Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
26.01.2022 14:00

Saúde e sustentabilidade marcam história de sucesso cooperativista

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Carlos  Laerte

Quando Francisco, Mádia e Luzivanda resolveram olhar na mesma direção e ajudar a construir uma cooperativa médica às margens do grande Rio São Francisco, eles nem imaginavam o tamanho do sonho que estavam sonhando juntos.

Com uma história de três décadas dedicadas à promoção da vida e ao cuidado da saúde das pessoas, a Unimed Vale do São Francisco é considerada hoje líder de mercado e responsável pelo maior aporte de recursos no sistema de saúde da região. Uma eficiente e moderna estrutura com uma equipe de 506 médicos cooperados em diversas especialidades, atendendo com excelência e segurança mais de 70 mil beneficiários. A cooperativa gera 1.100 empregados diretos e 300 empregos indiretos e a rede de atendimento inclui hospitais, clínicas e laboratórios credenciados, além dos serviços próprios de dois hospitais (Petrolina - PE e Juazeiro – BA), um laboratório que é referência em processamento de exames, centro de diagnóstico, uma clínica de fisioterapia, Unidor (clínica para tratamento de dores crônicas), e o novo Núcleo de Terapias (NTU), para atendimento a pacientes pediátricos de 0 a 12 anos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, inaugurado recentemente.

Colocando a região entre os centros médicos mais avançados do País, a Unimed Vale do São Francisco tem realizado procedimentos inéditos a exemplo da primeira Angioplastia de Oclusão Coronária Crônica (CTO), além de tratamentos de doenças congênitas e valvulares e um implante Transcater de Válvula Aórtica (TAVI), executados com pleno êxito no Hospital Unimed de Petrolina, a maior e mais completa unidade hospitalar do Vale.

Como resposta pela primazia e sustentabilidade e com uma vitalidade econômica financeira que hoje é exemplo em todo Brasil, a entidade conquistou o Selo Prata em 2019 e o Selo Ouro em 2021 de um dos mais importantes prêmios do cooperativismo brasileiro: ‘SomosCoop Excelência em Gestão’, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), em reconhecimento as boas práticas de gestão e governança.

Desafios

Mas, o caminho do progresso não foi rápido nem muito menos fácil. Muitos foram os obstáculos contornados e os desafios vencidos desde a criação da cooperativa, em 1991, quando um grupo de pouco mais de 100 médicos decidiu juntar as Unimeds Petrolina e São Francisco, da vizinha cidade de Juazeiro, que já funcionava desde 1989, formando assim a Unimed Vale do São Francisco. A nova operadora de planos de saúde, que começou os trabalhos com 12 mil clientes e passou bastante tempo na dependência de terceiros para a prestação dos serviços médicos, vivenciou sérios problemas de inadimplência, autuações e acúmulo de débitos a exemplo de uma dívida tributária que chegou a R$ 19 milhões.

De acordo com o diretor presidente do Conselho de Administração da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, a situação da operadora em 2004, quando assumiu o primeiro dos cinco mandatos, juntamente com os diretores Francisco Aires (Comercial e Marketing), Luiz Gustavo (Administrativo) e Carlos Tadeu (Financeiro), era muito difícil e bastante preocupante. “Encontramos uma cooperativa médica com muitos conflitos e dificuldades para com os seus associados médicos, prestadores de serviço hospitalar, laboratórios e também com a rede de intercâmbio com as outras Unimeds do Brasil”, lembra.

Apaixonado pelo cooperativismo e com passagens pela administração de dois hospitais na região, o médico ginecologista e obstetra Francisco, lembra que um dos momentos mais marcantes nestes 18 anos à frente dos destinos da operadora foi quando, na realização do balanço de 2004, os 140 médicos cooperados aceitaram ratear uma perda de R$ 865 mil para a recuperação econômica e financeira da cooperativa. “Hoje, feitas as devidas correções, representa uma verdadeira fábula”, pontuou o presidente que também é conselheiro fiscal da Unimed Brasil e da Federação das Unimeds da Bahia, além de diretor superintendente da Federação das Unimeds de Pernambuco.

Tenacidade

Um ano depois, outro episódio marcou a história de tenacidade e determinação dos cooperados da Unimed Vale do São Francisco. Com uma proposta de criação de um plano de saúde próprio os dois principais hospitais de Petrolina se unem e pedem descredenciamento conjunto da cooperativa médica.  As dificuldades geradas com a suspensão do atendimento aos clientes surtiram o efeito de uma bomba para uma estrutura que ainda não tinha nenhum serviço próprio. Depois de muito diálogo, e até a assinatura de um termo de ajuste de conduta firmado junto ao Ministério Público, foi restabelecido o atendimento nos dois hospitais.

Passada a tempestade, vieram os passos iniciais para construção da sede própria onde começaram a funcionar as primeiras unidades de prestação de serviços com a marca Unimed. Em paralelo, o sentimento de ter um hospital próprio foi amadurecendo no peito dos cooperados até que em 2010 a operadora entregou à comunidade sanfranciscana o Hospital Unimed de Juazeiro e oito anos depois inaugurou o Hospital Unimed de Petrolina. Duas modernas unidades hospitalares edificadas com recursos da própria cooperativa que hoje não possui nenhuma dívida tributária. “Tudo isso é fruto do trabalho de uma equipe coesa, da continuidade de uma diretoria que estuda junto, empreende unida e busca em harmonia compreender os mais diversos aspectos que envolve esse ramo de negócio”, ressaltou o presidente.

E assim como Francisco, Mádia Cecília também traz na sua história as letras todas da palavra cooperar, da essência do coletivo, do que se faz junto, do que é capaz de unir, mover e fazer abraçar um objetivo comum. Médica clínica cooperada e coordenadora da Auditoria Médica, que começou na Unimed Vale do São Francisco há 23 anos, “por acreditar nesse modelo que transforma habilidades individuais em resultados coletivos”, ela define a entidade como uma organização transparente onde os médicos cooperados contam com uma força laborativa, são os donos do negócio e têm voz ativa nas decisões e resultados apresentados pela organização.

Capacitação

Destacando a política de capacitação e atualização, ela enfatiza os cursos e treinamentos que são oferecidos constantemente aos cooperados nas áreas de cada especialidade médica e no segmento de educação cooperativista. “Hoje, também conseguimos alguns benefícios a exemplo de um plano de saúde master sem custos para o cooperado e com descontos generosos para os dependentes além de um seguro Serit (Seguro de Renda por Incapacidade Temporária), que está sendo bastante oportuno agora durante a pandemia da Covid-19”, avaliou Mádia.

A médica cooperada também lembrou o período desafiador vivenciado durante a pandemia, recordando a Moção de Aplausos concedida pela Câmara de Vereadores de Petrolina pelo desempenho da equipe do Hospital Unimed de Petrolina como referência nacional no combate à Covid-19. Votada por unanimidade em junho de 2021, a honraria, “se justifica pelo trabalho do hospital que vem apresentando um índice de mortalidade de 13,4%, bem abaixo da média nacional que foi de 39,3%, no último mês de abril. Índices divulgados pelo site de Registro Nacional de Terapia Intensiva (Epimed Monitor)”, conforme assinalou o autor do requerimento, vereador Cesar Durando (DEM).

Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, a cooperativa concluiu o ano de 2020 comemorando uma conquista dupla: o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade 2020, na categoria Ouro e o Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade 2020, na categoria Prata para o Hospital Unimed de Petrolina. Certificações de reconhecimento que refletem o engajamento das equipes e a consolidação do espírito cooperativista na promoção do crescimento sustentável do Sistema Unimed, o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil.

Valorização

Também conhecida pelas oportunidades criadas para o crescimento profissional dos colaboradores, a Unimed Vale do São Francisco, segundo a gerente de Relacionamento com Cooperados, Luzivanda Ferraz, além de gerar muitos empregos diretos e indiretos, valoriza cada um dos seus funcionários, estimulando o desenvolvimento pessoal através do reconhecimento dos esforços e das conquistas. Na cooperativa desde 2001, ela começou como secretária executiva e depois de contribuir com o setor de Relacionamento com Cooperados foi promovida a gerente.

“Participei de uma transformação incrível da cooperativa e hoje faço parte da turma de Pós-Graduação em Práticas de Gestão em Cooperativas de Saúde com enfoque na RN nº 452 e de iniciativas exitosas como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), Selo de Sustentabilidade, RN 443, parto adequado, gestão da qualidade entre outros”, enumerou. Luzivanda agradeceu a ampliação dos espaços e a crescente participação feminina em cargos relevantes e com poder de decisão nos mais variados setores da operadora. “Aqui os valores do cooperativismo são devidamente pautados pela ideia de democracia, liberdade, equidade, justiça social e solidariedade”.

Ela evidenciou ainda a responsabilidade social da cooperativa a partir da realização de campanhas e projetos em prol da comunidade a exemplo do Cooperar tá no Sangue (doação de sangue e cadastro medula óssea), Natal Solidário e o Arraiá Solidário, que arrecadam e doam cestas básicas e materiais de higiene pessoal para inúmeras entidades filantrópicas de Petrolina e Juazeiro.

Com foco nas novidades tecnológicas e preparando os passos seguintes com bastante equilíbrio e soluções inovadoras, a Unimed Vale do São Francisco tem muitos planos para o futuro. A diretoria da cooperativa adquiriu um terreno de três mil metros quadrados em Petrolina e vai construir uma nova unidade para funcionamento de laboratório, unidade de terapias e de Atenção básica à Saúde (ABS).

Então, é assim que a Unimed Vale do São Francisco caminha, avançando a passos largos e reafirmando a história de sucesso do cooperativismo que é a própria lição diária de muitos Franciscos, Mádias e Luzivandas. Gente que de mãos dadas e olhar no futuro ajuda a construir essa organização confiável, moderna e sólida que vem aprimorando os programas de atenção à saúde e transformando desafios em oportunidades.

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Coluna 24.05.2022 00:00

Coluna da terça-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Surpresa zero

Até as paredes do PSDB já sabiam que João Doria jogaria a toalha na corrida presidencial. Embora tenha vencido a eleição prévia, derrotando o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o ex-governador de São Paulo não decolou nas pesquisas. Além de estagnar na casa dos 4%, não agregou.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 23.05.2022 21:30

Vereadora da oposição declara apoio à prefeito de Arcoverde

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Reviravolta na bancada de oposição na Câmara de Arcoverde: a vereadora Zirleide Monteiro, do bloco de oposição, ligada ao ex-deputado estadual Júlio Cavalcanti, acaba de comunicar, da tribuna da Casa, que virou governista, aderindo ao governo Wellington Maciel.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 21:15

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Flagrante da festa de inauguração da barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, em meados dos anos 70, pelo ex-governador Eraldo Gueiros. A foto é do arquivo de Fernando Pires, um dos maiores colecionadores de imagens da história da cidade. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 23.05.2022 21:00

Enquanto isso, o infante em São Paulo cuidando da campanha de Lula

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 23.05.2022 20:30

Troca de partido tira Marília de cargo na Mesa Diretora da Câmara

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A deputada federal Marília Arraes (SD), que ocupava o cargo de 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, foi destituída. Após ter saído do PT para o Solidariedade para disputar o Governo do Estado, a parlamentar pernambucana perdeu automaticamente o cargo. De acordo com o regimento interno da Casa, o membro da Mesa Diretora que trocar de partido perde o cargo, pois a indicação pertence a legenda.

O mesmo aconteceu com os deputados Marcelo Ramos (PSD-AM), 1º vice-presidente, e Rose Modesto (União-MS), 3º secretário. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou eleição para os cargos para a próxima quarta-feira (25), com votação exclusivamente presencial. A sessão está marcada para as 13h55.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 23.05.2022 20:00

PT confirma conversa com economista Pérsio Arida para elaborar plano econômico de chapa Lula-Alckmin

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, confirmou, hoje, que um dos coordenadores do plano econômico da chapa Lula-Geraldo Alckmin conversou com os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende para que eles participem da construção do plano de governo da aliança.

Nome de confiança de Alckmin, Pérsio Arida já foi presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante as gestões dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Lara Resende é um dos formuladores do Plano Real.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 19:30

“Pernambuco precisa de representantes do Agro na Câmara Federal”, afirma Guilherme Coelho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a deputado federal Guilherme Coelho (PSDB) tem realizado uma agenda intensa em vários municípios pernambucanos, fortalecendo apoios, fazendo novos aliados e visitando diversos eleitores. Na última semana, Guilherme participou de encontro partidário no Recife, passando também por cidades como Afrânio, Cabrobó, Mirandiba, Arcoverde e Caruaru. Em todos os lugares Guilherme reforça o seu compromisso com o desenvolvimento regional, destacando o potencial do Estado para o Agro, em seus diversos segmentos.  

“Nosso Pernambuco tem muitas riquezas, especialmente no Agro. Seja com a produção de cana-de-açúcar da Zona da Mata, com a bacia leiteira e avicultura do Agreste e Araripe, com a caprinovinocultura e fruticultura irrigada do Sertão, com a agricultura familiar.  Pernambuco precisa de representantes do Agro na Câmara Federal para fazer toda esta potencialidade virar mais emprego e renda”, destacou Guilherme. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 23.05.2022 19:15

A alegria de rever Rosa Barros

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Entre todas as personalidades presentes ao lançamento do livro biográfico de Inocêncio Oliveira, há pouco, na Assembleia Legislativa, a mais festejada foi a ex-prefeita de Arcoverde, Rosa Barros. Há muito, não conversávamos. Colocamos o papo em dia juntamente com o ex-deputado José Marcos e o industrial Moacir Rocha.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 23.05.2022 19:00

Com apoios certos, Marília ganha eleições no primeiro turno

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Caro Magno,

Alguns membros da Frente Popular estão repetindo a mesma mentira várias vezes, para que ela se torne verdade. Disseram, de início, que Marília Arraes seria candidata a senadora na Frente Popular.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 23.05.2022 18:30

Keko do Armazém participa da retomada de evento religioso no Cabo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Marcha Resgate levou milhares de pessoas às ruas do Cabo de Santo Agostinho, no último sábado. Depois de dois anos sem a realização presencial do evento, devido à pandemia da Covid-19, fiéis percorreram cerca de dois quilômetros, numa demonstração de fé e união. O evento é uma realização da Igreja Kerigma, em parceria com a Prefeitura do Cabo.  

Este ano, a Marcha trouxe o tema "Vamos Recomeçar". O prefeito Keko do Armazém caminhou ao lado de fiéis, desde a concentração, no Centro da Cidade, até a Rodovia PE-060. "É indiscutível o poder de Deus sobre nossa vida. Incentivamos a realização desse grande evento, por entendermos a importância do fortalecimento espiritual, da fé, bem como o incentivo ao comércio local", ressaltou Keko.  A apresentação artística ficou a cargo da banda Som e Louvor.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 18:00

Grande Recife tem alagamentos, transtornos e rajadas de vento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, na tarde de hoje, o aviso meteorológico para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte no Grande Recife e Zona da Mata. Em diversas regiões houve alagamentos e rajadas de vento que causaram transtornos a moradores.

No Recife, alagamentos foram registrados em regiões como o Ibura e Pina, na Zona Sul; Tejipió, Prado, Afogados e Madalena, na Zona Oeste; nos bairros de São José e Santo Antônio, no Centro; e em Beberibe, na Zona Norte. Em Olinda, houve transtornos nos bairros de Ouro Preto, Jardim Fragoso, Peixinhos e Bonsucesso.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 23.05.2022 17:45

Lideranças prestigiam lançamento de livro biográfico de Inocêncio Oliveira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Na tarde de autógrafo do livro sobre a trajetória do ex-deputado Inocêncio Oliveira, de autoria do jornalista José Adalberto Ribeiro, muitas lideranças estiveram presentes, entre elas o ex-governador João Lyra Neto. Também a filha Shirley, que representou o pai.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 23.05.2022 17:30

Entenda como fica circulação de veículos particulares no Aeroporto do Recife

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Do G1/PE

Motoristas que passaram pelo Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade, foram surpreendidos por uma placa que proibia acesso a área do térreo para todos os veículos que não estavam em serviço. Segundo a Aena, que administra o aeroporto, apesar da sinalização, a restrição ainda não está em vigor e não tem data para começar a valer.

...



compartilhamentos