de telefones úteis e de emergência.

Além da cobertura dos principais polos do Recife, a TV Alepe dará dicas das principais atrações que marcam os festejos de Momo pelo interior do Estado. Os parlamentares contribuirão com sugestão de atrações que fazem a folia nas principais cidades do interior.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

RENATO ARAUJO DA CRUZ

Esse trabalho vai arrebentar ! O pedro Paulo é uma pessoa muito competente que nasceu para a comunicação ! É um \"mestre\" em fazer cobertura ! Parabéns a Eriberto Medeiros que escolheu um \"crack\" de bola para fazer o trabalho !


acolher

21/02


2020

Porto do Rio será porta de entrada para 27 mil turistas

Mais de 27 mil turistas chegarão ao Rio de Janeiro pelo porto da cidade para o carnaval. A expectativa é que eles injetem até U$ 8 milhões na economia durante o período.

Só hoje, 3 mil turistas desembarcaram no Rio. Chegarão pelo porto nove transatlânticos, sendo cinco internacionais, um recorde do período. Um dos navios veio da Alemanha, e Sabine, turista, mostrou que tem animação e samba no pé.

"Talvez eu tenha que vir mais para o Brasil para treinar um pouco e depois ir para o sambódromo", contou ela.

Outros turistas disseram que a temperatura estava bem melhor do que na Alemanha, e gostou do calor da cidade. "Está maravilhoso. Na Alemanha, faz 6ºC", disse outro passageiro de um transatlântico internacional.

"O turismo de cruzeiro é um turismo de degustação. O passageiro chega, conhece a cidade, não consegue conhecer a cidade toda, passa dois dias e depois quer conhecer outros modais, ficar na cidade mais tempo", explicou o gerente de operações do Píer Mauá, Alexandre Gomes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/02


2020

“Não há espaço para negociar anistia”, diz Major Olimpio

O senador Major Olimpio (PSL-SP) afirmou ao blog que não há espaço para negociar anistia com os policiais militares amotinados no Ceará. A anistia é um dos dez itens da pauta de reivindicações dos PMs.

"Com esse desenrolar da situação, com a ocupação de quartéis, homens encapuzados andando armados pelas ruas, viaturas destruídas, não creio que prospere. Além do mais, tem o efeito cascata (sobre os outros Estados)", declarou Olimpio, que está no Ceará com outros senadores intermediando as negociações com os servidores da segurança.

Olimpio é relator no Senado de um projeto de lei que concede anistia aos militares do Espírito Santo e do Ceará e aos militares, policiais civis e agentes penitenciários de Minas Gerais por atuação em greves ocorridas entre 2011 e 2018. Sobre esse projeto, o senador também avalia que não há clima para ser analisado. "A reação a esse caso do Ceará é muito grande."

Temerosos de reivindicações salariais das policiais militares em seus Estados também, os governadores devem pressionar suas bancadas para não darem apoio a aprovação de anistias (a Câmara dos Deputados tem outro projeto tramitando sobre o assunto, que engloba anistia a integrantes das forças de segurança pública que fizeram greves entre 1988 e 2017 em mais de 20 Estados). O Congresso Nacional tem a prerrogativa de aprovar leis que concedam anistia criminal a militares. Já as Assembleias podem conceder a anistia a penas administrativas, como expulsão ou cortes salariais.

Em 2017, ao analisar uma ação envolvendo uma greve de policiais em Goiás, o Supremo Tribunal Federal decidiu, amparado no artigo 142 da Constituição, que proíbe greves de militares, que são inconstitucionais as greves de agentes de segurança pública, como policiais civis e militares.

Naquele ano, o então governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, enfrentou uma greve de policiais ao não conceder reajuste salarial para a categoria. "Não tinha como conceder. Iria descumprir a lei. Se concedesse, seria crime. O Estado estava com sérias dificuldades financeiras. Os gastos com pessoal estavam no limite do alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal", disse Hartung ao blog.

O então governador teve de recorrer à Força Nacional e à Garantia da Lei e da Ordem (GLO), quando as forças militares são empregadas na segurança pública por autorização do presidente da República. Ainda assim, o saldo foi de mais de 200 pessoas mortas no período em que a polícia manteve o movimento grevista.

Em janeiro de 2019, logo depois de assumir o governo do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) acabou concedendo anistia administrativa aos policiais envolvidos no movimento de 2017.

"A anistia legitima um ato praticado contra a estrutura legal do país", ponderou Hartung. "Se você concede a anistia administrativa, como você vai cobrar a punição na área criminal? Desmoraliza o trabalho do Ministério Público e da Justiça."

No Congresso, há o temor de que o exemplo de Minas Gerais, onde o governador Romeu Zema (Novo) cedeu aos policiais e concedeu aumento de 41,7%, acabe incentivando movimentos pelo país. "Os Estados estão em situação de penúria fiscal. Você propor um aumento para os policiais acaba sendo um estímulo Brasil afora. Como um Estado que está com dificuldade de pagar professor concede aumento só para o policial militar?", questionou o ex-governador do Espírito Santo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

RENATO ARAUJO DA CRUZ

O governo do CEARÁ está corretíssimo em não anistiar esses maus policiais que de forma oportunista se amotinaram próximo do carnaval para fazerem chantagem com o governo e com o povo Cearense ! Um Soldado da PM no Ceará, ganhará até 2022, aproximadamente R$ 4.500,00 ! Ora, isso é uma dos maiores aumentos e reposição salarial que um governo estadual está fazendo ! Policial Militar, Civil , Penal e etc, o SUPREMO já proibiu de fazerem greves por entenderem que os serviços são essenciais e não podem haver greve por parte desses profissionais que diga-se de passagem tem a obrigação e o dever de dar segurança a população seja dentro ou fora dos presídios ! Já são mais de 150 mortos em menos de seis dias ! Por outro lado, infelizmente o governador, Camilo Santana, perdeu as condições de fazer cumprir a lei contra os policiais no momento em que permitiu o senador \"LOUCO DÉBIL MENTAL\" do CID GOMES, quando de forma louca e homicida, tentou assassinar dezenas de policiais militares quando tentou entrar no quartel da policia militar com uma \"retroescavadeira\" - fato que só não se consumou porque em legítima defesa, e para reprimir injusta agressão, os policiais militares foram obrigados a atirarem contra o LOUCO DO SENADOR CID GOMES. É lamentável os sucessivos eros e abusos de autoridade que estão ocorrendo no amado estado do CEARÁ !


Cúpula Hemisférica

21/02


2020

Baile Municipal de Petrolina garante 21 mil fraldas

O Carnaval de Petrolina tem, além da folia, um relevante papel social. Uma das atividades mais impactantes nesse sentido foi a realização do Baile Municipal, que, na edição deste ano, incentivou a solidariedade e o voluntariado. As cerca de 21 mil fraldas geriátricas arrecadadas junto aos foliões na tradicional festa foram entregues, hoje, pelo prefeito Miguel Coelho a três instituições de atenção a idosos, a Casa Geriátrica, o Cantinho do Aconchego e a Casa de Vó.

Essa foi a primeira etapa da entrega das doações do Baile Municipal. Na solenidade, o prefeito ainda anunciou que o evento arrecadou R$ 36 mil. Esses recursos serão disponibilizados a projetos sociais vinculados ao programa Transforma Petrolina por meio de uma seleção pública prevista para março.

A coordenadora do Transforma, Lara Secchi Coelho, ressaltou, durante a entrega dessas doações, a importância de iniciativas como o Baile Municipal para estimular a solidariedade em Petrolina. "A festa foi um sucesso e teve um papel social incrível. Além das doações, o Baile Municipal deu visibilidade a temas como a solidariedade, voluntariado e permite ainda à população conhecer o trabalho dessas entidades sociais, captar voluntários e novas parcerias", lembrou a coordenadora.

O material arrecadado foi comemorado pelos representantes das instituições sociais beneficiadas pelo Baile Municipal. Segundo Luzineide Menezes, da Casa de Vó, as doações da população são fundamentais para a manutenção do abrigo de idosos. "A gente que está envolvida todos os dias nessa luta sabe como é importante uma ação como essa. Vai ser muito bem usado em nossa instituição. Nós só temos a agradecer a quem foi ao Baile Municipal, à prefeitura e a esse programa que tem ajudado tanto, o Transforma Petrolina", agradeceu a representante do abrigo de idosos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

21/02


2020

Hoje não tem Frente a Frente

Lembrando aos ouvintes do programa Frente a Frente, que hoje, em função da abertura oficial do carnaval, não teremos a transmissão do programa. Retornamos na próxima quarta-feira, já com uma nova emissora na cabeça de rede, a Hits 103,1 FM, em Jaboatão, Região Metropolitana do Recife.

O programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro, é transmitido diariamente, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, formada hoje por 37 emissoras.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

21/02


2020

Que caminho o País está tomando?

Por André Gustavo Vieira*

Meu amigo, aqui vai uma modesta reflexão. Que país é esse? Renato Russo cantou em 1987! Há 33 anos, o presidente era Sarney e o país clamava por mudanças que não houve. Hoje, temos um presidente que diz o que quer, que os filhos e à família dele são o centro do debate político e um senador que atropela manifestantes dirigindo um trator. A história se repete, só que nós, na maioria das vezes, não percebemos.

A sonhada mudança se arrasta em passos lentos. Algumas mudanças Collor fez, outras FHC e Lula fizeram. Mas a pergunta ainda é: Que país é esse? Se cobra exemplos ao invés de se dar exemplos. Só há um caminho e não temos muito tempo para isso, crescimento econômico e combate às desigualdades.

Desigualdades subentenda-se educação, saúde e segurança. Nunca seremos uma verdadeira potência mundial se formos desiguais e indiferentes a realidade coletiva. Ter 200, 300, 400 milhões de pessoas e a maioria delas na miséria não vai nos tornar “grandes” e sim medíocres.

Entramos nas eleições de 2018 com uma crise de valores e chegaremos à próxima, pelo visto, na mesma crise. Crescimento econômico é fundamental para gerar riqueza, mas não são apenas os fundamentos macroeconômicos que trazem investimentos, é o país mostrar maturidade, serenidade e equilíbrio para ter a confiança dos investidores. Estamos nesse caminho?

*Publicitário


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Algo se move nas elites contra Bolsonaro. \"A turma do capital financeiro já teme que, com tanta beligerância, não haverá reformas, nem ajuste fiscal, nem crescimento, nem segurança para investidores.

Fernandes

Com o bozoverno está retrocedendo. Só o PT é a esperança.

marcos

Volta Dilma Jumenta!

marcos

Volta Dilma Jumenta!

Wellington Antunes

Preocupante


Banner de Arcoverde

21/02


2020

Pré-candidato se reúne com superintendente dos Correios

O pré-candidato à Prefeitura de Tupanatinga, Dr. Diego Teixeira (MDB), reuniu-se, ontem, com a superintendente dos Correios em Pernambuco, Dayse Ferraz. Na pauta, o fechamento da agência dos Correios na cidade.

Na ocasião, a superintendente informou que já está em processo licitatório a nova sede da agência dos Correios do município. Dr. Diego ressaltou a importância da agência na cidade, que já não conta com agência bancária. “É um serviço importantíssimo para a população tupanatinguense, onde podem receber e enviar suas correspondências e encomendas para todo o mundo”, completou.

Também estiveram na audiência o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tupanatinga - ACET, Gilberto Moura, o senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Fernando Filho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/02


2020

O Abelhudo Paulo Muniz sabe tudo

À caminho de Triunfo, a paradinha para o almoço no restaurante Belo Jardim Hotel, o famoso hotel de Alair, na BR-232, KM 183. Com 65 anos, foi por muito tempo também parada para almoço e jantar da linha de ônibus da Progresso rumo a Afogados da Ingazeira.

Havia um velho folclore de que a carne servida era de jumento, mas tudo por causa do frigorífico Mafisa, de Lindalvo Galvão, que dizimou completamente o rebanho de asno no Nordeste.

Hoje, no almoço, a alegria de rever meu amigo Paulo Muniz, o Paulinho do Abelhudo, grande parceiro do meu blog e do Frente a Frente na região. Seu blog exala também uma pimentinha em seu tempero noticioso.

Provamos galinha com molho de cabidela e meus meninos carne de sol. Aliás, este é o melhor prato da casa, cuja chef é Isabel Lacerda, também proprietária.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/02


2020

Bolsonaro indica evangélicos para diretoria da Ancine

O presidente Jair Bolsonaro indicou dois nomes ligados à igreja evangélica para cargos de diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine). O órgão fica sob a responsabilidade da Secretaria Especial de Cultura.

O primeiro deles é Edilásio Santana Barra Júnior, jornalista, apresentador de TV, empresário de eventos e pastor evangélico. Ele já estava na Ancine, como superintendente de Desenvolvimento Econômico da agência. O outro nome é Veronica Brendler. Também jornalista e produtora cultural, ela é cineasta e idealizadora do Festival Internacional de Cinema Cristão (FICC).

As indicações constam de mensagens publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de hoje. Para assumir os novos cargos, os indicados devem passar por sabatina no Senado e precisam ter seus nomes aprovados por comissão e pelo plenário da Casa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/02


2020

Túlio dá emenda de R$ 1,5 mi ao Hospital da Restauração

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) entregou, ontem, compromisso de emenda no valor de R$ 1,5 milhão ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. O montante será destinado para compras de equipamentos, para reforma do estacionamento e para ampliação do espaço de convívio – esta última, inclusive, é uma das reivindicações da categoria dos enfermeiros.

Gadêlha visitou as instalações, acompanhado do diretor do Hospital, Miguel Arcanjo, e do enfermeiro Rodrigo Patriota. “Com essa emenda, que é recurso do contribuinte, queremos ajudar a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde e dos pacientes que utilizam o Hospital da Restauração”, avaliou.

Para Arcanjo, a emenda será bem-vinda porque o Hospital da Restauração é de grande porte e atende a toda a população do estado. “Teremos todo o cuidado com a execução desta emenda que beneficiará nossa equipe de saúde. Nossa prática na administração do hospital é de deixar todo o trâmite de licitação pronto para executar a emenda tão logo chegue ao Estado”, afirmou.

O Hospital da Restauração é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco e o maior hospital público do Nordeste. O HR tem cerca de 4 mil profissionais. Como hospital de emergência, tem média mensal de 1.200 internações, 8.000 cirurgias, 15 mil atendimentos ambulatoriais e 12 mil emergenciais, porém sofre com as superlotações e a falta de estrutura para atender a alta demanda de pacientes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/02


2020

SD e PSD firmam aliança em Olinda

O Solidariedade fechou aliança com o PSD para a reeleição do Professor Lupércio em Olinda, durante reunião ontem. O encontro foi conduzido vice-presidente nacional do SD, Augusto Coutinho, e pelo presidente pessedista em Pernambuco, André de Paula. Participaram o prefeito Lupércio, o vice-prefeito, Márcio Botelho, o presidente do PSD na cidade, Rodrigo Cardoso, o assessor especial da prefeitura, Evandro Avelar, o vereador olindense Edmilson Fernandes (PSD) e o conselheiro tutelar William Fernandes.

Augusto Coutinho comemorou a aliança que, de acordo com ele, fortalece, ainda mais, a candidatura de Lupércio. “Sempre mantivemos uma boa relação com o PSD e é com alegria que recebemos a decisão dele de nos apoiar. É um partido que vem para somar e se junta a outros que já estão do nosso lado, fortalecendo a candidatura de Lupércio e mostrando que estamos no caminho certo para garantir a continuidade de um trabalho iniciado há quatro anos”, disse Coutinho. 

Com esta adesão, sobe para 10 o número de partidos que anunciaram apoio à candidatura do Professor Lupércio. Na semana passada, PSC e PL haviam anunciado adesão ao Solidariedade em Olinda. "É sempre importante contar com pessoas que querem ajudar a nossa gestão a seguir trabalhando para Olinda avançar ainda mais. O PSD tem uma boa representatividade no município e é um partido com grande projeção nacional. O apoio da sigla fortalece o nosso projeto de melhorias para a cidade", disse o prefeito.

Atualmente o Solidariedade possui duas prefeituras no estado de Pernambuco e 57 vereadores. Trabalha para eleger oito prefeitos este ano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/02


2020

Brasil tem um caso suspeito de coronavírus

Há, no Brasil, apenas um caso suspeito de contaminação pelo novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, outros 50 casos foram descartados desde o início do monitoramento no País. A América do Sul segue sem registros de casos confirmados. As atualizações foram feitas ontem

O caso ainda sob investigação está em São Paulo. Trata-se de uma criança de 2 anos de idade, que tem histórico de viagem recente à China, mas não à Wuhan, o epicentro da contaminação. Segundo o ministério, os exames têm sido feitos com maior celeridade e, com isso, casos considerados suspeitos são descartados rapidamente e nem sequer entram no balanço diário da pasta.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, uma série de circunstâncias freiam o aparecimento de novos casos suspeitos, como a quarentena imposta na China, o fato do Brasil estar no verão e não termos voos diretos para aquele país.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/02


2020

Bloco Mamas Saudáveis espalha alegria pelo Recife

As ruas do Recife Antigo ganharam ainda mais cor na noite de ontem com o desfile do Bloco Mamas Saudáveis, organizado pelo segmento de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco. Com o objetivo de difundir a mensagem da importância dos exames preventivos do câncer, centenas de pessoas vestiram suas camisas amarelas e desfilaram ao som de Patusco e Orquestra de Frevo Só Mulheres. O deputado federal João Campos participou da atividade, juntamente com o deputado Danilo Cabral, o secretário estadual Aluísio Lessa, a primeira-dama do Recife, Cristina Melo, entre outras lideranças.

“Esse é o décimo ano que o Bloco Mamas Saudáveis desfila nas ruas do Recife, sempre levando a mensagem do respeito no Carnaval e do cuidado com a saúde das mulheres, que deve acontecer durante todo o ano. Fizemos um bonito desfile, atraindo centenas de pessoas às ruas. A Secretaria de Mulheres do PSB está, mais uma vez, de parabéns pela organização do evento”, destacou o presidente estadual do partido, Sileno Guedes.

Este ano, o bloco homenageou a prefeita de Surubim, Ana Célia, a primeira-dama Cristina Melo, a diretora do Hospital da Mulher, Isabela Coutinho, a secretário de Cultura, Leda Alves, a vice-governadora Luciana Santos, a vereadora Nathalia de Menudo, a deputada Roberta Arraes, a militante Terezinha Guedes e o deputado federal João Campos pela sua atuação em defesa da mulher na Câmara Federal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/02


2020

Presidente do INSS não fechará agências

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) obteve, do presidente do INSS, Leonardo Rolim, em audiência na autarquia, a garantia de que não serão fechadas agências em Pernambuco. “É conversa fiada”, disse Rolim a Rodolfo, que solicitou a reunião preocupado com o noticiário anunciando o fechamento de várias unidades de atendimento no país.

O presidente do INSS assegurou ao deputado pernambucano que, ao contrário, a autarquia  vai adotar um novo  modelo de atendimento, ampliando os serviços de perícia médica ao transferir agências para as prefeituras, como fez o Ministério da Cidadania na execução do Bolsa Família. “Nos locais em que o perito tiver pouca demanda, ele será deslocado, de modo a que nenhum deles fique ocioso”, explicou.

Rolim, que assumiu há três semanas devido aos graves problemas no atendimento, com 1,3 milhão de requerimentos em atraso, entre pedidos de aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, declarou a Rodolfo que a fila de espera no INSS será encurtada na sua gestão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Esse deputado realmente é sabedor das coisas. Não sabe que tem agências funcionando com 04 funcionários, gastando uma nota com água, luz, segurança, cargos de gerência sem ter condições de atender o mínimo da demanda. Também, o dinheiro é do povo e o povo que se exploda. Esses são os políticos que temos.


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores