Ipojuca 2021 IPTU

25/02


2021

Quanto vale um slogan político?

Por Antonio Magalhães*

O slogan político continua tendo seu espaço garantido em campanhas eleitorais e na gestão governamental. É uma frase de impacto que diz tudo que é necessário, bem curto, revela ou esconde a intenção do divulgador e é facilmente lembrado.

Do Oriente ao Ocidente, o slogan político vem sendo usado para induzir massas a realizar o desejo do divulgador. Foi assim na Revolução Cultural Chinesa (1966-1976), onde as palavras de ordem de Mao Tsé Tung produziram uma catástrofe popular, com milhares de supostos “direitistas” executados ou condenados aos “campos de reeducação” para trabalhos forçados.

O sucessor de Mao, depois de sua morte em 1976, Deng Xiaoping – que esteve detido em um dos campos e depois foi reabilitado – colocou a China no caminho da esperança, trazendo muitos “reeducandos” do cemitério ideológico para a reconstrução do país. A China é hoje graças ao que Deng e sua turma projetaram e fizeram. Mas culturalmente continua presa a uma ditadura comunista que determina os rumos da nação e das pessoas.

O Ocidente não ficou para trás no uso do slogan político para fanatizar e controlar populações. Como fizeram os nazistas de Hitler, os fascistas de Mussolini e os comunistas de Lênin, Stálin e sucessores.

Desses tempos tenebrosos para cá, as frases de impacto foram até eficientes em mobilizar militantes, mas não tiveram o nível de destruição do século 20. O slogan continua sendo um indutor de ações políticas, mas com face mais branda e, às vezes, até engraçada.

Os candidatos à presidência do Brasil no século 21 falaram alto ao eleitor. O candidato do PT gritava em 2002 para a população “Agora é Lula / A esperança vai vencer o medo”. Venceu a eleição e cumpriu seu slogan. A esperança realmente venceu o medo da Justiça e o de enfiar o pé na jaca da corrupção.

Já o adversário do petista nessa eleição, José Serra (PSDB), bradava “A onda é verde-e-amarela / Muda, meu país, mas não muda de bandeira”. Traído por Fernando Henrique Cardoso, Serra não surfou em onda alguma e o país trocou a bandeira verde-amarelo pela vermelha.

Na batalha dos slogans, quando o país começava a afundar na recessão provocada pelo governo de Dilma Rousseff, o candidato do PSB, Eduardo Campos exortava a população a “Não desistir do Brasil”. Ele não desistiu, mas um desastre aéreo matou durante a campanha eleitoral de 2014 o candidato que poderia ter sido um excelente presidente do Brasil.

No rastro da morte de Eduardo, tomou o posto de candidata a aguada Marina Silva que apenas sussurrava seu slogan “Juntos pelo Brasil que queremos”. Metaforicamente morreu no caminho eleitoral para o bem do país. O resultado foi a reeleição de Dilma com as palavras “Para o Brasil seguir mudando”, quando, na verdade, ela queria dizer para o país continuar “afundando”.

Mas há também slogans engraçados, como o do deputado federal Tiririca que recebeu mais de um milhão de votos em São Paulo afirmando “Vote em Tiririca. Pior que tá não fica”. Para ele ficou tudo melhor a ponto de se reeleger. E houve outros, como o negro Paulo Perninha, “Não vote em branco, vote no preto; o Palhaço Duda Show – “Um a mais, tanto faz”- e até mesmo o candidato chamado Defunto – “Vote em defunto, porque político bom é político morto”. Felizmente Perninha perdeu para o voto em branco, o palhaço ficou sem graça com a derrota e o defunto não voltou do mundo dos mortos.

A mais recente polêmica sobre frases de impacto foi em 2018, envolvendo o nome de Deus. O então candidato Bolsonaro precisou de um despacho do Tribunal Regional Federal, extinguindo uma ação popular de oposicionistas, para poder usar seu slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Os reclamantes alegavam que o Estado era laico, logo não cabia numa campanha eleitoral o uso de frase religiosa. Coisa da política.

Tido como palavra de efeito quase mágico para mobilizar multidões, o uso hoje do slogan, num mundo bombardeado de informações e palavreado farto, perdeu seu grande poder de impacto junto a militantes e população. Mesmo assim ainda é usado, como o do candidato do PSB à prefeitura do Recife, João Campos, que se apresentou na última eleição como o “Filho da Esperança'' (de Eduardo, seu pai). É isso.

*Integrante da Cooperativa de Jornalistas de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina abril 2021

Confira os últimos posts



15/04


2021

População de Gravatá será contemplada com UTI

O município de Gravatá, no Agreste pernambucano, disponibilizará para a sua população, de forma inédita, dez leitos próprios de UTI - Unidade de Terapia Intensiva. A instalação dos novos espaços, voltados para o atendimento que exige nível alto de atenção, já foi iniciada. A previsão é de que o local receba os primeiros pacientes nesta segunda quinzena de abril.   

Esta iniciativa, tratada como prioridade pela gestão do prefeito Padre Joselito (PSB), é fruto da parceria firmada entre o município e o Governo do Estado. A UTI, que funcionará no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, atende a uma antiga demanda dos cerca de 85 mil gravatenses, que, atualmente, precisam se deslocar para outras cidades, em busca de tratamento apropriado. 

 Há pouco mais de três meses à frente do Poder Executivo Municipal, Padre Joselito destacou a importância da ação. “A população fez um pedido de socorro para que a cidade tivesse uma estrutura hospitalar mais equipada, que atendesse às suas necessidades, principalmente, as mais urgentes, sendo assim, não medimos esforços para tirar o projeto do papel. Agilizar o atendimento significa salvar vidas”, explicou o prefeito. 

Sobre o uso da UTI, o secretário municipal de Saúde, José Edson, esclareceu: “Investir em saúde é prioridade para a Prefeitura de Gravatá. Significa investir na qualidade de vida das pessoas, desta forma, os leitos funcionarão de forma definitiva, mesmo quando a situação da pandemia for controlada. A nossa missão sempre será trabalhar em prol de quem mais necessita.”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

15/04


2021

Miguel e Gonzaga entregam tratores em Petrolina

Os agricultores da comunidade do Caroá e do Assentamento Josias e Samuel ganharam um apoio significativo para o aumento da produção. Hoje, o prefeito Miguel Coelho e o deputado federal Gonzaga Patriota entregaram dois tratores para auxiliar os produtores rurais dessas duas regiões. Os equipamentos custaram R$ 207 mil oriundos de emenda parlamentar federal.

A entrega foi realizada numa solenidade com poucos convidados: dois moradores das comunidades beneficiadas, secretários municipais e vereadores. O prefeito fez questão de agradecer ao deputado federal, que, apesar de ser filiado a um partido de oposição, o PSB, mantém parcerias com a gestão de Miguel Coelho. "Gonzaga, todos os anos, tem colocado emenda para a Prefeitura, mesmo com o seu partido tendo divergências conosco. Essa é a política que soma, que acreditamos, que trabalha pela população, sem brigas políticas, sem interesses pessoais ou partidários", elogiou. 

O parlamentar sertanejo, por sua vez, destacou a capacidade de Petrolina de enfrentar a pandemia e os efeitos econômicos, mantendo a produção alta e baixa mortalidade pelo coronavírus. "Miguel, por onde eu tenho andado, tenho me assustado. Em Brasília, em Pernambuco. Não é só problema de morrer pessoas, é também a quebradeira. Mesmo a pandemia tendo atacado por aqui, a gente vê as pessoas falarem em comprar, vender. Praticamente a gente não vê em Petrolina o que se vê no resto do país: a doença e a crise econômica", reconheceu Gonzaga Patriota.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes 2021

15/04


2021

Empresa deixa SP por ausência de incentivos fiscais

Do R7

Uma importante empresa de tecnologia vai deixar o estado de São Paulo por falta de incentivos e aumento de impostos. O setor já alertou o governador João Doria sobre os riscos de demissões e a queda nos investimentos. Em São Paulo estão 191 das 511 empresas existentes no país, juntas elas representam 75% do faturamento nacional e empregam 80 mil trabalhadores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/04


2021

Deputado comemora liberação do comércio de praia

O deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) agradeceu ao Governo do estado pela inclusão do comércio de praia entre as atividades liberadas, após o dia 26 de abril, previstas no Plano Estadual de Convivência com a Covid-19. Na Reunião Plenária de hoje, o parlamentar, que já havia defendido a medida em discursos anteriores, destacou a atuação da Prefeitura de Ipojuca nessa articulação.

O petebista registrou que 25 mil pessoas dependem do turismo, de forma direta ou indireta, na cidade. Sales Filho elogiou a gestão local pela criação do Novo Benefício Eventual Municipal (BEM), destinado a trabalhadores informais desse setor, com valor inicial de R$ 500. “É preciso dar condições para que as pessoas fiquem em casa. Agora, o medo da fome deixará de bater à porta dessas pessoas”, disse.

Ao comentar o pronunciamento feito pelo colega, a deputada Laura Gomes (PSB) afirmou que o governador Paulo Câmara possui “o sentimento de entender os anseios da população”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

15/04


2021

Kajuru deixa Cidadania e se filia ao Podemos

O senador Jorge Kajuru divulgou, hoje, sua filiação ao Podemos. O parlamentar, que representa o estado de Goiás, saiu do Cidadania depois que o partido pediu para que ele deixasse a legenda.

A ficha de filiação foi assinada em ato com a participação do deputado goiano José Nelto, que é líder do Podemos na Câmara. A chegada à sigla ocorre após uma polêmica em que Kajuru se envolveu ao divulgar o áudio de uma conversa telefônica com o presidente Jair Bolsonaro e pelo teor da gravação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

15/04


2021

PE entra em convênio para baratear remédio

O Estado de Pernambuco foi autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a entrar no convênio que permite a isenção de ICMS do Zolgensma, usado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) e conhecido como o remédio mais caro do mundo. O medicamento custa aproximadamente R$ 12 milhões, o ICMS corresponde a 17% desse valor. A decisão veio após solicitação (Ofício 133/20) do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), representante da causa na Câmara dos Deputados.

“Essa é uma importante notícia que deve ser celebrada. O preço desse medicamento é fora da realidade das famílias brasileiras. Continuamos nosso trabalho para que esse remédio seja fornecido pelo SUS para que as pessoas que precisam tenham acesso a ele de graça e sem precisar acionar a Justiça. A AME é uma doença rara, mas o tratamento correto aumenta as chances de uma vida normal e produtiva”, afirma Eduardo da Fonte

Para a isenção começar a valer, basta a conclusão do trâmite burocrático do governo estadual que autoriza o desconto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

15/04


2021

O eclesiástico e o vulcão de arrogância

Há quem diga que a escolha do candidato à sucessão de Paulo Câmara no PSB se dará entre o estável, preparado e confiável Zé Neto e o problemático Geraldo Júlio, que inferniza o núcleo do Governo e o partido com o seu bocão que só expele larvas de arrogância, achando que o mundo gira em torno dele.

Ao contrário de Geraldo Covidão, que colocou o Recife nas páginas policiais, Zé Neto é de bem com a vida. Sabe exercitar a sabedoria do Eclesiastes, que há tempo para tudo, principalmente para plantar e semear.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/04


2021

Maraial: Queda de barreira interdita PE-125

A cidade de Maraial, na Mata Sul pernambucana, foi afetada por fortes chuvas hoje. Há o registro de estragos em áreas do município, como na PE-125, que ficou interditada no fim da tarde, conforme imagens enviadas ao Blog. A rodovia teve o tráfego interrompido devido a quedas de barreira no acesso.

De acordo com a Defesa Civil de Maraial, a pista foi desobstruída após 1h30, mas segue chovendo na cidade. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a maior concentração de chuva nas últimas 24h ocorreu no Agreste e na Mata Sul.

No fim da tarde de hoje, a Apac emitiu novo alerta de precipitação para amanhã em áreas diversas do Estado: Mata Sul, Agreste, Sertão do Pajeú, Região Metropolitana do Recife e Sertão do Moxotó.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/04


2021

São Caetano inaugura Casa de Apoio para pacientes

A Prefeitura de São Caetano, junto à Secretaria de Saúde municipal inaugurou, ontem, uma Casa de Apoio no Recife. O espaço será destinado para todos os são-caetanenses que precisam vir à capital fazer tratamentos médicos. Os pacientes poderão repousar, fazer as refeições e até pernoitar, se for preciso.

A casa fica localizada na Ria Visconde de Goiana, no bairro Boa Vista, próximo ao IMIP. A localização foi estratégica devido a demanda de pacientes que precisam ir a este hospital. Além do transporte entre as cidades, também foi disponibilizado um carro para que os pacientes possam chegar mais rápido na casa, mediante suas respectivas liberações. “Assim, entendemos que estamos oferecendo todo conforto possível para o nosso povo”, afirmou a secretária de saúde, Nadja Kelly.

“Este era um sonho e um compromisso meu. Estamos entregando com menos de 120 dias de gestão e temos a certeza que estamos realizando o sonho da nossa gente. Não vamos parar por aqui, vamos trabalhar para fazer sempre o melhor para o povo de São Caetano”, completou o prefeito Josafá Almeida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/04


2021

Nazaré aguarda decisão do TRE sobre eleições 2020

O juiz eleitoral de Nazaré da Mata cassou os diplomas de Nino e Pereira, eleitos para prefeito e vice, respectivamente, nas eleições de 2020. O magistrado aplicou também uma multa de 5 mil reais e a proibição de se candidatarem a cargos políticos por 8 anos.

O caso está no TRE aguardando recurso da chapa cassada, que uma vez confirmada pelo pleno do TRE, o prefeito será afastado e a cidade terá uma nova eleição, quem fica no lugar de Nino até o novo pleito é o presidente da Câmara de Vereadores, Nino Filho (PSDB), que por coincidência é o filho do atual gestor.

A condenação, segundo a sentença do juiz da 23 Vara Eleitoral, foi porque o então prefeito teria aproveitado a lei que aprovou o uso dos recursos para o combate a Covid-19 e embutiu estabilidade financeira para todo o funcionalismo (aumento salarial) e uma gratificação para todos os agentes de saúde no mês de julho, o que é totalmente proibido por lei em ano eleitoral,  assim teria potencial para interferir no resultado das eleições, já que cria uma expectativa positiva naqueles que serão beneficiados.

Além de não ser permitido o benefício financeiro 6 meses antes das eleições e até o final do mesmo ano, Nazaré da Mata tem hoje uma folha de pagamentos acima de 54%, o que seria mais um impedimento legal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha