Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
21.01.2022 00:00

Coluna da sexta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Sem mandato, sem sucessor

O governador Paulo Câmara queria ser candidato a senador e convencer o PSB a apoiar a candidatura de Humberto Costa, pelo PT, mas não conseguiu dobrar as principais lideranças socialistas. Contou apenas com o apoio do ex-presidente Lula por razões óbvias. Vai ficar, portanto, até o fim da sua gestão, entrando em 2023 na fase mais difícil da sua vida pública, a condição de político sem mandato.

É o sereno que nenhum homem público deseja. Joaquim Francisco, de quem fui secretário de Imprensa, dizia que político sem mandato é obrigado a cortar o capim que cresce no quintal da sua casa porque não aparece mais nenhum assecla ou bajulador para tal missão. O que não consigo entender é algo muito simples: como Paulo Câmara aceita ficar sem mandato sem o direito de eleger o seu sucessor?

Com José Neto, seu nome preferencial, caso viesse a ser eleito, teria uma espécie de compartilhamento de poder. Com Danilo Cabral, alternativa que se especula já certa pelo PSB para disputar o Palácio em nome da Frente Popular, Paulo Câmara não teria ou terá, se ele também vier a ser eleito, o mesmo trânsito, a mesma liberdade e o mesmo poder de influência na futura gestão. Até porque ficará a versão de que não foi ele que escolheu Danilo, mas o clã Campos.

O governador tende a entrar no ostracismo, portanto, sem ter o direito de fazer o nome de sua preferência. Se Geraldo Júlio, apontado como o candidato natural, abdicou da disputa, Câmara, para um bom entendedor, ficou livre para fazer o seu sucessor, mas tende a não ter esse direito, aceitando Danilo. Mesmo que tenha proximidade com Danilo, tendo sido seu chefe de gabinete na Câmara de Vereadores do Recife, conforme informei ontem, Zé Neto candidato estaria ungido pela força política e escolha pessoal dele, como fez Eduardo Campos quando escolheu o próprio Câmara, há oito anos, para disputar a sua sucessão.

Pela primeira vez se assiste em Pernambuco um governador de dois mandatos ficar desempregado, obrigado a bater ponto como auditor no Tribunal de Contas, sua casa de origem, no futuro, porque não teve o direito legítimo de escolher o seu sucessor. 

Puxão de orelha - Postagem, ontem, do repórter e colunista do sabadão deste Blog, o eclético Houldine Nascimento, extraída de uma entrevista do ex-presidente Lula, deixou os socialistas com os nervos à flor da pele. Tudo porque o petista deu um chega pra lá na cacicada do PSB pernambucano. "Embora o PSB tenha direito em Pernambuco de indicar o candidato a governador, não pode tratar o PT de forma pequena. É apenas isso que está em jogo e Humberto Costa é muito fiel na sua relação com o PSB", desabafou. Por Lula, o candidato seria Humberto e Paulo Câmara disputaria o Senado. 

É o senador? - O deputado André de Paula, presidente estadual do PSD, já se considera o candidato a senador escolhido na chapa da Frente Popular. Deve ter muita força com Lula, porque sem direito de bancar a candidatura de Humberto, o que se esperava é que o PT exigisse em contrapartida a vaga de senador, até porque espaço de vice-governador não interessa em absoluto a Lula. O que o ex-presidente quer é, já se achando eleito de véspera, contar com o maior número possível de candidatos a senador do PT nos Estados.

O benfeitor - Para irritar a prefeita Raquel Lyra (PSDB), o deputado estadual José Queiroz (PDT), que já sonha acordado em disputar a Prefeitura de Caruaru em 2024, espalhou uma penca de outdoors na BR-232 e na própria capital do forró, com uma mensagem sugerindo que foi o grande renovador das políticas públicas do município. Que, acima dele, só Deus. 

A pauleira do neto - De Mário Covas Neto, neto do ex-governador paulista Mário Covas: "O que não entendo é a posição de Geraldo Alckmin. Não ganha nada com isso. Pelo contrário. Ficará marcado como alguém rancoroso, que faz qualquer aliança para poder derrotar o governador João Doria, como alguém que deu as costas ao seu eleitor tucano, ou alguém que lamentavelmente não fez da coerência seu norte político. E, por essas razões, a meu ver, Alckmin está absolutamente equivocado." 

O rebelde Ciro - Na convenção do PDT que oficializará sua pré-candidatura ao Planalto, hoje, em Brasília, o ex-ministro Ciro Gomes dirá que é necessário ser rebelde para enfrentar o desgoverno de Jair Bolsonaro, lutar contra quem não aceita a ciência e para mudar o quadro de polarização entre o atual inquilino do Palácio do Planalto e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Criado pelo publicitário João Santana, o slogan “A rebeldia da esperança” já vem sendo criticado no mercado da política por lembrar o livro "A audácia da esperança", do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

CURTAS

REBU JURÍDICO - A OAB investiga a conduta do advogado Rafael Nunes, envolvido na defesa de Marcelo da Silva, suspeito de assassinar a facadas a menina Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, em Petrolina, no Sertão. A advogada que estava na defesa antes, Niedja Mônica da Silva, entrou com uma representação na entidade alegando que o cliente foi "coagido" a destituí-la do caso.

ESTRANHO RECUO - Por falar no caso da garota Beatriz, o que ninguém está entendendo é a nova conduta da mãe Lucinha, que passou a confiar cegamente na versão de que foi de fato o presidiário Marcelo da Silva que matou a sua filha. O que leva uma pessoa a tirar a vida de uma criança de apenas 7 anos só porque ela se assustou diante dele? Essa foi a motivação? 

Perguntar não ofende: Para o PT, Alckmin deixou de ser chuchu depois de virar palatável aos olhos de Lula como vice? 

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Coluna 24.05.2022 00:00

Coluna da terça-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Surpresa zero

Até as paredes do PSDB já sabiam que João Doria jogaria a toalha na corrida presidencial. Embora tenha vencido a eleição prévia, derrotando o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o ex-governador de São Paulo não decolou nas pesquisas. Além de estagnar na casa dos 4%, não agregou.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 23.05.2022 21:30

Vereadora da oposição declara apoio à prefeito de Arcoverde

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Reviravolta na bancada de oposição na Câmara de Arcoverde: a vereadora Zirleide Monteiro, do bloco de oposição, ligada ao ex-deputado estadual Júlio Cavalcanti, acaba de comunicar, da tribuna da Casa, que virou governista, aderindo ao governo Wellington Maciel.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 21:15

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Flagrante da festa de inauguração da barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, em meados dos anos 70, pelo ex-governador Eraldo Gueiros. A foto é do arquivo de Fernando Pires, um dos maiores colecionadores de imagens da história da cidade. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 23.05.2022 21:00

Enquanto isso, o infante em São Paulo cuidando da campanha de Lula

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 23.05.2022 20:30

Troca de partido tira Marília de cargo na Mesa Diretora da Câmara

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A deputada federal Marília Arraes (SD), que ocupava o cargo de 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, foi destituída. Após ter saído do PT para o Solidariedade para disputar o Governo do Estado, a parlamentar pernambucana perdeu automaticamente o cargo. De acordo com o regimento interno da Casa, o membro da Mesa Diretora que trocar de partido perde o cargo, pois a indicação pertence a legenda.

O mesmo aconteceu com os deputados Marcelo Ramos (PSD-AM), 1º vice-presidente, e Rose Modesto (União-MS), 3º secretário. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou eleição para os cargos para a próxima quarta-feira (25), com votação exclusivamente presencial. A sessão está marcada para as 13h55.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 23.05.2022 20:00

PT confirma conversa com economista Pérsio Arida para elaborar plano econômico de chapa Lula-Alckmin

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, confirmou, hoje, que um dos coordenadores do plano econômico da chapa Lula-Geraldo Alckmin conversou com os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende para que eles participem da construção do plano de governo da aliança.

Nome de confiança de Alckmin, Pérsio Arida já foi presidente do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante as gestões dos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Lara Resende é um dos formuladores do Plano Real.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 19:30

“Pernambuco precisa de representantes do Agro na Câmara Federal”, afirma Guilherme Coelho

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a deputado federal Guilherme Coelho (PSDB) tem realizado uma agenda intensa em vários municípios pernambucanos, fortalecendo apoios, fazendo novos aliados e visitando diversos eleitores. Na última semana, Guilherme participou de encontro partidário no Recife, passando também por cidades como Afrânio, Cabrobó, Mirandiba, Arcoverde e Caruaru. Em todos os lugares Guilherme reforça o seu compromisso com o desenvolvimento regional, destacando o potencial do Estado para o Agro, em seus diversos segmentos.  

“Nosso Pernambuco tem muitas riquezas, especialmente no Agro. Seja com a produção de cana-de-açúcar da Zona da Mata, com a bacia leiteira e avicultura do Agreste e Araripe, com a caprinovinocultura e fruticultura irrigada do Sertão, com a agricultura familiar.  Pernambuco precisa de representantes do Agro na Câmara Federal para fazer toda esta potencialidade virar mais emprego e renda”, destacou Guilherme. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 23.05.2022 19:15

A alegria de rever Rosa Barros

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Entre todas as personalidades presentes ao lançamento do livro biográfico de Inocêncio Oliveira, há pouco, na Assembleia Legislativa, a mais festejada foi a ex-prefeita de Arcoverde, Rosa Barros. Há muito, não conversávamos. Colocamos o papo em dia juntamente com o ex-deputado José Marcos e o industrial Moacir Rocha.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 23.05.2022 19:00

Com apoios certos, Marília ganha eleições no primeiro turno

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Caro Magno,

Alguns membros da Frente Popular estão repetindo a mesma mentira várias vezes, para que ela se torne verdade. Disseram, de início, que Marília Arraes seria candidata a senadora na Frente Popular.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Pernambuco 23.05.2022 18:30

Keko do Armazém participa da retomada de evento religioso no Cabo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Marcha Resgate levou milhares de pessoas às ruas do Cabo de Santo Agostinho, no último sábado. Depois de dois anos sem a realização presencial do evento, devido à pandemia da Covid-19, fiéis percorreram cerca de dois quilômetros, numa demonstração de fé e união. O evento é uma realização da Igreja Kerigma, em parceria com a Prefeitura do Cabo.  

Este ano, a Marcha trouxe o tema "Vamos Recomeçar". O prefeito Keko do Armazém caminhou ao lado de fiéis, desde a concentração, no Centro da Cidade, até a Rodovia PE-060. "É indiscutível o poder de Deus sobre nossa vida. Incentivamos a realização desse grande evento, por entendermos a importância do fortalecimento espiritual, da fé, bem como o incentivo ao comércio local", ressaltou Keko.  A apresentação artística ficou a cargo da banda Som e Louvor.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 23.05.2022 18:00

Grande Recife tem alagamentos, transtornos e rajadas de vento

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, na tarde de hoje, o aviso meteorológico para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte no Grande Recife e Zona da Mata. Em diversas regiões houve alagamentos e rajadas de vento que causaram transtornos a moradores.

No Recife, alagamentos foram registrados em regiões como o Ibura e Pina, na Zona Sul; Tejipió, Prado, Afogados e Madalena, na Zona Oeste; nos bairros de São José e Santo Antônio, no Centro; e em Beberibe, na Zona Norte. Em Olinda, houve transtornos nos bairros de Ouro Preto, Jardim Fragoso, Peixinhos e Bonsucesso.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 23.05.2022 17:45

Lideranças prestigiam lançamento de livro biográfico de Inocêncio Oliveira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Na tarde de autógrafo do livro sobre a trajetória do ex-deputado Inocêncio Oliveira, de autoria do jornalista José Adalberto Ribeiro, muitas lideranças estiveram presentes, entre elas o ex-governador João Lyra Neto. Também a filha Shirley, que representou o pai.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 23.05.2022 17:30

Entenda como fica circulação de veículos particulares no Aeroporto do Recife

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Do G1/PE

Motoristas que passaram pelo Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade, foram surpreendidos por uma placa que proibia acesso a área do térreo para todos os veículos que não estavam em serviço. Segundo a Aena, que administra o aeroporto, apesar da sinalização, a restrição ainda não está em vigor e não tem data para começar a valer.

...



compartilhamentos