Jaboatão - Nova UBS PET

25/07


2021

Morre empresário Beto Mergulhão

O empresário Carlos Alberto Mendes Mergulhão, conhecido como “Beto Mergulhão”, faleceu hoje devido a complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado no Hospital Português, no Recife, desde abril.

Mergulhão se destacou no ramo gastronômico, com restaurantes como La Fondue, com unidades na capital pernambucana e em Gravatá, e o Kisu, de comida japonesa, no RioMar Recife. Ele deixa esposa e três filhos.

Uma nota foi emitida nas redes sociais do restaurante La Fondue: "Bom dia, meus amigos. É com muita tristeza que anunciamos o falecimento de nosso querido Beto Mergulhão, empresário que deu início ao projeto do La Fondue Unique, dentre outros importantes. Foram 4 meses lutando pela vida, mas Deus resolveu chamá-lo e seu ciclo, em vida, foi encerrado. Neste momento difícil e de luto para toda a família e para os amigos, o La Fondue informa que suas duas unidades - Boa Viagem e Gravatá - não irão funcionar neste domingo, dia 25 de julho. Contamos com a compreensão de todos."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo Agosto 2021

Confira os últimos posts



19/09


2021

A oportunidade do centenário de Paulo Freire

Por Roberto Cláudio*

O calendário marca hoje, 19 de setembro, o centenário de nascimento do nordestino Paulo Regius Neves Freire, o Paulo Freire, um dos maiores pensadores da educação e da pedagogia no mundo. O centenário acontece em um momento crucial para o Brasil, envolto hoje nas trevas da deseducação. E por isso é necessário, mais que nunca, falar de seu legado.

O legado de Paulo Freire é um dos alicerces da pedagogia crítica, onde o processo de aprendizagem foi redimensionado na formação educacional, descontruindo a educação bancária, substituindo o mero letramento pela compreensão de como “ensinar-aprender”, ou seja, pela sua percepção de dupla conceituação. Paulo Freire dizia que “se ensina aprendendo e se aprende ensinando”.

Considerado um dos brasileiros mais homenageados no mundo, Paulo Freire obteve em sua trajetória de vida 35 títulos de Doutor Honoris Causa, entre os anos de 1988 e 2013, atribuídos por reconhecidas universidades de onze países.  Pelo território brasileiro e em outros países foram criados dezenove “Institutos Paulo Freire”.

Reconhecido como Patrono da Educação brasileira por meio da lei Nº 12.612/2012, Paulo Freire via no ato de alfabetizar “a oportunidade de fazer com que analfabetos e analfabetas resgatassem a sua humanidade roubada”, como definiu a escritora Ana Maria Araujo Freire, sua companheira e biógrafa, autora do livro “Paulo Freire - Uma história de vida”, Prêmio Jabuti de Melhor Biografia no ano de 2007.

No livro Pedagogia do Oprimido, que propõe um método de alfabetização dialético, Paulo Freire se diferenciou dos tradicionais intelectuais de esquerda ao defender o diálogo com as pessoas mais simples não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

As pesquisas demonstram o impacto de sua obra ao redor do planeta. A Open Syllabus, por exemplo, plataforma que mapeia os livros mais requisitados na Educação, pesquisou em mais de um milhão de programas de estudos de universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia e descobriu que Pedagogia do Oprimido é o 99º livro mais citado, fazendo do pedagogo o único brasileiro entre os 100 mais citados e o segundo mais bem colocado no campo da educação. Outra pesquisa da London School of Economics revelou que Pedagogia do Oprimido é o terceiro livro mais citado mundialmente na área das Ciências Sociais.

Claro que com todas essas referências já se justificava a homenagem de qualquer texto ao centenário de Paulo Freire. Mas não é só. Neste momento desolador do Brasil, se torna fundamental revisitar Paulo Freire em seu centenário para fazermos um resgate da humanização.

Nunca foi tão vital aplicar Paulo Freire, traduzir seu amor pelos menos favorecidos e construir as bases de uma sociedade mais fraterna e igualitária. No Brasil, felizmente, temos exemplos dos efeitos de Paulo Freire na educação. Eu me orgulho do meu Ceará, que é hoje um estuário do que foi a crença de Paulo Freire. Os resultados obtidos na educação são claros. Vemos as instituições de ensino públicas no Estado do Ceará em destaque no Ideb, o índice que avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira.  Nove das 10 melhores escolas do Brasil estão no Ceará.

Fortaleza está em 1° lugar do Norte e Nordeste em matrículas de Tempo Integral e, percentualmente, a capital brasileira líder em matrículas de tempo integral. Também é 1° lugar do Norte e Nordeste em matrículas na Educação Inclusiva. Fortaleza é 1° lugar do Brasil na ampliação de matrículas na Educação Infantil e 1° lugar do País na ampliação de matrículas em creches e já tem mais de 50% das matrículas na rede municipal em tempo integral.

Do Ceará podemos, sem falsa modéstia, celebrar o centenário de Paulo Freire com orgulho. Neste pedaço do Brasil, onde as adversidades campeiam e nossa gente sobrevive em uma terra com 85% do seu território em solo cristalino, semeamos esperança e já começamos a colher os frutos sonhados por Freire quando afirmava “Não sou apenas objeto da história, mas se sujeito igualmente. No mundo da história, da cultura, da política, constato não para me adaptar, mas para mudar”.

*Ex-prefeito de Fortaleza (CE) e presidente do Diretório Municipal do PDT. Médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

19/09


2021

Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos

O ator da Globo Luis Gustavo Blanco morreu aos 87 anos hoje. Ele estava em Itatiba cuidando de um câncer no intestino desde 2018 mas não resistiu às complicações. As informações são do Estadão.

O artista tinha como trabalhos de destaque mais recentes participações em Malhação, em 2012, e no seriado As Cariocas: A Invejosa de Ipanema, de 2010. Ele estava vacinado contra a Covid-19 desde fevereiro.

Luis Gustavo era casado com Cris Botelho e pai de Luis Gustavo Vidal Blanco (que tinha como mãe Heloísa Vidal) e Jéssica Vignolli Blanco (fruto do casamento do ator com a atriz Desireé Vignoll). Ele deixa também a neta Marina Hoagland Blanco Buzzone e os sobrinhos Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

19/09


2021

Vulcão nas canárias entra em erupção. O que pode ocorrer?

O Poder

No final da manhã, horário de Brasília, finalmente aconteceu. Uma nuvem de fumaça negra começou a ser expelida, confirmando as previsões e avisos dos especialistas. O vulcão na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção hoje, às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local). O alerta de risco vulcânico foi acionado ontem pelas autoridades espanholas. De acordo com o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, a erupção até o momento é de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami.

ACORDOU

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia nesta semana, ao entrar em alerta amarelo. O vulcão da região ganhou destaque no Brasil, uma vez que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami, com força suficiente para chegar à costa brasileira. Isso na teoria. Na prática, o risco desse cenário acontecer é muito baixo.

*Matéria disponível no site de O Poder.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2021

Quem é Paulo Freire, que completaria 100 anos hoje

O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire completaria 100 anos hoje. Ele é o patrono da educação brasileira e considerado um dos personagens mais importantes da pedagogia mundial. Possui títulos em 41 instituições de ensino, como nas universidades de Harvard, Cambridge e Oxford.

Nascido no Recife, no Pernambuco, Paulo Reglus Neves Freire é pesquisado até hoje em diferentes partes do mundo. Sua obra de maior destaque é o livro “Pedagogia do oprimido”, lançado em 1968. Nele, Freire propõe um novo formato na relação entre professor, estudante e sociedade.

Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, é o 3º livro mais citado em trabalhos acadêmicos das ciências sociais em todo o mundo. No entanto, o método apresentado na obra não é unânime e gera discussões.

Freire era defensor da necessidade de se compreender a realidade do aluno, da alfabetização de adultos e da formação do senso crítico. Sempre defendeu a educação construída em conjunto. Destacou-se por seu trabalho voltado tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

O educador é considerado o brasileiro mais premiado com o título de Doutor Honoris Causa por universidades do Brasil e do mundo. São ao menos 35 títulos recebidos.

LEGADO E CRÍTICAS

O legado de Freire é alvo de debates da pedagogia mundial. No Brasil, a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é bastante crítica ao trabalho do filósofo.

Em 2019, Bolsonaro chamou Freire de “energúmeno”. “Tem um monte de formado aqui em cima dessa filosofia aí, de um Paulo Freire da vida aí. Esse energúmeno aí. Ídolo da esquerda”, disse o presidente.

Na última quinta-feira (16), uma decisão da juíza Geraldini Vital, da 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro, proibiu o governo federal de “atentar contra a dignidade” do filósofo. De acordo com a juíza, a Constituição garante a todos o direito à livre manifestação de pensamento. No entanto, afirma, esse direito tem limites.

A magistrada fixou multa diária de R$ 50 mil caso a União descumpra a decisão. A ordem é liminar (de caráter provisório) e pode ser revertida.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) criticou a decisão. O congressista disse que a ação é uma “militância doentia”. O filho do presidente disse também que a educação no país é de “péssima qualidade” e questionou: “Não se pode nem criticar o patrono desta bagunça?”.

*Do Poder360


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

19/09


2021

Paulo Freire e a escola que desvendou meus olhos

Costumo me autoclassificar como um cronista do quotidiano, embora com especialidade em política, minha praia profissional. A crônica situa-se entre o jornalismo e a literatura, e o cronista pode ser considerado o poeta dos acontecimentos do dia-a-dia. A crônica, na maioria dos casos, surge por acaso, num olhar simplesmente, num reencontro e em um passado que vive nos remoendo por dentro.

Nos dias de carnavais apagados do calendário pela pandemia, em Afogados da Ingazeira, meu chão seco que beijo sempre inalando inspiração, revi amigos, curti meus filhos, vi a chuva cair sobre o meu telhado e a cada sinal de reminiscência, em refrigério à alma, escrevi crônicas.

A de hoje, a da despedida – pego a estrada daqui a pouco rumo ao Recife para na semana seguinte reencontrar-me com Brasília – surgiu também de um flagrante olhar no passado. Esses olhares são sempre nas minhas corridas diárias de 6 km, em percursos e áreas diferenciadas. Corro no campo, respirando o perfume do marmeleiro, e na cidade, contemplando meu passado de garoto e adolescente.

Na contemplação de ontem, fotografei a velha casa onde funcionou por muito tempo as Escolas Reunidas, defronte à Diocese, 100 metros separada da Rádio Pajeú e do saudoso Cine São José. Deu lugar à Secretaria Municipal de Educação. Ainda bem que o selo permaneceu em educação. Foi lá que descobri o mundo fantástico das letras. Quando o homem aprende a ler, rompe a escuridão que veda os seus olhos. Abre-se o claridão da vida.

Paulo Freire, referência mundial, inspirador até de um método no ensinar, dizia que a educação modela as almas e recria os corações. É a alavanca das mudanças sociais. Rubem Alves disse que há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. 

Mas não basta aprender a ler e escrever. É preciso que a escola ensine principalmente aos alunos as lições do aprendizado para se conquistar a cidadania. Formar bons cidadãos para o mundo. E minha Escolas Reunidas ensinava, sim. No amor, no grito e nos puxões de orelhas. 

Levei alguns puxões de Lourdinha de Guaxini, minha professora nesse meu berço mirim do aprendizado. Mas aprendi o bê-a-bá, a somar, dividir e multiplicar. Era uma escola rígida. Havia tempo para tudo: leitura em grupos, tarefas de casa cobradas sem direito a perdão e até a cantar. Cantávamos em uníssono o Hino Nacional, perfilados e com a mão direita sobre o coração em sinal de nacionalismo, amor e respeito à pátria.

A Escola Reunidas era uma só, não me pergunte pelo fato de ser reunidas que não sei. Só sei que nela aprendi a ser sábio na dor. Ajudou-me forçando-me a pensar ao contrário dos meus próprios  pensamentos. Uma escola onde os alunos mandassem seria uma escola triste. Por isso, a luz, a moralidade e a arte serão sempre representadas na humanidade por um conjunto de mestres, uma minoria que guarda a tradição do verdadeiro, do bem e do belo. Nas Reunidas, era assim.

Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência, nos ensinou Paulo Freire. Só tenho que agradecer, por fim, aos mestres da minha primeira escola. Pessoas que passaram em minha vida e que me ensinaram os primeiros passos para me apaixonar pelos estudos e a leitura. 

Nela, aprendi e agora sei o que não quero para mim. Agradeço a eles por tudo que já consegui escrever. A cada um que dedicou seu tempo em vida para me educar a minha eterna gratidão. Vocês me ajudaram a completar um ciclo de crescimento num saber sólido e perene. Agradeço aos puxões de orelhas de Lourdinha de Guaxini: eles tornaram minha vitória mais saborosa.

*Texto publicado no meu livro de crônicas A dor da pandemia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

19/09


2021

Mais um giro pelo Agreste

Cheguei no sábado de manhã do giro pelo Sertão do Araripe, muito produtivo, diga-se de passagem, e já estou de malas prontas para amanhã começar uma nova peregrinação pelo Agreste. Começo por Belo Jardim pela manhã e à tarde vou a Tacaimbó, um dos maiores produtores de maxixe do Estado. Dos estúdios da Bitury 98.3 FM, integrante da Rede Nordeste de Rádio, apresento o Frente a Frente intinerante.

Entre os convidados, os prefeitos Gilvandro Estrela (DEM), de Belo Jardim, e Álvaro Marques (PT), de Tacaimbó. No dia seguinte, chego em João Alfredo para uma pauta de manhã e à tarde já estarei em Limoeiro. Até sexta-feira, cumpro agenda em outros municípios do Agreste Setentrional, entre eles Bom Jardim, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus, este território do cenário da Paixão de Cristo, no distrito de Nova Jerusalém.

Alguém pode se surpreender com minhas andanças, mas apenas os que não conhecem minha trajetória profissional. Sou um repórter na essência. Ando atrás das notícias nas fontes e valorizo o Interior. Em geral, para o grosso da mídia estadual, a notícia está apenas no Recife, quando são os mais injustiçados e esquecidos pelo poder que precisam do amparo e da atenção da Imprensa. 

Alguns dos meus livros são produtos das viagens, como O Nordeste que deu certo, quando percorri 10 mil km nos nove Estados da região, assim como Reféns da Seca, que me obrigou a usar botas de sete léguas em seis Estados nordestinos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

19/09


2021

Voos domésticos crescem 74,6% e NE é melhor destino

Por Mozart Luna, do Circuito Mundo

Na contra mão das notícias de inflação alta, queda na bolsa de valores e subida do dólar, a malha aérea doméstica brasileira não reflete de fato estas informações e apresenta um crescimento incrível de 74,6% em setembro.

Ao contrário das noticias pessimistas a atividade turística vai muito vem obrigado, demonstrando que nem tudo está ruim no Brasil e que ao contrário, deverá até mesmo surpreender até o final, que promete ser um dos melhores para o turismo nacional.

No Nordeste, os principais destinos turísticos como Maceió, Maragogi, Porto de Galinhas, Fortaleza, Salvador e Natal, os indicativos são que a rede hoteleira estará lotada. Isto aponta mais uma vez que a região nordestina, se consolida como o futuro do turismo brasileiro, com muito sol e mar e uma rede hoteleira maravilhosa, que conta com o Grupo internacional Vila Galé. 

O Nordeste será a única região do Brasil a ter voos charter da Europa (Portugal), para as festas de final de ano recebendo os voos da companhia aérea Hy Fly, numa parceria com as operadoras de turismo LusaNova, Alto Astral, Solférias e Soltrópico.

Números

A média diária dos voos doméstico em setembro foi de 1.793 partidas, o equivalente a 74,6% da oferta de voos que as companhias aéreas nacionais operavam antes do impacto da pandemia de covid-19, no início de março de 2020. É o quinto mês consecutivo de crescimento nesse indicador.

Contudo, as companhias aéreas brasileiras são acusadas de estar abusando nos valores das passagens, chegando aumentar os preços em 21%, enquanto as companhias internacionais baixaram em média 23%. O Governo Federal deverá cobrar uma contrapartida das empresas, que foram beneficiada com a MP que prorrogou o reembolso das passagens, durante o período da pandemia e ajudou até mesmo a salvar muitas aéreas da falência.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

19/09


2021

Bom Jardim integra projeto do Marco da Moda em PE

Bom Jardim está dando um passo importante para impulsionar a indústria da Confecção no município. Na verdade, dois passos. É que a Cooperativa de Trabalho Imperial de Confecções e a empresa Jefferson Cleiton da Silva Santos foram selecionadas para participar do projeto de incubação do Marco Pernambucano da Moda, que oferece consultoria técnica especializada para potencializar os negócios.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, articulou a parceria para inserir Bom Jardim no polo de confecção do Agreste, de maneira cada vez mais forte e consistente. “É ação prioritária da gestão do prefeito, professor Janjão, gerar empregos, e uma excelente oportunidade para esta meta é o fortalecendo a indústria da confecção em nosso município. Para nós é motivo de alegria dois projetos de Bom Jardim serem selecionados para este programa de incubação, porque vai possibilitar o crescimento do setor de forma consistente”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Célio Borges.

COOPERATIVA – A Cooperativa Imperial conta com 28 cooperados, produz mais de cinco mil peças por mês para duas marcas de roupas infantis e tem como principal objetivo criar a própria marca. “Hoje a cooperativa gera renda e movimenta o comércio local, resultando assim em melhores condições de vida e perspectivas de futuro para nossos cooperados”, afirma o presidente, José Amorim. Ele disse ainda que, durante a pandemia, a cooperativa produziu 50 mil máscaras, sendo vinte mil compradas pela Prefeitura de Bom Jardim.

A matéria completa está disponível no Blog de Alberico Cassiano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

19/09


2021

A morte da Menina sem Nome e o sequestro de Narcisinho

Da coluna de João Alberto

Um crime cometido no dia 23 de junho de 1970 transformou-se numa das lendas mais marcantes do Recife. O cadáver de uma menina, aparentando ter entre oito e 10 anos, foi encontrado na Praia do Pina pelo vendedor de coco Arlindo José da Silva. Estava com o rosto afundado na areia, com as suas mãos amarradas às costas e marcas de facadas. Preso como suspeito, foi solto seis dias depois, quando as investigações da polícia apontaram como criminoso o mecânico Geraldo Magno de Oliveira.

Ele confessou o crime e relatou, em depoimento à polícia, que convidou a menina para passar a noite com ele em troca de 5 cruzeiros. De acordo com Oliveira, quando ele disse que não tinha o dinheiro, a menina começou a xingá-lo, então ele cometeu o crime. Depois declarou que seu depoimento foi encenado, teria inventado a história após ser coagido e torturado. Enquanto isso, os investigadores tentavam resolver o segundo e mais intrigante mistério: a identidade da vítima.

Ninguém foi reclamar o sumiço da menina durante as duas semanas em que o corpo ficou no Instituto de Medicina Legal do Recife, apesar de toda a repercussão do caso. Com autorização da Secretaria de Segurança Pública, a garota foi enterrada como indigente em 3 de julho de 1970, no Cemitério de Santo Amaro. Acompanhada por uma procissão de pessoas que se comoveram com seu trágico fim. A vítima passou a ser conhecida como “A Menina Sem Nome”.

Pessoas começaram a revelar que tiveram pedidos realizados, após visita a ela, desde desejos de conquistas materiais até a cura de pessoas doentes. À medida que a lenda da “Menina Sem Nome” foi se espalhando, seu túmulo se tornou um dos mais conhecidos e visitados do Cemitério de Santo Amaro, com pessoas vindas de toda parte para depositar doces, flores, brinquedos, perfumes, além de milhares de cartas com agradecimentos após terem suas preces ouvidas.

As visitas ao túmulo aumentam de maneira exponencial principalmente a cada 2 de novembro, o Dia de Finados. O criminoso Geraldo Magno de Oliveira foi assassinado na cadeia antes de ser julgado. No dia 3 de julho de 1991, às 14h, Narciso Ferreira dos Santos Neto, conhecido como Narcisinho, de 12 anos, foi raptado na porta da escola, em Carpina. Os sequestradores entraram em contato com a família e exigiram 3 milhões de cruzeiros como resgate. Era o valor das dívidas que o pai da criança tinha.

Na época, esse valor era uma pequena fortuna, mas, com o auxílio da prefeitura, o valor foi pago. E virou um dos maiores mistérios da história policial de Pernambuco. O caso comoveu a população do estado, expôs falhas da polícia e da Justiça e destruiu a família do garoto, dividida por uma troca de ofensas e acusações. Vários suspeitos de serem os sequestradores foram presos.

Seis meses depois do desaparecimento, uma ossada foi encontrada em uma plantação em Tracunhaém. Os peritos afirmaram que era de Narcisinho. Nos meses seguintes, a polícia chegou a quatro suspeitos do sequestro e assassinato: Ronaldo, tio do menino; José Agrício de Souza, policial civil, Edílson José da Silva, técnico em eletrônica e amigo de Agrício, e Nivaldo Cavalcanti da Cunha, apontado pela polícia como pistoleiro.

Agrício, Ronaldo e Edílson foram presos. Nivaldo nunca foi localizado. Os três foram julgados e condenados a mais de 30 anos de prisão. Oito anos depois, um exame de DNA comprovou que a ossada encontrada não era de Narcisinho. Ronaldo, Agrício e Edílson ganharam o direito de aguardar um novo julgamento em liberdade, quando foram absolvidos.

Trinta anos depois, o sumiço de Narcisinho permanece cercado de mistérios. Os pais do menino continuam acusando Ronaldo e afirmando que Narcisinho está morto. Ronaldo, Edilson e Agrício acreditam que Narciso teve envolvimento no sumiço do próprio filho e apostam que Narcisinho está vivo, morando nos Estados Unidos. O caso ganhou repercussão ainda maior quando foi focalizado pelo programa Linha Direta da TV Globo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/09


2021

De bigu com a modernidade

Motos: novidades para o Nordeste 

No mês de agosto, o Mercado Livre registrou aumento de 65% na intenção de compra de motocicletas 0km em relação a agosto de 2020. Em comparação ao mês anterior - julho de 2021 - o crescimento foi de 21%. É em reação dessa perspectiva de crescimento que as empresas estão se renovando - e há duas novidades bem quentinhas para o Nordeste: a fabricante inglesa Triumph  acaba de inaugurar três novas concessionárias. Uma delas em Natal (RN), sendo a primeira do estado (na avenida Prudente de Morais, para ser mais exato). A Ducati, por sua vez, abriu uma nova concessionária em João Pessoa (PB), marcando seu retorno à região Nordeste. A marca italiana, referência no segmento premium de duas rodas, associou-se ao grupo PG Prime. A loja fica na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, em Tambauzinho.

O mercado de motos, aliás, teve queda de produção no Polo Industrial de Manaus: foram 20,9% de janeiro a agosto. Mas as empresas não param de lançar produtos. Um deles custa R$ 159 mil! A nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade S tem performance de superesportiva e segurança de primeira linha, com controle de tração otimizado, novo amortecedor de direção e sistema de freios Brembo. A pré-venda já começou e quem comprá-la nesse período ganhará curso de pilotagem com o profissional Leandro Mello (Motors Company). 

E mais: a BMW Motorrad acaba de apresentar a nova G 310 R. Ela vem com mais tecnologia e estilo renovado e já está à venda nas concessionárias da marca por R$ 32,9 mil. Em relação ao visual, destaque para o farol full led - inclusive os piscas - com luz de rodagem diurna. O motor não muda: é um monocilíndrico de 313cc, com 34cv de potência e torque máximo de 28,0kgfm. De novidade tecnológicas, acelerador sem cabo (ride by wire) e aumento automático da marcha lenta, embreagem antideslizante que evita travamentos nas reduções e manetes do freio e embreagem com ajustes em quatro posições. A G 310 R é feita Manaus (AM) - a única planta do grupo dedicada à fabricação de motocicletas fora da Alemanha. Quem o comprar, leva três anos de garantia, três revisões gratuitas e mais três anos de assistência 24 horas. 

A Shineray, por sua vez, deve apresentar nesta semana o modelo SH 125 Worker. Esse modelo de rua com motor de 125cc será dirigido a público específico: motoboys de aplicativos. A lógica da marca apresentou a novidade no Facebook, dizendo que um produto mais acessível e mais potente viria em breve. No segmento de scooters, a Dafra apresenta o Cruisym 150 - que vem com dois faróis grandes, DRL de LED e painel com display LCD completo e até uma entrada USB para carregar celular.

Por fim, apesar das incertezas (e desleixo governamental) provocadas pela Covid-19, o Salão Moto Brasil para 2022 foi confirmado - e até tem ingressos foram postos à venda. A exposição será de 26 a 29 de maio, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Volvo XC40 elétrico: o SUV de 408cv

Osório (RS) - A montadora de origem sueca apresentou esta semana em evento no Rio Grande do Sul o seu primeiro carro totalmente elétrico à venda no Brasil: o XC40 Recharge Pure Electric não tem botão de partida nem freio de estacionamento. Sério. Engatando o D, o carro liga e fica pronto para sair e rodar, suavemente ou não, mas silenciosamente, como todo elétrico. Quando o motorista parar e puser o carro no P, o freio de estacionamento é acionado elétrica e automaticamente.

O XC40 Recharge Pure Electric tem muita força (são dois motores elétricos, um em cada eixo, que geram 408cv de potência). O pacote de segurança é caprichado e sobra luxo e sofisticação. Claro: custa R$ 389.950, mas vai agradar. Esse é o modelo da Volvo mais rápido da atualidade: pesa simplesmente mais de 2 toneladas, mas vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Muitos esportivos por aí não têm tanto torque: são impressionantes 67,3 kgfm. A autonomia, dependendo do condutor, pode superar os 400km e 80% da bateria pode ser recarregada em apenas 40 minutos. 

A segurança, como ocorre em todo produto Volvo, é o forte. Está nos mínimos detalhes: os pneus traseiros, por exemplo, são mais largos do que os dianteiros. Os sistemas de condução semi-autônoma, claro, estão lá: alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, câmera com visão em 360 graus… O piloto automático adaptativo acelera, freia e faz curvas leves se o motorista der uma cochiladinha, por exemplo.

Do ponto de vista do design, quase nenhuma mudança em relação à versão híbrida (como não necessidade de ventilação, a grade frontal é fechada). As rodas têm um desenho exclusivo e há mais uma oferta de cor. A vida a bordo é excelente. Tem espaço de sobra. O porta-malas tem capacidade para 444 litros. (Por Walberto Maciel, especial para a coluna, com viagem a convite da Volvo Cars).

X1 caprichado - O BMW X1 M Sport nasceu para ser uma edição especial de 72 unidades comemorativa aos 25 anos de atuação da marca no Brasil. Mas, agora, se tornou uma versão de produção regular. E o processo de pré-venda (a entrega só ocorrerá em novembro) já foi aberto. O preço? Exatos R$ 309.950. O modelo tem motor 2.0 turboflex de 192 cv e torque de 28,0kgf. A aceleração de zero a 100 km/h é deixada para trás em apenas 7,7 segundos e a velocidade máxima chega a 225 km/h.

Novo Arrizo - A Caoa Chery acaba de divulgar uma foto do novo Arrizo 6 Plus, sedã médio produzido em Jacareí (SP). A imagem concentra-se no painel, mostrando um painel de instrumentos totalmente digital e uma central multimídia maior (há informações de que será de 10,2’’. O volante, como base achatada, é semelhante aos usados na F1. 
Sucesso do Commander - Em 15 dias, 7 mil mil unidades do modelo foram vendidas. E até o dia 7 de outubro, o consumidor fã da Jeep pode fazer uma pré-reserva do primeiro modelo da marca desenvolvido e fabricado no Brasil. Basta reservar uma quantia a partir dos R$ 199.990. Ele vem em duas versões completas, dispensando opcionais. Os motores são turbo flex com tração 4x2 ou turbodiesel com tração 4x4. O sistema de som é show: um Harman Kardon de nove alto-falantes e 450 watts de potência.

Citroën C3 - A empresa francesa acaba de revelar o novo C3. O charmoso hatch será fabricado em Porto Real, no Rio de Janeiro, e tem como alvo também o consumidor de países emergentes - a exemplo da Índia e alguns outros da América Latina. Deve começar a ser vendido em meados do ano que vem. Não há informações oficiais sobre preço, motorização etc. É possível que ele ganhe o 1.0 da Fiat, que também pertene ao Stellantis, grupo controlador de ambas as marcas. 

Frontier X-Gear - A recém-lançada versão especial X-Gear, da Nissan, está sendo vendida por R$ 252 mil (a segunda mais barata da marca por aqui). De diferente, acessórios como estribos laterais, detalhes em vermelho, adesivo especial e rodas de 18" pretas. O motor é um 2.3 biturbo diesel de 190cv e 45,9kgfm de torque com transmissão automática de 7 marchas e tração 4x4 com reduzida. 

Manutenção preventiva de pneus - A vida útil dos pneus está diretamente ligada à manutenção preventiva. Por isso, a fabricante Bridgestone fez uma pequena cartilha de cuidados que os motoristas devem ter para garantir uma circulação mais segura e com uma boa performance.

Os pneus devem ser calibrados semanalmente, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.

O rodízio é importante para um desgaste uniforme. Para isso, deve ser realizado nos veículos com pneus radiais a cada oito mil quilômetros rodados e veículos com pneus diagonais a cada cinco mil quilômetros.

O excesso de peso do veículo compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais. Por isso, é essencial evitar a sobrecarga.

O motorista também deve realizar a manutenção preventiva de todo o veículo: amortecedores, molas, freios, rolamentos etc.

O alinhamento da suspensão e o balanceamento dos pneus devem ser realizados sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus (quando apresentarem desgastes irregulares), na substituição de componentes da suspensão, quando o veículo estiver "puxando" para um lado ou a cada dez mil quilômetros.

O proprietário do carro deve usar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.

O motorista deve observar o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador, existente em todo pneu, mostra o limite para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro.

O pneu não deve entrar em contato com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

A direção agressiva deve ser evitada, como freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Os condutores devem estar atentos à existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso.

*Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros