Blog do Magno 15 Milhões de Acessos

29/11


2020

João não descarta diálogo com o PT em caso de vitória

Por Edson Mota - especial para o Blog

Apesar de uma campanha ferrenha com acusações de ambos os lados, o candidato do PSB, João Campos, não descartou uma eventual conversa com o PT em caso de vitória no segundo turno das eleições deste domingo (29).

O socialista afirmou que a conversa com quem pensa diferente é uma parte importante no processo democrático. "O diálogo é uma premissa da minha vida. Principalmente com quem pensa diferente da gente. Sempre tive firmeza das convicções, mas ela não pode ser um impeditivo de dialogar", garantiu.

A expectativa é de que João vote ainda na manhã de domingo no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

Quando vc se sentir triste e perdido, lembre-se dos bozoloides jumentóides nessa data de hoje.


O Jornal do Poder

Confira os últimos posts



20/01


2021

Homenagem a Edvaldo Morais

Se estivesse vivo, o comentarista e radialista Edvaldo Morais completaria, hoje, 72 anos. Para homenageá-lo, fiz uma crônica que postei mais cedo aqui neste blog e escolhi um de seus comentários, exibido há quatro anos, para reproduzir no Frente a Frente de hoje. Confira!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

20/01


2021

Pernambuco volta a proibir eventos devido à pandemia

O governo de Pernambuco anunciou, há pouco, que vai voltar a proibir eventos sociais e corporativos, a partir da segunda-feira (25). A previsão é de que a proibição ocorra por, pelo menos, 30 dias. Também está sendo estudado o fechamento de parques, devido à piora da pandemia no estado.

O anúncio foi feito em pronunciamento transmitido pela internet, devido a um aumento no número de casos graves de pacientes com Covid-19 e de internações. A primeira vez que os eventos foram proibidos foi em março de 2020, com a chegada da pandemia ao estado. A medida durou até setembro.

Atualmente, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, há mil pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das redes pública e privada, em Pernambuco. Na semana anterior, o estado anunciou a proibição de som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e em qualquer outro local que possa provocar aglomerações.

"Entendemos pela suspensão dos eventos sociais e corporativos a partir da segunda-feira (25), pelo prazo de 30 dias. Eles podiam ser realizados, até então, com 150 pessoas", declarou o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes.

De acordo com André Longo, houve aumento de 17% na comparação de 15 dias nos registros de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) - foram registrados 787 casos na segunda semana de janeiro.

"Ainda precisamos manter os cuidados e reforçar a fiscalização. Podemos fechar os parques, onde o abandono do uso da máscara tornou-se quase que uma normalidade, caso não haja mudança de atitude. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vai avaliar essa questão", disse André Longo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

Fundaj celebra 120 anos da APL com palestra

A Academia Pernambucana de Letras (APL) completa 120 anos no dia 26 de janeiro. Para celebrar a data, haverá uma palestra com transmissão pelo canal da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) no YouTube, na mesma data, a partir das 16h. A escritora e antropóloga Fátima Quintas será a palestrante. Os presidentes da APL, Lucilo Varejão Neto, e da Fundaj, Antônio Campos, também participam da solenidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

Esculturas de Brennand: TCE e MPCO entram na parada

Por Mauro Ferreira Lima*

As duas instituições estão de parabéns. Pernambuco agradece. O procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco, assinou o requerimento dirigido ao Tribunal de Contas do Estado e o conselheiro Carlos Porto autorizou a instauração de uma auditoria especial. Este servidor, foi relator das contas da PCR em 2020 e está na coordenadoria de controle externo para formalização dos procedimentos cabíveis a serem tocados.

O TCE deve investigar os extravios e o prejuízo público provocado pelos contumazes furtos, responsabilizando os agentes envolvidos – do prefeito ao seu universo subalterno – responsáveis pelo permissivo desmonte deste parque nos últimos anos.

Que isto chegue realmente a identificar e punir os responsáveis. O horror aqui acontecido foi inusitado pela ousadia. Que sirva de exemplo para que haja mais zelo pelo patrimônio público e para que sejam evitados outros crimes em Pernambuco, como vem acontecendo com ataques a esculturas em locais públicos como pontes, praças e até esculturas em mausoléus familiares em cemitérios do Recife. Estes também têm sido alvo de furtos.

Em 12.01 recente, o vereador Alcides Cardoso informou ao público que encaminhou, em 2020, pedido de informação à PCR sobre o fato do furto das esculturas de Francisco Brennand. Só obteve resposta no último dia 11 e foram informações incompletas, parciais.

A gerência de imprensa da PCR, até o momento, não se pronunciou sobre tais sucessivos episódios e sobre o descaso permanente para com aquele acervo cultural e turístico do povo pernambucano que tem um expressivo valor de mercado.

Este Blog ajudou a denunciar tais fatos. O ataque de 04.12 foi o mais contundente. Outros ataques já vinham acontecendo, há anos, e nada de providências efetivas por quem de direito deveria tomar: PCR e Governo do Estado. Tudo foi um misto de negligência, desídia e descaso!

Uma situação revoltante, infelizmente passível de acontecer em rincões longínquos do 4º mundo. Em países marcados pela pobreza como o Burundi, nos confins centrais da África, é possível se ver algo semelhante. Nestes locais, a impunidade reina absoluta, com zero consequências para seus autores de eventuais crimes como este.

Mas, aguardemos com um mínimo de paciência, pelas conclusões que virão à tona nesta investigação do Tribunal de Contas de Pernambuco.

*Analista Econômico


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

20/01


2021

Frente a Frente homenageia Edvaldo Morais

Comentarista do Frente a Frente pelo menos durante 10 anos, o radialista Edvaldo Morais, que morreu em 2018, completaria, hoje, se vivo estivesse, 72 anos. No programa de hoje, uma homenagem especial ao talentoso jornalista, que atuou na radiofonia pernambucana por 50 anos.

Na homenagem, além da crônica postada neste blog, logo cedo, a reprodução da participação de Edvaldo, há quatro anos, justamente na posse do agora ex-presidente Donald Trump, que hoje deixou o poder nos Estados Unidos. Se você deseja ouvir o programa pela internet clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

Associação Comercial de Pernambuco cria ACP Mulher

A Associação Comercial de Pernambuco – ACP, a mais antiga entidade associativa do setor empresarial do país, realiza, amanhã, a solenidade para nomeação à presidência da ACP Mulher, Diva Cordeiro (foto). O Conselho será um novo braço de trabalho para a entidade, com foco no Empreendedorismo Feminino.

O fortalecimento de políticas institucionais voltadas para o empoderamento de mulheres que fazem diferença na economia de Pernambuco, além do fomento de novos negócios para o segmento, é a missão da ACP Mulher.

O evento acontece no Salão Nobre do Casarão da Associação, no Recife Antigo, a partir das 19h30, na presença do presidente, Luiz Carneiro, do presidente em exercício, Tiago Carneiro, além das representantes das oito comissões que compões o novo e tão necessário projeto.

Na ocasião, a ACP Mulher homenageará mulheres representantes do poder público através da política de Pernambuco, serão homenageadas Luciana Santos (vice-governadora/PE), Isabela de Roldão (vice-prefeita do Recife), Marília Arraes (deputada federal), Priscila Krause (deputada estadual), e Michele Collins (vereadora do Recife).

Ainda será homenageada Marta Dubeux, a primeira mulher presidente da Associação Comercial de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

20/01


2021

Prefeito diz que furaria a fila da vacina e depois desiste

O prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias (PSDB), de 61 anos, desistiu da ideia de furar a fila e ser o primeiro a receber a vacina contra a Covid-19 na cidade. Em coletiva realizada ontem, o gestor deu a carteirada: ninguém antes dele receberia o imunizante, mesmo que ele não pertença aos grupos prioritários para serem imunizados, segundo os planos estadual e municipal de vacinação.

“Amanhã às 8h da manhã serei o primeiro paciente a receber a vacinação na cidade de Natal. Amanhã, às 8h, no Ginásio Nélio Dias”, informou o prefeito.

Após uma repercussão negativa nas redes sociais, o tucano anunciou durante entrevista à rádio local 96 FM, na noite de ontem, que desistiu de passar na frente de quem realmente tem a prioridade de se vacinar, como idosos, indígenas e profissionais de saúde da linha de frente no tratamento de doentes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

Procurador diz que falta caixa para nomear promotores

Em entrevista ao Frente a Frente, o novo procurador de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas, atribui ao déficit orçamentário do Estado o grande número de comarcas sem titulares, mas não estipulou nenhum prazo para que novos promotores sejam designados ao preenchimento dessas vagas. 

Augusto falou sobre a política do MP em relação ao abandono dos idosos e, também, da favelização na Rua do Imperador, invadida por mendigos numa área justamente onde funciona o poder Judiciário. A entrevista vai ao ar às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Se você deseja ouvir pela internet clique no botão rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

Salgueiro vai implementar sistema SEI do TRF 04

Em agenda no Recife, hoje, o prefeito do Salgueiro, Dr. Marcones Sá, esteve reunido com o secretário executivo de Administração de Pernambuco, Luís Eduardo Antunes, solicitando o assessoramento para implementação do SEI (Sistema Eletrônico de Informação).

O sistema criado pelo TRF 04 de Curitiba e utilizado pelos principais órgãos da justiça, como Ministério Público, Tribunal de Contas e alguns Estados, tem o objetivo de realizar toda a gestão de informações como processos administrativos e documentos eletrônicos e todo armazenamento dos documentos no âmbito da Prefeitura.

Com o sistema eletrônico, além da agilidade na burocracia, os gastos com material de impressão podem ser levados a zero, além de toda a sustentabilidade ambiental proporcionada e da grande facilitação de acesso às informações e as instâncias administrativas.

Dr. Marcones disse estar entusiasmado em ter Salgueiro como município pioneiro em Pernambuco a aderir ao sistema SEI. “A gente fica motivado por alguns motivos, primeiro porque o futuro é digital. Segundo, porque ele vai assegurar a eficiência da ação governamental, vai padronizar os meios e vai garantir a segurança, transparência e principalmente a economia”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

Hoje tem show de Matricó no Teatro de Santa Isabel

O sertanejo Paulo Matricó irá apresentar, hoje, o “Pajeú das Flores” e sua poesia no espetáculo “Pajeú de Cantoria e Contações”, dentro da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos. A apresentação será às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Matricó apresenta o show acompanhado por Greg Marinho.

Para adquirir o ingresso do “Pajeú de Cantoria e Contações” basta clicar neste link: http://www.janeirodegrandesespetaculos.com/2021/eventos/pajeu-de-cantoria-e-contacoes-paulo-matrico/


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

CNJ intima TJPE sobre fechamento de comarcas

Houldine Nascimento, da equipe do blog

A conselheira relatora em substituição Flávia Moreira Guimarães Pessoa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), intimou de forma preliminar o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para que se manifeste, em até cinco dias, sobre a Resolução 445/2020, que determina a agregação de 43 comarcas judiciais no Estado. Pessoa tomou essa decisão na noite da última segunda-feira (18) após a Associação de Magistrados de Pernambuco (Amepe) pedir em caráter liminar a suspensão dos efeitos da resolução.

A Amepe argumenta, entre outros pontos, que “a agregação de comarcas dificulta o acesso à Justiça e prejudica a população das localidades atingidas”, que também há “descumprimento do princípio da legalidade em sentido amplo”, além do fato de que “a agregação de comarcas por ato do Tribunal não é admitida pelo Código de Organização Judiciária de Pernambuco”.

A medida de fechar as comarcas também gerou reações de sindicatos e de moradores das cidades afetadas. Em 18 de julho, o Blog informou com exclusividade a intenção do TJPE de fechar comarcas, a partir de um estudo feito pelo próprio Tribunal em maio do ano passado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha