27/02
2021
Por Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho*
Por princípio, o idealismo está ligado ao conservadorismo, como o exemplo do nazismo e o idealismo alemão. Ao contrário, as ações empíricas relacionam-se à filosofia liberal, de Hume e outros. Já o tradicionalismo de Bolsonaro e Trump apoia-se na desconstrução, sem idealismo ou liberalismo.
Talvez isso explique, ao menos em parte, o que vivemos. De certo, estamos num tempo sem lideranças e relações práticas entre filosofia e política, tão importantes na busca da felicidade em sociedades mais evoluídas. Os mais de 30% que apoiam o Bolsonaro sempre existiram, são eles que têm saudade da glória dos que servem ao rei, é de um saudosismo tolo e infantil. Versam sobre o mantra dos justiceiros, bem próprio dos egoístas, dos que temem o debate, daqueles que tem certeza de quase tudo. Aliás, esses são ingredientes fundamentais aos movimentos de massificação e manipulação.
Nas últimas décadas, o Brasil do futuro amparou-se na lógica dos economistas financistas, influência inequívoca do mercado e da sociedade de consumo. Sou do tempo que não podíamos questionar axiomas, como o que a responsabilidade fiscal propiciaria o “welfare state”. Infelizmente o estado de bem estar social não aconteceu, ou melhor, ainda não vem acontecendo. O mundo expandiu as desigualdades e os conflitos.
A melhoria da saúde e da felicidade tem relação evidente com a redução de desigualdades. No Brasil, caminhamos a meu ver, para um estado mais rico e com maior concentração de renda, e para um povo mais pobre. O desafio é secular. O Brasil está sem projeto nas suas áreas mais prioritárias. Não qualquer exemplo de iniciativa para a mudança do modelo de desenvolvimento, prioritariamente, capaz de reverter a desigualdade entre as regiões do Brasil. Trata-se de um processo político, quanto as definições de investimentos, na qualificação das desonerações fiscais e de transformar as escolhas acertadas em orçamento real.
Várias demandas precisam ser solucionadas. Entre elas, estão a de reduzir indicadores básicos como os da violência, que guardam relação direta com o desenvolvimento sustentável e com a desigualdade, e principalmente, dar equidade ao desenvolvimento das regiões econômicas e da saúde. O Ceará do futuro tem que ser agora, justamente diante da maior crise social do século. O Ceará do futuro precisa ser um país, e rever seus mecanismos de representação social e política.
Precisamos, também, combater com coragem e determinação essa massificação do pensamento, que tem por estratégia a escolha dos culpados, fazendo parecer aos desavisados e decepcionados, que uma infantil volta ao passado, ao tempo da separação dos alunos nas salas de aula, ao preconceito com os homossexuais e, principalmente, a proibição da cultura e identidade da nossa sociedade. São esses os ingredientes do pensamento de boiada. Em fim, desejam o retorno de uma sociedade estática, em geral, com valores moralistas e hipocritas. Guardam sim um saudosismo dos anos da ditadura, que insistem não ter existido. É um tipo de vontade óbvia de recuperar a proteção dos escolhidos e protegidos, e a perseguição daqueles que não toleram a desigualdade social e os preconceitos. Refiro me ao patrimonialismo brasileiro.
Porém, não sou um pessimista, nem faço parte dos que acreditam que tudo piorou. Pois, não conseguirão, simplesmente por não silenciarmos. Opto por ser um otimista realista, por ser um liberal, principalmente no julgamento aos hábitos e costumes, e ainda, por convicção dos males que a falta de humildade proporciona a humanidade, por causar prejuízos ao espírito e à possibilidade de colaboração com o desenvolvimento intuitivo, tão importante na história de nossa sociedade.
Perdoem-me pelo meu modo sem jeito de analisar a nossa realidade. O faço para combater a apatia, e principalmente, o autoritarismo e a dificuldade de aceitar as mudanças, ou mesmo as críticas.
Acredito que estamos num momento de ruptura, para fazer o amanhã mais harmônico. Entre várias ações, um bom começo seria mudar nossos mitos, reconhecer e enaltecer heróis como Carlos Chagas, Machado de Assis, José de Alencar, Rodolfo Teófilo, dentre outros. São eles os exemplos de doação, dedicação, altruísmo e coragem, valores essenciais para uma sociedade com mais equidade e justiça. São eles os verdadeiros ídolos que governam nossas vidas, pelos exemplos de vida.
Enfim, não precisamos usar ou manchar a bandeira de sangue, nem tampouco exaltar um positivismo nacionalista e excludente. A bandeira significa pouco, mas os valores exprimem muito de uma sociedade!!!
*Médico e secretário de Saúde do Ceará
Sujeito que chama Lula de Ladrão votou em Collor, no Maluf, em ACM, e Aécio e elegeu Bolzonaro! Uma Direita hipócrita CAVIAR.
Para esse senhor, bom mesmo foi o período dos ladrões que, após a intervenção militar, ficaram mais de trinta anos no poder e só fizeram dá proteção e direitos a bandidos e saquear o Brasil. Um hipócrita e esquerdista caviar.
15/04
2021
O município de Gravatá, no Agreste pernambucano, disponibilizará para a sua população, de forma inédita, dez leitos próprios de UTI - Unidade de Terapia Intensiva. A instalação dos novos espaços, voltados para o atendimento que exige nível alto de atenção, já foi iniciada. A previsão é de que o local receba os primeiros pacientes nesta segunda quinzena de abril.
Esta iniciativa, tratada como prioridade pela gestão do prefeito Padre Joselito (PSB), é fruto da parceria firmada entre o município e o Governo do Estado. A UTI, que funcionará no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, atende a uma antiga demanda dos cerca de 85 mil gravatenses, que, atualmente, precisam se deslocar para outras cidades, em busca de tratamento apropriado.
Há pouco mais de três meses à frente do Poder Executivo Municipal, Padre Joselito destacou a importância da ação. “A população fez um pedido de socorro para que a cidade tivesse uma estrutura hospitalar mais equipada, que atendesse às suas necessidades, principalmente, as mais urgentes, sendo assim, não medimos esforços para tirar o projeto do papel. Agilizar o atendimento significa salvar vidas”, explicou o prefeito.
Sobre o uso da UTI, o secretário municipal de Saúde, José Edson, esclareceu: “Investir em saúde é prioridade para a Prefeitura de Gravatá. Significa investir na qualidade de vida das pessoas, desta forma, os leitos funcionarão de forma definitiva, mesmo quando a situação da pandemia for controlada. A nossa missão sempre será trabalhar em prol de quem mais necessita.”
15/04
2021
Os agricultores da comunidade do Caroá e do Assentamento Josias e Samuel ganharam um apoio significativo para o aumento da produção. Hoje, o prefeito Miguel Coelho e o deputado federal Gonzaga Patriota entregaram dois tratores para auxiliar os produtores rurais dessas duas regiões. Os equipamentos custaram R$ 207 mil oriundos de emenda parlamentar federal.
A entrega foi realizada numa solenidade com poucos convidados: dois moradores das comunidades beneficiadas, secretários municipais e vereadores. O prefeito fez questão de agradecer ao deputado federal, que, apesar de ser filiado a um partido de oposição, o PSB, mantém parcerias com a gestão de Miguel Coelho. "Gonzaga, todos os anos, tem colocado emenda para a Prefeitura, mesmo com o seu partido tendo divergências conosco. Essa é a política que soma, que acreditamos, que trabalha pela população, sem brigas políticas, sem interesses pessoais ou partidários", elogiou.
O parlamentar sertanejo, por sua vez, destacou a capacidade de Petrolina de enfrentar a pandemia e os efeitos econômicos, mantendo a produção alta e baixa mortalidade pelo coronavírus. "Miguel, por onde eu tenho andado, tenho me assustado. Em Brasília, em Pernambuco. Não é só problema de morrer pessoas, é também a quebradeira. Mesmo a pandemia tendo atacado por aqui, a gente vê as pessoas falarem em comprar, vender. Praticamente a gente não vê em Petrolina o que se vê no resto do país: a doença e a crise econômica", reconheceu Gonzaga Patriota.
15/04
2021
Do R7
Uma importante empresa de tecnologia vai deixar o estado de São Paulo por falta de incentivos e aumento de impostos. O setor já alertou o governador João Doria sobre os riscos de demissões e a queda nos investimentos. Em São Paulo estão 191 das 511 empresas existentes no país, juntas elas representam 75% do faturamento nacional e empregam 80 mil trabalhadores.
15/04
2021
O deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) agradeceu ao Governo do estado pela inclusão do comércio de praia entre as atividades liberadas, após o dia 26 de abril, previstas no Plano Estadual de Convivência com a Covid-19. Na Reunião Plenária de hoje, o parlamentar, que já havia defendido a medida em discursos anteriores, destacou a atuação da Prefeitura de Ipojuca nessa articulação.
O petebista registrou que 25 mil pessoas dependem do turismo, de forma direta ou indireta, na cidade. Sales Filho elogiou a gestão local pela criação do Novo Benefício Eventual Municipal (BEM), destinado a trabalhadores informais desse setor, com valor inicial de R$ 500. “É preciso dar condições para que as pessoas fiquem em casa. Agora, o medo da fome deixará de bater à porta dessas pessoas”, disse.
Ao comentar o pronunciamento feito pelo colega, a deputada Laura Gomes (PSB) afirmou que o governador Paulo Câmara possui “o sentimento de entender os anseios da população”.
15/04
2021
O senador Jorge Kajuru divulgou, hoje, sua filiação ao Podemos. O parlamentar, que representa o estado de Goiás, saiu do Cidadania depois que o partido pediu para que ele deixasse a legenda.
A ficha de filiação foi assinada em ato com a participação do deputado goiano José Nelto, que é líder do Podemos na Câmara. A chegada à sigla ocorre após uma polêmica em que Kajuru se envolveu ao divulgar o áudio de uma conversa telefônica com o presidente Jair Bolsonaro e pelo teor da gravação.
15/04
2021
O Estado de Pernambuco foi autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a entrar no convênio que permite a isenção de ICMS do Zolgensma, usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) e conhecido como o remédio mais caro do mundo. O medicamento custa aproximadamente R$ 12 milhões, o ICMS corresponde a 17% desse valor. A decisão veio após solicitação (Ofício 133/20) do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), representante da causa na Câmara dos Deputados.
“Essa é uma importante notícia que deve ser celebrada. O preço desse medicamento é fora da realidade das famílias brasileiras. Continuamos nosso trabalho para que esse remédio seja fornecido pelo SUS para que as pessoas que precisam tenham acesso a ele de graça e sem precisar acionar a Justiça. A AME é uma doença rara, mas o tratamento correto aumenta as chances de uma vida normal e produtiva”, afirma Eduardo da Fonte
Para a isenção começar a valer, basta a conclusão do trâmite burocrático do governo estadual que autoriza o desconto.
15/04
2021
Há quem diga que a escolha do candidato à sucessão de Paulo Câmara no PSB se dará entre o estável, preparado e confiável Zé Neto e o problemático Geraldo Júlio, que inferniza o núcleo do Governo e o partido com o seu bocão que só expele larvas de arrogância, achando que o mundo gira em torno dele.
Ao contrário de Geraldo Covidão, que colocou o Recife nas páginas policiais, Zé Neto é de bem com a vida. Sabe exercitar a sabedoria do Eclesiastes, que há tempo para tudo, principalmente para plantar e semear.
15/04
2021
A cidade de Maraial, na Mata Sul pernambucana, foi afetada por fortes chuvas hoje. Há o registro de estragos em áreas do município, como na PE-125, que ficou interditada no fim da tarde, conforme imagens enviadas ao Blog. A rodovia teve o tráfego interrompido devido a quedas de barreira no acesso.
De acordo com a Defesa Civil de Maraial, a pista foi desobstruída após 1h30, mas segue chovendo na cidade. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a maior concentração de chuva nas últimas 24h ocorreu no Agreste e na Mata Sul.
No fim da tarde de hoje, a Apac emitiu novo alerta de precipitação para amanhã em áreas diversas do Estado: Mata Sul, Agreste, Sertão do Pajeú, Região Metropolitana do Recife e Sertão do Moxotó.
15/04
2021
A Prefeitura de São Caetano, junto à Secretaria de Saúde municipal inaugurou, ontem, uma Casa de Apoio no Recife. O espaço será destinado para todos os são-caetanenses que precisam vir à capital fazer tratamentos médicos. Os pacientes poderão repousar, fazer as refeições e até pernoitar, se for preciso.
A casa fica localizada na Ria Visconde de Goiana, no bairro Boa Vista, próximo ao IMIP. A localização foi estratégica devido a demanda de pacientes que precisam ir a este hospital. Além do transporte entre as cidades, também foi disponibilizado um carro para que os pacientes possam chegar mais rápido na casa, mediante suas respectivas liberações. “Assim, entendemos que estamos oferecendo todo conforto possível para o nosso povo”, afirmou a secretária de saúde, Nadja Kelly.
“Este era um sonho e um compromisso meu. Estamos entregando com menos de 120 dias de gestão e temos a certeza que estamos realizando o sonho da nossa gente. Não vamos parar por aqui, vamos trabalhar para fazer sempre o melhor para o povo de São Caetano”, completou o prefeito Josafá Almeida.
15/04
2021
O juiz eleitoral de Nazaré da Mata cassou os diplomas de Nino e Pereira, eleitos para prefeito e vice, respectivamente, nas eleições de 2020. O magistrado aplicou também uma multa de 5 mil reais e a proibição de se candidatarem a cargos políticos por 8 anos.
O caso está no TRE aguardando recurso da chapa cassada, que uma vez confirmada pelo pleno do TRE, o prefeito será afastado e a cidade terá uma nova eleição, quem fica no lugar de Nino até o novo pleito é o presidente da Câmara de Vereadores, Nino Filho (PSDB), que por coincidência é o filho do atual gestor.
A condenação, segundo a sentença do juiz da 23 Vara Eleitoral, foi porque o então prefeito teria aproveitado a lei que aprovou o uso dos recursos para o combate a Covid-19 e embutiu estabilidade financeira para todo o funcionalismo (aumento salarial) e uma gratificação para todos os agentes de saúde no mês de julho, o que é totalmente proibido por lei em ano eleitoral, assim teria potencial para interferir no resultado das eleições, já que cria uma expectativa positiva naqueles que serão beneficiados.
Além de não ser permitido o benefício financeiro 6 meses antes das eleições e até o final do mesmo ano, Nazaré da Mata tem hoje uma folha de pagamentos acima de 54%, o que seria mais um impedimento legal.