Jaboatão - Nova UBS PET

01/08


2021

Crimes que abalaram Pernambuco

Da coluna de João Alberto

João Pessoa

O então presidente da Paraíba, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que tinha sido candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas, veio ao Recife no dia 26 de julho de 1930, uma sexta-feira. Visitou um amigo, o juiz Cunha Mello, que se restabelecia de cirurgia, no Hospital dos Servidores, almoçou no Leite, com Agamenon Magalhães e o usineiro Caio de Lima Cavalcanti. 

Depois de uma volta pelo centro, foi tomar um café na Confeitaria A Glória, na esquina das Ruas Nova e Palma. Eram 17h30, quando o advogado e jornalista João Duarte Dantas, seu adversário político, entrou e depois de ríspida troca de palavras, deu três tiros, à queima-roupa, com um revólver 32, matando João Pessoa, diante de muita gente. 

A razão do crime não foi política, mas vingança. A polícia da Paraíba, a mando de João Pessoa, tinha invadido o escritório do assassino, retirando cartas íntimas trocadas com a professora Anaíde Beiriz, sua amante, que foram publicadas no jornal “A União”, do Governo do Estado. João Dantas foi preso na hora e levado para a Casa de Detenção do Recife, que ficava perto. 

Menos de quatro meses depois, foi vítima de chacina na sua cela, praticada por oito homens, apesar da informação oficial que teria cometido o suicídio. Já Anaíde Beiriz, pivô da história, tentou se refugiar no Abrigo Bom Pastor, onde chegou morta, depois de ter praticado o suicídio. O corpo de João Pessoa foi levado para João Pessoa, onde foi embalsamado e seguiu de navio para ser enterrado no Rio de Janeiro. 

Em vários portos recebeu homenagens. Foi enterrado no dia 8 de agosto, no Cemitério São João Batista. Logo depois da sua morte a capital da Paraíba, que se chamava “Parahyba”, ganhou o nome de João Pessoa. E o Estado adotou a bandeira vermelha e preta com o termo Nego, representando o luto e a luta.

Chico Alicate

O deputado federal Ney Maranhão no dia 28 de janeiro de 1958, depois da apresentação de um musical na Festa da Mocidade, saiu com as famosas vedetes Anilsa Leoni e Lia Mara para jantar, num restaurante de Boa Viagem. Estava em companhia de Manoel Correia de Paula, ex-prefeito de Moreno, o Zinho Correia, que marcou época no Recife com a boate “Rosa Amarela”, o bar “Canavial” e o restaurante “Mourisco”, em Olinda. 

Ao passar em frente à então Rodoviária do Recife, no Cais de Santa Rita, seu carrão foi trancado várias vezes por um caminhão de carga. Deu tiros nos pneus do caminhão, dizendo que iria chamar a Rádio Patrulha. O motorista Francisco Nunes, conhecido como Chico Alicate, que era do Rio Grande do Norte, e muito forte, desceu e avançou contra o deputado. 

Sentindo-se ameaçado, Ney Maranhão deu um tiro com sua pistola 44 na perna dele, que caiu sangrando. Pegou então o motorista e levou-o para o Hospital Jayme da Fonte, o pronto socorro mais conhecido da cidade. O tiro atingiu a artéria femoral e ele não resistiu, já chegou morto. Depois, deixou as “amigas” no hotel São Domingos e viajou para o Rio. 

O inquérito foi conduzido por Paulo do Couto Malta, que além de delegado de Polícia era cronista social do Diario de Pernambuco. Edson Moury Fernandes foi seu advogado e ele acabou absolvido.

“Bamba”

Edvar Lemoini Silva era conhecido como “Bamba”, termo que designa alguém que é muito bom naquilo que faz, perfeito para ele. Um exímio pianista, muito querido e chamado para os grandes eventos da cidade. Muito discreto, sabia tudo de música, cheguei a entrevistá-lo na então TV Tupi. 

Tocava todas as noites no Côte D’Azur, uma casa noturna de sucesso na Avenida Boa Viagem, que hoje tem um edifício com aquele nome. onde sabia as preferidas dos principais clientes, que executava sempre que eles chegavam. 

A minha era “New York, New York”. Nunca se furtava a ficar tocando depois do encerramento do seu horário, sempre recebendo boas gorjetas. Morava pertinho, no Edifício Holiday, onde apareceu morto, no dia 6 de maio de 1980. Apesar de todo o esforço da Polícia e do interesse dos amigos influentes, nunca se descobriu quem foi o assassino.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

Confira os últimos posts



21/09


2021

Senadores criticam chefe da CGU durante depoimento à CPI

Ao longo de quase cinco horas de depoimento à CPI da Covid, hoje, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, travou diversos embates com senadores independentes e de oposição ao governo de Jair Bolsonaro.

Durante a sessão, parlamentares chegaram a chamar o ministro de "petulante", "engavetador" e omisso diante de irregularidades na contratação da vacina indiana Covaxin, suspensa após indícios de fraudes, e também diante de mensagens obtidas pela CGU que indicavam lobby para favorecer uma empresa em contrato com o Ministério da Saúde.

O ministro também foi criticado por não ter pedido o afastamento do ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Dias, acusado de autorizar um aditivo com sobrepreço e de cobrar propina em negociação de vacina.

Rosário rebateu todas as acusações, negou ter sido omisso e ter prevaricado diante dos indícios de irregularidades ocorridas no Ministério da Saúde durante a pandemia. Cabe à CGU atuar no combate e prevenção à corrupção.

“Fica claro e transparente que não existe prevaricação nem minha, nem de nenhum servidor da CGU. Tomamos todas as medidas possíveis, investigamos todos, independentemente de quem quer que seja. Não existe e nem existiu nenhuma medida legal pendente de ser adotada”, afirmou Rosário.

Ao fazer sua defesa, o ministro também atacou os senadores – a sessão acabou encerrada após Rosário afirmar que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) estava “totalmente descontrolada”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

21/09


2021

Surubim é audiência fechada

Rafael e dona Neide têm um restaurante bem popular em Surubim, com destaque para comidas tipo mão de vaca, mocotó, chambaril e buchada. Ouvintes assíduos do Frente a Frente, transmitido na cidade pela Integração FM 88.5, eles servem a clientela ouvindo o programa com o rádio sintonizado no limite do som. Hoje, quando encerrei o programa em Surubim, fui abraçá-los.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

21/09


2021

Presidente da Fundaj entrega nota sobre acervo em Brasília

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, esteve reunido, na tarde de hoje, com o deputado federal Tadeu Alencar (PSB), em Brasília. Na ocasião, Campos entregou a nota técnica que representa o entendimento do Conselho Diretor da Fundação sobre o projeto de lei nº1274/21, de autoria do deputado Christino Aureo (PP-RJ), a respeito da peça Pedra Mó, que integra o acervo do Museu do Homem do Nordeste.

Relator do projeto, Tadeu Alencar se posicionou contra o projeto de lei. E colocou na agenda uma visita ao campus Gilberto Freyre da Fundaj nos próximos dias. O deputado quer visitar o Museu do Homem do Nordeste, a Cinemateca Pernambucana e a Pinacoteca.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/09


2021

Instituto é aberto com palestra do Dr. Drauzio Varella

No próximo domingo, 26, o Instituto Planejamento Familiar (Ipfam) será aberto oficialmente, às 17h, com um evento online, conduzido pela atriz Fabiana Karla e que terá como principal convidado o médico Dr. Drauzio Varella, falando do potencial de transformação social do planejamento familiar no Brasil.

Sustentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente nos ítens 3, Saúde e Bem-estar, e 5, Igualdade de Gênero, o Ipfam disponibiliza conteúdo técnico-científico com foco no planejamento familiar, de forma simples, direta e gratuita para a população em geral, através de seus canais digitais.

A escolha pelo formato digital é para ampliar o acesso ao conteúdo, que, entre outros projetos, terá imagens, vídeos e áudios disponibilizados gratuitamente nas redes sociais e website.

“Nosso propósito é levar a informação que se conecta com adolescentes e adultos em todo o Brasil. Assim, promoveremos a transformação através da educação e do poder de escolha individual”, explica a cientista de computação pernambucana, Lilian Leandro que comanda o IPFAM ao lado da advogada baiana Ana Clara de Carvalho.

No evento de abertura oficial do Instituto, elas revelam ainda a participação da Jacira Santana, mãe do economista e apresentador Gil do Vigor, BBB 21, que dará um depoimento da sua experiência com o planejamento familiar.

A live será aberta ao público que poderá se inscrever, gratuitamente, acessando o link bit.ly/abertura-ipfam.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

21/09


2021

Cenário nacional em debate

Ao tomar conhecimento da minha presença no Agreste Setentrional ao longo desta semana, um grupo de empresários de Santa Cruz do Capibaribe me convidou para fazer uma palestra sobre o cenário nacional. Se você tem interesse em participar, entre em contato que passo todas as coordenadas do evento. Será amanhã, às 19h30, no auditório do Clube dos Diretores Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

21/09


2021

Frente a Frente de hoje direto de Surubim

Daqui a pouco, exatamente às 18 horas, apresento, ao vivo, o Frente a Frente itinerante de hoje, ao lado do companheiro Alan Lucena. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio. Também pode ser acompanhado pelo YouTube da Integração pelo link: https://youtu.be/ym8ou-Qw1VE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

21/09


2021

Adeus, Ruyzinho

Por Joel de Hollanda

Como seu pai, Dr. Ruy de Barros Correa, Ruyzinho, era um lorde na forma elegante de se vestir e um gentleman no modo educado e carinhoso de falar com as pessoas, não importando a classe social delas.

Além de médico competente e atencioso, tinha vasta cultura humanística, fruto do gosto pela leitura que cultivou desde a infância. Era leve de corpo. Suave na forma de se comunicar. Preciso na maneira de expressar suas ideias sempre atualizadas.

Tinha medo de chuva, de pancada de vento e de água gelada. Mas, na vida pública, não temia os trovões e relâmpagos na forma de críticas dos adversários. E os enfrentava com altivez e espírito democrático.

Gostava mesmo era de conversar. Esse hábito o fazia atravessar todos os dias as alongadas e frias madrugadas arcoverdenses.

Gostava também de ouvir e contar histórias e causos. E de tomar cafezinho, muitos cafezinhos, sempre seguidos por um novo cigarro.

Arguto analista da cena política de Pernambuco e do Brasil, a ele recorriam em busca de conselhos líderes políticos importantes, como seu grande amigo, o ex-governador Roberto Magalhães.

Deixando de lado a amizade, nascida ainda na nossa adolescência em Arcoverde, e com o coração machucado onde habita agora uma nova moradora chamada saudade, afirmo que Ruyzinho foi um grande homem, uma enorme criatura humana, oculta num franzino corpo.

Mirrado corpo que, um dia, em Brasília, surpreendeu o ministro do Interior, que rapidamente encerrou a audiência em que abordavam as terríveis consequências da seca, dizendo: “Se o senhor que é o prefeito está magro desse jeito, nem precisa falar da situação da população da sua cidade. Está autorizado o auxílio solicitado”.

Por toda sua leveza de corpo, alma e espírito, Ruyzinho foi direto para o céu.

E não precisou bater para entrar.

Saudades, amigo!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

21/09


2021

Brejo da Madre de Deus volta a ser destaque no Turismo

Conhecida por ficar na região do Planalto da Borborema, o município de Brejo da Madre de Deus, localizado no Agreste de Pernambuco, voltou a ser referência no turismo da região, suas condições climáticas, formações rochosas, e muita história tem atraído turistas de todo o Brasil.

Neste último final de semana, o brejense Márcio Gouveia, especialista em turismo de aventura, conheceu novos setores de trilhas, acampamentos e escaladas. Acompanhado de José Otavio, também brejense, capitão do Exército que vive em Curitiba, e outros militares, foram recepcionados e acompanhados pelos guias brejenses do Campista Arretado.

Entre os pontos visitados estão: A Serra do Fundão, local nunca explorado para trilhas e acampamentos, Sítio Lagoa de Pedra, Sítio Bandeiras e Olho D'água do Púcaro. Vale destacar a Igrejinha de Lagoa de Pedra, forte e mais recente ponto turístico do município, que possui uma vista privilegiada da Serra do Ponto (Ponto mais alto do Estado) e pinturas rupestres entre as formações rochosas singulares da localidade.

"Brejo é um município rico em beleza, de ponta a ponta podemos explorar as belezas naturais, desde uma trilha fácil, a um turismo de aventura com escalada de maior dificuldade. Nosso objetivo é sempre descobrir novos horizontes e apresentar aos turistas nosso potencial”, disse o diretor de turismo, Cáli Oliveira.

O capitão do Exército, José Otávio, tem familiares no Sítio Olho D'água do Púcaro, mas não conhecia algumas das trilhas que foram exploradas, ele comentou: "Aqui tem trilhas bem legais, alguns pontos eu não conhecia. Mas fico muito feliz todas as vezes que venho à Brejo e vejo a riqueza natural desse lugar, me aventuro por vários lugares, mas nada é como nossa cidade”.

Em breve, Márcio Gouveia realizará acampamentos e trilhas nas áreas visitadas. Para ficar por dentro de tudo, você acompanha o Instagram oficial do Turismo Brejense: O @visitebmd


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

21/09


2021

RioMar Casa realiza debate sobre setor comercial

Referência no setor, a mostra de arquitetura e decoração RioMar Casa é um lugar ideal e democrático, aberto a debates importantes para sociedade. Hoje, a partir das 20h, a mostra realiza uma conversa aberta com Tiago Carneiro, presidente da Associação Comercial de Pernambuco, para debater sobre gestão, projetos e novidades para o setor econômico. Também estarão presentes, os empresários Victor Tavares de Melo e Celso Ribeiro.

O debate acontece no Lounge da Zafiro, no piso L3, no Shopping RioMar Recife. A mostra segue até o próximo domingo (26).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

21/09


2021

Em Nova York, Queiroga mostra dedo médio para manifestantes

Diante de protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizado por brasileiros em Nova York, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondeu com um gesto obsceno.

A atitude do ministro foi amplamente divulgada em vídeos nas redes sociais, que mostram o momento em que Queiroga aparece na janela de um micro-ônibus e ofende os manifestantes. O protesto ocorreu em frente à residência da Missão Brasileira junto à ONU.

O micro-ônibus transportava, além de Marcelo Queiroga, a maior parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que chegou aos Estados Unidos na segunda-feira (20) para participar da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/09


2021

PSB oficializa filiação de Tabata Amaral

A deputada federal Tabata Amaral (SP) oficializou, na manhã de hoje, sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). A parlamentar foi eleita em 2018 pelo PDT, mas pediu ao TSE sua desfiliação do partido de Ciro Gomes sem prejuízo ao seu mandato.

O ato de filiação ocorreu na sede do PSB em Brasília e contou com a participação de nomes expressivos do partido no campo nacional e em Pernambuco. Entre eles, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), namorado de Tabata, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o ex-governador de São Paulo e presidente do PSB paulista, Márcio França.

Os líderes socialistas na Câmara, Danilo Cabral (PE), Marcelo Freixo (RJ), Alessandro Molon (RJ) e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, também estavam no ato. O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), foi prestigiar a filiação de Tabata e chegou a fazer um discurso. O presidente do PSD de Pernambuco e 2° vice-presidente da Câmara, André de Paula, também marcou sua presença.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros