Lavareda

19/10


2020

Ibope: Geraldo é o prefeito mais desaprovado do NE

JC Online

Após sete anos e 10 meses de gestão, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), se despede do cargo amargando o título de gestor mais mal avaliado do Nordeste e o quinto com a maior desaprovação entre as capitais de todo o Brasil. De acordo com a pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, o socialista tem 55% de desaprovação, ante aprovação de 40% dos recifenses.

Na outra ponta, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), obteve o melhor desempenho entre as 26 capitais pesquisadas pelo Ibope, que ouviu eleitores para saber quem eram os melhores prefeitos. Ele tem 85% de aprovação e 12% de desaprovação.

Assim como Geraldo e ACM Neto, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), não pode concorrer à reeleição, pois já está no segundo mandato. O pedetista é aprovado por 66% dos fortalezenses e desaprovado por 29%. Com isso, no Nordeste, ele fica atrás apenas do gestor soteropolitano.

Apesar do resultado favorável, Roberto não consegue transferir sua popularidade para seu candidato, o deputado estadual José Sarto (PDT), que tem 16% das intenções de voto e está em terceiro lugar no Ibope. Situação parecida vivem os prefeitos de Teresina, no Piauí, Firmino Filho (PSDB), e de São Luiz, no Maranhão, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Com aprovação superior a 55%, os gestores veem seus indicados à sucessão correrem o risco de ficarem de fora da disputa de um eventual segundo turno.

Em João Pessoa, na Paraíba, o cenário é ainda mais adverso para a candidata do prefeito Luciano Cartaxo (PV), que não pode concorrer à reeleição por estar já há quase oito anos à frente da administração municipal. Lá, Edilma Freira (PV) não empolgou e vem patinando nas pesquisas, com apenas 5% das intenções de voto.

De acordo com o cientista político e professor da Faculdade Damas Elton Gomes, isso acontece porque a transferência de popularidade é mais difícil se comparada à transferência de rejeição.

Além disso, conta ele, outros fatores podem se impor na hora do eleitor decidir em quem votar, como uma eventual união do candidato com outras forças políticas que podem ser consideradas impopulares.

"Há uma maior facilidade de repassar o lado negativo para quem recebe o apoio de quem está na cadeira de prefeito. Isso porque, certamente, aquela pessoa já tem uma posição demarcada em relação à gestão, que pode ter mais de 40% de aprovação, mas, por outro lado e ao mesmo tempo, acumular um considerável índice de reprovação", explica o professor. "O eleitor que rejeita quem está na cadeira de prefeito tende a rejeitar também quem recebe seu apoio. O oposto não necessariamente é verdade", completa.

Mesmo com essa tendência, o prefeito do Recife não tem atrapalhado o voo do seu candidato, o deputado federal João Campos (PSB). O filho do ex-governador Eduardo Campos está entre os três candidatos com maior percentual de intenção de votos nas capitais do Nordeste, atrás apenas de Bruno Reis (DEM), em Salvador, com 42%. Segundo a pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, João tem 33% das intenções, número idêntico ao obtido pelo candidato à reeleição em Natal, no Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PSDB). Na capital potiguar, o índice de aprovação de Dias chega a 63%.

Quem também concorre à reeleição aprovado pela maioria dos eleitores é o prefeito pedetista de Aracaju, Sergipe, Edvaldo Nogueira. O gestor tem 58% de aprovação e tem 32% das intenções de voto, o que o torna líder da disputa, segundo aponta pesquisa Ibope. Ele é seguido por Delegada Danielle (Cidadania), que tem 21%.

Para o cientista político e sociólogo Antônio Lavareda, a avaliação do prefeito Geraldo Julio não tem influenciado negativamente o desempenho de João Campos porque o parlamentar tem focado sua campanha em si e na figura do pai. "A campanha de João Campos está fortemente centrada na sua figura, na figura pessoal, apresentando o jovem deputado. Além disso, rearma muito a escola política que teve com o ex-governador Eduardo Campos, que, das lideranças políticas de Pernambuco, é a que tem a melhor avaliação retrospectiva. Tudo isso contribuiu para levá-lo à condição de líder nas pesquisas", afirmou o especialista.

Desaprovado por 49% da população de Maceió, em Alagoas, o atual prefeito da cidade, Rui Palmeira (sem partido), também não tem sido empecilho para o candidato apoiado pela gestão, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB). O emedebista divide o primeiro lugar da disputa pela prefeitura com JHC, que fora derrotado por Palmeira em 2016. Mendonça tem 26% das intenções de voto, enquanto o socialista registra 25%.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

Confira os últimos posts



04/12


2020

Confira a nova composição da Mesa Diretora da Alepe

Na tarde de hoje, os deputados estaduais pernambucanos votaram para eleger a nova Mesa Diretora da Casa. O atual presidente, deputado Eriberto Medeiros (PP), foi reeleito com 31 votos, derrotando o seu adversário Álvaro Porto (PTB) que recebeu apenas 14. Confira abaixo a lista completa da nova formação da Mesa:

PRESIDÊNCIA: Eriberto Medeiros (PP)

1ª VICE - PRESIDÊNCIA: Aglailson Victor (PSB)

2ª VICE - PRESIDÊNCIA: Manoel Ferreira (PSC)

1ª SECRETARIA: Clodoaldo Magalhães (PSB)

2ª SECRETARIA: Cleiton Collins (PP)

3ª SECRETARIA: Rogério Leão (PL)

4ª SECRETARIA: Alessandra Vieira (PSDB)

SUPLENTES

1ª SUPLÊNCIA: Antônio Fernando (PSC)

2ª SUPLÊNCIA: Simone Santana (PSB)

3ª SUPLÊNCIA: Joel da Harpa (PP)

4ª SUPLÊNCIA: Henrique Queiroz Filho (PL) 

5ª SUPLÊNCIA: Dulci Amorim (PT)

6ª SUPLÊNCIA: Fabíola Cabral (PP)

7ª SUPLÊNCIA: Romero Albuquerque (PP)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

04/12


2020

Presidente da Alepe comenta maiores desafios após reeleição

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP) seguirá na Presidência da Alepe até 31 de janeiro de 2023. Ele recebeu 31 votos de 47 parlamentares que compareceram para votação, hoje. Ao blog, ele fala sobre os principais desafios à frente da Casa após ser reeleito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

04/12


2020

Clodoaldo segue na 1ª Secretaria da Alepe

Por Houldine Nascimento - da equipe do blog

O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) também atingiu a votação para permanecer à frente da 1ª Secretaria da Alepe. O parlamentar era candidato único para o posto e não enfrentou dificuldades no pleito: recebeu 43 votos de 47 possíveis.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2020

Eriberto impõe derrota acachapante a Porto

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

O deputado Eriberto Medeiros (PP) foi reeleito para a Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele recebeu 31 votos e, com isso, derrotou o petebista Álvaro Porto, que contabilizou apenas 14. Houve um voto branco e um nulo. Eriberto agora segue à frente da Casa até 31 de janeiro de 2023.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

MARCOS MORAIS

E geralmente os candidatos que você diz que irão ganhar perdem de lavada.

MARCOS MORAIS

Como eu já havia dito antes Magno você não acerta uma. Todas as suas análises a respeito de eleições dão erradas.


Banco de Alimentos

04/12


2020

Duque e Márcia Conrado participam da ordem de serviço do Sesc

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), e a prefeita eleita, Márcia Conrado, participaram, ontem, da abertura oficial da 21ª Exposerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada. O evento acontece de 03 a 05 de dezembro em formato híbrido, de acordo com os protocolos da Covid-19. As informações são do blog do Júnior Campos.

Durante a solenidade de abertura do evento promovido pela CDL Serra Talhada e SindCom, com apoio do Sebrae, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do SESC – Serviço Social do Comércio, que juntamente com o Senac receberá um investimento na ordem de R$ 35 milhões do Sistema S.

O Sesc Serra Talhada será um complexo de lazer para atender os trabalhadores do comércio e seus familiares, além do público em geral. Construída em terreno doado pela Prefeitura Municipal, a unidade contará com parque aquático multifuncional, com restaurante panorâmico e academia de ginástica, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta, lanchonete, bloco administrativo, estacionamento e o Armazém Social Empreendedorismo, um espaço de multiuso com área útil de 6 mil metros quadrados.

O prefeito Luciano Duque parabenizou os organizadores da 21ª Exposerra e agradeceu ao Sistema S, em nome do presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, pelos investimentos em Serra Talhada. “Com muito orgulho pudemos anunciar o início das obras do Sistema S em Serra Talhada, que contará com as unidades do Sesc e Senac. Inicialmente demos a ordem de serviço do Sesc, um equipamento voltado para o lazer, com parque aquático, restaurante, academia, campo de futebol, um equipamento grandioso que terá um papel de grande importância e relevância sociológica para o nosso povo”, afirmou.

A prefeita eleita, Márcia Conrado, destacou a capacidade de reinvenção da Exposerra e reafirmou seu compromisso em fortalecer as parcerias exitosas em sua gestão a partir de 2021. “É um imenso prazer participar da abertura da 21ª Exposerra, que esse ano acontece em formato híbrido devido à pandemia da Covid-19. Aproveito para parabenizar a CDL, o Sindicom, o Sebrae e todos os demais envolvidos, que demonstraram uma grande capacidade de se reinventarem, não deixando de realizar esse grandioso evento, que aquece a nossa economia e fortalece toda a nossa região. Como prefeita eleita, reafirmo o compromisso da gestão municipal em continuarmos fortalecendo todas essas parcerias importantes para Serra Talhada”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2020

Votação encerrada

Houldine Nascimento, da equipe do blog

Após mais de 1h30, a votação chega ao fim na Alepe. A expectativa se volta à apuração, que revelará o novo presidente da Casa. Os deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Antônio Coelho (DEM) foram chamados à mesa pelo parlamentar Guilherme Uchôa Júnior (PSC), que conduz o processo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2020

Sai, enfim, a nova estrada Sertânia a Albuquerquené


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2020

Ausência baixa para escolher nova Mesa Diretora da Alepe

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

Apenas dois deputados se ausentaram da votação que vai definir a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco: João Paulo Costa (Avante), por estar com Covid-19, e William Brígido (Republicanos), que viajou a São Paulo. Com isso, 47 parlamentares compareceram ao pleito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2020

Processo de votação na Alepe é lento

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

Prevista para às 15h, a eleição que vai definir a Mesa Diretora que estará à frente da Alepe de 1° de fevereiro de 2021 a 31 de janeiro de 2023 sofreu atraso. O processo teve início cerca de uma hora depois e enfrenta lentidão pelo fato de os votos serem depositados manualmente em uma urna pelos deputados.

A escolha é secreta e eles seguem, um a um, redigindo os votos. Ao final, ocorre a contagem diante do público.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2020

Polícia Militar de Alagoas passa a usar veículos Cab Motors

O Estado de Alagoas, através da sua Polícia Militar, realizou testes gratuitos em veículos da montadora Cab Motors para avaliar se os mesmos se encaixam para o uso publico e social da gestão. Os carros serão usados exclusivamente para finalidades administrativas e operacionais. Confira no vídeo o teste feito pela PM na orla.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha