Jaboatão

13/04


2021

STF deve confirmar liminar de Barroso

O Supremo Tribunal Federal deve confirmar, amanhã, a liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso mandando o Senado instalar a CPI da Pandemia. No entanto, dentro do tribunal existem posições divergentes sobre como e quando devem começar os trabalhos da comissão criada para investigar a atuação do governo federal no enfrentamento do coronavírus.

Segundo ministros do STF ouvidos pelo blog do Valdo Cruz, a maioria da Suprema Corte vai referendar na sessão plenária de amanhã a decisão de Barroso, criticada pelo presidente Jair Bolsonaro, de que o pedido de requerimento para criação da CPI atende todos os requisitos necessários para sua instalação e é um direito da minoria.

Eles divergiram, porém, sobre quando e como a comissão deveria começar a funcionar no Senado. Uma ala deve seguir a posição do ministro Luís Roberto Barroso, que deve dizer que a CPI deve ser instalada imediatamente, mas que o modelo de funcionamento deve ser definido pelo Senado, se por videoconferência ou presencialmente, e com que tipo de protocolos de segurança.

Outra ala tem uma posição diferente. Avalia que a CPI preenche todos os requisitos necessários para sua instalação, mas que deveria começar a funcionar quando forem retomados os trabalhos presenciais no Senado e a situação da pandemia no país esteja mais controlada.

Ministros que defendem essa posição lembram que o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu na semana passada, em caráter excepcional, que governadores e prefeitos podem proibir a realização de cultos com a presença de fiéis durante o período de agravamento da pandemia. "Se culto não pode ter presença de fiéis, não faz sentido ter uma CPI presencial agora, só se for por videoconferência", argumentou um ministro do STF.

O requerimento de pedido de criação da CPI da Pandemia será lido nesta terça-feira (13) no plenário do Senado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, cumprindo a determinação legal do STF. Antes disto, senadores governistas vão levantar questões de ordens exatamente sobre como e quando a CPI deve começar seus trabalhos.

Os aliados do presidente Bolsonaro vão defender que os trabalhos comecem apenas quando forem retomadas as sessões presenciais do plenário do Senado. Com isso, esperam ganhar tempo para que o presidente da República possa chamar senadores governistas para uma conversa e melhorar o relacionamento com eles, que está desgastado.

Hoje, o governo não teria maioria na CPI da Pandemia, impossibilitando que o Palácio do Planalto consiga ter controle sobre as estratégias de investigação da comissão. Dos onze titulares, a avaliação é que sete seriam independentes ou da oposição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

PREF DE OLINDA DESAFIOS DA PANDEMIA 21

Confira os últimos posts



07/05


2021

Mais homenagem a Belém do São Francisco

Por Romário Santos

Hoje gostaria de parabenizar a cidade de Belém do São Francisco (PE) pelos seus 118 anos de emancipação política. 

Belém é berço dos primeiros bonecos gigantes do Brasil: Zé Pereira de 1919 e sua companheira Vitalina de 1929. Terra do maior arquipélago de ilhas do Brasil, com 88 ilhas, e das belas calçadas.

Foi cenário das primeiras gravações da novela global "Senhora do Destino". Belém é terra da maior produtora e exportadora de manga do Brasil, a Agrodan, que produziu 31 milhões de quilos de mangas e exportou 29 milhões para o exterior só no ano passado. Além disso, emprega cerca de 1.500 pessoas.

Belém é terra do maior provedor de internet de Pernambuco e que atende 58 municípios do nosso Estado e da Bahia, Atel Telecom. Também é terra de um dos maiores polos universitários do interior de Pernambuco, oferecendo 16 cursos de graduação, entre eles seis na área da saúde e 9 nove cursos de pós-graduação. 

Atende cerca de 4.500 universitários de 36 municipios dos estados Pernambuco, Alagoas, Bahia e Ceará, cursos esses ofertados por duas instituições Facesp e Cesvasf. Belém é, ainda, a terra da cebola, entre tantas outras particularidades. 

Desejo a todos os belemitas muita paz, saúde e prosperidade. Que Deus cubra de bênçãos todos os filhos dessa terra!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

07/05


2021

Doria toma a primeira dose da vacina CoronaVac

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19, hoje.

Nesta última semana, a faixa etária de 60 anos só conseguia encontrar vacinas da Pfizer ou da Aztrazeneca nos postos e drive-thrus da capital paulista. A CoronaVac está em falta e ao menos 32 cidades do estado estão sem o imunizante e suspenderam total ou parcialmente a aplicação da segunda dose.

Doria foi vacinado pela primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 no Brasil, a enfermeira Mônica Calazans, e se disse honrado. O governador enalteceu o fato de ter tomado a CoronaVac, produzida pelo Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa, SinoVac.

"Todas as vacinas são boas, mas a minha foi Coronavac. Olha como é o mundo. No início de janeiro a CoronaVac era a vacina da China, a 'vachina', a vacina do jacaré, que ia deixar você com sequelas, paralítico, a vacina do Doria. Hoje, ela é a mais querida do Brasil. É a CoronaVac que todos querem tomar. Confiança é credibilidade do Instituto Butantã que já salvou 43 milhões no Brasil. 43 milhões que tomaram a CoronaVac", disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Rafael C.Soares Quintas

Esse Dória é um grande escroto, quando teve a covid-19 ano passado, deve ter tomado a hidroxicloroquina, como tomou seu médico particular David Uip, só que é proibido dizer porque é o remédio de Bolsonaro, governador nojento, se elegeu às custas de Bolsonaro, era o BolsaDoria Kk?kkk


Petrolina abril 2021

07/05


2021

Presidente do Senado envia carta a embaixador chinês

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enviou uma mensagem ao embaixador da China, Yang Wanming, hoje. Nela, ele fala da “importância do relacionamento relevante e construtivo com a República Popular da China”.

A comunicação ocorre após Jair Bolsonaro falar em “guerra química”, sem citar a China.

A declaração do presidente da República, no entanto, foi interpretada até mesmo por integrantes do governo como um recado ao país asiático.

“Com o sentido de prioridade, entende o Senado Federal que, no momento em que o Brasil tem sido afetado de forma contundente de proliferação de variantes do vírus, torna-se necessário, mais do que nunca, o aprimoramento da parceria de grande qualidade que tem caracterizado nossas relações bilaterais”, escreveu Rodrigo Pacheco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/05


2021

Confira a homenagem do Frente a Frente a Zé Bedeu

Personagem caricato do Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, Zé Bedeu nos deixou há 15 dias, aos 44 anos, vítima da Covid-19. Dediquei o programa de hoje em sua memória. O leitor pode conferir a homenagem no link disponível.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

07/05


2021

CPI do Senado quer gastos de sete cidades em PE

EXCLUSIVO

O presidente da CPI da Covid-19 no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), enviou o "Oficio 365/2021 - CPIPANDEMIA" para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) requisitando informações sobre todos os processos investigativos, relatórios de auditorias e inspeções, com papéis de trabalho, sobre todos os recursos federais aplicados pelo Estado de Pernambuco e sete cidades do Estado. O Ofício atendeu a requerimento do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Além do Governo de Pernambuco, estão abrangidos pela requisição da CPI em Pernambuco as seguintes prefeituras: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Caruaru e Petrolina. O TCE-PE terá até a semana que vem para atender a requisição.

O foco maior da CPI, contudo, segue sendo a gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) em 2020, alvo de sete Operações da Polícia Federal sobre supostos desvios de verbas para covid-19. Um recorde nacional de operações da PF em uma mesma cidade em 2020.

O próprio TCE-PE, na semana passada, fez um julgamento tentando dar a compra dos respiradores como regular. A PF rebateu dias depois em nota oficial, indiciando por crimes três assessores de Geraldo Júlio.

A Justiça Federal já liberou para a CPI o acesso à Operação Apneia, famosa nacionalmente pela compra de respiradores de porcos para os recifenses. Esta semana, já chegaram novos Ofícios da CPI pedindo à Polícia Federal acesso a outras operações contra a gestão de Geraldo Júlio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes 2021

07/05


2021

Frente a Frente homenageia Zé Bedeu

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, um momento muito triste e comovente: a emoção a Michael Roberto, sonoplasta da Rádio Cultura de Caruaru, criador do personagem Zé Bedeu, falando diretamente do sítio Cipó, na capital do Agreste. Mais uma vítima a aumentar as estatísticas da pandemia do coronavírus no País.

Morreu há 15 dias, aos 44 anos. Na postagem de ontem neste blog contei essa história (clique aqui e confira). Se você deseja ouvir o programa pela Internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

07/05


2021

Jogo de profissional

Se de um lado o PSB tem um grande desafio para definir o seu candidato, do outro as oposições também. Mas chama atenção a sagacidade e maturidade política que o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), vem apresentando. Além de gestão exitosa, premiada pela ONU duas vezes, tem observado os movimentos e agido com sabedoria mineira. Por um lado, corteja Raquel Lyra, de outro paparica Miguel, dois personagens do jogo sucessório de 2022.

No plano nacional, tem a simpatia de Bruno Araújo, presidente do PSDB. Revela-se, portanto, um curinga, na medida em que é visto com bons olhos por Marília Arraes, com quem transita com desenvoltura. Na eleição do Recife, das lideranças de oposição, Anderson, aliás, foi o único que anunciou apoio oficial no segundo turno à petista no enfrentamento a João Campos.

À propósito, com o PT articulando a volta de João Paulo ao partido, o que está em jogo é afastar Marília da disputa de 2022. Até as paredes da sede do PT sabem, no entanto, que quem tem voto mesmo é ela. Se a própria Marília não entrar no jogo, seu apoio pessoal, independente do PT, será muito forte. E Anderson tem a exata noção disso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

07/05


2021

Show de bola a Peixada do Dadal em Caruaru

Gourmet desde que criei cabelo na venta, nas minhas andanças pelo Interior gosto de conhecer novos restaurantes e, passando pelo crivo do meu paladar, valorizar com uma postagem indicando aos que acompanham o blog. Conheci, há pouco, a Peixada do Dadal, em Caruaru, uma das sete maravilhas do mundo.

Não botei o pé lá aleatoriamente. Foi uma sugestão do meu amigo Adriano Oliveira, cientista político, comentarista do Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, formada hoje por mais de 40 emissoras no Nordeste, presente nos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia. Pedi a peixada, carro-chefe da casa, que tem um cardápio bastante variado com frutos do mar. O bacalhau com molho de camarão, por exemplo, é um manjar dos deuses.

Meu motorista provou uma carne de sol e revelou ter gostado muito. A Peixada do Dadal, de propriedade de Valmir Ribeiro, o Dadal, fica na BR-104. Indo em direção a Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, está à sua esquerda. Saindo do Polo de Confecções, na Rodovia João Lyra Filho, à direita, exatamente a cinco minutos. Um lugar amplo, arejado e gostoso. A peixada serve quatro pessoas, sem risco de passar vexames.

Recomendo também uma especialidade da casa: o licor artesanal de banana.

Serviço

Peixada do Dadal

Endereço: Av. dos Estados, 237, bairro Nova Caruaru, Caruaru – PE

Horário: das 11h às 22h

Fones: 9.9775-3367 e 9.9227-0746


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ABAIXO FALSO MORALISMO

Que que a pessoa não faz por um prato de comida. KKKKKKKKKKKKKK



07/05


2021

Rua do Bom Jesus exclusivamente para os pedestres

Para beneficiar as mais de 45 mil pessoas que transitam diariamente no Bairro do Recife, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai tornar a Rua do Bom Jesus exclusiva para pedestres. A rua foi considerada uma das três mais bonitas do mundo pela revista americana Architectural Digest, em 2020. O prefeito João Campos fez o anúncio, no início da manhã de hoje, e o projeto começará a ser implantado na segunda-feira (17), com a mudança de circulação, e será entregue na segunda-feira, 24 de maio.

“Hoje a gente começa com uma grande notícia, na Rua do Bom Jesus, que é uma das três mais bonitas do mundo. Ela vai se tornar exclusiva para pedestres. Essa ação, que é realizada pela Prefeitura em parceria com a Bloomberg, uma instituição internacional que busca trazer qualidade de vida, vai poder garantir que a cada dia a cidade do Recife se torne mais humana, valorizando o pedestre, valorizando as pessoas”, anunciou o prefeito.

Para viabilizar a mobilidade no trânsito com a pedestrianização da Rua do Bom Jesus, haverá inversão no sentido da circulação das ruas da Guia, Dona Maria Cesar e João Domingos Martins. Dessa forma, os condutores que usavam a Rua do Bom Jesus, poderão utilizar a Rua da Guia e a Rua Dona Maria Cesar como rota alternativa. Além disso, os condutores que vêm do Cais do Apolo pela Avenida Barbosa Lima poderão acessar a Praça do Arsenal pela Rua João Domingos Martins.

Para implantação da pedestrianização da Rua do Bom Jesus, a Prefeitura do Recife contou com o apoio da NACTO-GDCI, uma organização de referência mundial em mobilidade sustentável, que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e fornecerá mobiliário urbano para sinalização do projeto.

Além da consultoria para um desenho adequado das vias do entorno, proporcionando mais segurança viária aos pedestres, os parceiros forneceram, ainda, mobiliário urbano como as esferas de concreto para isolar os extremos das vias. Nas áreas de cruzamento com as outras vias, o espaço foi redesenhado para garantir o espaço dos pedestres por meio de sinalização horizontal, diminuindo, assim, os espaços para travessias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/05


2021

Jaboatão antecipa para maio a primeira parcela do 13º

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, hoje, a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais para o próximo dia 21. Somando com a folha de pessoal, a ser paga no final do mês, serão injetados quase R$ 80 milhões na economia do município. O anúncio faz parte das ações comemorativas ao aniversário dos 428 anos do Jaboatão.

“Esse é mais um ano em que nossos servidores estão se dedicando com mais afinco ao trabalho, para que a população continue sendo bem atendida e os serviços sejam realizados de forma eficiente. Por isso, nada mais justo que esse reconhecimento, no mês de aniversário do Jaboatão, com a antecipação da primeira parcela do 13º”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.

De acordo com o prefeito, a antecipação do pagamento se deu porque, mesmo diante da crise econômica provocada pela pandemia, a gestão jaboatonense conseguiu manter as contas equilibradas. Além dos salários pagos dentro do mês, a Prefeitura do Jaboatão tem realizado obras de infraestrutura e mantendo os serviços essenciais para o município.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/05


2021

Dinheiro jogado fora constrangeu TRE

Após o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco manter, hoje, a cassação da chapa do prefeito e vice-prefeito eleitos de Joaquim Nabuco, Neto Barreto (PTB) e Eraldo Veloso (MDB), respectivamente, o presidente do TRE, desembargador Frederico Neves, disse que esse caso de Joaquim Nabuco, além de fugir dos parâmetros da razoabilidade e da normalidade, foge aos parâmetros mínimos da moralidade e da ética. Um verdadeiro desrespeito às pessoas e às leis. “Eu fiquei envergonhado em ver esses vídeos, a pessoa jogando dinheiro e o povo coitado, necessitado, se amontoando atrás daquelas cédulas, isso é uma coisa triste, muito triste, e muito ruim para estado de Pernambuco, não é apenas para aquele município não”, pontuou.

No entendimento do TRE, que acatou ação da Frente Popular de Joaquim Nabuco, ficou comprovada a compra de voto no dia da eleição. O caso teve grande repercussão na época, pois, no dia da eleição, a chapa eleita promoveu uma “chuva” de dinheiro na sacada de uma varanda.

“O abuso de poder econômico e a captação ilícita de sufrágio neste caso foram tão evidentes que não tinha como o Judiciário Eleitoral entender de modo diverso ao da cassação do prefeito e do vice que, inclusive, tiveram participação direta nos eventos delitivos”, pontuou a advogada da Frente Popular de Joaquim Nabuco, Diana Câmara (foto).

Ela ainda explicou que, agora, após o TRE-PE ter decidido pela condenação deles, o presidente da Câmara, vereador Charles Batista (SD), assume o comando da cidade provisoriamente até a realização da nova eleição no município.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha