Blog do Magno 15 Milhões de Acessos

25/11


2020

Pesqueira: Cacique Marquinhos perde no TRE por 7×0

Cacique Marquinhos, do Republicanos, teve a maior votação no município de Pesqueira. Ele, no entanto, está sub judice e aguarda decisão da Justiça Eleitoral para ter a confirmação se assumirá ou não o executivo.

Por unanimidade, hoje, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) negou os embargos impostos pela defesa do candidato, por 7x 0. Sendo assim, a decisão caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O julgamento ainda não tem data marcada, o clima da cidade é de incerteza.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

Confira os últimos posts



17/01


2021

Câmara não vai a ato de vacinas do Ministério da Saúde

Houldine Nascimento, da equipe do blog

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), informou que não irá à cerimônia simbólica de entrega das primeiras doses da vacina contra a Covid-19, marcado pelo Ministério da Saúde para amanhã, às 7h, em São Paulo. Houve um convite formal do ministro Eduardo Pazuello, mas Câmara disse que acompanhará o ato do Recife.

"O Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus do Estado estará mobilizado a partir das 7h, no Palácio do Campo das Princesas, para coordenar o início da imunização em Pernambuco", disse por meio de nota.

"A expectativa é que, das 4,3 milhões de doses que serão compartilhadas entre os estados brasileiros, Pernambuco receba, nesse primeiro lote, cerca de 270 mil vacinas que garantirão as duas doses da imunização para 129 mil pessoas, entre profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos que vivem em asilos e indígenas aldeados", prosseguiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

17/01


2021

Pernambucano passa em 1º na Residência médica do Einstein

De Serra Talhada, o jovem médico Isaac Carvalho Alves, 26 anos, desbancou 570 concorrentes ao obter nota máxima e conquistar o primeiro lugar no exame do programa de Residência do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele tem como áreas de atuação a Radiologia, Nutrologia e Clínica Geral.

Isaac é filho do conceituado médico cardiologista José Anastácio Alves, da cidade da Prata, Cariri paraibano, e neto do grande poeta compositor e músico Zé Marcolino.

*Com informações do site Política Parahyba


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/01


2021

Pernambuco chega a 10 mil mortos por Covid-19

Do G1 PE

No dia em que o Brasil teve a aprovação de uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, Pernambuco ultrapassou, neste domingo (17), a marca de 10 mil mortes provocadas pela doença. Os dados estão no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de saúde (SES). Nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim, foram confirmados 482 casos e 27 óbitos.

As mortes confirmadas neste domingo ocorreram entre o dia 9 de junho de 2020, sete meses atrás, e a sexta-feira (15). Segundo o governo, desde o início da pandemia, em março Pernambuco registrou 241.087 casos do novo coronavírus e 10.020 óbitos.

Do total de novos casos, 50 (10,5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 432 (89,6%) são leves. Dos 241.087 casos confirmados desde o início da pandemia, 30.310 são graves e 210.777, leves. Há ocorrências em todos os 184 municípios pernambucanos e no arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra um total de 205.719 pacientes recuperados da doença. Destes, 18.770 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 186.949 eram casos leves.

Mortes

Foram confirmadas, neste domingo, as mortes por Covid-19 de 14 homens e 13 mulheres. As novas mortes são de moradores de Abreu e Lima (1), Afrânio (1), Carpina (1), Caruaru (1), Itapissuma (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Limoeiro (1), Recife (17) e Vitória de Santo Antão (1). Com isso, o Estado totaliza 10.020 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 34 e 96 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (2), 40 a 49 (1), 50 a 59 (2), 60 a 69 (4), 70 a 79 (9) e 80 ou mais (9).

Do total, 24 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (18), diabetes (9), doença renal (5), obesidade (4), doença respiratória (2), hipertensão (1), histórico de tabagismo (1) e doença de Alzheimer (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.

Ocupação de leitos

A ocupação de leitos dedicados à Covid-19, em Pernambuco, neste domingo, está em 77%, sendo 86% das unidades de terapia intensiva (UTIs) e 66% das enfermarias.

Testagem

Desde março, foram realizados 1.019.538 testes para detecção do novo coronavírus em Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/01


2021

Prefeito de Calumbi responde sobre atraso

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Calumbi, através do seu atual prefeito, Erivaldo Jose da Silva - Joelson, considerando que último dia 16/01/2021 foi publicada uma matéria com a chamada: “Aposentados denunciam atraso em Calumbi” no Blog do Magno, respeitável e com grande visibilidade em todo país, vem esclarecer por meio desta nota aos servidores ativos e aposentados e ao povo de Calumbi que a nova gestão tomou conhecimento que existia um parcelamento judicial, adotou providências junto ao jurídico para informar aos interessados e seus respectivos patronos acerca da impossibilidade técnica momentânea.

Portanto, um problema de força maior, corroborado com a recepção extemporânea pela atual gestão das bases de dados contábeis e financeiros, que se encontravam com a gestão anterior, entregue apenas na quinta-feira, 14/01/2021, bem como a instalação de programas, softwares e demais componentes de segurança da informação nos equipamentos de informática do município, que, necessariamente, deve seguir protocolos de segurança instituídos pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN) que opera sob regras estabelecidas pelo Banco Central (BC) para garantir a eficiência da intermediação de recursos e promover a estabilidade financeira.

As instituições financeiras, de forma segmentada, conforme a dimensão de sua exposição a riscos e à relevância de sua atuação junto ao ente municipal mantêm regras rígidas, considerando a riscos relevantes, pois as operações estão sujeitas a regras mais abrangentes e complexas, sem prejuízo da prudência.

Dessa forma, após a conclusão destes procedimentos técnicos, informamos que todos os compromissos financeiros do ente municipal serão devidamente analisados e àqueles que estejam em conformidade serão adimplidos, esse compromisso assumido pela atual gestão é o marco de um novo tempo, de uma gestão eficiente e responsável.

O povo de Calumbi escolheu democraticamente seu prefeito, porém, lamentavelmente, alguns não entenderam que o período eleitoral acabou e que agora nós vamos trabalhar e buscar atender de maneira honesta e proba o povo de minha Calumbi.

Erivaldo Jose da Silva
Prefeito de Calumbi


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

17/01


2021

TCE julga ilegais contratações em Agrestina e Iguaracy

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou ilegais contratações temporárias realizadas no exercício financeiro de 2018 pelas prefeituras de Agrestina e Iguaracy. O entendimento ocorreu em 15 de dezembro, quando foi realizada a última sessão TCE em 2020. O relator dos processos foi o conselheiro substituto Ruy Harten Júnior.

Em Agrestina (n° 1923796-0), 489 contratações temporárias para cargos como professor, agente comunitário e de endemias, assistente social, entre outros, foram julgadas ilegais, sendo negado o registro, sob a responsabilidade do ex-prefeito Thiago Lucena Nunes.

Entre as irregularidades, o relator apontou a não realização de concurso público e ausência de seleção simplificada para os cargos, descumprindo os princípios constitucionais da impessoalidade, da publicidade e da isonomia, sendo aplicada uma multa no valor de R$ 21.473,75 ao ex-prefeito. Já em Iguaracy (n° 1923565-3) 58 contratações temporárias para cargos como assistente social, professor, enfermeiro e agente administrativo foram consideradas ilegais, tendo como responsável o prefeito José Torres Lopes Filho.

Assim como em Agrestina, o relator também apontou a ausência de seleção simplificada e de concurso público como os principais motivadores para o julgamento pela ilegalidade, sendo aplicada uma multa no valor de R$ 12.884,25 ao gestor. O relator ainda determinou ao prefeito que adote todas as medidas necessárias à realização de concurso para o atendimento da demanda de pessoal de natureza permanente.

Os votos foram aprovados por unanimidade. Representou o Ministério Público de Contas na sessão a procuradora Eliana Lapenda Guerra. Os interessados ainda podem recorrer das decisões. 

*Com informações da Assessoria do TCE


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/01


2021

Covid-19 vitima Carvalhido, ministro aposentado do STJ

Por Irineu Tamanini*

Faleceu na madrugada deste domingo, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Hamilton Carvalhido, 78 anos. Ele era casado com a procuradora-geral do Distrito Federal Eunice Pereira Amorim Carvalhido. Morador de Brasília, ele estava internado com Covid-19.

Hamilton Carvalhido nasceu em 10 de maio de 1941, no Rio de Janeiro onde se formou em direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, atual Universidade Gama Filho, em 1963. Pouco depois, ingressou no Ministério Público do Estado da Guanabara, alcançando o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro por dois biênios, entre 1995 e 1999. Paralelamente a sua carreira, foi professor universitário, entre outras, da Universidade Gama Filho, UniCEUB e IESB.

*Jornalista


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

17/01


2021

Secretários de Saúde estão no limite com Bolsonaro

De acordo com a coluna Painel, da Folha de São Paulo, publicada ontem, os secretários de Saúde dos estados estão "no limite" com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Eduardo Pazuello. "Alguns falam que o único caminho daqui para frente é um pedido de impeachment do presidente", escreveu a jornalista Camila Mattoso.

"Eles não receberam nenhuma comunicação sobre o cancelamento da ida do avião brasileiro à Índia, ficaram sabendo pelos jornais. Tampouco foram avisados sobre mudança no calendário de vacinação. Classificam o episódio como um vexame e um fracasso nacional. Gestores estaduais afirmam que o governo e o ministério estão completamente perdidos e que a próxima semana será decisiva no aspecto político", prossegue.

Ainda segundo a coluna, os secretários aguardam reuniões na segunda-feira (18) para definir qual tom vão adotar publicamente. É preciso ponderar que a publicação foi redigida antes dos acontecimentos de hoje, que resultaram na liberação para uso emergencial da Coronavac e na vacinação da primeira pessoa em solo brasileiro, enfermeira Mônica Calazans, em São Paulo..


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/01


2021

PGR abre apuração sobre conduta de Pazuello na crise no AM

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu uma apuração preliminar para analisar a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Amazonas, especialmente sobre a falta de oxigênio que vitimou pessoas e agravou a crise local. A PGR quer saber se o ministro foi informado com antecedência sobre os problemas para o fornecimento de oxigênio no estado. As informações são do G1.

Em documento obtido pela TV Globo, a Procuradoria pede que Pazuello preste informações em 15 dias. “Solicito ao representado [ministro] que envie, em até quinze dias, informações sobre o cumprimento, ou não, de medidas que são de competência do Ministério da Saúde, ante a notícia de que teria sido previamente avisado, na condição de titular da pasta, “sobre a escassez crítica de oxigênio em Manaus por integrantes do governo do Amazonas, pela empresa que fornece o produto e até mesmo por uma cunhada [...] mas não agiu”, diz a PGR.

Pazuello ainda não é formalmente investigado, mas, se a Procuradoria avaliar que há elementos, pode requisitar ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito para investigar o ministro. Na semana passada, o ministro esteve no Amazonas e chegou a reconhecer publicamente a crise do oxigênio.

“Quando cheguei na minha casa ontem, estava a minha cunhada. O irmão não tinha oxigênio nem para passar o dia. 'Ah, acho que chega amanhã. O que você vai fazer?' Nada. Você e todo mundo vai esperar chegar o oxigênio para ser distribuído”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/01


2021

Pazuello diz que distribuição da vacina começa amanhã

O Globo

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou neste domingo que iniciará a distribuição de doses de vacina contra Covid-19 na segunda-feira a partir das 7h, com ajuda das forças armadas, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial de dois imunizantes. Segundo Pazuello, as doses serão distribuídas de forma proporcional aos estados e de forma simultânea.

"Todas as doses recebidas serão distribuídas de forma proporcional ao estado e simultaneamente. Qualquer movimento fora dessa linha está em desacordo com a lei. Está em desacordo com a lei. Está em desacordo com a lei. Ponto. Eu não sou representante da lei. Qualquer movimento disso está em desacordo com a lei ", afirmou o ministro, em coletiva de imprensa.

Na tarde deste domingo, a Anvisa aprovou o uso emergencial da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e da vacina de Oxford, do laboratório AstraZeneca com a Fiocruz. Dez minutos após a reunião, o governador de São Paulo, João Doria, participou de um evento no qual uma enfermeira recebeu a primeira dose da Coronavac.

A vacina do instituto paulista é o único imunizante imediatamente à disposição das autoridades brasileiras. O governo brasileiro negociou na semana passada a remessa de 2 milhões de doses da vacina de Oxford compradas da Índia, mas o envio dos fármacos atrasou.

Questionado sobre o andamento da negociação sobre a vacina de Oxford, Pazuello informou que é "muito provável" que a entrega do produto ocorra no começo da semana.

"É muito provável que  a gente consiga coordenar a entrega para o começo da semana. Estamos nas negociações diplomáticas para entrega. Todas medidas que cabiam ao governo federal foram executadas ", afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/01


2021

Enfermeira é 1ª pessoa a ser vacinada contra Covid no Brasil

São Paulo vacinou a primeira pessoa contra a covid-19, hoje, antes do Ministério da Saúde lançar a campanha nacional de imunização contra o coronavírus. A escolhida foi a enfermeira Mônica Calazans. Ela é negra, tem 54 anos e trabalha na UTI do hospital Emílio Ribas. Também é obesa, hipertensa e diabética.

Mônica recebeu uma dose da CoronaVac momentos depois da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) conceder autorização para o uso emergencial do imunizante. 

*Com informações do Poder 360


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/01


2021

Deputada Fabíola Cabral é vista em festa no RN

EXCLUSIVO

Houldine Nascimento, da equipe do blog

A deputada estadual Fabíola Cabral (PP) foi flagrada em uma festa em Nísia Floresta, na Grande Natal, no Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (15). A comemoração intitulada White Oasis ocorreu no Espaço di Trento, uma casa de eventos da cidade potiguar, e contou com apresentações musicais, entre elas a do DJ pernambucano Jopin.

O Blog teve acesso a imagens que mostram a parlamentar sem máscara, perto de várias pessoas também sem proteção. No vídeo, é possível ouvir um trecho da música "Meia-noite", de Zé Vaqueiro, uma das atrações da festa.

Conforme o Blog apurou, quase três mil pessoas participaram do evento, o que gerou protestos nas redes sociais devido às aglomerações provocadas.

“Isso sim é falta de empatia e respeito com os que já se foram, vítimas da Covid. Absurdo!”, escreveu a internauta Regina Brito.

“Vistos a olhos nus: a ignorância, o desrespeito ao próximo, o egoísmo individualista dos medíocres, a hipocrisia dos discursos de humanidade... as máscaras caídas. Não é questão de ideologia, é maldade mesmo”, comentou Estevão Lucio.

“Eu precisei me medicar pra poder dormir! Onde está o Ministério Público, Polícia Ambiental? Estamos em uma pandemia, hospitais lotados, p****”, desabafou Edi Germano.

Em sua conta oficial no Instagram, o DJ Jopin fez referência à festa ao publicar imagens e uma mensagem: “Estava com muita saudade disso, parabéns galera da @conceitohemotion muito massa tudo lindo.”

Por meio de decreto, o Governo do Rio Grande do Norte recomenda aos municípios "a adoção de medidas necessárias para a suspensão de shows e eventos públicos ou privados de massa". 

Até o momento, foram confirmados 129.549 casos de Covid-19 e 3.173 pessoas morreram pela doença em todo o estado, segundo dados da Secretaria de Saúde. Em Nísia Floresta, houve a confirmação de 764 pessoas contaminadas e 12 óbitos, conforme atesta informativo da Secretaria de Saúde do município.

Já em Pernambuco, o boletim epidemiológico divulgado ontem informa que 240.605 foram infectadas pelo novo coronavírus, com 9.993 mortes registradas devido à doença.

A reportagem procurou a deputada Fabíola Cabral e o DJ Jopin para que se pronunciassem sobre o caso, mas não obteve resposta até o momento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha