Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
25.01.2022 00:00

Coluna da terça-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

É Danilo, só falta anunciar

Se não houver uma reviravolta de última hora, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) será anunciado nos próximos dias candidato a governador da Frente Popular. Há dez dias, o governador Paulo Câmara deu a informação ao ex-presidente Lula. Língua solta, o petista se encarregou de imediato de vazar para o colunista Lauro Jardim, de O Globo, que já deu a escolha como certa, antecipadamente.

Mas circulou a informação, ontem, de que a viúva Renata Campos ainda não assimilou Danilo. Seu nome preferencial é o do também deputado federal Tadeu Alencar, pai do esposo da filha primogênita da ex-primeira-dama. Danilo, diferente de Tadeu, teria mais simpatia e aderência em todos os partidos da ampla frente que está no poder há 15 anos consecutivos.

Paulo Câmara queria Zé Neto, secretário de Governo, amigo do peito, mas encontrou resistências para bancar a indicação. Teve que engolir Danilo, com quem tem relação antiga de amizade, mas não a ponto de confiar cegamente, como se dá com Zé Neto. O anúncio só será feito, entretanto, depois que todos os presidentes estaduais da Frente forem consultados.

Dentre os que ainda faltam, o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, em férias no exterior. Sebá, que volta amanhã ao Brasil, é defensor ardoroso da candidatura de Zé Neto, mas deve se curvar se Danilo for objeto de uma aprovação consensual entre os demais líderes que integram a Frente Popular.

O informante – Lauro Jardim deu com tanta segurança a informação de que o candidato a governador seria Danilo Cabral que o mundo político do Estado se surpreendeu, até porque os principais expoentes do conjunto da Frente Popular ainda não haviam sido consultados pelo governador. Mas a fonte do colunista do Globo era segura: o ex-presidente Lula, que fora informado na véspera da decisão tomada por Paulo Câmara.

Senador petista – Quanto ao senador na chapa da Frente Popular, ninguém tem mais dúvidas de que caberá ao PT. Conforme esta coluna já noticiou, a indicação passará pelo crivo do senador Humberto Costa, que prefere o deputado federal Carlos Veras, que bate continência para ele nas 24 horas do dia que Deus dar. Veras está no primeiro mandato, tem raízes no Pajeú, sendo filho de Tabira, por onde ingressou na vida pública via movimento sindical.

Convite – Por falar em Humberto Costa, o senador fez convite, ontem, ao secretário responsável pela nota técnica do Ministério da Saúde com desinformação acerca das vacinas anti-convid-19. A nota foi assinada por Hélio Angotti, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta. Humberto Costa é presidente da CDH (Comissão de Direitos Humanos) do Senado. Segundo ele, o auxiliar da Saúde apresentou uma nota “negacionista” em relação à vacinação. Por se tratar de uma comissão permanente, Angotti não pode ser convocado como em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

Pressão do Rede – Em nota, o partido Rede no Estado, através de Sérgio Rodrigues de Paula, cobrou pressa ao PSB na escolha do candidato a governador. Segundo ele, a definição é crucial para garantir o andamento da negociação entre os dois partidos. Disse que apenas com o retorno dos políticos-técnicos na liderança do Estado – muitos deles se encontram no legislativo federal – o PSB poderá abrir caminhos para o futuro. "Esperamos, mas não podemos esperar muito, neste silêncio que grita, já há muito tempo, por um nome como candidato de uma frente democrática, garantidora dos direitos humanos e que tenha empatia pelas vidas das pessoas", diz a nota.

Aposta na televisão – Os pré-candidatos que hoje patinam nas pesquisas de intenção de voto terão uma poderosa ferramenta para se tornar nacionalmente conhecidos antes do período oficial de campanha. É que, com a volta da propaganda partidária de rádio e TV, a partir de março, as legendas vão usar os programas e inserções para ampliar a exposição de suas apostas eleitorais. Especialistas alertam, porém, que embora não seja proibida a participação de nomes que estarão nas urnas em outubro, transformar as inserções em promoção pessoal pode configurar propaganda antecipada e resultar em punições como multa e cassação de tempo. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recorrerá à vacinação contra a covid-19, por exemplo, para mostrar que foi ele quem primeiro trouxe o imunizante para o País.

CURTAS

TAMBÉM NA TV – Não é só Dória, no entanto, que vai usar as inserções para se apresentar aos eleitores. O Podemos do ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro e o PDT do ex-ministro Ciro Gomes confirmaram que os presidenciáveis também terão destaque nas propagandas. O PL, por sua vez, vai exibir o presidente Jair Bolsonaro, que é candidato à reeleição.

INSERÇÕES – As inserções podem ter duração de 30 segundos. O tempo de cada partido varia conforme o tamanho das bancadas eleitas para a Câmara, em 2018. Legendas com mais de 20 deputados eleitos têm 20 minutos semestrais. É o caso de quase todos os principais pré-candidatos, com exceção de Moro, uma vez que o Podemos elegeu 11 deputados e ficará com 10 minutos em cada semestre.

Perguntar não ofende: a poderosa Renata Campos vai virar o jogo em favor de Tadeu Alencar?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 23.05.2022 21:30

Vereadora da oposição declara apoio à prefeito de Arcoverde

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Reviravolta na bancada de oposição na Câmara de Arcoverde: a vereadora Zirleide Monteiro, do bloco de oposição, ligada ao ex-deputado estadual Júlio Cavalcanti, acaba de comunicar, da tribuna da Casa, que virou governista, aderindo ao governo Wellington Maciel.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 23.05.2022 21:15

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Flagrante da festa de inauguração da barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, em meados dos anos 70, pelo ex-governador Eraldo Gueiros. A foto é do arquivo de Fernando Pires, um dos maiores colecionadores de imagens da história da cidade. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 21:00

Enquanto isso, o infante em São Paulo cuidando da campanha de Lula

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 23.05.2022 20:30

Troca de partido tira Marília de cargo na Mesa Diretora da Câmara

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A deputada federal Marília Arraes (SD), que ocupava o cargo de 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, foi destituída. Após ter saído do PT para o Solidariedade para disputar o Governo do Estado, a parlamentar pernambucana perdeu automaticamente o cargo. De acordo com o regimento interno da Casa, o membro da Mesa Diretora que trocar de partido perde o cargo, pois a indicação pertence a legenda.

O mesmo aconteceu com os deputados Marcelo Ramos (PSD-AM), 1º vice-presidente, e Rose Modesto (União-MS), 3º secretário. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou eleição para os cargos para a próxima quarta-feira (25), com votação exclusivamente presencial. A sessão está marcada para as 13h55.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 23.05.2022 20:00

PT confirma conversa com economista Pérsio Arida para elaborar plano econômico de chapa Lula-Alckmin

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, confirmou, hoje, que um dos coordenadores do plano econômico da chapa Lula-Geraldo Alckmin conversou com os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende para que eles participem da construção do plano de governo da aliança.

Nome de confiança de Alckmin, Pérsio Arida já foi presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante as gestões dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Lara Resende é um dos formuladores do Plano Real.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 23.05.2022 19:30

“Pernambuco precisa de representantes do Agro na Câmara Federal”, afirma Guilherme Coelho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a deputado federal Guilherme Coelho (PSDB) tem realizado uma agenda intensa em vários municípios pernambucanos, fortalecendo apoios, fazendo novos aliados e visitando diversos eleitores. Na última semana, Guilherme participou de encontro partidário no Recife, passando também por cidades como Afrânio, Cabrobó, Mirandiba, Arcoverde e Caruaru. Em todos os lugares Guilherme reforça o seu compromisso com o desenvolvimento regional, destacando o potencial do Estado para o Agro, em seus diversos segmentos.  

“Nosso Pernambuco tem muitas riquezas, especialmente no Agro. Seja com a produção de cana-de-açúcar da Zona da Mata, com a bacia leiteira e avicultura do Agreste e Araripe, com a caprinovinocultura e fruticultura irrigada do Sertão, com a agricultura familiar.  Pernambuco precisa de representantes do Agro na Câmara Federal para fazer toda esta potencialidade virar mais emprego e renda”, destacou Guilherme. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 19:15

A alegria de rever Rosa Barros

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Entre todas as personalidades presentes ao lançamento do livro biográfico de Inocêncio Oliveira, há pouco, na Assembleia Legislativa, a mais festejada foi a ex-prefeita de Arcoverde, Rosa Barros. Há muito, não conversávamos. Colocamos o papo em dia juntamente com o ex-deputado José Marcos e o industrial Moacir Rocha.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 23.05.2022 19:00

Com apoios certos, Marília ganha eleições no primeiro turno

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Caro Magno,

Alguns membros da Frente Popular estão repetindo a mesma mentira várias vezes, para que ela se torne verdade. Disseram, de início, que Marília Arraes seria candidata a senadora na Frente Popular.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 23.05.2022 18:30

Keko do Armazém participa da retomada de evento religioso no Cabo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Marcha Resgate levou milhares de pessoas às ruas do Cabo de Santo Agostinho, no último sábado. Depois de dois anos sem a realização presencial do evento, devido à pandemia da Covid-19, fiéis percorreram cerca de dois quilômetros, numa demonstração de fé e união. O evento é uma realização da Igreja Kerigma, em parceria com a Prefeitura do Cabo.  

Este ano, a Marcha trouxe o tema "Vamos Recomeçar". O prefeito Keko do Armazém caminhou ao lado de fiéis, desde a concentração, no Centro da Cidade, até a Rodovia PE-060. "É indiscutível o poder de Deus sobre nossa vida. Incentivamos a realização desse grande evento, por entendermos a importância do fortalecimento espiritual, da fé, bem como o incentivo ao comércio local", ressaltou Keko.  A apresentação artística ficou a cargo da banda Som e Louvor.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 23.05.2022 18:00

Grande Recife tem alagamentos, transtornos e rajadas de vento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, na tarde de hoje, o aviso meteorológico para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte no Grande Recife e Zona da Mata. Em diversas regiões houve alagamentos e rajadas de vento que causaram transtornos a moradores.

No Recife, alagamentos foram registrados em regiões como o Ibura e Pina, na Zona Sul; Tejipió, Prado, Afogados e Madalena, na Zona Oeste; nos bairros de São José e Santo Antônio, no Centro; e em Beberibe, na Zona Norte. Em Olinda, houve transtornos nos bairros de Ouro Preto, Jardim Fragoso, Peixinhos e Bonsucesso.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 17:45

Lideranças prestigiam lançamento de livro biográfico de Inocêncio Oliveira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Na tarde de autógrafo do livro sobre a trajetória do ex-deputado Inocêncio Oliveira, de autoria do jornalista José Adalberto Ribeiro, muitas lideranças estiveram presentes, entre elas o ex-governador João Lyra Neto. Também a filha Shirley, que representou o pai.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 23.05.2022 17:30

Entenda como fica circulação de veículos particulares no Aeroporto do Recife

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Do G1/PE

Motoristas que passaram pelo Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade, foram surpreendidos por uma placa que proibia acesso a área do térreo para todos os veículos que não estavam em serviço. Segundo a Aena, que administra o aeroporto, apesar da sinalização, a restrição ainda não está em vigor e não tem data para começar a valer.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro