Blog do Magno 15 Milhões de Acessos

24/11


2020

Brasil e Amapá ao deus-dará

Por José Nêumanne*

Em 3 de novembro, choveu forte no Amapá, e um incêndio na transmissora privada de eletricidade para a rede paralisou o fornecimento do Estado em cujo território corre o rio Oiapoque, no extremo norte do mapa do Brasil. No sábado 21, 17 dias depois, o presidente Jair Bolsonaro deu o ar de sua desgraça, inaugurou um gerador a Diesel, prometeu não cobrar a conta da luz que não foi entregue e pediu votos para José Samuel, irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, escolhido para o posto na Mesa em eleição fraudulenta com 81 eleitores e 82 votos. Pobre Amapá nas trevas, miniatura do Brasil, em cujo mapa no  extremo oposto fica o rio Chuí, durante o maior apagão de gestão da História.

Enquanto no Estado sem força, o povo sofre sem água nem urna e não se decidiu quem é o responsável pelo inferno de calor, treva e seca. E não faltam suspeitos. O primeiro deles é a privatização. A responsável pela transmissão de energia no estado do Amapá, desde 2008, é a Linhas de Macapá Transmissora de Energia, que até o ano passado pertencia à empresa espanhola Isolux, que venceu o leilão de privatização da Linhas de Macapá Transmissão de Energia em 2008, mas a transferiu no ano passado à Gemini Energia. A transmissão passou a depender de concessões de transmissão de empresas privadas, que não prestam o melhor serviço do mundo. O Valor Econômico informou que documentos do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema (ONS) atestam que a subestação atingida opera há mais de dois anos no limite de sua capacidade.

Da discussão em torno da privatização, quimera do liberal Paulo Guedes, que mantém o emprego, mas abandonou as convicções, a responsabilidade pelo caos é transferida para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É ocioso lembrar que as agências que, em teoria, fiscalizam as empresas para as quais foram repassadas subsidiárias das antigas estatais, sempre foram dirigidas por paus-mandados dos governantes federais de plantão. O caso mais angustiante, mas não o único, é o da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dirigida pelo contra-almirante Antônio Barra Torres, negacionista e bajulador do presidente Bolsonaro. André Peppitone foi nomeado para a presidência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em agosto de 2018 pelo ex-presidente Michel Temer. O diretor do ONS,  Luiz Eduardo Barata Ferreira, é petista, foi nomeado por Dilma Rousseff e reconduzido por Temer. Peppitone e Barata foram afastados dos cargos pelo juiz federal João Bosco Costa Soares Batista como óbvios culpados. E as diretorias foram mantidas por decisão do 1.ª Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1).

A mera leitura do parágrafo anterior permitirá ao leitor ter uma ideia do saco de gatos que mantém o povo de Macapá no inferno de Dante Alighieri na vida real. Aneel e ONS mantêm relações estreitas com o Ministério das Minas e Energia. O ministro é o contra-almirante Bento Albuquerque que, ao contrário de seu chefe imediato, o capitão Jair Messias, viajou para o Estado em pane duas vezes antes da terceira, agora em companhia do próprio no sábado passado. Dois dias antes, respondeu, meio irritado, a um repórter que ele já tinha cumprido seu dever ao mandar publicar no Diário Oficial instruções para a retomada da normalidade. Em seguida, outra chuva provocou mais um apagão. Que lambança, hein?

Na sexta-feira, 20, o presidente Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Rio (TJ/RJ), desembargador Bernardo Garcez. Este fugiu da imprensa escondendo-se atrás de uma pilastra, onde, imaginou, não seria visto. Como lembrou O Antagonista, Garcez integra o órgão especial que julgará denúncia do MP/RJ contra o senador sonso Flávio Bolsonaro, primogênito do capitão.

No sábado, 21, após ter acompanhado o fiasco de candidatos por ele apoiados, de forma criminosa, em lives gravadas em próprios públicos, o chefe do governo foi a Macapá a convite do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre. Este perdeu, em 2014, a eleição para o governo do Amapá e conquistou, em 2018, vaga para o Senado, cuja presidência ocupou em fevereiro de 2019 em eleição fraudada, na qual de um total de 81 senadores 82 “votaram”.

Na viagem-relâmpago dos dois presidentes de Poderes, Bolsonaro e Alcolumbre, foi inaugurado, pasme a Nação, um gerador a óleo Diesel, que não encerrou o calvário do rodízio de eletricidade. Pois a providência que o contra-almirante Bento, também protagonista do ridículo atroz, mandou publicar dela não deu cabo. O povo do Amapá, que garantiu a sobrevida de José Sarney na política, quando o ex-presidente foi enxotado do Estado em que reinava, o Maranhão natal, na certa não terá muito a se orgulhar do fato de ter fornecido a tragédia pronta para definir o país inteiro. Como faz com  fúria contra a imunização da covid-19, o chefe do Executivo fez propaganda do irmão do comparsa do Centrão, que preside o Legislativo, sem a menor cerimônia. E este não se fez de rogado ao produzir a pérola que não é besta de jogar aos porcos: “o maior prejudicado com o apagão é meu irmão”. Outra rima que não é solução. Essa versão nortista das irmãs Cajazeiras da telenovela O Bem Amado, de Dias Gomes, inspira Bolsonaro a usar sem medo de ser feliz a retórica de Odorico Paraguaçu, de Sucupira.

Em homeagem à “banana, menina, tem vitamina, engorda e faz crescer”, esta não é a republiqueta de bananas, mas, sim, o principado das trevas, sob um príncipe que dispensa o cérebro para governar com o fígado azedo. O coitado do Amapá continua ao deus-dará, produzindo mais uma mísera rima, que não é solução de nada. E o Brasil todo idem ibidem.

*Jornalista, poeta e escritor


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

Confira os últimos posts



19/01


2021

Uma adega de primeiro mundo

Recife ganhou, hoje, a Adega do Futuro, na Rua do Futuro, 634, algo digno de primeiro mundo. Fui convidado para o avant-première da sofisticada casa, que ocupa o espaço do antigo restaurante Via Appia. Tudo nela é sofisticado, desde a máquina italiana Winefit Evo, dispensadora de vinhos em taça, que oferece dosagens a critério do cliente, à gastronomia contemporânea. É a primeira do Brasil e a quinta do mundo.

A Adega do Futuro está instalada numa área com mais de 750 metros quadrados, dividida em cinco ambientes, dos quais um exclusivo para reservas corporativas, com uma acústica impecável. A adega comporta 1,8 mil garrafas de vinhos, com rótulos envolvendo 14 países. Seus vinhos são focados em garrafas magnus e double magnus, estilos atrativos para os amantes da bebida e dos que estão em busca dela.

"A intenção foi fazer uma harmonização do princípio ao fim", diz Lucas Viana, proprietário da adega. Viana, que morou por 14 anos em Portugal, e sua esposa Joseane Alves, se espelharam nas mais modernas e criativas casas de vinho do mundo para o start do projeto pioneiro do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

19/01


2021

Solidariedade decide apoiar candidatura de Baleia Rossi

O partido Solidariedade anunciou que mudou de lado na eleição para a presidência da Câmara e, agora, passará a apoiar o candidato Baleia Rossi (MDB-SP).

Antes, a bancada de 14 deputados vinha apoiando a candidatura do principal concorrente de Baleia, o deputado Arthur Lira (PP-AL). O Solidariedade havia anunciado apoio a Lira ainda em dezembro, no lançamento da campanha do político. A mudança foi definida em reunião da executiva nacional da legenda.

A eleição que definirá o novo presidente da Casa será no dia 1º de fevereiro e terá votação presencial, apesar do aumento no número de casos de Covid-19. O formato foi definido nesta segunda pela Mesa Diretora da Câmara.

Nos bastidores, apesar do apoio declarado a Baleia Rossi, integrantes da bancada afirmam ter maioria de votos a favor de Lira. Esses parlamentares afirmam que a mudança de apoio formal representa a posição dos demais membros da executiva do partido, e não necessariamente dos deputados.

Em nota divulgada pelo partido, o presidente da sigla, Paulinho da Força (SD-SP), citou a defesa da democracia e autonomia das decisões do Congresso para justificar a adesão à candidatura de Baleia.

Segundo a nota, a crise sanitária só será superada “com soluções bem negociadas pelos poderes Executivo e Legislativo, sem subordinação de qualquer espécie”.

“Por essas razões, incluindo o necessário enfrentamento pelo poder Legislativo na tão dramática pandemia, na crise econômica e no gravíssimo desemprego de milhões de trabalhadores brasileiros, que o Solidariedade decide apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal para o biênio 2021/2022”, diz um trecho da nota.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Cinco municípios ainda precisam retirar doses da vacina

Até a noite de hoje, 179 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha tinham retirado as doses de CoronaVac distribuídas pelo governo do estado, na primeira fase da vacinação contra a Covid-19. Cinco cidades, Camutanga, Condado, Ferreiros, Macaparana e São Vicente Ferrer, ainda não buscaram os imunizantes, segundo o estado. As informações são do G1/PE.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as 270 mil doses da vacina enviadas pelo governo federal foram distribuídas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco. A partir daí, cabe a equipes de saúde de cada cidade retirar as doses.

O governo informou, ainda, que as cinco cidades alegaram problemas logísticos e "vão fazer retirada na quarta-feira (20)". Esses municípios ficam na 12ª Geres, localizada no interior de Pernambuco, na Zona da Mata Norte do estado.

Sendo assim, 97% das cidades já retiraram suas vacinas para começar a imunizar a população. Segundo o governo a expectativa é de vacinar, pelo menos, 3 milhões de pessoas nas quatro primeiras etapas da fase 1, a depender do envio de doses pelo governo federal.

Na primeira etapa, estão incluídos profissionais de saúde que atendem pessoas com Covid-19, indígenas aldeados, idosos em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados.

O estado informou que não foi possível fazer o balanço do número de vacinados, nas primeiras horas da campanha. Segundo o governo, os municípios enviam os dados ao governo federal, que não tinha disponibilizado as informações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Araripina inicia campanha de vacinação contra a Covid

A campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início, hoje, em Araripina. A primeira vacinada foi a Irmã Regina Maria de Sá, de 80 anos, que durante 32 anos foi diretora do Hospital e Maternidade Santa Maria e contribuiu incansavelmente para a saúde pública da cidade. No mesmo ato, Maria Alessandra Fernandes, 54 anos, técnica de enfermagem com 22 anos de atuação na saúde, foi a segunda imunizada. Ambas representam os grupos iniciais que serão vacinados a partir de amanhã.

Nesta primeira fase da etapa 1, profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia serão vacinados. A orientação do Ministério da Saúde é que o intervalo entre a primeira e a segunda dose seja de 30 dias. Os idosos a partir de 75 que também fazem parte do grupo prioritário da primeira fase e os grupos prioritários das fases 2,3 e 4 serão vacinados conforme novos lotes de vacinas forem enviados para a Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito do município, Raimundo Pimentel, comemorou o início da campanha de vacinação exercendo sua função de médico ao aplicar a primeira dose em Irmã Regina. “Neste dia histórico, Araripina inicia sua campanha de vacinação contra a Covid-19. A esperança se renova em nossos corações e agora faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para vacinar os araripinenses. Vamos cumprir o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde e continuar em alerta com as medidas de prevenção. Fazendo isto, em breve poderemos comemorar o fim da pandemia. Deus abençoe Araripina e seu povo!”, disse o gestor.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

19/01


2021

Petrolina vacina técnica de enfermagem em ato simbólico

Atuante durante toda a pandemia na linha de frente no combate ao coronavírus, a técnica em enfermagem Edneide Souza foi a primeira petrolinense a receber a vacina da Covid-19. A escolha da profissional foi uma homenagem a todos os trabalhadores de saúde para marcar o início da imunização na capital do Sertão do São Francisco, na tarde de hoje. 

Edneide Souza, 42 anos, dedica-se à enfermagem há mais de duas décadas. Atualmente, a técnica trabalha no hospital de campanha municipal, cuidando de pacientes com covid-19. Além de Edneide, foram vacinadas no ato simbólico a enfermeira da atenção básica Andrea Formiga e a técnica de enfermagem Joana Cariri, ambas também atuam na linha de frente contra o coronavírus e são da rede municipal.

Junto com as profissionais de enfermagem serão vacinados, nessas primeiras semanas, mais de 2.500 trabalhadores da saúde envolvidos diretamente no enfrentamento ao vírus. Também serão imunizados idosos atendidos em abrigos e outros serviços de longa permanência. Com isso, Petrolina aplicará as 8.506 doses que foram enviadas pelo Governo Federal no primeiro lote.

O prefeito Miguel Coelho agradeceu a dedicação dos profissionais de saúde, ressaltou a necessidade da população acreditar na vacina e manter os protocolos de prevenção à covid-19. "Não tem como chegar nesse dia e não lembrar dos que perderam as vidas nessa pandemia. Então, apesar da grande esperança que chega com a vacina, continuamos enfrentando um momento muito doloroso. Por isso, expresso minha gratidão a todos os profissionais que estão nessa luta e clamo à população para acreditar na vacina e continuar se protegendo. Vamos juntos superar essa pandemia e ter dias melhores em Petrolina e em todo o Brasil", falou o prefeito sertanejo.

Petrolina perdeu 166 vidas para a covid-19. Ainda assim, a cidade sertaneja é a que tem a menor mortalidade por coronavírus entre todos os municípios com mais de 200 mil habitantes no Nordeste. A meta da equipe de saúde de Petrolina agora é concluir a aplicação das 8.506 doses em duas semanas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Editorial traz orientações sobre a vacinação no Brasil

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre a descrença que há com relação a vacina de combate o novo coronavírus e já está sendo aplicada no Brasil. O opinativo também trouxe informações e orientações com relação a imunização. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

19/01


2021

Yves diz que Matuto é um mentiroso contumaz

O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), desmentiu com veemência a informação divulgada pelo ex-gestor do município, Júnior Matuto (PSB), neste blog, dando conta de que o Tribunal de Contas da União (TCU) garantiu a legalidade do pagamento de honorários advocatícios com recursos do extinto Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério).

De acordo com o atual prefeito, ao fiscalizar a aplicação de recursos dos precatórios do fundo, o TCU constatou que eles foram utilizados para a realização de despesas não enquadradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino. "Essa é a situação do ex-prefeito, que depositou recursos dos precatórios do Fundef em conta de uso geral. Ao invés de depositá-los em conta específica, resolveu realizar transferência para contas de caráter geral, com o objetivo descarado de burlar a lei", esclareceu Yves.

Ainda segundo o emedebista, tal situação, inclusive, não possibilitou o TCU estabelecer uma conexão lógica entre os recursos dos precatórios e as despesas que deveriam ser de acordo com o que preconiza a lei.

Em relação às críticas do ex-gestor socialista, que classificou as denúncias como infundadas, o chefe do Executivo municipal afirmou que ele sempre nega com cara de pau as irregularidades administrativas praticadas em sua administração. "Foi assim quando ele foi afastado da prefeitura por duas vezes em razão de graves denúncias de desvio de recursos dos cofres públicos. Seremos implacáveis no combate à corrupção. Em respeito ao dinheiro do povo, vamos dar publicidade a todas as ilegalidades cometidas pelo ex-prefeito no exercício do seu mandato, doa em que doer", arrematou Yves.

Em audiência na tarde de ontem com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dirceu Rodolfo, ele fez menção ao desvio de recursos do Fundef na gestão anterior. O magistrado aproveitou a ocasião para manifestar sua profunda admiração pela trajetória de homem público sério e probo, trilhada por Yves ao longo de quase 40 anos de vida pública. Fez, ainda, alusão as 29 contas dele aprovadas por aquele egrégio tribunal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Noronha inicia vacinação de profissionais de saúde

Os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos do Arquipélago de Fernando de Noronha começaram a ser vacinados, hoje, contra a Covid-19. Após Pernambuco receber, ontem, o primeiro lote dos imunizantes, o Governo do Estado enviou à ilha 380 doses da CoronaVac – Instituto Butantan, que contemplarão 190 pessoas. Entre elas, está Dandara Matias Guedes, de 31 anos, a primeira noronhense vacinada da ilha. Ela atua como coordenadora de vigilância sanitária e está na linha de frente da Covid-19 desde o início da pandemia, tendo contribuído para testagens em massa e investigações epidemiológicas.

“Agora, com a chegada da vacina, poderemos ter um pouco mais de tranquilidade e esperança no amanhã. O governador Paulo Câmara assumiu o compromisso de resguardar a saúde de todos os pernambucanos, disponibilizando a vacina para as diversas regiões do Estado. Estou muito feliz e emocionado em saber que os noronhenses, começando pelos profissionais de saúde, serão vacinados e vão poder, pouco a pouco, voltar à normalidade que tanto sonhávamos”, comemorou o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.

O gestor destacou que a imunização dos idosos será feita em domicílio, com a equipe de unidade de saúde da família (USF) visitando a casa de cada um deles para aplicar a vacina. “A previsão é de que até as 12h de amanhã todos sejam vacinados”, concluiu Rocha, calculando que serão imunizados 160 profissionais de saúde e 30 idosos cadastrados e acompanhados pela USF. Como a administração de Noronha recebeu as duas doses previstas para serem tomadas por pessoa, ele reforçou que, durante os 21 dias de espera até a segunda dose, as vacinas serão armazenadas adequadamente na ilha.

Para Dandara, ser a primeira ilhéu a receber a vacina confere a ela uma sensação de dever cumprido. “Desde março, a gente está na luta atrás de pessoal, fazendo prevenção, conscientizando e cuidando das pessoas. A sensação é muito boa, mas ainda não acabou. A gente continua na luta contra o novo coronavírus”, disse a coordenadora de vigilância sanitária, reforçando que as pessoas precisam continuar colaborando, com a utilização de máscaras e álcool em gel, para que Fernando de Noronha se mantenha sem casos graves.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Profissional de saúde é a 1ª vacinada em Serra Talhada

A profissional de saúde Maria do Carmo da Silva, de 62 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19, no município de Serra Talhada, hoje.

A vacina foi aplicada pela secretária de Saúde do município, Lisbeth Rosa Lima, que é enfermeira de formação, durante o lançamento da campanha de vacinação no Hospital São José, onde funcionam os leitos de retaguarda e o Centro Municipal de Covid do município.

Maria do Carmo da Silva é técnica de enfermagem e vacinadora da Unidade Bom Jesus I. Apesar de ser grupo de risco, ela decidiu permanecer trabalhando na unidade, reforçando o atendimento à população. "Eu fiquei muito emocionada em ser escolhida pelo município para ser a primeira pessoa a receber a vacina, um momento de muita alegria. Tomei a primeira dose, vou continuar me cuidando e daqui trinta dias vou tomar a segunda dose", comemorou a profissional.

Acompanhando a aplicação da primeira vacina, a prefeita Márcia Conrado destacou a importância do dia de hoje no combate ao coronavírus. "O grande dia chegou, hoje recebemos 1.722 vacinas, que serão divididas em duas doses, onde vamos poder imunizar 861 serra-talhadenses, iniciando pelos profissionais de saúde que atuam nos Leitos de Retaguarda, no Centro de Covid, no PNI, no Laboratório Municipal e na Atenção Básica", disse a gestora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Gerente da Anvisa fala sobre a vacina no Frente a Frente

No Frente a Frente de hoje, a farmacêutica e bioquímica Suzie Marie Gomes, gerente da Anvisa e especialista em regulação e vigilância sanitária, dá, com exclusividade, orientações aos que vão se vacinar contra a Covid-19, quebra preconceitos da Coronovac, vacina com apenas 54% de eficácia, e faz algumas advertências.

Segundo ela, quem tomar a vacina só estará imunizado 100% na segunda dosagem, 15 dias após a primeira. A entrevista vai ao ar durante o programa, que começa às 18 horas, com transmissão pela Rede Nordeste de Rádio, cuja cabeça de rede é a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima, no horário do programa, ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/01


2021

Anderson: Mesmo com a vacina, devemos nos cuidar

A vacinação contra a Covid-19, no município do Jaboatão dos Guararapes, teve início hoje, e quem recebeu a primeira dose foi a técnica de enfermagem do SAMU, Nayara Silva Rodrigues. Nesta primeira remessa, são 13.356 doses que serão aplicadas nos profissionais de saúde que atuam em UTI Covid, SAMU, enfermaria SRAG, UPA, vacinadores, coletadores de RTPCR e equipe da Vigilância Epidemiológica que trabalha diretamente nos casos da pandemia. Amanhã, a vacinação também atenderá aos 1.200 idosos e funcionários das 24 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas em Jaboatão.

O prefeito Anderson Ferreira acompanhou as primeiras aplicações, na base do SAMU, em Piedade, e ressaltou a importância da vacinação. “Essa vacina renova as nossas esperanças. As doses virão por etapas, por isso é fundamental que todos mantenham o uso da máscara, a higienização e o distanciamento social, até todos estarem imunizados. Tão importante quanto a vacina, são os cuidados que devemos tomar”, ressaltou.

Anderson também garantiu que Jaboatão está preparado para vacinar o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. “Vamos fazer o agendamento da data, hora e local através do aplicativo De Olho na Consulta, que pode ser baixado no celular e terá uma aba exclusiva para a vacinação contra a Covid-19. Mas também teremos pontos nas policlínicas da rede municipal de saúde, onde nosso pessoal dará apoio a quem necessitar. O agendamento é importante para evitar aglomerações. Além disso, vamos identificar quem precisa ser atendido em domicílio e também marcaremos a vacinação em um local próximo à residência da pessoa”, explicou.

Conforme a chegada das doses, serão montados pontos estratégicos para atender às pessoas que agendarão a vacinação. “Já temos estrutura, câmaras frias para armazenar mais de 600 mil doses e pessoal treinado. Montaremos pontos de drive-thru. Jaboatão é referência no cumprimento de metas de vacinação e agora o esforço será ainda maior”, assegurou o prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha