FMO janeiro 2020

24/10


2021

Raquel lidera com Geraldo e Miguel em segundo

A menos de um ano das eleições 2022, a pré-candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, aparece na dianteira com 19,9% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Opinião em parceria exclusiva com este Blog. Em segundo lugar, num cenário de empate técnico, despontam o pré-candidato do PSB, Geraldo Julio, com 14,4%, e igualmente pré-candidato do União Brasil, Miguel Coelho, com 12,4%.

Prefeito de Jaboatão e pré-candidato do PL, Anderson Ferreira vem em seguida com 8,7% e Gilson Machado Neto (sem partido), provável candidato apoiado pelo presidente Bolsonaro no Estado, se situa em último lugar, com 1,7%. Brancos e nulos somam 20,2% e indecisos um pouco mais – 22,7%. Em relação ao levantamento anterior, em maio passado, Raquel e Miguel foram os que mais apresentaram crescimento.

A tucana estava com 9%, no cenário em que Marília Arraes (PT) liderava com 26,8%, subindo dez pontos percentuais. Já Miguel saiu de 5,6% para 12,4%, oscilação positiva de sete pontos percentuais. Geraldo Julio também melhorou sua performance, saindo de 6,7% para 14,4%, ganho de oito pontos percentuais. Já Anderson foi o que teve a menor variação positiva, saindo de 7,4% para 8,7%, abaixo da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na nova pesquisa, quando o nome de Marília Arraes é posto, considerando um cenário quase que improvável, a candidatura do PT em faixa própria, a petista lidera com 23,1% e Raquel vem em segundo, com 15%. Na ordem seguinte, aparecem Geraldo com 9,9%, Miguel com 9,5%, Anderson com 7,7% e Gilson Machado com 1,2%. Brancos e nulos somam 16,7% e indecisos 16,9%.

No cenário em que o nome de Geraldo Julio, do PSB, é substituído por Zé Neto, secretário da Casa Civil, Raquel Lyra permanece na liderança com 22,9% e Miguel Coelho é o segundo, com 13,6%. Anderson aparece com 10,4% e Gilson 2,3%. Brancos e nulos somam 24,5% e indecisos chegam a 24%. Já quando Zé Neto é substituído pelo ex-ministro José Múcio, Raquel lidera com 22,4%, Miguel se mantém em segundo com 13,3% e Anderson se mantém na casa dos 10%, desta feita com 10,2%, enquanto Gilson aparece com 2,3% e Zé Múcio com 5,3%. Brancos e nulos somam 23,1% e indecisos 23,4%.

Por fim, no cenário em que Fernandha Batista seria a candidata do PSB, Raquel se mantém à frente com 23,4% e Miguel em segundo, com 13,9%. Anderson aparece com 10,6%, Gilson 2,7% e a própria Fernandha se situa apenas com 0,7%. Brancos e nulos somam 23,7% e indecisos 25%.

No capítulo rejeição, Geraldo Julio é o que detém a maior taxa. Entre os que foram entrevistados, 14,9% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido por Anderson Ferreira, com 7,1%, Raquel Lyra, com 6,6%, Miguel Coelho, com 6% e Gilson, o menos rejeitado, com 4,4%. Entre os entrevistados ainda, 18,5% disseram que rejeitam todos e 42,5% disseram que não rejeitam nenhum dos nomes apresentados na cartela.

A pesquisa foi a campo entre os dias 16 a 20 de outubro, sendo aplicados dois mil questionários em 80 munícipios do Estado. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

ESTRATIFICAÇÃO

Raquel Lyra tem seus melhores percentuais de indicação de voto entre os eleitores com renda familiar a cima de cinco salários (25,4%), entre os eleitores com grau de instrução superior (22,3%) e entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (21,8%). Por sexo, 20,3% dos seus eleitores são homens e 19,6% são mulheres.

Já Geraldo Julio aparece melhor situado entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (17,6%), entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (15,1%) e entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (15,6%). Por sexo, 15,4% dos seus potenciais eleitores são homens e 13,6% são mulheres.

Miguel Coelho, por sua vez, tem melhores indicações de voto entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (18,7%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (13,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (13,1%). Por sexo, 12,6% dos seus potenciais eleitores são mulheres e 12% são homens.

A pesquisa mostra ainda que Anderson Ferreira tem suas maiores taxas de indicação de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (10,9%), entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (9,9%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (9,7%). Por sexo, 9,1% dos potenciais eleitores dele são homens e 8,4% são mulheres.

Por fim, Gilson Machado tem suas melhores taxas de intenção de voto entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (2,8%), entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (2,3%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (1,8%). Por sexo, 2,1% dos seus eleitores são homens e 1,3% são mulheres.

POR REGIÃO

À frente dos demais candidatos, Raquel Lyra tem seus maiores percentuais de intenção de voto justamente na região na qual é mais conhecida – o Agreste. Ali, 43,5% dos entrevistados disseram que votariam nela. Nas demais regiões, a tucana tem 16,4% das intenções de voto no Sertão geral, 15,1% na Zona da Mata, 10,4% na Região Metropolitana do Recife e 7,6% no Sertão do São Francisco.

Geraldo Julio, por sua vez, aparece melhor onde também é mais conhecido, na RMR. Dos entrevistados no Grande Recife, 23,7% disseram que votariam nele. Nas demais regiões, sua pontuação foi a seguinte: Zona da Mata (15,8%), Agreste (5,4%), Sertão geral (5,8%) e Sertão do São Francisco (1,5%).

A mesma lógica de Raquel e Geraldo se aplica na pesquisa a Miguel Coelho. Oriundo do Sertão do São Francisco, região em que se localiza Petrolina, município que governa, ali ele tem nada menos do que 82,6% das intenções de votos dos eleitores. Nas demais regiões, a situação dele é a seguinte: Sertão geral (31,9%), Agreste (4,4%), Zona da Mata (5%) e Região Metropolitana (3,5%).

Igualmente cenário foi identificado para Anderson Ferreira. Na Região Metropolitana, onde está Jaboatão, município que governa, tem sua maior taxa de indicação de eleitores que votariam nele – 17,4%. Nas demais regiões, seus percentuais são os seguintes: Zona da Mata (6%), Agreste (1,4%) e Sertão geral (1,3%). No Sertão do São Francisco, não pontuou (0%).

Por fim, Gilson Machado tem 1,8% das intenções de voto entre os eleitores da Região Metropolitana, 1,8% do Agreste, 1,7% da Zona da Mata, 1,3% do Sertão geral e 0,8% no Sertão do São Francisco. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Abdias Felix

Êita Magno Martins, foi dada a largada para 2022


Cabo - Pavimentação e Drenagem

Confira os últimos posts



06/12


2021

Janaina Paschoal recomenda livro de Moro

A advogada e deputada estadual pelo PSL de São Paulo, Janaina Paschoal, escreveu, hoje, em seu Twitter, sobre o livro do ex-ministro Sérgio Moro (Podemos). Segundo a parlamentar, “a parte que resgata a era petista é essencial para que as pessoas não esqueçam o que não pode ser esquecido”. Janaina avaliou o livro como bom e recomendou a leitura. Confira!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Também não vamos esquecer a situação dramática de desemprego, fome e muita miséria pela.qual passa o país. E a nobre deputada, bem como o ex juiz Sérgio Moro são co-responsáveis por isso, pois foram ferrenhos defensores desde o início do acéfalo, que hoje está destruindo o país.


Petrolina outubro 2021

06/12


2021

O brilho de Denise Rothenburg

Colunista do Correio Braziliense, redação pela qual também passei em Brasília, a jornalista Denise Rothenburg roubou a cena, ontem, no lançamento do livro do ex-ministro Sérgio Moro, no Riomar. Com competência, elegância e inteligência, conduziu a entrevista que o pré-candidato do Podemos ao Planalto discorreu bastidores da sua obra em torno da operação Lava Jato.

Denise é uma amiga do coração, muito bem relacionada e querida pelos colegas de profissão em Brasília. Tem uma relação familiar e sentimental com Pernambuco. Seu pai nasceu e viveu muito tempo no Recife. Num telefonema que fiz pela manhã para parabenizá-la revelei que ouvi na plateia muitos elogios pela sua postura e perguntas inteligentes. Não é por acaso que é uma das colunistas mais brilhantes da mídia nacional.

Além de colunista do jornal mais lido da corte, Denise passou pelas mais importantes redações de Brasília e apresenta, ao lado do meu amigo José Maria Trindade, da Jovem Pan, um programa de entrevistas na TV Rede Vida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

06/12


2021

Sebastião Oliveira se fortalece em Paulista

O deputado federal Sebastião Oliveira (Avante), autor de emendas para obras no município do Paulista, vem ganhado apoio por sua representatividade. Após consolidar o apoio do vereador Eudes Farias, o parlamentar recebeu, hoje, a confirmação do apoio de dois suplentes de vereador da cidade, o jovem Daniel de Itamar e do líder comunitário Canário. Segundo Eudes, expectativa é que o time cresça mais ainda e Sebastião tenha uma expressiva votação em Paulista


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/12


2021

Editorial analisa evento com Moro no Recife

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre o lançamento do livro do ex-ministro e pré-candidato ao Planalto pelo Podemos, Sérgio Moro, no Recife, e as suas ideias expostas no evento. Vale a pena conferir!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Novembro

06/12


2021

Samir tem leve melhora

Em entrevista, há pouco, ao Frente a Frente, o advogado Paulo Abou Hana, filho de Samir Abou Hana, disse que o comunicador teve uma leve melhora no seu quadro, mas continua intubado. Ouça a entrevista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Feira da Sulanca

06/12


2021

Bolsonaro: Não vou dizer que não tem corrupção

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, hoje, que não tem como saber se há corrupção na sua gestão. Ele deu a declaração no “cercadinho” do Palácio da Alvorada, onde para diariamente para atender parte da imprensa e de apoiadores do governo. As informações são do portal Poder 360.

Segundo o chefe do Estado, a amplitude do Executivo federal o impede de fiscalizar todos os setores. Disse, no entanto, que se houver suspeita de corrupção em dos braços do governo, esta será investigada. A fala foi uma resposta a um homem que afirmou ter entregado um pen drive na portaria do Alvorada, com uma suposta acusação de corrupção.

“Não vou dizer que no meu governo não tem corrupção. A gente não sabe o que acontece muitas das vezes. Se tiver qualquer problema no meu governo, a gente vai investigar isso. Eu não posso dar conta de mais de 20 mil servidores comissionados, mais ministérios com 300 mil funcionários. A grande maioria são pessoas honestas”, declarou Bolsonaro.

Congressistas e políticos da oposição reagiram à fala do presidente da República. Segundo eles, Bolsonaro mudou seu discurso em relação à corrupção governamental. Apontaram declarações anteriores do mandatário dizendo que não havia corrupção em sua administração, que a mesma teria acabado com tais crimes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......só agora...e as rachadinhas são o quê? Ele acha que todo mundo é gado!


Arcoverde novembro 2021

06/12


2021

Autorizado o início das obras da PE 270 em Buíque

Numa solenidade realizada à margem da PE 270, o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), assinaram as ordens de serviços da restauração completa da rodovia estadual e da adutora do Brejo. A assinatura aconteceu por volta das 13h30, em frente à sede da Compesa.

"Hoje é um dia de comemorarmos a autorização do início dessa importante obra que há tempos cobramos. Víamos a preocupação do governador com a situação dessa rodovia e agora ele dá a ordem de serviço dessa estrada, que é o marco para o desenvolvimento de Buíque e toda a região. É uma conquista de todos", afirmou o prefeito ressaltando que o governador se comprometeu a autorizar em breve as obras da estrada que interliga Buíque ao distrito de São Domingos (Guanumbi).

Com cerca de 73 km, ligando Arcoverde a Itaíba, a restauração da PE 270 está orçada em mais de R$ 86 milhões e o Consórcio Cosampa/Uniterra será o responsável pelas obras de recuperação da rodovia.

Segundo o governador Paulo Câmara as obras deverão durar cerca de 10 meses e começam nos próximos dias com a implantação do canteiro de obras. Ele também anunciou que em janeiro vai dar a ordem de serviço da PE 300 que liga Itaíba a Águas Belas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

06/12


2021

Wolney anuncia aporte de R$ 25 milhões para Caruaru

Em entrevista concedida à Rádio Liberdade, o deputado federal Wolney Queiroz informou aos caruaruenses a conquista do maior investimento da história da cidade, em um só ano, na área de saúde.

Os recursos trazidos pelo parlamentar somam quase R$ 25 milhões e já estão na conta do Governo do Estado. O anúncio oficial da parceria deve acontecer ainda este mês, quando Wolney receberá, em Caruaru, o governador Paulo Câmara (PSB). “Este é o maior aporte de recursos da história de Caruaru, já feito por um parlamentar. E não é dinheiro de empréstimo, não precisa ser pago. É só usar bem e fazer as obras”, ressaltou. As informações são do blog Pernambuco Urgente.

Avaliando sua atuação ao longo de 2021, Wolney destacou outros recursos trazidos para o município, como a estação meteorológica de superfície automática, instalada recentemente no aeroporto de Caruaru, com investimento de R$ 2,8 milhões.

Entre as emendas citadas, estão R$ 300 mil para a reforma da Academia de Cultura, Ciências e Letras de Caruaru, R$ 350 mil destinados à aquisição de um castramóvel pelo Instituto Quatro Patas, do vereador Fagner Fernandes, R$ 3,5 milhões para os hospitais Regional do Agreste e Mestre Vitalino, mais R$ 3 milhões para a duplicação do trecho da BR-104 próximo ao HRA, além de R$ 1,7 milhão para garantir o funcionamento do IFPE no ano 2022.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro

06/12


2021

Passaporte da vacina começa a ser cobrado em PE

A exigência da comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 para entrar em repartições públicas de Pernambuco começou a valer hoje, após ter sido adiada pelo governo estadual. A medida é válida para servidores e também para o público em geral.

Quem for a qualquer órgão deve apresentar, na entrada, um documento com foto e o cartão de vacinação físico fornecido pelo município ou o passaporte da vacina, disponibilizado via aplicativo de smartphone Conecte SUS. A cobrança é de duas doses dos imunizantes Pfizer/BioNTech, Astrazeneca/FioCruz e CoronaVac/Butantan e de apenas uma da Janssen.

"Para servidores públicos, em todas as esferas estaduais, já existe uma lei que exige a comprovação da vacina, que está em vigor. Pernambuco avançando no controle e monitoramento da vacinação do estado passa a partir de hoje a exigir a comprovação esse esquema vacinal primário de todos", declarou a secretária de Administração, Marília Lins.

Estão incluídas na exigência da vacina repartições públicas como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Expresso Cidadão e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), além do Centro de Convenções, em Olinda, e museus como o Cais do Sertão, no Centro do Recife, e o Museu do Estado, na Zona Norte da capital. As informações são do portal G1/PE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes novembro 2021

06/12


2021

Tracunhaém cancela festas de fim de ano e carnaval

O prefeito de Tracunhaém, Aluízio Xavier, após reunião com secretários, decidiu cancelar as festas de Natal, Réveillon e carnaval no município. Ao gestor, a equipe da secretaria de Saúde apresentou dados e estudos epidemiológicos acerca da situação da Covid-19, tendo em vista a quarta onda que ocorre em alguns países da Europa e o surgimento da nova variante Ômicron.

“Por amor à vida, nós decidimos suspender a realização do carnaval e das demais festas”, enfatizou o prefeito. O gestor explicou que, antes de tomar a decisão, foi feita uma análise da situação atual da pandemia. “Todas as decisões têm sido baseadas na ciência e na técnica”, afirmou.

Além de explicar os fatores que o levaram a recuar, Aluízio lamentou a situação dos comerciantes que dependem das festas para vender os seus produtos, mas destacou que, no momento, prevenir é a decisão mais sensata do momento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão
Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros