FMO janeiro 2020

16/10


2021

Macunaíma, as formigas e os políticos – parte 2!

O que eles têm em comum?

Por Arnaldo Santos*

Não custa repetir a verdade segundo a qual as formigas são particularmente populares, pois, além de muito comuns na Natureza, são havidas como por demais organizadas. Entre os insetos, são os que atingiram o maior grau de organização biológica, o que é conhecido por “eusocialidade”. Elas, também, são imprescindíveis ao ambiente natural, na  remoção das camadas do solo de baixo para cima, e vice-versa, deixando a terra mais saudável, além do que, enquanto passeiam pelas flores, espalham o pólen, dando origem a mais plantas.

Quando examinamos o grau de organização de uma outra espécie de insetos, igualmente populares e muito comuns entre nós, conhecidos como políticos, identificamos o mesmo grau de organização das formigas, porém com uma abissal diferença entre uma e outra; enquanto as formigas removem e adubam a terra, tornando o solo mais fértil, os políticos remexem das entranhas dos governos, seja de direita, esquerda ou trans-ideológico, camadas e camadas de vantagens espúrias, milhões e milhões em corrupção, para adubar os seus interesses, tornando o País cada vez mais estéril para a população. Enquanto as formigas são indispensáveis à natureza, os políticos...

Nesse âmbito, é imperioso lembrar o fato de que, em um período da história recente do País, uma centena de políticos e empresários, em conluio com alguns diretores e servidores de empresas estatais, agindo como se fossem, “saúvas”, quase devoraram a Petrobrás, o BNDES, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, e até a Receita Federal, como ficou demostrado na conhecida operação “Zelotes”.

Atuaram como fazem as formigas, que trabalham em rede e dividem as tarefas. Rapidamente, elas atacam, devoram e transportam com a máxima eficiência uma significativa área de folhagem, com o objetivo de alimentar a numerosa família no interior do formigueiro.

Por aqui, a família não é tão numerosa e são poucos os amigos, alguns inclusive conhecidos milicianos; o que é numericamente tão grande ou maior do que a quantidade de formigas no interior do formigueiro é a rentabilidade das rachadinhas. De tão alta, alguns conhecidos políticos com assento na Assembleia, e Câmara Municipal, do Rio de Janeiro, e no Senado, já compraram apartamentos e mansões em conhecidas cidades do País; e continuam irrigando suas ambições e ganâncias sem limites.

“As formigas são animais pertencentes à família formicidae, o grupo mais numeroso dos insetos”. Assim também pode ser considerada a família dos “corruptus”, do latim, que significa quebrado em pedaços”. “O verbo “corromper” significa tornar pútrido”. No Brasil, a família dos que se tornaram “pútridos”, no passado e no presente, parece ser tão numerosa quanto à das formigas e, ao contrário do que ocorre com o restante da população - trabalhadora, e honesta - que está envelhecendo, os corruptos estão se desenvolvendo, muito rapidamente, e são cada vez mais jovens.

Os bancos suíços e de outros paraísos fiscais, historicamente, sempre foram o grande formigueiro desses corruptos que compõem a trama. Foi para esses paraísos que, durante muito tempo, impunemente, eles drenaram os milhões e milhões de dólares da corrupção, que praticaram desse lado de cá, do equador.

De tão abarrotados de dinheiro da corrupção, e monitorados pela - Justiça, esses paraísos fiscais já não aceitam transferências, depósitos ou investimentos, de qualquer natureza, oriundos dos integrantes da família dos pútridos - exceto quando é o caso de recursos pertencentes a autoridades do alto escalão da economia do atual governo, transferidos das suas offshores”.

A diferença substancial, - e isto deve ser registrado - é que as formigas realizam um trabalho coletivo, para alimentar toda a família, que é sempre numerosa, ao passo que esse grupo composto por bípedes formigões, que vivem as sombras do governo...

Contextualizando o escárnio internalizado no comportamento de uma parcela dos pútridos políticos, recorremos à literatura clássica nacional, onde encontramos a reafirmação dessa cultura malsã dos homens públicos brasileiros. Quem teve a curiosidade e o privilégio de ler Macunaíma, de Mário de Andrade, sabe que o personagem à noite, quando ia dormir, subia ao jirau e, quando urinava, molhava a cabeça de sua mãe, que dormia em baixo da sua rede.

Os políticos, empresários, burocratas e os dirigentes de estatais, que historicamente se albergam nessa rede internacional de corrupção, com atuação articulada, dentro e fora dos governos, de direita, esquerda, ou trans-ideológico, urinam e defecam na cabeça de todo o povo brasileiro, dia e noite, o ano inteiro, desde o descobrimento desse País; sendo sua população formada por pessoas ordeiras, trabalhadoras e honestas. Desse ponto de vista, a Nação não merece os políticos que a representam.

Nessa contextura, uma operação, batizada pelo sugestivo nome de “lava jato”, que embora tendo cometido excessos e forjado provas para incriminar alguns dos envolvidos, provocando inclusive anulação de muitas das suas sentenças, realizou uma grande faxina, para varrer do cenário político do País os dejetos acumulados nas últimas décadas, expelidos pela escória dos pútridos.

Macunaíma, ainda na meninice, gostava de tibungar no rio, enquanto tomava banho, nu, junto com a família, tentando pegar guaiamuns. Como todo menino, gostava de brincar, ou de ficar sem fazer nada, só na preguiça. Nessa trama, os personagens, também, não têm lá muito gosto pelo trabalho. Mostram-se tão, ou mais preguiçosos, do que Macunaíma.

Enquanto isso, uma parcela da elite política, e do empresariado brasileiros, envolvidos na trama, prefere tomar banho, em banheiras de espuma, e ofurô, regados a muito champanhe, em companhia de belas, e jovens mulheres, de preferência, em luxuosos hotéis da Europa e dos Estados Unidos. 

Não é só isso, pois, dos seus hábitos de vida, também fazem parte aulas em luxuosas academias de tênis, e outros esportes ainda mais sofisticados, assim como passeio Ferrari, para si, e suas famílias, nas mais modernas e ricas cidades europeias, tudo – claro - bancado com os milhões de dólares, desviados do Brasil. Tal predileção se insere no âmbito do sofisticado estilo de vida, da maioria deles, embora muitos não saibam manusear um talher!

Enquanto isso, o povo é quem fica nu, e seus jovens atletas, muita vez, não têm sequer um par de tênis para treinar, em meio aos canaviais e estradas de chão batido, transformadas em pistas de atletismo. No País do futebol, que sediou a Copa do Mundo em 2014, e as Olimpíadas em 2016, é assim que se cuida dos atletas, ainda hoje.

Mesmo identificando todas essas semelhanças, desde logo, advertimos adiante o distinto público leitor, e pedindo permissão ao genial Mário de Andrade para que possamos fazer essa que talvez seja considerada uma infâmia comparação, sem, no entanto, pretender, sob qualquer hipótese, agredir ou sujar a figura mítica e de múltiplas representações do personagem Macunaíma.

Com essa maneira de agir e de ser do mandarinato brasileiro, seria até previsível imaginar que os personagens que compõem a representação da política e da economia brasileira, nessa trama, tivessem um perfil de "heróis", cuja característica de maior relevo fosse a ausência total de caráter (em Macunaíma o caráter era apenas vacilante), já que, na tradição malsadia, da política, não se percebe a presença da virtù, maquiaveliana porque a virtude não é o elemento fundante da política, ainda que o discurso seja continuadamente virtuoso.

Racionalmente, recorremos a Mário de Andrade, e tomamos por empréstimo o personagem Macunaíma, porque, como preguiçoso, mentiroso, trapaceiro, sem palavra e traidor, consubstancia como nenhum outro as figuras dos milhares de políticos embusteiros e empresários oportunistas pelo País afora.

Esses, historicamente, sempre se locupletaram das benesses estatais; afinal, parcela significativa da nossa elite política e econômica é composta de muitos macunaímas, com os quais os leitores já têm até alguma familiaridade, pois, no dia a dia, mantêm com eles algum contato nos noticiários que a imprensa reproduz sobre suas peraltices.

*Jornalista, sociólogo e doutor em Ciências Políticas. Comentários e críticas para: [email protected]


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jaboatão - Família Acolhedora

Confira os últimos posts



26/11


2021

Tonca desmente áudio polêmico

Nota oficial

Voltou a circular nas redes sociais um áudio com o título “Tonca resolveu abrir a boca”. Trata-se de um fake requentado.

Registro que, quanto a temas referentes a administrações passadas estaduais, objeto de algumas postagens do passado, estive, voluntariamente, atendendo a convite, no MPF, em 2019, quando prestei os esclarecimentos que achei pertinentes. 

Antônio Campos – presidente da Fundaj


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE - Ações Sociais

26/11


2021

Governador confirma a Clodoaldo que BEPI fica em Palmares

Durante evento realizado no Agreste Pernambucano, o governador Paulo Câmara garantiu ao deputado estadual Clodoaldo Magalhães que o município de Palmares vai continuar com a sede da 3° CIA do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) em seu território. 

“Será muito importante essa permanência para garantir a segurança dos moradores da cidade, que tem sofrido com um aumento considerável de violência nos últimos meses”, confirmou o deputado Clodoaldo. A 3° CIA do BEPI está instalada em Palmares desde o ano de 2015.

Clodoaldo Magalhães participou nesta sexta-feira da comitiva de Paulo Câmara às cidades de Lajedo e Ibirajuba, onde o governo estadual assinou ordens de serviços. As ações estão previstas no Plano Retomada. Os investimentos contemplam áreas como infraestrutura, abastecimento de água, educação, desenvolvimento urbano e social e geração de emprego, além de inaugurações e vistorias a obras em andamento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

26/11


2021

Nutricionista vai ter sua prótese: só faltam R$ 3 mil

Acabei de receber informações da família da nutricionista Jordânia Filipe, de 34 anos, de Serrita, dando conta que com a entrada deste blog na campanha para arrecadar R$ 41 mil, valor da prótese para substituir a perna perdida, já foram registrados R$ 38 mil. Graças ao bom Deus e ao coração bondoso dos nossos leitores.

Ela teve a perna esquerda amputada após ser picada por uma aranha marrom. O caso ocorreu na praia de Coqueirinho, em João Pessoa, no último mês de maio.

A campanha vai prosseguir para arrecadar o valor da prótese. Veja como ajudar:

Caixa Econômica Federal

Agência: 0776

Operação 013

Conta: 4623-1

Bradesco (Pix):

(81) 9.9825-5087 (celular)

Nome: Socorro Jordânia Filipe da Silva


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/11


2021

João Alfredo vai ganhar agência da Caixa Econômica

Uma agência da Caixa Econômica será inaugurada, nos próximos meses, em João Alfredo, anunciou, hoje, o senador Fernando Bezerra Coelho em visita ao município do Agreste pernambucano. Junto com o deputado federal Fernando Filho, o líder do governo no Senado também participou da solenidade de assinatura de ordens de serviço para obras na cidade.

Ao lado do prefeito Zé Martins, os parlamentares assinaram as autorizações para as obras de pavimentação de várias ruas da cidade, a construção de 8 casas populares na comunidade de Pau Santo, em assentamento do Incra, e para a entrega de um caminhão carro-pipa, no valor de R$ 250 mil. Também foi autorizado o funcionamento da Sala de Cidadania do Incra em João Alfredo.

“A gente faz política com trabalho para que os recursos possam chegar na ponta e ajudar o povo a ter uma vida melhor. A agência da Caixa está autorizada e deve ser inaugurada em breve”, destacou o senador, que aproveitou a ocasião para anunciar, ainda, a articulação de recursos para a assistência social do município.

O deputado Fernando Filho, por sua vez, destacou que os investimentos apresentados chegam para a atender a população maltratada pela gestão estadual. “E tem muito mais por vir”, assegurou o parlamentar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina outubro 2021

26/11


2021

Deputada destaca investimento de Bolsonaro em PE

A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) participou da comitiva do ministro do Turismo, Gilson Machado, em visita ao município de Ipojuca, hoje. Após agenda na Prefeitura, logo pela manhã, a equipe seguiu para uma visita técnica no Convento de Santo Antônio e foram recebidos por músicos da Orquestra Criança Cidadã. A parlamentar reafirmou a importância cultural e religiosa do local.

“É muito importante essa visita técnica do Ministro para observar o local, ver como está sendo feita a preservação e se há melhorias a serem realizadas. Por ser um ponto turístico muito visitado, há a necessidade de uma manutenção permanente por aqui”, explicou a parlamentar.

Em discurso no Convento, Machado reafirmou a importância do templo religioso e pontuou o compromisso do governo com a cultura do país. Segundo ele, os governos anteriores não demonstravam respeito com as religiões.

A visita de Machado finalizou com um encontro com empresários locais, que pontuaram suas necessidades e explicaram os prejuízos sofridos com o fechamento da economia por força da pandemia da Covid-19.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

26/11


2021

Deputado comemora anúncio da pavimentação da PE-158

Após apresentar inúmeros pedidos da pavimentação dos dez quilômetros da PE-158 que ligam os municípios de Calçado e Jupi, o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) comemorou o anúncio das obras feito pelo Governo do Estado, ontem.

“Os moradores e lideranças da região vinham fazendo esta reivindicação há anos e ao longo dos nossos dois mandatos insistimos com solicitações encaminhadas ao Governo do Estado e ao Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco. A pavimentação dos 10 quilômetros foi prometida há oito anos, mas foi mantida no papel”, destacou.

As duas últimas indicações foram apresentadas por Porto em 2019 e 2020. Este ano o deputado fez novo apelo que incluiu reivindicações de restauro em rodovias do Agreste e da Mata Sul.

Na indicação de 2020, Porto lembrou que o anúncio da recuperação trecho entre Calçado e Jupi, em 2013, trouxe esperança e alegria para a população de ambos os municípios que, após vários anos de espera, transitando por uma via sem pavimentação, e em condições precárias, enfim poderiam dispor de uma rodovia pavimentada, com condições satisfatórias de segurança.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Novembro

26/11


2021

Ouça agora o Sextou com Israel Filho

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista do cantor Israel Filho ao quadro “Sextou” do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Feira da Sulanca

26/11


2021

Médico atesta Europa fechada por 4ª onda da Covid

O médico Gilvaney Silva, de São José do Egito (PE), teve que retornar ao Brasil às pressas diante o avanço da nova variante da Covid-19 na Europa. Acompanhado da esposa, ele conta que antecipou o retorno em dez dias.

"Tive que arcar com os custos do regresso de Lisboa a Recife, orçado em mais uns R$ 13 mil e perda de diárias hoteleiras já pagas na reserva inicial. Tudo devido à quarta onda da pandemia. Portugal com aumento dos casos, Amsterdã e Viena em blecaute, Roma fechada", comenta.

Gilvaney também alerta para a necessidade de o Brasil se proteger desta nova variante, batizada de "ômicron" pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a instituição, a nova cepa surgiu na África do Sul.

"Esperar mais o quê? Brasil que se cuide desta nova ameaça recidiva, que a Anvisa haja rápido no controle aeroportuário dos imigrantes europeus e africanos", conclui.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde novembro 2021

26/11


2021

Caruaru e Riacho das Almas registram tremores de terra

Na manhã de hoje, foram registrados dois abalos sísmicos nas cidades de Caruaru e Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco. O primeiro aconteceu às 4:15h da manhã, com magnitude calculada em 1.7 em Caruaru. Já o outro ocorreu às 4:39h, em Riacho das Almas, com magnitude de 1.0.

Todas as informações foram repassadas para a Defesa Civil responsável. O Laboratório Sismológico do Rio Grande do Norte segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado de Pernambuco e também da região Nordeste do país. As informações são do blog Vertentes Notícias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

26/11


2021

Site repercute ingratidão da Fameg

 

O site Brasil Nordeste repercutiu a negativa da Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG), ontem, em deixar este blogueiro visitar as instalações do prédio. Há oito anos, fiz uma campanha em prol da instituição para regularização da mesma. Agora, após tudo ser resolvido, fui impedido de entrar na faculdade e produzir conteúdo sobre o funcionamento do local. Lamentável.

Clique no link e confira a matéria completa: https://www.marcelojorge.com/post/magno-martins-um-dos-defensores-da-fameg-é-barrado-ao-tentar-construir-matéria-sobre-instituição


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro