Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
17.01.2022 00:00

Coluna da segunda-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Impasse pela vaga no Senado

Por Houldine Nascimento – interino

Além de escolher quem disputará sua sucessão, o governador Paulo Câmara (PSB) tem outro impasse para resolver: o candidato da Frente Popular para o Senado. Se a situação era difícil com três nomes, tornou-se mais complicada com uma possível composição com o PT. Isso porque, a depender do acerto, a única vaga para a Casa Alta na eleição de 2022 pode ser ocupada por um petista.

Se o critério adotado fosse somente o capital político, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) preencheria esse requisito, mas seu litígio com os socialistas é conhecido do público há anos. A briga atingiu o ápice em 2020, quando ela disputou a Prefeitura do Recife com o primo João Campos (PSB) e sofreu todo tipo de ataque.

Com Marília inviabilizada, prevalece o nome de alguém que faça parte do grupo do senador Humberto Costa, a exemplo do deputado federal Carlos Veras, um meio-termo com a deputada estadual Teresa Leitão ou até mesmo o ex-prefeito do Recife e deputado estadual João Paulo (PCdoB), que está perto de voltar ao PT.

Antes disso, três presidentes de partidos da Frente Popular iniciaram movimentações mirando essa vaga ainda em 2021: os deputados federais André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (Progressistas) e Silvio Costa Filho (Republicanos). Em agosto, chegaram a conversar individualmente com o ex-presidente Lula, buscando apoio do líder petista na passagem pelo Recife.

Esta semana, o governador recebe o trio dentro do processo de escuta que instituiu com os aliados. De Paula e Silvio Filho vão ao Palácio do Campo das Princesas hoje. Da Fonte, por sua vez, deve encontrar Paulo Câmara amanhã. “Tenho colocado há algum tempo que o meu nome está à disposição da Frente Popular como uma alternativa para o Senado. Sempre reconhecendo que outros companheiros têm a mesma legitimidade de ter essa pretensão, e eu encaro com respeito”, afirma o dirigente do PSD a este Blog.

Presidente estadual do PDT, o deputado federal Wolney Queiroz também entrou no páreo. “O PDT tem essa postulação colocada pelo presidente [da sigla, Carlos] Lupi. Não é só o partido querer por querer. Há outras coisas importantes, como a questão geográfica: ter alguém do interior na chapa”, sustenta, em entrevista ao Blog, o parlamentar nascido em Caruaru.

Sonho do patriarca – Pai de Wolney, o deputado estadual José Queiroz (PDT) esteve perto de chegar à Casa Alta duas vezes, mas bateu na trave: a primeira em 1990, quando foi derrotado por Marco Maciel (PFL) numa disputa acirrada; e a segunda em 2018, ano em que seria um dos nomes da chapa governista, mas foi rifado após mais um acordo entre PT e PSB. Humberto Costa ocupou a vaga e acabou reeleito.

Cálculos – Para que Wolney Queiroz concretize o sonho do pai, é necessário que a nova negociação entre petistas e socialistas azede de vez. O líder pedetista na Câmara dos Deputados assegura que a relação com o PSB está “no melhor momento” e cita a aproximação entre os mandatários dos dois partidos no plano nacional, Carlos Siqueira (PSB) e Carlos Lupi (PDT). Diagnosticado com Covid-19, Wolney cumpre quarentena em casa e ainda não tem encontro marcado com o governador Paulo Câmara.

Presidenciável até o fim – Wolney Queiroz também rebate a informação que passou a circular na imprensa de que deputados pedetistas estão pressionando para que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) desista da pré-candidatura à Presidência. “Procurei todas essas matérias e nunca tem um nome. É sempre uma fonte sob reserva. O histórico do PDT é de manter as candidaturas. Foi assim com Leonel Brizola, Cristovam Buarque e o próprio Ciro, que indiscutivelmente é um bom candidato”, avalia.

Vestindo a camisa – O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, fez fortes críticas ao PT, ontem, em um artigo publicado no jornal O Globo. Segundo ele, caso a sigla de esquerda vença as eleições, o Brasil fará “uma guinada para a Venezuela, para a Argentina ou para a Bolívia”. “Não é voltando ao tempo da CLT, de quase um século atrás, que daremos uma resposta para o país”, defende.

Crítica e resposta – Ex-aliado de Lula, Nogueira disse que o Partido dos Trabalhadores está “ferido, com as marcas do ódio da rejeição” e justificou o mau momento da economia brasileira ao citar a pandemia. O ministro também afirmou que o PT usa “contabilidade criativa” e esconde a ex-presidente da República Dilma Rousseff. A presidente nacional petista, Gleisi Hoffmann, respondeu ao chefe da Casa Civil, chamando o artigo de “mentiroso”, além de mandar Ciro “cair na real e olhar o Brasil”.

CURTAS

REMOÇÃO – Nesse final de semana, o pré-candidato a deputado estadual Raffiê Dellon (PSD) publicou nas redes sociais um vídeo, mostrando a remoção de barracas da Feira de Ferragens do Parque 18 de Maio, em Caruaru.

ARBITRARIEDADE – O episódio motivou novas críticas de Raffiê à prefeita Raquel Lyra (PSDB): “A Prefeitura, de modo arbitrário, derrubou as barracas na calada da noite. Isso é um costume da prefeita.”

Perguntar não ofende: Na Frente Popular, quais nomes sairão magoados após a escolha para o Senado?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 25.05.2022 10:00

Milton Coelho é o patinho feio do PSB, ironiza Lula da Fonte

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Filho do presidente estadual do PP, Dudu da Fonte, atacado duramente pelo deputado Milton Coelho (PSB), que o apontou como chantagista, em razão do namoro político com Marília Arraes, o jovem Lula da Fonte, candidato a deputado federal, foi para o contra-ataque. Disse que Milton presta desserviço à Frente Popular e ao pré-candidato a governador Danilo Cabral quando insulta aliados e baixa o nível da discussão política.

 “Eu não tinha falado sobre esse assunto publicamente, mas o deputado Coelho deveria se preocupar em apresentar proposições importante, em apresentar melhorias para Pernambuco. Nos últimos dias, tem falado muita besteira. Não posso entender de outra forma que não seja desespero porque não se reelege. É o patinho feio do PSB. Esse desespero, entretanto, não pode contagiar a Frente Popular, já que ele, ao longo da sua vida pública, só coleciona insucessos eleitorais”, disparou.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Gravata Coffee Festival
Pernambuco 25.05.2022 09:55

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O radialista Geraldo Freire, quando repórter de campo na crônica esportiva do rádio, arrancando uma fala do rei Pelé entre o final da década de 60 e início de 70, no Recife. A imagem é do arquivo dele. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp 81.9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 09:30

Barreiras deslizam, atingem casas e deixam feridos e desaparecidos em Olinda

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Dois deslizamentos de barreiras atingiram casas e deixaram pessoas feridas em Olinda, na madrugada de hoje. Os acidentes ocorreram por causa das fortes chuvas que caem no Grande Recife. De acordo com a Defesa Civil, um casal que morava numa casa destruída está desaparecido e há a suspeita de que homem e mulher estejam soterrados. As informações são do G1 Pernambuco.

Na cidade, houve ao menos sete deslizamentos de barreiras. Houve quatro pessoas com escoriações, sendo duas no Córrego do Abacaxi, no bairro de Caixa D'Água, e outras duas no Córrego do Abacate, no Alto da Conquista.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - março 2022
Pernambuco 25.05.2022 09:00

Mistério em Afogados da Ingazeira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Uma curiosidade nas redes sociais que está chamando atenção em Afogados da Ingazeira: o sino da lindíssima Catedral tocou sozinho durante 40 minutos por volta de uma hora da madrugada da última segunda. Acordou todos os moradores em turno da Praça Arruda Câmara, principal cartão postal da cidade.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 25.05.2022 08:45

Temporal causa transtornos e pontos de alagamento na RMR

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

As fortes chuvas que caem na Região Metropolitana do Recife (RMR) seguem causando diversos transtornos à população. Vários pontos de alagamento foram registrados na manhã de hoje. As informações são do Portal Folha de Pernambuco.

No Recife, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), há pontos de alagamentos nos seguintes trechos:

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 25.05.2022 08:30

Em Jardim Atlântico, Olinda

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Confira a situação de Jardim Atlântico, Olinda.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 25.05.2022 08:15

Samba de coco de Arcoverde rouba cena no Salão Turístico do São Francisco

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O potencial turístico de Arcoverde, que abre a janela para adentrar ao Sertão, foi mostrado com destaque e grande sucesso, no último fim de semana, no I Salão de Turismo do Vale do São Francisco, em Petrolina. Os que passaram por lá saíram impressionados com a organização do stand da capital do Moxotó. A ênfase foi dada não apenas para a difusão dos pontos e equipamentos turísticos, mas, principalmente, ao foco cultural e artístico do município.

Houve apresentação, por exemplo, da tradicional dança do coco. A cidade é conhecida nacionalmente pelo extraordinário samba de coco Raízes de Arcoverde, uma mistura de samba com os folguedos de roda, manifestações presentes na dança e na música do grupo, marcados pelo triângulo, pandeiro, surdo e ganzar. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 25.05.2022 08:05

Paulista inundada

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Veja o drama em Paulista nas imediações da Igreja do Amor,  na PE 22.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 25.05.2022 08:00

Prefeito suspende aulas e pede para população do Recife não sair de casa

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em vídeo postado, há pouco, nas redes sociais, o prefeito do Recife, o enfante-viajante João Campos, alerta população para não sair de casa por causa das chuvas, suspende as aulas na rede municipal e sugere o mesmo às escolas privadas. Diz que choveu mais de 130 milímetros no Recife e que há um acumulado nunca visto.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE São Lourenço da Mata
Coluna 25.05.2022 00:00

Coluna da quarta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Mão invisível de Fernando Monteiro

Pernambuco tem tradição de remeter para Brasília, pela livre manifestação popular nas urnas, políticos de envergadura com assento na Câmara dos Deputados. Uns, se revelam bons de tribuna, excelências na oratória, ganham projeção e viram estrelas nacional. No passado, isso se deu no campo da esquerda com Cristina Tavares, Fernando Lyra, Egidio Ferreira Lima, Maurílio Ferreira Lima, Maurício Rands, dentre tantos outros.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Brasil 24.05.2022 23:33

Aras parte para cima de procurador em sessão do conselho do MP

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O procurador-geral da República, Augusto Aras, bateu boca com um colega e partiu para cima dele, hoje, durante uma sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal. Eles tiveram de ser apartados por membros do órgão.

A discussão foi transmitida ao vivo e mostra o momento em que Aras se levantou em direção ao procurador Nívio de Freitas, que apresentara posição contrária à do procurador-geral da República sobre a eleição de membros para câmaras temáticas do MP.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 24.05.2022 22:00

Cidadania comemora unidade em torno da candidatura de Simone Tebet

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em nota, o Cidadania, através do seu presidente nacional, Roberto Freire, comemora a unidade da sua legenda com o MDB e o PSDB em torno da pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Palácio do Planalto. Confira:

“A história não se repete, mas ensina. E forças políticas democráticas, à direita e à esquerda, parecem ter aprendido com derrotas recentes. Derrotas que culminaram na eleição de Jair Bolsonaro e no período mais sombrio da história do país. O gesto de grandeza de João Dória, ao renunciar à sua postulação, é o maior sinal nesse sentido.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro