Jaboatão vai conquistar você

07/12


2021

E o sertão vai virar deserto…

Por José Nêumanne*

Em 1951, quando nasci na fazenda de meu avô materno, Chico Ferreira, o Rio do Peixe, que dava nome ao lugar, já não tinha água durante a maior parte do ano. Na infância, minha avó viúva me mandava por ancoretas no lombo de um jumento teimoso, que adorava me provocar, para buscar em cacimbas, que a escondiam, a água doce, fresca e saborosa no leito seco do riacho. Mas um dia destes o primo Tiago Pinto filmou a corrente caudalosa do filete anônimo que, de fato, tomara emprestado o nome de um rio de verdade da bacia do Piranhas, que sobe rumo a Mossoró, no Rio Grande do Norte, para desaguar no mar. Há quase meio século, a sinfonia de minha preferência era a torrente de água desabando sobre o telhado da casa. Faz tempo que não tenho mais essa sensação. No entanto, é o que me resta para me dar esperança de que um dia um garoto nascido ali não terá perdido o sentido das palavras rio, sertão e mar. Agora, perto do fim do ano, o presente do adolescente, que mora em Souza, apropriadamente apelidada de Cidade Sorriso, gargalha, folgazão, na tela do aparelho celular.

Mas não são poucas as ameaças de que algum dia aquele fundo arenoso não tenha mais cacimbas e Tiago envelheça sem condições de colher novas imagens do caudal. Miguel Whitaker Pinto, que não é parente nosso, apesar do sobrenome homônimo, mandou-me por WhatsApp uma reportagem do New York Times sobre a tragédia de uma região chamada Seridó. Ela também contém os limites da Paraíba com o Rio Grande do Norte e, antigamente, abastecia os armazéns de Liverpool com o algodão da melhor fibra do mundo, mas a praga do bicudo o dizimou. O texto pungente de Jack Nicas e os vídeos e fotogramas de Victor Moriyama narram a saga de uma família proprietária há mais de século que vê tornar-se pedra e areia estéreis e secas o chão de que vive. “É a terra que sustentou a família Dantas por mais de 150 anos, semeando capoeiras de algodão, colhendo feijão em pés do tamanho de uma pessoa, e na qual, quando chovia bastante, um rio levava a uma cachoeira”. “Mas, recentemente, com temperaturas se aproximando de 100 graus (sic), o rio secou, os grãos não crescem mais e o gado que restou rapidamente consome o último resquício de água”.

A publicação da reportagem sobre a tragédia de Carnaúba dos Dantas (RN) coincide com o noticiário sobre a Conferência do Clima (COP-26), em Glasgow, na Escócia. Mas a desertificação que atinge o semiárido nordestino nada tem que ver com devastação da Amazônia ou meta do carbono zero. A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e ali sobrevivem 27 milhões de seres humanos abandonados à própria sorte. Seus parentes importantes ou representantes nos poderes republicanos lhes destinam a mais completa solidão e lhes devotam o maior desprezo. Por serem obra de Lula, presidenciável que o atual chefe do desgoverno, Jair Bolsonaro, considera adversário a eliminar no segundo turno da eleição de 2022, dois programas sociais que amparavam esses desvalidos morrem de criminosa inanição. O Bolsa Família, que matava a fome das famílias pobres do Brasil, foi extinto e transformado em Auxílio Brasil, preito à mendicância militante populista. E as cisternas, instaladas em seu auge ao total de até 100 mil por ano em pequenas propriedades sertanejas, foram completamente abandonadas. Mesmo tendo recebido reconhecimento internacional com a concessão do Prêmio Política para o Futuro da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação. Segundo Flávio Ferreira, do UOL, sob a alegação de que precisava do dinheiro para bancar o combate à pandemia da covid-19, o atual desgoverno não desembolsou este ano um centavo que fosse para instalar uma só cisterna.

“Daqui a 50 anos não haverá viv’alma aqui”, disse o patriarca dos Dantas de Carnaúbas, Inácio Batista Dantas, de 80 anos, aos repórteres do New York Times. Helena, sua neta de 16 anos, contudo, lhes contou que planeja trabalhar na terra que vai herdar do avô.

A desídia do desgoverno bolsonarista, que seduz as elites políticas nordestinas em “motociatas” e com verbas bilionárias de emendas do relator do Orçamento, desdenha sem piedade tanto do lamento do velho quanto dos sonhos da adolescente. E joga no lixo da História uma profecia que acompanho desde os 15 anos, quando, como presidente do Cineclube Glauber Rocha, em Campina Grande, escrevi sobre a obra-prima Deus e o Diabo na Terra do Sol. Nas sessões do Cinema de Arte, o beato Sebastião repetia uma profecia atribuída ao místico cearense Antônio Vicente Maciel, conhecido no Brasil inteiro graças ao clássico da literatura Os Sertões, de Euclydes da Cunha. E a voz marcante do paulista, descendente de fenícios, Sérgio Ricardo martelava a ambição da conquista da água sem fim, mesmo salgada, no refrão inebriante: “O sertão vai virar mar e o mar, virar sertão”.

O projeto de demolição, que o capitão-terrorista tem comandado sem amor pela vida nem dó pelos humildes, será interrompido por 11 meses para o projeto de sua reeleição instalar nas águas da bacia amazônica contaminadas pelo mercúrio letal e no sertão árido o ancestral sistema de barganha dos tempos dos coronéis de fraque: o toma lá dá cá. “Fique com a cisterna e me pague com seu voto.” Na propriedade de Inácio Dantas não há mais águas para mover moinhos nem reses para dar leite ou serem abatidas. Passada a disputa eleitoral, contudo, a profecia do Conselheiro de Canudos vai ocorrer do avesso. O sertão vai virar deserto… E a armadilha desonesta da transposição do Rio São Francisco, explorada por Lula, Dilma e Temer, e agora furtada por Bolsonaro, nada terá a fertilizar na pedra.

*Jornalista, poeta e escritor


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Jan 2022

Confira os últimos posts



21/01


2022

Caso Beatriz: Lucinha pede ajuda da população com informações

Mãe da garota Beatriz Angélica Mota, morta a facadas dentro de um colégio de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em dezembro de 2015, Lucinha Mota gravou um vídeo para pedir que população colabore com informações sobre o principal suspeito do crime, o detento Marcelo da Silva.

"Ajudem a compartilhar esse vídeo, principalmente com pessoas que sejam de Trindade-PE ou regiões próximas", pede. A família de Beatriz está em busca de novas informações sobre conexões envolvendo Marcelo no Sertão do Araripe. Ele nasceu em Araripina e foi preso em flagrante por estupro em Trindade, em agosto de 2017.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

21/01


2022

Sebá comemora intervenção hídrica em Serra Talhada

O rodízio de abastecimento de água que tanto aflige a população de Serra Talhada está cada vez mais perto de acabar. A boa notícia foi publicada no Diário Oficial do Estado, hoje. O Aviso de Licitação divulgado viabilizará a contratação da empresa que será responsável pelos serviços de ampliação da capacidade de tratamento de água do sistema que abastece a região.

Na prática, isso significa que a água chegará diariamente à casa de todos moradores da cidade, que é uma das mais importantes do Sertão pernambucano. Além disso, a intervenção ampliará a oferta de água para os municípios de Triunfo e Calumbi. 

“Esta licitação tão aguardada é motivo de comemoração. Agradeço ao governador Paulo Câmara e à presidente da Compesa, Manuela Marinho, pela atenção especial que foi dada ao nosso pleito. A ação beneficiará 130 mil pessoas que moram na região e sofrem com o desabastecimento de água. A nossa missão é melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa. Água é liberdade. Água é vida”, ressaltou Oliveira, que trabalhou bastante pela conquista.

A abertura das propostas acontecerá no próximo dia 31 de março.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Dezembro 2021

21/01


2022

Prefeito de Paudalho vai entregar tablets para alunos

O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), anunciou que vai entregar tablets para alunos da Rede Municipal de Ensino. Os 4.215 dispositivos já estão no município e serão disponibilizados para todos os alunos dos 5º aos 9º anos das escolas municipais da cidade da Mata Norte de Pernambuco. Os dispositivos, da marca Multilaser, serão utilizados pelos estudantes para acompanhar aulas on-line e para o Programa Aprova Brasil. O investimento é de mais de R$ 3,1 milhões. 

Gouveia destacou que o aluno é o grande protagonista de todas as ações da gestão na Educação da cidade. ”Nós queremos mais uma vez dizer que o foco da nossa Educação são os alunos! O investimento é de mais de R$ 3 milhões e isso vai resultar diretamente na vida, no aprendizado e no futuro de cada estudante. Nós queremos que nossas crianças tenham a mesma estrutura e oportunidade que qualquer alunos das melhores escolas de Pernambuco! Estou muito feliz!” ,disse o gestor municipal.

Segundo a Secretaria de Educação de Paudalho, os tablets serão entregues no começo do ano letivo de 2022.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/01


2022

Toritama: Clodoaldo e Marco Aurélio acenam a feirantes

Os feirantes da cidade de Toritama se reuniram com o pré-candidato a deputado federal Clodoaldo Magalhães (PSB) e o deputado estadual Marco Aurélio (PRTB), na última quarta-feira (19), para discutir o que consideram ser falta de atenção com o setor por parte da gestão municipal. Eles apresentaram uma pauta de reclamações e afirmaram que "é notória a falta de compromisso da Prefeitura com os trabalhadores". 

O grupo se sente prejudicado principalmente com as mudanças ocorridas na feira. Segundo eles, a Prefeitura já foi procurada para dialogar, mas até o momento não apresentou nenhuma solução para melhorar as condições dos feirantes e incentivar o crescimento econômico do setor, de forma igualitária. 

“Esse comércio tem grande importância para a cidade e movimenta a economia, gerando emprego e renda. Vamos buscar soluções para resolver o problema. Uma saída seria criar um consórcio entre municípios que atuam nas feiras de Toritama e outras cidades próximas e fortalecer, assim, a luta de toda a classe de comerciantes do Agreste”, ponderou Clodoaldo. 

Os deputados se comprometeram em ajudar. A reunião contou com dezenas de comerciantes e empresários. Toritama é considerada um celeiro de negócios e a capital do jeans. Além de ter grande potencial de crescimento, faz parte de um grande polo de confecções no Agreste pernambucano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde janeiro 2022

21/01


2022

Raquel e Anderson voltam a se reunir e criticam Governo

Na primeira agenda do ano do Levanta Pernambuco, que ocorre hoje à noite em Garanhuns, a presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o presidente do PL e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e outras lideranças do movimento de oposição fizeram um giro pelo Agreste Meridional. O grupo se reuniu com as principais forças oposicionistas de Correntes, São João, Angelim e Calçado.

“Estamos aqui por perceber que a situação do Estado é ruim. Falta água, saúde, desenvolvimento e oportunidades. O que temos são obras inacabadas. Pernambuco é o pior estado do Nordeste em geração de emprego e competitividade. Estamos vivendo uma grande crise econômica e de saúde pública que desemboca também no interior, gerando a maior crise social dos últimos anos. O Estado poderia ser parceiro das cidades e dos pernambucanos”, pontuou Raquel Lyra.

A tucana acrescentou que o movimento Levanta Pernambuco vai continuar percorrendo o Estado para ouvir as demandas da população e construir uma agenda conjunta que devolva a esperança dos pernambucanos e pernambucanas. Anderson Ferreira centrou sua fala em críticas ao governo estadual e reafirmou o compromisso do grupo de oposição de buscar soluções ouvindo a população.

“Esse governo que está aí já tem oito anos e agora vem dizer que vai consertar as estradas e vai retomar o desenvolvimento. É um governo que não entrega por falta de competência e que desgraçou Pernambuco. Por isso, cada momento que temos quando visitamos os municípios vai refletir no compromisso que estamos assumindo com os pernambucanos. A hora de reagir é agora. Esse projeto que estamos apresentando vai levantar Pernambuco do chão”, disse o prefeito de Jaboatão. 

Já o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) afirmou que “o governo falhou e o regime democrático permite fazer escolhas pelo voto. Agora Pernambuco tem a chance de dar um basta e levantar sua autoestima. O povo não merece continuar refém do desgoverno”. O deputado Álvaro Porto (PTB), por sua vez, fez um balanço positivo da programação e disse que “seja qual for o nosso candidato ou candidata ao governo já está vendo a realidade do nosso Estado e da nossa região. O Agreste Meridional não abaixa a cabeça para esses que estão aí no poder”.

Acompanharam o giro pelas quatro cidades os ex-prefeitos e pré-candidatos a deputado Izaías Régis (Garanhuns) e Débora Almeida (São Bento do Una), além dos ex-prefeitos Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte), Eudes Caldas (Cabrobó) e Felipe Porto (Canhotinho), e do ex-deputado estadual Gustavo Negromonte.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

21/01


2022

Mãe de Bolsonaro é sepultada e presidente se emociona

Olinda Bonturi Bolsonaro, mãe de Jair Bolsonaro (PL), foi sepultada na tarde de hoje, no Cemitério Central de Eldorado, no interior de São Paulo. Ela estava internada desde a última segunda-feira (17) no Hospital São João, em Registro, e morreu aos 94 anos, após duas paradas cardiorrespiratórias, durante a madrugada.

A abertura do velório aconteceu por volta das 10h15, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Guia de Eldorado. Os cinco irmãos de Bolsonaro - Vânia, Solange, Denise, Renato e Ângelo - estiveram presentes durante a manhã no velório.

O presidente chegou às 15h15 a Eldorado, acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, e de dois filhos, Flávio e Renan. Jair Bolsonaro chegou às pressas, após a interrupção de uma viagem internacional para o Suriname, de onde deveria seguir para a Guiana.

Por volta das 16h30, o velório foi encerrado e teve início o cortejo, a pé, que acompanhou o corpo até o Cemitério Central do município, onde o pai do presidente, Percy Geraldo Bolsonaro, também foi enterrado. Além da família, moradores da cidade participaram do cortejo.

Bolsonaro se mostrou emocionado durante todo o trajeto do cortejo. Já no cemitério, o presidente ajudou a carregar o caixão até a campa. Olinda foi sepultada às 17h.

As informações são do g1.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Que Deus o tenha em no lugar. Nem sempre os filhos segue os ensinamentos dos pais, na educação não poderia ser diferente. Aqui é um caso concreto!

Rafael C.Soares Quintas

Que Deus a tenha em bom lugar, soube educar os filhos, parabéns!!!

Joao

Até os brutos se emocionam.


SESC - Férias de Janeiro

21/01


2022

Ouça agora o Sextou com Perla

Disponibilizo agora a entrevista com a cantora paraguaia Perla, no "Sextou", dentro do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio. Os leitores que não conseguiram acompanhar podem ouvir agora e aqueles que escutaram têm novamente a oportunidade de desfrutar da conversa. Vale a pena!

Clique no player abaixo e ouça:

blogdomagno · Sextou com Perla Paraguaia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021

21/01


2022

Caso de violência entre mulheres repercute em Passira

Em Passira, no Agreste Setentrional, um episódio de violência tem sido assunto na cidade. A empreendedora Júlly Ervelly foi às redes sociais mostrar agressões sofridas. Ela chegou a acusar sua ex-mulher, a vereadora Kelly Luís (PSL), que está em seu primeiro mandato.

Júlly trabalhou no gabinete da parlamentar, que nega ter sido responsável pela violência. A vereadora chegou a escrever na conta oficial, no Instagram, que não tem contato com a ex-funcionária e companheira há "mais de um ano". "Ela era minha assessora na Câmara. Quando eu a tirei, agora no dia 20, ela começou a colocar essas imagens", defende-se Kelly.

O assunto repercutiu tanto a ponto de a deputada estadual Gleide Angelo (PSB), que é conhecida por sua atuação como delegada em casos de violência contra a mulher, ser marcada em diversas postagens. "Com relação ao caso de violência doméstica em Passira, que estou sendo marcada em diversas postagens, informo que eu e minha equipe já entramos em contato com a Secretaria da Mulher de Passira, com a Secretaria Estadual da Mulher e com a Polícia Civil de Pernambuco. A vítima já está na rede de proteção e estou acompanhando o caso", escreveu Gleide, que emendou: "Basta de violência contra a mulher!"


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

21/01


2022

Daqui a pouco tem Perla no Sextou

A cantora paraguaia Perla, sucesso estrondoso entre os anos 70 e 90, é a grande atração do Sextou de hoje, que começa daqui a pouco, às 18 h, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Nova FM 98,7, no Recife.

Perla fala do seu sumiço da mídia, das dificuldades financeiras que viveu e lembra situações difíceis, como as agressões sofridas pelo marido, afirmando que foi obrigada a abortar várias vezes. A artista também conta como curtiu o momento de ouro da sua carreira, competindo com Roberto Carlos em vendas de discos, e canta alguns hits românticos que lhe deram fama, como "Índia", "Fernando" e "Galopeira".

Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store. Imperdível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/01


2022

João Freire sucede Daniel na Presidência do Cidadania

O Cidadania-PE promoveu, hoje, seu Congresso Estadual. A solenidade ocorreu na sede da organização, no Recife Antigo. O evento elegeu a nova diretoria da legenda em Pernambuco. Concorrendo em chapa única, foram eleitos o novo presidente, João Baltar Freire, e o novo secretário-geral, Guga Cabral. 

“O Cidadania segue o seu propósito de combater as injustiças sociais de forma moderna. Continuamos essa história de renovação política”, disse o deputado federal Daniel Coelho, que foi o presidente estadual da legenda nos últimos dois anos. Ele assume, agora, a Vice-Presidência do diretório em Pernambuco. 

Na ocasião, o parlamentar indicou que o partido deve federar com o PSDB. “Nossas conversas estão muito avançadas e essa posição é coerente com nosso apoio a Raquel Lyra para o governo estadual”, continuou o mandatário.

No evento, estiveram presentes os prefeitos Guiga, de Vicência, e Pel Lages, de São José da Coroa Grande, além de vereadores do partido. Os delegados que representarão o Estado no Congresso do Cidadania em Brasília foram apresentados. A nova composição de secretários estaduais do partido também foi eleita.

O jornalista e empresário João Freire sucede o deputado federal Daniel Coelho na liderança do partido. O novo presidente ocupava a Secretaria-Geral do partido. “A minha vida se confunde com a história desse partido. A transição tranquila indica que o partido está no caminho certo. Nesse rumo, vamos reforçar nosso posicionamento pela liberdade e defesa dos valores da boa política em Pernambuco”, afirmou João Freire.

Em conjunto, ocorreu o Congresso Municipal do Recife, que elegeu o professor universitário Durval Lins para presidir a sigla na capital.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros