Geraldo contrata R$ 533 mil em buffet para Suape
EXCLUSIVO
As articulações internas para a escolha do candidato do PSB a governador não diminuíram o ímpeto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, do ex-prefeito Geraldo Julio, em abrir licitações supérfluas neste momento de grave crise financeira que passa a população e os empresários de Pernambuco. Agora, a Secretaria está abrindo uma licitação para gastar R$ 532.333,33 (quinhentos e trinta e dois mil trezentos e trinta e três reais e trinta e três centavos) em serviços de buffet para o órgão.
Mais uma vez, a Secretaria de Geraldo pega carona no grande orçamento disponível através da estatal Porto de Suape. Há pressa na licitação e, segundo o edital, o início das propostas já começa a "toque de caixa" em 21 de janeiro.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz exigências de itens de luxo para atender aos aliados do ex-prefeito do Recife. São exigidos itens de altíssimo refinamento em almoço e café. Dentre as exigências, por exemplo: "BUFFET DE ALMOÇO TIPO 1- Do tipo almoço, cujo cardápio é composto por: prato principal composto por 03 (três) tipos de proteínas(ave, peixe e bovina), 05 opções de guarnições ou acompanhamentos incluindo massas, 02 (dois) tipos de saladas, 03 (três) tipos de frutas da estação, 03 (três) tipos de doces (tortas, pavês, compotas e mousses) e bebidas não alcóolicas".
Até sobre os molhos do almoço, a Secretaria comandada pelo ex-prefeito do Recife fez exigências. Ele quer escolher os tipos: "os molhos e acompanhamentos dos produtos indicados nas primeira etapa serão escolhidos pelo gestor", diz expressamente o edital. A Secretaria de Geraldo também fez exigências com as bebidas: "bebidas não alcoólicas (refrigerantes – três tipos, inclusive dietéticos e/ou zero), água mineral com e sem gás e sucos naturais de frutas – mínimo três variedades)".
Além de almoço, a Secretaria quer garantir para os gestores um lanche muito mais refinado que o disponível no Palácio do Campo das Princesas para o próprio governador. São exigências do edital da Secretaria de Geraldo para os lanches: "COFFEE BREAK TIPO 1– Do tipo coffee break, com 06 (seis) tipos de salgados, 01 (uma) mesa de frios, 03 (três) tipos de bolos, 03 (três) tipos de Paes e/ou bolachas, 03 (três) tipos de frutas ou 01 (uma) saladade frutas, 03 (três) tipos de doces, 01 (um) tipo de torta e 03 (três) tipos de bebidas".
Nem Paulo Câmara tem tanto luxo à sua disposição no Palácio. A Secretaria de Geraldo também quer um kit lanche extra: "KIT LANCHE – Do tipo kit lanche, com 01 (um) tipo de salgado, 01 (um) tipo de bolo, 01 (um) tipos de sanduiche natural, 01 (um) tipo de fruta ou 01 (uma) salada de frutas, 01 (um) tipo de doce e 01 (um) tipo de bebida", diz o edital.
Garantindo um buffet tão luxuoso na sua Secretaria, pode ser realmente indício que Geraldo Julio não vai deixar o Governo em abril, no prazo de desincompatibilização da lei eleitoral. Ele foi descartado por Paulo Câmara como candidato a governador em erntrevista à Folha de São Paulo. Todavia, o próprio Geraldo não desistiu, segundo informações de bastidores.
E outra vez a Secretaria de Geraldo demonstra grande insensibilidade em fazer este gasto supérfluo, em momento que o desemprego em Pernambuco é o maior do país, segundo o IBGE. A função da Secretaria ironicamente é gerar empregos para os pernambucanos.