10/06


2021

Agenda de desenvolvimento é tema de debate na FIEPE

Apresentar as estratégias e objetivos da Agência de Desenvolvimento Líder Sertão do São Francisco Pernambucano (AD – Líder SSF/PE) nos municípios de Afrânio, Belém do São Francisco, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Este foi o tema principal, ontem, da reunião online do Conselho Empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE).

Durante o encontro, o presidente da AD – Líder SSF/PE, Rogério Ribeiro, falou inicialmente do Programa O Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), de onde nasceu a agência e a formação de um grupo com 42 líderes e várias entidades dos oito municípios. “A Iniciativa do Sebrae, em parceria com a FIEPE, já está promovendo estratégias e a implementação de objetivos de desenvolvimento sustentável nas áreas de agronegócio, turismo, meio ambiente comércio e serviços”, ressaltou.

Ribeiro enumerou vários objetivos estratégicos que serão realizados até o ano de 2030, a exemplo de seminários, projetos como o de ‘Lixo 0’, em Afrânio, e da criação de um abatedouro de galinha caipira, em Petrolina, com capacidade de abate de 30 mil aves por mês. “A agenda propõe também a criação de sistemas de inteligência, desenvolvimento de startups, implantação de energias renováveis e uma interligação entre as áreas envolvidas. Nossa meta é ser uma região de referência em desenvolvimento sustentável e inovação com foco na educação, agropecuária, turismo e tecnologia”, pontuou.

De acordo com o diretor da unidade regional do Sistema Fiepe, Albânio Venâncio, o Programa O Líder e a AD – Líder SSF/PE representam a união dos municípios e a ampliação dos horizontes da região com competitividade, envolvendo gestores públicos, empresários e sociedade organizada. “A Agência está funcionando na nossa estrutura da FIEPE. Somos parceiros desta ideia que vai estimular e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável, além de apoiar nossos esforços de ampliação e interiorização da indústria em todo território do Sertão do São Francisco”, concluiu.

Ainda durante a reunião, a gestora do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco, Annielly Trindade, fez uma breve apresentação das ações de ajuda desenvolvidas pela entidade para imunização dos trabalhadores na indústria contra a Covid-19.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

Confira os últimos posts



17/06


2021

Eleição do Sintepe gera aglomeração em locais de votação

Membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) denunciaram ao blog, no fim da manhã de hoje, várias irregularidades que estão acontecendo nas eleições da associação.

Integrantes da chapa de oposição entraram com uma ação na Justiça do Trabalho solicitando o adiamento do pleito, por conta do avanço da pandemia no Estado, porém a chapa de situação não aceitou e a eleição ocorre em todo Pernambuco, causando aglomerações nos locais de votação e desrespeitando o decreto estadual. Confira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Mesquita

A culpa é de Bolsonaro, que incita as pessoas não usarem máscaras, e não praticarem o distanciamento.

Rafael C.Soares Quintas

Engraçado, o Sintepe decretou greve para os professores não irem dá aula presencial por conta da covid, agora pra fazer eleição pode aglomerar, cadê a preocupação com as vidas? É muita hipocrisia kk?kkk


Petrolina abril 2021

17/06


2021

Anderson inaugura residencial ao lado de ministro

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, destacou, hoje, a entrega de mais de duas mil moradias realizada ao longo da atual gestão. O dado foi levantado durante inauguração da sexta etapa do Residencial Fazenda Suassuna, em Muribequinha, quando 280 unidades habitacionais foram entregues a famílias de baixa renda do município. A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O Residencial Fazenda Suassuna é composto por sete empreendimentos, com um total de duas mil unidades habitacionais. O sexto módulo, inaugurado na manhã de hoje, recebeu o nome de Condomínio Maria Feijó Figueirôa e contou com investimento de R$ 22 milhões, por meio do programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal. Os apartamentos têm 44 m² de área, com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. O condomínio dispõe de infraestrutura completa, com serviço de água, saneamento básico, iluminação pública, energia elétrica, e sistema de pavimentação e drenagem, além de estar em área próxima a escolas, creche, postos de saúde e de segurança.

“A Prefeitura do Jaboatão cumpre seu papel de mapear e cadastrar essas famílias com a missão de reduzir as desigualdades sociais no município. Iremos entregar novas unidades habitacionais no próximo semestre, que irão se somar às mais de duas mil que entregamos ao longo da nossa gestão. Esse é um compromisso que firmamos ao lado da população, de construir uma cidade que, hoje, se tornou referência para Pernambuco e que passou a ser observada por todo mundo como modelo de gestão”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Rogério Marinho fez referência ao Casa Verde e Amarela como “um programa que potencia a criatividade das equipes que o gerenciam”, ao afirmar que o Governo Federal enxerga nos desafios para superar o déficit habitacional no País um estímulo para seguir apresentando resultados. O ministro elogiou a gestão do prefeito Anderson Ferreira ao citar o compromisso do Governo Federal com os municípios.

“Bons exemplos precisam ser replicados e é isso que encontramos no Jaboatão dos Guararapes, que se tornou referência para outras cidades, estados e o País como um todo. Muito nos honra poder conhecer de perto o modelo diferenciado da gestão desenvolvida pelo prefeito Anderson Ferreira. Temos feito um périplo pelo Brasil, sempre às quintas e sextas, uma marca desse governo que trabalha e presta contas à sociedade, a quem pertence os recursos”, afirmou Marinho.

Inaugurado em 2018, com 1.440 unidades, à época, o Residencial Fazenda Suassuna passa por ampliação e, ao final da sétima etapa, prevista para ser inaugurada no próximo semestre, com outros 280 apartamentos, cerca de 10 mil pessoas estarão desfrutando do sonho da casa própria. Além dos moradores que cadastrados pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, foram contempladas famílias que têm filhos com microcefalia; do programa de Coleta Seletiva; que ficaram desabrigadas ou tiveram as casas interditadas; que recebiam auxílio-moradia; ex-moradores da Muribeca, da comunidade de Aritana e quem residia no entorno do Canal Mariana.

Durante a cerimônia houve a entrega simbólica das chaves a duas moradoras, Simone Nunes e Maria Gabriela, que as receberam das mãos do ministro Rogério Marinho e do prefeito Anderson Ferreira. “Moro em Muribeca há mais de 20 anos, pagando aluguel e sem condições de comprar uma casa. Agora tenho essa oportunidade e por ela agradeço ao prefeito Anderson Ferreira”, disse Simone Nunes, mãe de uma criança autista.

Participaram da solenidade nesta quinta-feira o prefeito de Olinda, Professor Lupércio; os deputados federais André Ferreira e Pastor Eurico; e o deputado estadual Alberto Feitosa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/06


2021

Mendonça pede a ministro liberação de recursos para Saúde

O ex-ministro Mendonça Filho cumpriu uma agenda extensa de audiências nos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Regional, Cidadania, Agricultura, Economia e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), acompanhando os prefeitos de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, de Bezerros, Lucielle Laurentino, de Cupira, José Maria Macedo, e de Lagoa do Ouro, Edson Quebra Santo, para pedir a liberação de recursos e apoio para projetos.

Na audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Mendonça pediu a liberação de R$ 4 milhões de emenda parlamentar destinadas para investimentos nesses municípios. “São recursos que consegui incluir em emenda parlamentar e serão fundamentais para o custeio da saúde nessas cidades, principalmente na pandemia”, justificou Mendonça Filho.

Os prefeitos apresentaram ao ministro da Saúde ofícios com solicitação de apoio para projeto de construção de novo hospital municipal, de UPA e a liberação de equipamentos para hospitais municipais e de campanhas como respiradores pulmonares e monitores cardíacos. Os quatro municípios já foram atendidos este ano com a liberação de respiradores pulmonares, mas apresentaram novos pedidos em função do aumento do número de casos de covid-19 no Agreste pernambucano.

Nos pleitos apresentados ao ministro, Mendonça incluiu o pedido feito por Paulista, na Região Metropolitana, de apoio para a construção de uma UPA nas praias e uma maternidade municipal. Mendonça já tinha conseguido articular com o Ministério da Saúde, em março, a liberação de 20 respiradores pulmonares para municípios do Agreste (Belo Jardim, Bezerros, Cupira, Lagoa do Ouro, Lajedo, Vertentes), da Mata Norte (Goiana)  e do sertão (Salgueiro)  “Para mim foi gratificante poder ajudar esses municípios no que é essencial: a proteção das pessoas num momento tão difícil de luta pela vida”, afirmou.

No Ministério de Desenvolvimento Regional e Cidadania, os prefeitos pediram liberação de recursos para estradas, saneamento, segurança alimentar (cestas básicas), obras na área de esportes e aumento dos recursos para os programas de assistência social. Com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, Mendonça Filho e os prefeitos discutiram projetos para agricultura familiar, piscicultura e recursos para centrais de abastecimento e maquinário como patrulha mecanizada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/06


2021

Bolsonaro sobre filiação ao Patriota: Está quase certo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que sua filiação ao Patriota está em planejamento e é “quase” certa. Sua fala foi a apoiadores na manhã de hoje. “Já está bastante avançado. Está quase certo”, disse Bolsonaro ao responder seus apoiadores sobre sua possível filiação ao Patriota. “Mas é igual um casamento, a gente tem que planejar bem para depois não dar problema”.

Bolsonaro também comentou sobre a eleição de 2022 e seu provável adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Não é eu ou ele. Não podemos falar o que vamos fazer. Eu já tenho 4 anos e ele tem 8. É só comparar”, afirmou o presidente.

Segundo ele, seus resultados na economia mostram a eficiência do governo. Ele citou a Caixa Econômica Federal como um exemplo positivo no qual a política não interferiu na instituição.

Bolsonaro afirmou ainda que está “pagando a conta dos caras lá de trás“, se referindo às gestões do PT na Presidência. Ele disse que é criticado por concluir obras do PT, mas que o partido deixou obras sem concluir no Brasil, mas não no exterior. “Vamos parabenizar o PT. Foram quase meio trilhão de reais que saíram do BNDES“, disse.

O presidente também voltou a criticar o fechamento de setores da economia para conter a covid-19. “O desemprego também mata. Mata mais do que o vírus”, disse Bolsonaro.

Segundo ele, o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) salvou “mais de 10 milhões” de empregos. Mas setores como o turismo sofreram por causa dos fechamentos estipulados pelos governadores.

“Eu não fechei nenhum botequim. Então eu não tirei emprego nem ganha pão de ninguém“, disse Bolsonaro.

Ele também afirmou que o prejuízo para a educação também será enorme. Para ele, uma solução seria o homeschooling, mas as escolas particulares estariam fazendo uma campanha contrária. “Não é educação, é ensinamento, é aprendizado”, disse ele em defesa do ensino domiciliar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

17/06


2021

CPI da Covid adia depoimentos marcados para hoje

A CPI da Covid no Senado decidiu adiar os depoimentos previstos na comissão para hoje. Segundo o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), a decisão foi motivada pela votação em plenário da medida provisória que possibilita a privatização da Eletrobras.

A votação da MP no Senado estava prevista para a tarde de ontem, mas foi adiada por falta de acordo. A sessão em plenário deve ser aberta às 10h – e o regimento do Senado prevê que as comissões sejam limitadas quando o plenário está votando.

A pauta da CPI da Covid previa dois depoimentos: do empresário Carlos Wizard e do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Silva Marques. Aziz pediu desculpas a Marques, que já estava no prédio do Senado – diferentemente de Wizard, que não apareceu.

"Nós não teríamos como [prever o adiamento], essa decisão foi tomada ontem à noite. Não estava marcada essa reunião às 10h e tenho certeza de que todos os senadores dessa CPI, individualmente, têm interesse em debater essa matéria tão importante", afirmou Aziz em referência à votação da MP da Eletrobras.

A nova data dos dois depoimentos ainda não foi agendada. Amanhã, a CPI deve se reunir para votar requerimentos de novas convocações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru Campanha São João 2

17/06


2021

Gonzaga comemora ritmo acelerado da Transnordestina

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) comemorou a boa notícia dada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, sobre o retorno das obras da Transnordestina. De acordo com o ministro, o trabalho está em ritmo acelerado no Ceará e em Pernambuco as obras serão retomadas. O anúncio foi feito durante visita a Petrolina, no sertão de Pernambuco.

O socialista é autor do Projeto de Lei nº 1125/1988, que incluiu a ligação ferroviária de Pernambuco na relação descritiva das ferrovias do Plano de Viação, instituído pela lei nº 5917, de 10 de setembro de 1973, incluindo a ligação Salgueiro-Araripina denominada Ferrovia do Gesso. Esse Projeto transformou-se na lei nº 9.060/1995, que popularmente é conhecida como Lei da Ferrovia Transnordestina.

Segundo Patriota, a Transnordestina é uma das obras mais importantes para o Nordeste, por ligar a nova fronteira da agropecuária aos maiores portos da região, além de atender as empresas de mineração que vê nesse empreendimento a chance de potencializar o transporte de cargas, escoando grãos e minérios até o mar a custos mais baixos.

“Esse é um projeto de grande dimensão, vai beneficiar todo o Nordeste, nossa economia e sua população. Precisamos agilizar as obras e concluir o mais rápido possível, pois há anos os nordestinos esperam por isso”, cobrou o socialista que lembrou que a Transnordestina começou a ser construída em junho de 2006, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que deveria ter ficado pronta em 2016. “A ferrovia, com quase 1.800 quilômetros, foi planejada para ligar três estados do Nordeste – Piauí, Pernambuco e Ceará – aos principais portos da região: Suape (PE) e Pecém (CE). A obra começou em 2006. Deveria ter ficado pronta em 2016”, comentou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jose Roberto Correia de Jesus

O nobre Deputado.... devia falar que a obra iniciada no governo do perca total... vai ser terminando por Bolsonaro... pois é o governo que faz e não rouba até os sonhos da população como fez o governo do luladrao


CABO

17/06


2021

Reforma na previdência do Recife repercute entre servidores

Diário de Pernambuco

A proposta de reforma da previdência municipal apresentada pela Prefeitura do Recife, nesta semana, segue dividindo opiniões. Caso seja aprovado pela Câmara Municipal, o projeto de lei deverá afetar a aposentadoria de cerca de 19 mil servidores da capital pernambucana. Elogiado pelas entidades empresariais, o texto que será apresentado à Câmara da cidade está recebendo críticas dos servidores municipais.

Entre as principais mudanças, o projeto prevê o aumento da alíquota de contribuição previdenciária para todos os funcionários, saindo de 12,82% para 14%. Já a idade mínima para a aposentadoria passará para 64 e 61 anos para homens e mulheres, respectivamente.

De acordo com a Prefeitura, serão instituídas duas regras de transição. A primeira delas será válida para os servidores que já estão perto da aposentadoria. Ela será composta por um sistema de pontos que deverá determinar a remuneração do servidor. A outra regra de transição possui requisitos mínimos. Para as mulheres, será necessário ter ao menos 57 anos de idade e 30 de contribuição. Já para os homens, a exigência é de que possuam 60 anos de idade e 35 de contribuição.

Além disso, a Prefeitura também anunciou um Programa de Desligamento Voluntário para os servidores das autarquias municipais, válido para a Emlurb, CTTU, URB, Csurb, e Emprel. O servidor que aderir ao programa terá direito a receber uma indenização equivalente a até 15 vezes seu salário mensal.

A Prefeitura afirmou que as mudanças se tornaram necessárias por conta da crise fiscal enfrentada durante a pandemia da Covid-19. De acordo com o controlador-geral do município, Ricardo Dantas, as medidas estão parcialmente alinhadas à Nova Previdência da União e deverão gerar uma economia de R$ 1,5 bilhão nos próximos 20 anos.

O grupo multissetorial Atitude PE, que contribui com a gestão pública na tomada de decisões para melhorar a competitividade da economia, aprovou a decisão do governo municipal. O plano foi detalhado aos empresários pelo prefeito João Campos. De acordo com o gestor, o programa possibilitará mudar a Capag (Capacidade de Pagamento) do Recife de C para B, permitindo que 8% da Receita Corrente Líquida (RCL) da cidade sejam comprometidos com empréstimos internacionais, concedidos por entidades como o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Durante a reunião com o grupo, o prefeito afirmou que o conjunto de medidas permitirá a realização de aportes extras nas áreas de saúde e educação. “Esse ano é o ano da austeridade, de preparar e fazer projetos”, reforçou o gestor municipal.

Ao presidente do conselho do Atitude, Paulo Sales (presidente do Conselho de Administração da Rede Moura), e sua diretoria executiva, representada por Guilherme Cavalcanti, ex-presidente da ARIES (Agência Recife para Inovação e Estratégia) e da AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), João Campos destacou o plano de avançar com a carteira de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões.

“O programa surpreendeu não apenas pela dimensão, mas pelo potencial de transformação do município. Aumentando a sua capacidade de financiamento de forma responsável, a Prefeitura vai contagiar não apenas os empreendedores, como também o povo recifense”, destacou Paulo Sales.

SERVIDORES CRITICAM MUDANÇAS

Durante uma reunião do Fórum dos Servidores Municipais, promovida pelo Sindicato dos Servidores Municipais do Recife (SINDSEPRE), na última quinta-feira, o assunto foi discutido. A coordenadora do Fórum, André Batista, afirmou que os trabalhadores foram pegos de surpresa com o anúncio. “Ele foi feito sem aviso prévio, sem discussão com nenhuma categoria. Estamos estudando esses projetos e avaliando os impactos que as propostas inseridas têm para a vida profissional dos servidores”, pontuou.

De acordo com os trabalhadores, as consequências não são vantajosas para os profissionais. “São impactos extremamente danosos, chegando a ser piores que a reforma administrativa federal”, comentou. Agora, a reivindicação é de que o projeto seja discutido antes de ser votado pela Câmara Municipal. “Observamos que não há nenhuma justificativa para que esses projetos tramitem em regime de urgência, como foi solicitado pela gestão municipal”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Junho 2021

17/06


2021

Covidão não suporta mais Câmara

Ao afirmar, pela segunda vez, que não será candidato a governador, o ex-prefeito Geraldo Covidão deu a entender, na nota ao blog do JC, que seu projeto foi adiado por culpa exclusiva do governador Paulo Câmara, a quem, na verdade, nunca aceitou ser subordinado.

"Em 22, quem lidera a sucessão não sou eu, mas o governador", disse, ao final da nota, como se tivesse culpando Paulo Câmara. O blog apurou que, na verdade, Covidão está irado com o governador porque ele não fez nenhuma ação interna para frear o movimento simpático da base governista na Assembleia Legislativa pelo nome do secretário da Casa Civil, Zé Neto.

Este, sim, se depender da vontade e disposição do governador, de quem é amigo pessoal, será o candidato. Covidão diz que está fora da disputa porque está morrendo de ciúme de Neto.

Joaquim Francisco dizia, quando governador, que o pior e mais danoso ciúme é o de macho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

17/06


2021

O pior prefeito da Região Metropolitana

Quem achar o prefeito de Paulista, a rainha da Inglaterra Yves Ribeiro (MDB), em seu gabinete dando expediente ganha um passeio de lancha para conhecer o maravilhoso litoral do município. Desde que entregou, literalmente, o poder ao super secretário, o arestoso Jorge Carrero, que o gestor faz de conta não põe os pés no seu gabinete.

Os bares, botecos e restaurantes da cidade viraram seus pontos de despachos, conforme atesta a foto acima de uma rara reunião de trabalho com a direção do Sindicato dos Servidores Municipais, no bairro Nobre. 

Informações que correm no Palácio das Princesas, se confirmadas, não se traduzirão em nenhuma surpresa: pesquisas internas apontam que, dentre todos os prefeitos da Região Metropolitana, Yves é o campeão em rejeição na avaliação dos seis primeiros meses de gestão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/06


2021

Governo nomeia secretária de enfrentamento à Covid-19

A Casa Civil da presidência da República nomeou a médica Rosana Leite de Melo como secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje e assinada pelo ministro de estado chefe da da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

O nome da médica Rosana Leite de Melo é o terceiro indicado para ocupar o cargo. A primeira opção do ministro da Saúde Marcelo Queiroga foi Francieli Fantinato, que assumiu a coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI). Depois, a infectologista Luana Araújo foi anunciada para a função, no entanto, dez dias depois o governo informou que ela não seria nomeada.

Rosana Leite de Melo possui residência em cirurgia geral e em oncologia e faz parte do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul desde 2013. No governo do ex-presidente Michel Temer ela ocupou o cargo de Coordenadora Geral das Residências em Saúde do Ministério da Educação.

Desde novembro de 2019, a Rosana ocupa a função de diretora-presidente do Hospital Regional do Mato Grosso do Sul.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 foi criada em maio. Segundo o governo, a pasta se destina a "propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19". Além disso, também deve realizar uma articulação com estados, municípios e com o Distrito Federal e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha