Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
13.01.2022 00:00

Coluna da quinta-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Foto: Paulo Paiva/Diario PE

Caso Beatriz: SDS suscita dúvidas

Por Houldine Nascimento – interino

A pretexto de detalhar a identificação do suspeito de assassinar a garota Beatriz Angélica Mota, de 7 anos, em um crime ocorrido em dezembro de 2015, a Secretaria de Defesa Social convocou uma coletiva na manhã de ontem. Representantes do Ministério Público do Estado e das Polícias Civil e Científica estiveram presentes para prestar esclarecimentos, mas novas dúvidas foram suscitadas, especialmente a partir das declarações do titular da SDS, Humberto Freire.

Na entrevista, ele trouxe um fato novo sobre a quantidade de perfurações no corpo da vítima. Quarenta e duas facadas eram amplamente noticiadas até ontem sem a contestação da própria Defesa Social, mas o secretário surpreendeu ao afirmar que foram dez. Como justificativa, disse que o que há são 42 fotografias de ângulos diferentes e minimizou a nova informação, declarando que “é normal em laudos dessa natureza”.

Ao falar sobre a motivação do crime, Freire pontuou que o suspeito – identificado por meio de análises do banco de perfis genéticos do Estado – confessou que estava de passagem por Petrolina, no Sertão pernambucano, e buscava dinheiro para sair de lá. No interrogatório, teria revelado que matou a garota para silenciá-la. O secretário de Defesa Social também falou que não há indícios de outros participantes e que Beatriz foi escolhida “ao acaso”. “Não há indicativo de complô”, sentenciou.

Humberto Freire exaltou o trabalho da Polícia Civil e refutou sabotagem da perícia no caso. A família de Beatriz não se convenceu. O pai da garota, Sandro Romilton, classificou a entrevista do secretário como “show de horrores”. “Ele (Humberto Freire) não sabe nos dizer quem foi o delegado que fez a oitiva do suspeito que está preso nem quando foi feita”, declarou ao Blog.

Romilton quer que o suspeito seja levado para a cena do crime – o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina – e que a Polícia aprofunde as investigações: “Desde o início, falamos que chaves desapareceram, acesso a portas somente pelo lado de dentro, luzes e imagens de câmeras que foram apagadas. Funcionários da escola que deram cinco depoimentos, divergentes um do outro. Queremos saber o envolvimento dos funcionários com essa pessoa.”

Novas diligências – O Ministério Público de Pernambuco também parece não ter se convencido da elucidação do caso. Coordenadora do Grupo de Atuação Conjunta Especial, a promotora Ângela Cruz requisitou novas diligências à polícia. Ela pediu novos depoimentos de testemunhas, reinquirições e que a ordem dos acontecimentos seja restabelecida e contraposta à versão do suspeito.

Barrados – Os pais da garota Beatriz, Sandro Romilton e Lúcia Mota, foram impedidos de entrar no prédio da SDS para acompanhar a entrevista coletiva. Após protestos de Lucinha, o casal foi recebido pelo secretário Humberto Freire. A situação foi classificada por Sandro como “humilhante”. “Tivemos de vir ao Recife e saímos de madrugada”, detalha. Os dois querem a federalização do caso.

O suspeito – Apontado pela Polícia como o autor do assassinato, Marcelo da Silva, 40 anos, estava detido na cadeia pública de Salgueiro, no Sertão do Moxotó. Desde 2008, acumula diversas prisões e condenações por crimes como roubo e estupro. Em 2017, ele foi preso em flagrante por abuso sexual em Trindade, no Sertão do Araripe.

Lucinha e a política – Filiada ao PSOL, Lucinha Mota foi candidata a vereadora de Petrolina, em 2020, e disputou uma cadeira na Alepe em 2018. Teve boas votações, mas não conseguiu ser eleita. Na cidade onde mora, esteve perto de assumir uma vaga na Câmara depois que o vereador Junior do Gás (Avante) foi cassado em primeira instância pela Justiça Eleitoral por fraude no registro de candidaturas para preencher a cota de gênero. Depois de afastado, ele conseguiu uma liminar.

O futuro de Lucinha – Pelo que o Blog apurou, alguns partidos procuraram Lucinha para que ela se filiasse visando às eleições proporcionais deste ano. A dúvida é se ela disputaria uma vaga na Câmara Federal ou na Alepe. O presidente estadual do PSOL, Tiago Paraíba, informou que a legenda segue aberta para a mãe de Beatriz. “A gente tem uma possibilidade de eleger um federal pela primeira vez e, na Alepe, nosso objetivo é ampliar a participação. A presença da companheira soma bastante às duas chapas”, avalia.

CURTAS

MARQUETEIRO – No projeto de reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) terá o publicitário Paulo Moura à frente de sua campanha, conforme revelou o Blog. Ele tem especialização em área política e estratégia governamental.

PESQUISA – Um novo levantamento Genial/Quest aponta a chance de vitória de Lula no primeiro turno. Na estimulada, o petista aparece com 45%. Bolsonaro tem 23%, Sergio Moro (Podemos) 9% e Ciro Gomes (PDT) 5%.

Perguntar não ofende: Quando acaba a novela sobre o candidato do PSB em Pernambuco?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 17.05.2022 09:00

Arcoverde vai sediar Fórum Estadual de Políticas para Mulheres

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Após cinco anos, a cidade de Arcoverde volta a sediar uma edição do Fórum Estadual dos Organismos Municipais de Políticas para Mulheres. A iniciativa, que terá como grande anfitrião o Prefeito Wellington Maciel, acontece na próxima sexta-feira e vai contar com a presença de gestoras de 187 municípios do Estado. O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Mulher em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher e a Ouvidoria Cidadã Pernambucana.

“Será uma ótima oportunidade para que as participantes possam trocar saberes e promover a avaliação de toda a construção de políticas municipais e estaduais direcionadas ao seu fortalecimento enquanto gestoras”, enfatizou o Prefeito Wellington Maciel.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Coluna 17.05.2022 00:00

Coluna da terça-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Danilo faz o primeiro gol

Só administrando notícias desfavoráveis, o pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, fechou o fim de semana em alta. Saiu do encontro estadual do PT, que sacramentou Teresa Leitão ao Senado, domingo passado, comemorando a unidade da legenda petista em torno da sua candidatura.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Pernambuco 16.05.2022 21:30

Passos diferentes, movimentos iguais

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Ricardo Andrade*

Os nomes escolhidos pela Frente Popular e pelo Solidariedade para disputar a cadeira do Senado simbolizam uma movimentação política no espectro ideológico, cada qual, com seus gestos e sinais.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 16.05.2022 21:00

“Raquel é prioridade para o PSDB nacional”, afirma Bruno Araújo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), recebeu, hoje, o reforço público do presidente nacional do partido, Bruno Araújo, que afirmou: “O projeto de Raquel é prioridade máxima para o PSDB no país”.

Destacando que o nome da tucana é parte fundamental do projeto político e administrativo do PSDB nas eleições de outubro, Bruno Araújo enfatizou que ela possui “experiência e preparo para liderar as transformações que Pernambuco precisa a partir de 2023”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Pernambuco 16.05.2022 20:00

Bolsonaro volta a lançar suspeitas sobre processo eleitoral: Podemos ter eleições conturbadas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar, sem provas, a integridade das eleições e do processo eleitoral brasileiro, na tarde de hoje, durante evento com empresários da área de alimentos e bebidas em São Paulo.

Em discurso de aproximadamente uma hora, Bolsonaro declarou que "tudo pode acontecer" e citou "eleições conturbadas" ao se referir às eleições de outubro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 16.05.2022 19:30

Marília faz Raquel murchar mais cedo do que a tucana imaginava

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Francis Neto Júnior*

Uma pesquisa eleitoral é mais que a soma do desejo dos eleitores transformado em números. É a análise que aponta como pode terminar uma corrida de muitas voltas. E a pesquisa deste início de pré-campanha mostra que a entrada de Marília Arraes no cenário eleitoral para o Governo de Pernambuco claramente sacode dois palanques. Um óbvio e o outro nem tanto.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 16.05.2022 19:00

Deputado Fabrizio Ferraz declara apoio a André de Paula para o Senado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Com a aliança entre André de Paula (PSD) e Marília Arraes (SD) consumada em ato realizado na manhã de hoje, o deputado estadual Fabrizio Ferraz confirmou que está com a chapa fechada e irá apoiar André para o Senado. A parceria entre o presidente do PSD e Ferraz já era esperada, mas se consagrou após o anúncio feito por Marília em coletiva de imprensa.

Fabrizio Ferraz tem pavimentado sua reeleição com acordos importantes e vem se destacando como um dos nomes de peso na chapa montada pelo Solidariedade. O apoio do parlamentar a André de Paula foi recebido com grande expectativa.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 16.05.2022 18:30

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em 1996, o governador Miguel Arraes recebendo em audiência o com o presidente da Assembleia Legislativa, Djalma Paes, com o prefeito de Gravatá, Luiz Prequé. A foto foi enviada por Rafael Prequé, filho do ex-prefeito, hoje vereador de Gravatá. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 16.05.2022 18:00

Em Barreiros, Tiago Pontes defende retomada do protagonismo do município

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a deputado estadual Tiago Pontes (Republicanos) cumpriu agenda em Barreiros, na Mata Sul, neste final de semana. No município, ele foi recebido por uma série de lideranças políticas da região. Estiveram com o pré-candidato, Beto da Sensação, que foi candidato a prefeito por duas vezes, os vereadores Lucas Lafaiete, Kidinho, Geno de Baité, Nel do Peixe, além dos suplentes Balo do Mercadinho, Gordinho do Povo, Professor Rinaldo, Marcos Marcelino, pastor Vicente e Alan do Povo. Além de participar de encontros com lideranças, Tiago visitou a feira livre da cidade, para conversar com a população e reforçar o compromisso não só com a cidade, mas com a Mata Sul.

“O nosso time está com vontade de trabalhar por Barreiros e resgatar o papel de destaque na região. A cidade tem um comércio muito forte e sempre foi uma referência para toda a Mata Sul. Por onde a gente passou, viu nos olhos de cada pessoa a vontade de mudança e a esperança por dias melhores. Por isso, tenho trabalhado nessa direção. Ajudado na viabilização de equipamentos e ações que melhorem a mobilidade urbana, o acesso à internet, a educação e a segurança pública”, pontuou. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 16.05.2022 17:45

Petrolina sanciona Plano de Cargos e Carreiras dos Agentes de Saúde e Endemias

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Mais um ato importante que vai marcar na história do município de Petrolina. O prefeito Simão Durando sancionou, hoje, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A solenidade memorável aconteceu na sede da Associação dos Agentes Comunitário de Saúde de Petrolina (ACOSAP) e contou com a presença do deputado estadual, Antonio Coelho, secretários e vereadores.

A Lei de nº 004/2022 foi aprovada na última quinta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Petrolina, tendo como objetivo a valorização e profissionalização destes servidores públicos. No projeto, por exemplo, são elencadas as regras de progressão profissional por merecimento e escolaridade. De acordo com o prefeito Simão Durando, esta é uma vitória para categoria e mostra a preocupação e o compromisso da gestão municipal com a valorização profissional.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 16.05.2022 17:30

Miguel Coelho: “Pacto pela Vida faliu e não existe mais”

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A escalada da violência e a insatisfação das polícias em Pernambuco refletem a falência do Pacto pela Vida. Essa avaliação foi feita hoje, pelo pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil), que defendeu uma nova política de segurança pública para Pernambuco, estado com maior crescimento da violência no Brasil.

Durante entrevista à rádio Cueiras, de Igarassu, o ex-prefeito de Petrolina lamentou a situação da violência em Pernambuco. No ponto de vista de Miguel, o Governo do Estado precisa atualizar urgentemente o plano de combate à criminalidade. “O Pacto pela Vida faliu, acabou, não existe mais, é só uma planilha para fazer propaganda desse governo”, resumiu.

...



compartilhamentos