Estatal ligada a Geraldo quer buffet sigiloso
EXCLUSIVO
Outra estatal vinculada a pasta do ex-prefeito Geraldo Júlio no Governo do Estado lançou edital para serviços de buffet. Há menos de uma semana, o Blog revelou a licitação na Secretaria de Geraldo, através da estatal Porto de SUAPE, para gastar R$ 533 mil em buffet. Agora é a Copergás, outra estatal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que também lança licitação para serviço de buffet. A novidade é que agora a nova licitação de buffet na Secretaria de Geraldo terá valor sigiloso.
Segundo fonte no próprio Governo, o preço sigiloso demonstra a falta de critério da gestão de Geraldo na Secretaria e como o ex-prefeito trata a coisa pública. Uma estatal divulga o preço do buffet. Outra estatal, da mesma Secretaria, esconde. Outras fontes informam, contudo, que a decisão de omitir, desta vez, o valor do buffet foi devido a repercussão política negativa da matéria anterior do Blog. A motivação legal para o valor do buffet ser agora sigiloso é a Lei Federal das Estatais, que teria um artigo que permite ocultar o preço.
A justificativa para a nova licitação da estatal da Secretaria de Geraldo, por preço sigiloso, são "eventos institucionais e datas comemorativas". O início do acolhimento das propostas das empresas interessadas já foi marcado "a toque de caixa" para hoje. A abertura das propostas será em 16 de fevereiro. Como consta no edital, o valor do buffet está sendo mantido sob sigilo. Não há maiores informações sobre as exigências desta nova licitação de buffet. Na primeira licitação, do Porto de SUAPE, ao custo de R$ 533 mil, a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz exigências de itens de luxo para atender aos aliados do ex-prefeito do Recife.
Foram exigidos na licitação de SUAPE itens de altíssimo refinamento em almoço e café. Dentre as exigências, por exemplo: "BUFFET DE ALMOÇO TIPO 1 – Do tipo almoço, cujo cardápio é composto por: prato principal composto por 03 (três) tipos de proteínas(ave, peixe e bovina), 05 opções de guarnições ou acompanhamentos incluindo massas, 02 (dois) tipos de saladas, 03 (três) tipos de frutas da estação, 03 (três) tipos de doces (tortas, pavês, compotas e mousses) e bebidas não alcóolicas". Até sobre os molhos do almoço, a Secretaria comandada pelo ex-prefeito do Recife fez exigências na primeira licitação, de SUAPE. Ele quer escolher os tipos: "os molhos e acompanhamentos dos produtos indicados nas primeira etapa serão escolhidos pelo gestor", diz expressamente o edital. A Secretaria de Geraldo também fez exigências com as bebidas: "bebidas não alcoólicas (refrigerantes – três tipos, inclusive dietéticos e/ou zero), água mineral com e sem gás e sucos naturais de frutas – mínimo três variedades)". Além de almoço, a Secretaria quer garantir para os gestores um lanche muito mais refinado que o disponível no Palácio do Campo das Princesas para o próprio governador. São exigências do edital da Secretaria de Geraldo em SUAPE para os lanches: "COFFEE BREAK TIPO 1– Do tipo coffee break, com 06 (seis) tipos de salgados, 01 (uma) mesa de frios, 03 (três) tipos de bolos, 03 (três) tipos de Paes e/ou bolachas, 03 (três) tipos de frutas ou 01 (uma) saldada de frutas, 03 (três) tipos de doces, 01 (um) tipo de torta e 03 (três) tipos de bebidas". Nem Paulo Câmara tem tanto luxo à sua disposição no Palácio.