FMO - Previnir é a melhor forma de lutar

26/09


2021

De bigu com a modernidade

Tracker 1.0 turbo: desempenho bom, consumo idem

Nas ruas e estradas, o Chevrolet Tracker Premier é um só, mas sempre tem alguém perguntando: esse é qual? No caso, o 1.0 ou o 1.2? Ambos são turbinados, bons de dirigir (principalmente na cidade), vêm de série com 6 airbags, controles de tração e estabilidade, alertas de colisão frontal e de ponto cego e frenagem autônoma - equipamentos que todo modelo acima dos R$ 80 mil deveria ter. Bem, e o custo-benefício - especialmente do Tracker 1.0, testado por este colunista? 

Comecemos pelo preço. Não há carro 0km abaixo dos 50 mil. O singelo Renault Kwid, na versão mais cara, já passa dos R$ 60 mil. É uma espécie de pé-duro de luxo para esse segmento. Então, imagine o cobrado pelo Tracker topo de linha. No site da Chevrolet, a Premier aparece com preço-base de R$ R$ 128.650 para a linha 2022. Com a cor metálica vermelho chili o valor sobe para R$ 130.250. Pois bem: numa ligação para uma loja aqui do Distrito Federal, sondando o custo da versão Premier 1.0, o vendedor disse: “A gente pode conseguir até R$ 125 mil”. 

Bem, sinceramente, para a quantidade de equipamentos que a versão tem e para as condições econômicas do país, com taxa de inflação beirando os 10% ao ano e supervalorização de produtos como o aço, não é exagero. E o Tracker 1.2? “Por uns R$ 138 mil”, completou o rapaz. Quer dizer: o mesmo pacote, motor mais potente e R$ 13 mil a mais. Então, vamos ao veredicto: vale a pena, sim. Embora, vale enfatizar, esse segmento de SUVs pequenos e médios, que se confundem, oferece muitas alternativas. Basta que o consumidor saiba o que deseja e valoriza para si.

O Tracker 1.0 Premier é mais do que suficiente para a vida diária, principalmente na cidade. Tem, por exemplo, uma suspensão confortável. A direção com auxílio elétrico é leve - mas acho que poderia ser mais. A dirigibilidade, no geral , é boa - e, segundo a GM, é resultado de uma arquitetura modular nova e otimizada para o modelo (carroceria ficou e mais e até 144 kg mais leve que a geração anterior).

Facilidades - A versão avaliada oferta uma boa lista de itens de conforto e comodidade - como o já conhecido assistente de estacionamento semiautônomo. Ajuda tanto para vagas paralelas como para as perpendiculares, girando o volante sozinho e pondo o carro até mesmo em vagas mais apertadas. Há também sensor de chuva, que aciona e ajusta automaticamente a intensidade de varredura dos limpadores conforme a intensidade da água. E há sensor crepuscular que aciona automaticamente os faróis quando a luminosidade natural fica reduzida (em túneis e no fim da tarde).

A versão testada pelo Entre-eixos já tinha o sistema de projeção sem fio para Android Auto e Apple Carplay, numa tela de 8” (sim, é achada ainda). Usei e abusei dos aplicativos Waze e Spotify - assim como do carregador de smartphone por indução magnética. O Tracker tem faróis de Full LED com boa projeção tanto para luz baixa e alta - o que, obviamente, garante mais segurança. Obviamente ele tem DRL, porém (e o mais importante) é o sistema de luz auxiliar lateral que amplia em 11% a área iluminada em manobras e curvas. A primeira sensação de quem entra num Tracker é a ampla visão que ele oferece em manobras, das ruas e estradas, enfim. Descobri: a área envidraçada dele cresce em até 15%. Quando se abre o teto-solar, aí fica imbatível.

Conectividade - Os índices de consumo - mas sempre levando-se em conta o estilo do motorista, claro - são interessantes (ficou até 17% mais econômico, segundo os engenheiros da marca). No teste, não foram feitas anotações detalhadas, mas no geral ficou na faixa dos 13 km/l (com gasolina). O motor 1.0T gera 16,8kgfm (abaixo dos 20,0kgfm da família que abastece a família Polo e Virtus) e 116 cv. Outro detalhe, já testado por este colunista em outros modelos da marca, é o conjunto de conectividade do Tracker Premier - com o wi-fi nativo em parceria com a Claro e o novo aplicativo myChevrolet, que permite muita interação entre o usuário e o veículo. Por ele, consulta-se o nível de combustível, relatórios por viagem - por dia, semana ou mês - e até aprende-se a dirigir de forma mais eficiente com o Smart Drive. 

Crise, que crise? - A Mercedes Benz trouxe para o Brasil o AMG G 63 Magno Edition. Mas não se anime: as 50 unidades, ao custo de R$ 2 milhões cada um, já foram vendidas. A versão limitada, aliás, foi criada especialmente para o mercado brasileiro. O que atrai tanto nele? Muita coisa. Ele possui quase um milhão de possibilidades de combinações dentre todas as motorizações disponíveis em todo o mundo e a personalização não conhece limites - pelo menos teoricamente, cada veículo é obra de arte única. O Mercedes-AMG G 63 Magno Edition tem motor V8 biturbo 4.0 de 585cv, tração nas quatro rodas (40:60), três bloqueios de diferencial, transmissão automática de 9 marchas, suspensão dianteira independente com duplo braço triangular e amortecimento ajustável adaptável. 

GM dobra produção - Para atender à demanda dos Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker, as fábricas da General Motors de São Caetano do Sul (SP) e Gravataí (RS) dobrarão a produção ao retomar o segundo turno de produção no dia 27 de setembro e 4 de outubro, respectivamente. O complexo de São José dos Campos (SP), onde é feita a Nova S10, também trabalha em ritmo acelerado desde maio para atender à demanda pela picape, que alcançou a liderança no segmento em agosto, impulsionada sobretudo pelo bom momento que atravessa o agronegócio.

Carro ou iPhone13? - Pedro Cerqueira, jornalista amigo meu, fez um levantamento muito interessante: com os R$ 15,5 mil exigidos para comprar o novo iPhone 13, qual carro você poderia pôr na garagem? Ele achou, por exemplo, um Peugeot 206 ano 2007, com motor 1.4 e teto solar de fábrica, ar-condicionado. Encontrou, também, um Fiat Uno1.6 R 1990, com tampa traseira em preto fosco. Por fim, Pedro Cerqueira achou até um - talvez sonho de infância dele - Escort XR3 conversível. 

Personalização da Toro - A Fiat Toro, que passou por boas mudanças em abril (com destaque para o novo motor turbo 270 flex), agora ganha os pacotes de personalização Chrome Edition e Black Edition, exclusivamente para a versão Volcano - que tem preço público sugerido de R$ 154 mil. Para transformá-la em Chrome Edition ou Black Edition, basta o consumidor pagar mais R$ 3 mil em cada uma. A Chrome acrescenta grade frontal cromada e overbumper. A Black Edition, a picape exibe grade frontal e overbumper escurecidos, rodas de 18 polegadas de liga leve pintadas de preto, logotipo Fiat e emblemas escurecidos, maçaneta da porta na cor da carroceria, além de rack de teto, molduras dos vidros e molduras de portas na cor preta. O pacote Tecnologia  sai por R$ 5,5 mil e inclui nova central multimídia de 10,1” posicionada na vertical, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar e porta USB, além de recursos avançados de auxílio à condução, como frenagem autônoma de emergência (AEB), aviso de saída de pista (LDW) e comutação automática do farol alto (AHB). A versão topo de linha da Toro tem motor que gera 185cv de potência e torque 27,0kgmf. 

Amarok 2.0 volta às lojas - Antes restritas a vendas diretas, as versões da picape da Volkswagen com motor 2.0 turbodiesel de 180cv voltam a ser vendidas também para o público final, segundo o site Motor1. Os preços vão de R$ 254.560 a R$ 299.100. Até então a V6 com motor de 258cv e 59,1 kgfm de torque é que estava disponível para o consumidor final. 

Accord híbrido - O sedã Honda de luxo Accord chega ao país levemente reestilizado e com tecnologia híbrida, ao custo de R$ 300 mil. A empresa japonesa diz que ele faz 17,1 km/l na estrada e 17,6 km/l na cidade. O motor é um 2.0, a gasolina, que rende 145 cv e torque de 17,8mkgf e dois elétricos que produzem 184 cv e 32,1 mkgf.

Suzuki focada no conforto - A marca japonesa Suzuki acaba de apresentar nos Estados Unidos a GSX-S1000GT, mais focada no conforto em longas jornadas (com nova posição de pilotagem mais vertical e confortável, banco traseiro de veludo e compartimentos laterais opcionais). Sem falar no para-brisa mais alto e uma carenagem que reduz a ação do vento. A Suzuki do Brasil divulgou dizendo que está ansiosa para anunciar a data de sua vinda para o Brasil. A faixa de preço também não foi revelada.  

Mortes no trânsito - A semana nacional de trânsito voltou a alertar os brasileiros dos excessos que ainda matam 15 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes. Bem, relatórios de mobilidade do Google mostram redução de até 80% dos deslocamentos em março de 2020 em relação ao início do mesmo ano. Porém, o número de acidentes com motos só caiu 7%. E o país gasta uns R$ 130 bilhões/ano com despesas hospitalares e patrimoniais resultantes dos sinistros de trânsito. 

Deficiente auditivo com CNH - Um projeto de lei que tramita no Congresso quer permitir às pessoas com deficiência auditiva o direito de obter CNH em todas as categorias. A proposta é do senador Romário Faria (PL/RJ). O texto, apresentado em 2 de agosto, diz que a deficiência auditiva não poderá ser motivo para negativa da concessão do documento e ressalta que Federação Mundial de Surdos garante que o problema não limita de forma alguma a capacidade de uma pessoa de dirigir um carro ou outros veículos, de forma que esse motorista surdo não constitui um risco para o trânsito seguro.

Assinatura de veículos - O serviço de assinatura de veículos para o uso diário cresce a cada dia - e nem é mais só dirigido a empresas. Na sexta-feira (24), a Toyota expandiu a oferta de assinatura do Kinto para pessoas físicas. Quem quiser ficar 12 ou 24 meses dirigindo um modelo da marca, basta acessar o site https://kintomobility.com.br. Os contratos têm preços a partir de R$ 2.682,59 mensais para o Yaris hatch pelo período de dois anos. A assinatura inclui manutenção preventiva, assistência 24 horas, IPVA, carro reserva (quando necessário) e seguro com cobertura para terceiros. Na outra ponta, a SW4 , ao custo mensal de R$ 12.233,31 por dois anos. 

Economize ao abastecer - A gasolina teve um aumento de 51% ao longo de 2021. Nem é mais novidade que o preço do litro da gasolina comum na bomba de alguns postos já ultrapassa os R$ 7, como no Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. Por isso, o Zul+, principal autotech da América Latina, separou algumas dicas de como escolher o combustível correto e economizar na hora de abastecer. "Analisando friamente o que é mais vantajoso, a gasolina é o mais econômico. Porém, para se ter uma resposta mais próxima da realidade é necessário fazer alguns cálculos", afirma André Brunetta, CEO do Zul+.

1) Usa do carro - Analise a frequência com que usa o carro - e o trajeto que costuma percorrer. O etanol é mais recomendado para aqueles que utilizam o veículo em menor frequência, já que a gasolina, ao ficar parada no tanque por muito tempo, pode acabar evaporando. Por outro lado, aqueles que fazem trajetos mais curtos podem ter melhor resultado com a gasolina, já que o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão correta.

2) Faça cálculos - Sempre multiplique o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado for maior que o preço do etanol, o combustível de origem vegetal é o ideal. Caso seja menor, opte pela gasolina. Outra forma de chegar à resposta correta é calcular quantos quilômetros por litro o veículo faz com cada combustível, em carros mais modernos, o próprio instrumento aponta quantos km/litro o veículo está fazendo.

*Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.


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Jaboatão - regularizacao-fundiaria

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21/10


2021

Priscila visita obra abandonada do Hospital da Mulher de Caruaru

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) visitou, no início da tarde de hoje, o canteiro de obras paradas do Hospital da Mulher de Caruaru, no Agreste do Estado, para cobrar posicionamento do governador Paulo Câmara (PSB) a respeito do atraso de 90 meses na inauguração da unidade, que teve suas obras iniciadas em 2013 na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB) e deveria, conforme o contrato, ter sido inaugurado ainda em 2014. De acordo com a parlamentar, existem à disposição da Secretaria de Saúde de Pernambuco um saldo de R$ 3,4 milhões de recursos repassados pelo Ministério da Saúde para a realização da obra, que contemplaria mulheres de 32 municípios do Agreste, entre eles Caruaru, Bezerros, Pesqueira, Belo Jardim e Santa Cruz do Capibaribe (IV Gerês).

“O tão falado projeto de retomada da gestão do PSB, que é muito promissor na propaganda, precisa ser eficiente na vida das pessoas lembrando das promessas da década passada, que se aproximam do fim de mais de um governo ainda inacabadas. Estou aqui para lembrá-los: o Hospital da Mulher da Caruaru é símbolo da má gestão pois se trata de uma obra que recebeu quase vinte e cinco milhões do governo federal, utilizou os recursos na construção do esqueleto de concreto e parou por aí. Não tiveram a coragem de colocar dinheiro do tesouro estadual, o dinheiro da contrapartida, para entregar esse equipamento às mulheres do Agreste, que sofrem para ter seus filhos”, afirmou Priscila.

De acordo com informações do gabinete da parlamentar, apesar das obras estarem paradas desde 2016, a rescisão contratual unilateral junto à empresa construtora (Cinzel Engenharia) só foi publicada em Diário Oficial em março deste ano. Desde lá, no entanto, a nova licitação para complementação das obras não foi lançada. Fruto de um convênio junto ao Ministério da Saúde firmado ainda em 2011 e que tem janeiro de 2022 como termo final do prazo, a obra do Hospital da Mulher de Caruaru já custou R$ 28 milhões, tendo sido R$ 24,8 milhões decorrentes de repasses federais. No rol de contas bancárias vinculadas a convênios firmados entre o Ministério da Saúde e o Fundo Estadual de Saúde, duas delas se referem a recursos depositados para a obra do Hospital: uma com R$ 1,65 milhão e a outra com R$ 1,75 milhão.

O projeto prevê uma maternidade de alto risco, casa de gestante, urgência e emergência, além do setor de atendimento e diagnóstico. São projetados 150 leitos, sendo 60 de alto risco, 70 de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) Neonatal e mais 20 de UTI Neonatal. A última vez que o governador Paulo Câmara visitou as obras foi em 2017, quando prometeu a inauguração para o primeiro semestre de 2018. Em 2019, no Seminário Todos por Pernambuco no município do Agreste, o governador prometeu que as obras seriam retomadas até o início de 2020. “Coincidentemente sempre prometem novos prazos nas vésperas de um ano eleitoral”, finalizou.


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Cabo - Pavimentação e Drenagem

21/10


2021

Bolsonaro disse que está “com consciência tranquila”

Por Houldine Nascimento, enviado especial a Sertânia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retornou a Pernambuco, hoje, para entregar as obras do Ramal do Agreste. Ele chegou de helicóptero às 12h45 na Estação de Bombeamento VII, em Sertânia, no Sertão do Moxotó, mas só subiu ao palco montado para a inauguração por volta das 13h30.

O chefe do Executivo se contrapôs à CPI da Pandemia, negando corrupção em seu governo, e voltou a atacar o relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL). "Para quê está servindo essa CPI instalada em Brasília?", questionou.

"Quem diria. Hoje em dia, Renan Calheiros pauta a imprensa brasileira. Um senador que nada fez, (nem) sequer para o seu estado, Alagoas, que dirá para o Brasil", disparou. Neste momento, apoiadores de Bolsonaro xingaram o parlamentar.

Em seguida, Bolsonaro se referiu indiretamente ao ex-presidente Lula (PT), principal adversário na disputa eleitoral em 2022. "Aquele cara vem dizendo que quer Renan Calheiros presidindo o Senado numa eleição dele a presidente da República. O povo brasileiro sabe o que passou ao longo desses 14 anos", disse.

Durante o discurso, o presidente acenou a 750 mil caminhoneiros autônomos e afirmou que vai auxiliar a categoria para compensar o preço cobrado no diesel. Sem citar de onde virão os recursos, Bolsonaro limitou-se a dizer que "os números vão ser apresentados nos próximos dias".

Ele enfatizou a criação do Auxílio Brasil no valor de R$ 400 em substituição ao Bolsa Família, programa de transferência de renda criado ainda no Governo Lula. O presidente também declarou que o Brasil "está saindo da crise" e que ele segue "com a consciência tranquila".

Bolsonaro elogiou alguns ministros que estiveram na solenidade. Ele exaltou Marcelo Queiroga (Saúde), outro indiciado na CPI, e Gilson Machado Neto (Turismo), além de jogar a culpa da crise econômica em governadores e prefeitos.

Ao lado de Bolsonaro, também estiveram os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), além de parlamentares da base: o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE); os deputados federais André Ferreira (PSC-PE) e Pedro Eurico (Patriota-PE), bem como os deputados estaduais Antonio Coelho (DEM), Alberto Feitosa (PSC), Cleiton Collins (PP) e Clarissa Tércio (PSC).

Além do Ramal do Agreste, Bolsonaro inaugurou, na Barragem de Campos, a captação definitiva do Ramal de Sertânia, estrutura da Adutora do Pajeú. A expectativa é de que 37 mil habitantes da cidade sejam contemplados. O Governo Federal fez um aporte de R$ 10 milhões.

Sobre o Ramal do Agreste

De acordo com o Governo Federal, houve investimento de R$ 1,67 bilhão nesta obra, que é considerada a maior de infraestrutura hídrica em Pernambuco. Só a atual gestão destinou R$ 1,3 bilhão. Os recursos vieram do MDR, dentro do projeto Jornada das Águas, levando água do Rio São Francisco para nove estados.

Somado às duas etapas da Adutora do Agreste, o Ramal vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas em 68 municípios. A inauguração não vai garantir a entrega de água à população pelo atraso nas obras da Adutora.

Ao discursar na cerimônia do Ramal do Agreste, Rogério Marinho culpou o Governo de Pernambuco. "O Governo do Estado recebeu do Governo Federal 90% desses R$ 1,3 bilhão e só colocou 50% da contrapartida dele. O Governo do Estado tem R$ 47 milhões na conta sem gastar o dinheiro, além de receber R$ 17 milhões para aplicar em pequenas adutoras e não utilizou", disse.

O ministro do Desenvolvimento Regional também assegurou que alocou para a Adutora do Agreste R$ 250 milhões e declarou que a obra está "há oito anos sem terminar" e que o Governo do Estado "começou a obra de trás para a frente".

O Governo de Pernambuco, por sua vez, rebateu as declarações do MDR. De acordo com a administração estadual, a conclusão não ocorreu "porque o Governo Federal vetou, em abril deste ano, o repasse orçamentário que seria destinado às obras".

"Os R$ 161 milhões previstos e assegurados para serem empregados nas obras complementares jamais foram liberados pelo Governo Federal. Em todo o ano de 2021, nenhum único centavo foi repassado ao Governo de Pernambuco para o andamento das adutoras", prossegue.

O Governo do Estado alega que houve um veto presidencial no último dia 22 de abril a esse repasse, sob a alegação de "contrariedade ao interesse público", mesmo com os valores previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

"Como consequência, mais uma vez, as obras da Adutora do Agreste diminuíram de ritmo por conta da incerteza na disponibilidade financeira por parte do Governo Federal e não por conta da ordem de execução dos trabalhos, como afirmou em nota o Ministério do Desenvolvimento Regional. Deixando bem claro: em 2021, a União não realizou nenhuma transferência de recursos", finaliza.


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Petrolina setembro 2

21/10


2021

Secretários do Ministério da Economia pedem demissão

O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, pediram exoneração de seus cargos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, hoje. As informações são do portal CNN.

A secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, também pediram exoneração de seus cargos.


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21/10


2021

Governo anuncia investimentos para Vitória de Santo Antão

Em visita a Vitória de Santo Antão, ao lado do prefeito Paulo Roberto, o governador Paulo Câmara, hoje, anunciou uma série de investimentos em infraestrutura, abastecimento, educação e assistência social para o município, todos previstos no Plano Retomada. Parte das iniciativas contam com a parceria da Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão.

A agenda foi iniciada pela manhã, com visita às obras da Indústria Brasileira de Farmacoquímicos, que está se instalando no Parque Industrial de Vitória, e às instalações da Fante Nordeste Destilados Ltda. Logo após, a comitiva seguiu para a comunidade de Natuba, onde acompanharam o andamento das obras da Ponte sobre o Rio Tapacurá. Em seguida, a caravana seguiu para a Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho, no Livramento, onde ocorreram as ações do Governo Presente, com serviços de cidadania e anúncio de obras a serem realizadas no município.

Entre as ações, atendendo uma demanda da gestão municipal, o Governo de Pernambuco autorizou a licitação para pavimentação de seis ruas, com investimento de R$ 945 mil, e firmou convênio com a prefeitura para construção do primeiro Parque Ecológico Municipal, no Cedro, com um aporte da ordem de R$ 3 milhões. “Esse foi um dia de boas notícias para Vitória de Santo Antão. Quem acompanha nossas redes sociais lembra de nossas idas à capital pernambucana, ao Palácio do Campo das Princesas e às sedes das secretarias, em busca de melhorias para nossa terra. Hoje, temos a alegria de ter pleitos atendidos”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

O governador também assinou a ordem de serviço para a requalificação na PE-045, com 34 quilômetros de extensão, ligando a BR-232, até 101, em Escada. As intervenções, orçadas em R$ 95,2 milhões, devem ser concluídas em dois anos, e incluem melhorias no sistema de drenagem, pavimentação e implantação de sinalização vertical e horizontal ao longo da pista. Também foi autorizado o início das obras de conservação e recapeamento da estrada que liga Vitória ao distrito de Pirituba, a PE-054. Com outro aporte de mais R$ 400 mil, as ações serão realizadas em um trecho de 10 quilômetros, dois deles serão totalmente recapeados e oito receberão manutenção da pavimentação. “É um conjunto de ações que nós estamos tornando realidade dentro do Plano de Retomada. A pandemia ainda está presente entre nós, mas a gente tem que gerar emprego e renda. E é isso que nós estamos fazendo junto ao prefeito Paulo Roberto”, afirmou o governador Paulo Câmara.


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Sindicontas

21/10


2021

PSD marca filiação de Pacheco para quarta-feira

O PSD marcou para a próxima quarta-feira, em Brasília, a cerimônia de filiação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O evento, segundo apurou o Poder360, deve ser às 11h no memorial JK, que homenageia o ex-presidente mineiro.

JK foi o último presidente mineiro a ocupar o Palácio do Planalto. A data e local da solenidade será oficializado até o fim de semana. A ideia é fazer um evento solene, sem tom festivo ou de campanha.

O PSD já começará a tratar Pacheco como candidato do partido à presidência em 2022. O esperado, entretanto, é que o próprio senador evite confirmar seu nome até, pelo menos, o início do ano que vem. A solenidade, no entanto, ainda que discreta, marcará o 1º passo de Pacheco como possível candidato à 3ª via.

Diretórios estaduais começarão a receber os convites para a cerimônia ainda hoje. Como Pacheco é presidente do Congresso Nacional, políticos importantes da sigla de todo o Brasil devem participar do evento.


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Ipojuca - Outubro

21/10


2021

Miguel Coelho recebe apoios na Mata Norte

O prefeito Miguel Coelho iniciou, hoje, um giro por vários municípios de Pernambuco. Após visitar vereadores e lideranças em Camaragibe, o gestor de Petrolina foi a Paudalho para um encontro com políticos da Mata Norte. Na agenda, além de debater os problemas da região, Miguel recebeu apoio em massa para a pré-candidatura ao Governo do Estado.

O evento foi organizado pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia. Também estiveram presente o deputado federal Ricardo Teobaldo, o estadual Gustavo Gouveia, os ex-prefeitos de Paudalho, Eufrasio Filho e Fernando Moreira; Cláudio Honório (Chã de Alegria); Túlio Vieira (Surubim); e Carlinhos do Moinho (Carpina), além de vereadores de diversos municípios da região.

No debate com as lideranças da Mata Norte, a falta de investimentos do Governo do Estado e a situação econômica dos municípios foram as principais queixas. O prefeito Marcelo Gouveia foi uma das vozes mais contundentes sobre a falta de atenção e de incentivos estaduais para a região. “A Mata Norte precisa de investimento, de emprego, de renda e de alguém como Miguel para trazer esperança para o povo da nossa região”, reforçou Marcelo Gouveia, defendendo o nome de Miguel Coelho numa possível candidatura ao Governo.

O deputado federal Ricardo Teobaldo fez coro às críticas e garantiu que irá marchar na oposição por um projeto de mudança em Pernambuco. “Estou onde sempre estive, na oposição, e Miguel Coelho é o nome que tem nosso apoio”, disse o parlamentar no evento em Paudalho.

Após as primeiras agendas, Miguel Coelho fez um balanço das primeiras visitas do ciclo de debates por Pernambuco. “Estou focado nesses encontros em ouvir e já foi possível confirmar o que nós temos dito. Pernambuco se tornou campeão da falta de investimentos e do desemprego. As cidades estão sem atenção do Governo do Estado, existe uma sensação de abandono, e é preciso recuperar a economia. Ao mesmo tempo, a gente percebe um sentimento de esperança, um desejo pela mudança. A hora é de ouvir os moradores dessas cidades para definir um plano que possa oferecer um futuro melhor”, explicou o prefeito sertanejo.

Miguel continua o giro pelas cidades nesta quinta em Santa Cruz do Capibaribe. Na sexta, o prefeito visita Tabira, Afogados da Ingazeira e Belo Jardim. No total, 11 municípios terão encontros com Miguel Coelho até domingo (25).


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Caruaru - Transparência em 1° Lugar

21/10


2021

Bolsonaro faz passagem rápida por Toritama

Após sua passagem pelo município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, onde realizou a inauguração do Ramal do Agreste, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma rápida passagem pelo município de Toritama, no Agreste pernambucano.

A visita do presidente a cidade não estava na agenda oficial da Presidência, porém Bolsonaro reuniu seguidores pelas ruas onde passou e causou aglomeração ao cumprimentar apoiadores.


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Serra Talhada 2021

21/10


2021

Prefeito dançarino promete o que não tem em Lajedo

O atual prefeito de Lajedo, Erivaldo Chagas (DEM), que assumiu o mandato da cidade após o falecimento do prefeito Adelmo Duarte, em junho, tem se revelado um “primeiro-ministro” de âmbito municipal. O que se comenta na cidade é que o verdadeiro mandatário da Prefeitura é o comerciante Toinho Cosmo. É ele quem decide e governa.

Aliás, o prefeito que, na condição de candidato a vice, vivia dançando nos comícios, parece encarar a gestão na valsa. Nada faz além de gabar-se dos dotes de bailarino.

Nas articulações políticas, o “dançarino” também se mostra um “peru doido”. Vem se reunindo com deputados de diferentes matizes políticas e, como se tivesse envergadura eleitoral em todo o Agreste, garante apoio e votos a todos com quem conversa.

Promete o que não tem e ainda se mostra pouco confiável e escorregadio, uma vez que vem se distanciando do grupo político que apoiou a chapa encabeçada por Adelmo Duarte.

Tudo isso tem levado muita gente a entender que a crise de choro de Erivaldo durante o velório de Adelmo era, na verdade, carregada de lágrimas de crocodilo.


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Pousada da Paixão

21/10


2021

Com o fim da safra, Agrovale suspende doação de palhada

A Agrovale divulgou uma nota, na manhã de hoje, informando que vai encerrar, no final desse mês, as doações de palhada (alimento animal volumoso decorrente da produção de cana-de-açúcar), em consequência do fim da safra 2021. Com a garantia de que será mantida a programação prevista até o final do estoque, a empresa sucroalcooleira adiantou que em maio de 2022 retoma o projeto com o início da safra e a disponibilidade do produto.

As doações de palhada fazem parte do projeto de responsabilidade social e ambiental da empresa que foi criado em 2018 e já beneficia 51 mil pequenos produtores rurais de 16 municípios com a doação de mais de 80 mil toneladas de palhada para os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos da região.

A Agrovale vem implementando de forma progressiva a eliminação da queima controlada de cana-de-açúcar com o método de mecanização da colheita. Como parte final desse processo, a palhada resultante do corte mecanizado é enfardada e distribuída gratuitamente também para prefeituras, associações e entidades de ensino e de proteção ecológica.

Com o progressivo aumento de adesões a demanda pela palhada tem crescido e se tornado uma das principais fontes de alimentação animal na região semiárida. A Agrovale tem buscado atender a todos de forma igualitária, dentro de um cronograma baseado na capacidade diária de produção e demanda. A empresa conclui a nota assegurando que após o início da safra 2022, com a disponibilidade do produto, começa o agendamento para composição do cronograma de atendimento às doações.


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SESC Outubro 2021

21/10


2021

Waldonys amanhã no Sextou

Se você deseja ouvir o programa pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


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Bandeirantes outubro 2021