Blog do Magno 15 Milhões de Acessos

23/03


2008

Fritada em fogo lento

 Para ficar nos périplos presidenciais desta semana, é bom atentar para o cumprimento da promessa feita por Lula no começo do mês: levaria a ministra Dilma Rousseff em todas as suas viagens, apresentando-a como a "mãe do PAC" e deixando claro que se essa exposição explícita vier a torná-la conhecida e elogiada no País inteiro, poderá constituir-se na candidata do PT à sucessão de 2010.

Terça-feira foi em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, dois dias depois, em Foz do Iguaçu, no Paraná e Florianópolis, Santa Catarina. A comitiva já esteve no Nordeste e em Minas. Em pouco tempo terá percorrido o Brasil inteiro. Só então o presidente dará atenção às pesquisas eleitorais que, até ironicamente, deixaram de acontecer com a freqüência anterior. Parece até que os institutos decidiram colaborar, suspendendo o ritmo das consultas até a hipotética fixação do nome da pré-candidata. Milagres às vezes acontecem.

Carlos Chagas - Tribuna da Imprensa


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sérgio J. Cadena Bandeira de Melo

NÃO MERECEMOS MAS DESCASO DE UM PARTIDO TÃO ÉTICO COMO ESTE GOV. QUE AI ESTA. CHEGA DE MASOQUISMO. OLHAS PARA TRAIS E VEJAM OS DESCASOS COM A SAÚDE ,SEGURANÇA,ROD. FED. O ENSINO PÚBLICO E OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA. ENQUANTO OS 25000 CARGOS COMISSIONADOS DE 34% A140% DE AUMENTO.

Raimundo Eleno dos Santos

Fritada ou chamuscada. Se Lula apresenta-la como candidata, nela votarei. Chile, Argentina, Brasil. Essa é a vez dos brasileiros elegermos uma mulher para presidente.



Confira os últimos posts



15/01


2021

Projeto “Preparação” promove 2º aulão para o Enem

Os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que acontece nos próximos domingos (17) e (21) na versão impressa, e, 31 de janeiro e (7) de fevereiro de 2021, na versão digital, tiveram uma oportunidade, e tanto, ontem, para expandir e revisar os conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e Linguagem e suas tecnologias.

O 2º aulão do projeto 'Preparação’, do Plenus Colégio e Curso em parceria com a TV Grande Rio e o River Shopping, começou pontualmente, às 18h, apresentando uma extrovertida e criativa aula com os professores Marcos de Sá e Pedro Salinas, pelo canal do River Shopping no YouTube.

Fantasiados de ‘Deus e do diabo’, os mestres alertaram ‘os feras’ para as conjunções que se destacam na prova de Língua Estrangeira. O Aulão virtual, também revisou com a professora de Literatura, Leilane Aline questões sobre o Modernismo brasileiro, gêneros textuais e recursos estilísticos, enriquecida com detalhes específicos sobre os conteúdos abordados. Na hora de falar de História, as dicas ficaram por conta do professor Everaldo Libório, que trouxe o reinado de Dom Pedro II, o Estado Novo, Conflitos no Oriente Médio e a história de Getúlio Vargas.

Para encerrar o encontro, o professor de sociologia Gesner Santana, emocionado, dedicou a live ao seu avô, curado da Covid-19. Ele abordou o comportamento da sociedade contemporânea, e, para aliviar a ansiedade, a animação ficou por conta do forró de Keu Dantas, que eliminou as tensões e deixou os jovens relaxados. Os vestibulandos tiveram ainda, o sorteio de vários brindes entre uma aula e outra.

O projeto 'Preparação' terá o último Aulão na quinta-feira (21). “A equipe do Plenus volta a se encontrar para trabalhar com os alunos as questões das Ciências da natureza (Matemática, Física, Química e Biologia). A transmissão também será feita a partir das 18h no canal oficial do River Shopping, no YouTube”, concluiu o professor e coordenador do Pré-Vestibular da escola, Nivaldo Moreira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

15/01


2021

Eduardo Monteiro prestigia a confra

Presidente do Grupo EQM, do qual a Folha de Pernambuco pertence, o empresário Eduardo Monteiro fez o seu debut, hoje, na confraria do blog, ao lado do advogado Rodrigo Cahu Beltrão, desembargador eleitoral. Também participaram da confra Braga Sá, comendador, a cerimonialista Tatiana Marques, o advogado Oscar Lafaiete, o advogado Emílio Duarte e Roberto Andrade, nosso produtor.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

15/01


2021

Justiça nega habeas corpus a vereador do Cabo

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Alexandre Guedes Alcoforado Assunção negou, hoje, um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do vereador do Cabo Flávio Átila da Silva Leite, conhecido como Irmão Flávio (PL). Esta é a terceira ação judicial do parlamentar para deixar a prisão que é indeferida.

Desde julho de 2020, Irmão Flávio está detido no Cotel, em Abreu e Lima, por suspeita de praticar "rachadinha" (quando o parlamentar retém parte do salário dos funcionários do gabinete).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/01


2021

Prefeita de Floresta anuncia antecipação dos salários

Com apenas 15 dias que assumiu a Prefeitura de Floresta, a prefeita Rorró Maniçoba anunciou, em vídeo postado em suas redes sociais, ao lado da vice-prefeita, Bia Numeriano, a antecipação dos salários dos servidores públicos. O pagamento terá início já no dia 25 de janeiro.

Segundo Rorró, a urgência no pagamento é uma tentativa de minimizar a crise financeira que se instalou na cidade, devido à falta de pagamento dos salários de dezembro pela gestão anterior, o que era sua obrigação.

“Foi muita irresponsabilidade da gestão passada não ter pago os salários dos servidores. Essas famílias precisam de dinheiro para pagar suas contas, o aluguel, a farmácia, fazer a feira. O comércio também está sofrendo com a falta de dinheiro em circulação. Antecipar o pagamento é uma saída para diminuir os impactos dessa crise”, explicou Rorró.

Quanto aos salários de dezembro, Rorró garantiu que dialogará em breve com as classes envolvidas para juntos chegarem a uma solução.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

15/01


2021

81% das obras de Brennand roubadas no Recife Antigo

Por Mauro Ferreira Lima*

Após vários dias de descaso, a Prefeitura do Recife informou à Câmara Municipal o tamanho do prejuízo causado à cidade com o absurdo roubo das esculturas de Francisco Brennand, expostas no parque em frente ao Marco Zero.

É revoltante constatar que 81% delas, 64 das 79 existentes, doadas ao Recife a partir dos anos 2000, tenham sido surrupiadas daquele parque. Nunca se teve notícias de ter havido providências efetivas para pôr fim ao furto "continuado" daquelas extraordinárias obras. Um descaso inominável!

Onde estavam as "autoridades" municipais e estaduais que permitiram que tudo aquilo acontecesse sem que se tomassem medidas pontuais, de fato, para identificar autores e pôr um fim ao descalabro desses contumazes e deploráveis roubos?

Não foi por falta de advertências, minha e de tantos cidadãos desta cidade, que protestaram, escreveram, falaram, bradaram... contra este infame descaso.

O pior de tudo é que ninguém nunca assumiu a responsabilidade por tais temeridades. Tudo continuou como se nada houvesse acontecido, até se chegar a este assombroso e quase inacreditável ataque.

Identificados órgãos responsáveis pela segurança do local, o "Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand" deveria consultar sua assessoria jurídica para ingressar com uma ação contra tais relapsas figuras por "crime contra o patrimônio público". Apesar de remotas chances, deveria se exigir providências para localização do que estiver restado do conjunto furtado em 04 de dezembro passado, há 42 dias! Seria o mínimo a se esperar do ausente poder público municipal e estadual.

Inteligência policial existe também para destrinchar casos como esses. Se assim o quisessem, poderia haver chances de chegar aos autores destes execráveis crimes.

Isto não deveria ficar impune. Se nada se fizer, será a concessão de permissividade para que se levem até as antigas estátuas monumentais das pontes do Recife. Perplexos estamos e mais pobres em atrativos turístico-culturais. Triste realidade!

*Analista Econômico


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/01


2021

Adesa protesta contra situação precária da PE-576

O coordenador da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe (Adesa), Daniel Torres, voltou a cobrar deputados e o Governo de Pernambuco pela situação precária da PE-576, que conecta Ipubi a Trindade. Esta é uma via essencial para o escoamento de gesso. De acordo com ele, não houve retorno dos parlamentares nem do governador Paulo Câmara e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-PE).

"Até o momento, a Adesa não recebeu nenhuma resposta destes deputados. Como também enviou documentos ao gabinete do governador e nenhuma resposta. O DER-PE tinha publicado um edital em novembro para uma licitação da referida obra em 30 de dezembro. Não há nenhuma informação oficial do DER se houve ou não a referida licitação. Nós da Adesa não iremos aceitar mais nenhuma desculpa, essa é a terceira licitação não conclusa referente à PE-576", declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

15/01


2021

Osvaldinho jogou a vida fora

Osvaldo Rabelo Filho, prefeito mais amado de Goiana, que Deus chamou, hoje, parte como um desses fenômenos inexplicáveis da política. Foi prefeito quatro vezes, só sentiu o cheiro da derrota uma vez e a última eleição não disputou, mas elegeu o seu candidato da UTI de um hospital, no Recife. Filho do ex-deputado Osvaldo Rabelo, que morreu dando as cartas nas decisões do núcleo duro da esfera da segurança estadual, Osvaldinho fazia tudo errado e tudo dava certo, outra razão de ser inserido nesse contexto de fenômeno.

A vida pública revela essas facetas incompreensíveis para quem vive longe da política. Osvaldinho era duro no trato, pouco jogo de cintura, tinha palavra de rei, que não volta atrás, mas seu estilo agradava ao povão. Por isso, foi prefeito e deputado estadual.

Deus predestina o homem, mas Osvaldinho quis antecipar a sua missão na terra: fumava feito caipora, adorava um malte escocês e nunca cuidou da saúde. Sequer dava uma caminhada matinal. Homem de família rica, morreu rico. Era um dos maiores distribuidores de gás do Nordeste, um dos maiores do País, para ser mais preciso.

Tinha avião e passou um bom tempo no exterior. Boêmio, adorava receber amigos para molhar o bico. No seu império, uma gleba imensa de terra em sua Goiana e até emissora de rádio. Foi um visionário que deu certo nos negócios e na política.

O fumo tirou a sua vida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Todos vamos morrer um dia. Viver sem fazer o que gostamos não é viver. É melhor viver 01 dia como águia que 100 anos como cordeiro. Melhor morre numa batalha que velho em cima de uma cama.



15/01


2021

Comissão de Biossegurança aprova a vacina de Oxford

A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência e Tecnologia, aprovou, hoje, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se da primeira vacina contra a doença que teve a comercialização liberada pelo órgão.

Mesmo com essa aprovação, o uso emergencial da vacina ainda precisa ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que divulgará uma decisão no domingo (17).

Em paralelo a isso, a avaliação da CTNBio era necessária, porque essa vacina é constituída por um organismo geneticamente modificado (OGM).

De acordo com a Lei de Biossegurança, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da comissão, analisar os estudos com OGMs no Brasil, que podem ser plantas, células humanas, animais ou microorganismos, e liberar ou não a sua comercialização.

No caso da vacina de Oxford, é utilizada uma tecnologia conhecida como vetor viral recombinante. O imunizante é produzido a partir de uma versão enfraquecida de um adenovírus que causa resfriado em chimpanzés – e que não causa doença em humanos.

A esse adenovírus é adicionado o material genético da proteína "spike" do novo coronavírus (Sars-CoV-2) – a que ele usa para invadir as células humanas –, induzindo os anticorpos. Por isso o material é geneticamente modificado.

O anúncio da liberação comercial foi feito pelo ministro Marcos Pontes e o presidente da CTNBio, Paulo Augusto Vianna Barroso, em entrevista à imprensa em Brasília.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/01


2021

Goiana perde Osvaldo Rabelo Filho

O ex-prefeito de Goiana Osvaldo Rabelo Filho, conhecido como Osvaldinho, faleceu, na manhã de hoje. Há anos, ele vinha sofrendo com a Doença de Crohn e, já há algum tempo, estava internado no Hospital Português, no Recife. Confira abaixo a nota emitida pela família.

"É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Osvaldo Rabelo Filho (Osvaldinho), na manhã desta sexta-feira (15). Em sua trajetória política, o ex-prefeito de Goiana, município da Zona da Mata Norte de Pernambuco, ocupou o cargo em quatro mandatos, de 1976 a 1982, 1989 a 1990, de 1997 a 2000 e de 2017 a 2020. Também foi deputado estadual entre os anos de 1991 a 1994.

Os filhos Ana Patrícia, Christiane e Osvaldo Neto, seus netos e bisneto convidam para a homenagem de despedida. Será realizada uma carreata em cortejo, com saída de Recife do Cemitério Morada da Paz, às 15h, em direção a Goiana, onde acontecerá o ato religioso de despedida em frente à Prefeitura.

Após esta cerimônia, a família retornará à capital para a realização da cremação no cemitério Morada da Paz. Este rito será limitado apenas para os familiares. Nossa família agradece e pede respeito e cuidados ao distanciamento social”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/01


2021

“Fizemos nossa parte”, diz Bolsonaro sobre Manaus

Após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitir o "colapso" na rede de saúde de Manaus, com pacientes morrendo por asfixia por falta de oxigênio nos hospitais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, hoje, já ter feito a sua parte. Segundo ele, foram enviados recursos e outros meios ao Amazonas para o enfrentamento da covid-19. O vice-presidente, Hamilton Mourão, também saiu em defesa do governo, dizendo que não era possível prever a situação em Manaus e que estão fazendo 'além do que podem'.

"A gente está sempre fazendo o que tem que fazer, né? O problema em Manaus é terrível. Fizemos a nossa parte, com recursos e meios", afirmou ele a apoiadores no Palácio da Alvorada, citando também a ajuda das Forças Armadas ao levar insumos ao Estado.  "O ministro da Saúde esteve lá na segunda-feira e providenciou oxigênio, começou o tratamento precoce, que alguns criticam ainda", completou.

Com a nova explosão de casos de covid no Amazonas, o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus na quinta-feira, 14, segundo relatos de médicos. O governo federal anunciou que nesta sexta-feira começou a transferir pacientes para outros Estados e pediu ajuda aos Estados Unidos com o fornecimento de um avião adequado para levar cilindros a Manaus.

Ontem, ao comentar a situação em Manaus em "live" ao lado de Bolsonaro, Pazuello disse que "a responsabilidade é da prefeitura e do governo". Ele admitiu que a cidade vive um "colapso" na situação do atendimento de saúde, mas disse que o ministério "apoia em todos os aspectos".

O ministro atribuiu a situação na capital do Estado a um conjunto de fatores logísticos, de infraestrutura e de recursos humanos, que dificultam a resposta à crise sanitária. Ao traçar o panorama da situação, entretanto, o ministro também citou o período chuvoso na região e a falta de uma "efetiva ação" no "tratamento precoce" da covid-19.

Na ocasião, o presidente elogiou Pazuello. “Tem gente que está morrendo no canto do hospital, como se estivesse morrendo afogado. Imediatamente, as coisas são resolvidas”, afirmou Bolsonaro, numa referência à ação do ministro. A live do presidente durou uma hora e dez minutos e foi repleta de recomendações opostas àquelas reiteradas por autoridades mundiais de saúde, como a indicação de cloroquina para tratar a doença, medicamento sem eficácia comprovada cientificamente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

O governador de Manaus deveria está preso. Um, no no mínimo, inoperante. Ou preso ou afastado se o Amazonas tivesse uma Assembleia decente.