O Jornal do Poder

07/08


2020

A educação tem muito o que aprender

Por Arnaldo Santos*

De uma forma geral, desde primeiro de junho último que a economia brasileira iniciou seu processo de flexibilização dos setores, através do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Comportamentais. Segundo informações que vêm sendo publicadas pelos governos estaduais e municipais, quase todas as atividades já se encontrariam aptas a funcionar, restando, entretanto, segmentos como o de eventos, bares, cinemas e as aulas presenciais nas escolas e universidades.

No que se refere ao último segmento, o educacional, pais, educadores, alunos, professores, funcionários, ministério e defensoria pública, dentre outros, vêm discutindo como se dará o retorno das aulas presenciais, haja vista os riscos que possa oferecer essa decisão, no momento em que os índices de infecção e mortes pelo coronavírus, apesar de terem diminuído, ainda são uma ameaça.

Embora existam estudos indicando que crianças e adolescentes são menos propensas a se infectarem pelo vírus, no Ceará, por exemplo, o Governador Camilo Santana e o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, mantendo a prudência e a responsabilidade que se espera de um chefe do poder executivo, comunicaram semana passada que as aulas presenciais, só retornariam em setembro, se o cenário da COVID-19 oferecer segurança. É do conhecimento geral e dessa realidade poucos devem discordar que as escolas, mesmo as particulares, possam ser um foco de reincidência perigoso dado a seu caráter aglomerativo, o que vai exigir uma ampla estrutura de testagem e monitoramento, quando do retorno.

Como esperado, a maior pressão sobre as autoridades públicas, para um retorno imediato, procede do setor privado, ao alegar prejuízos financeiros, sendo este, inclusive, um aspecto ocorrente na maioria dos estados brasileiros. Deparamos, também, entretanto, um problema relevante, o de definir responsabilidades por eventuais mortes de professores e alunos, visto que a maioria das escolas não oferece condições para redefinição de uma nova configuração dos seus espaços que garantam o distanciamento exigido pelos protocolos sanitários. Até que se tenha uma vacina, que garanta imunidade a todos, o sistema híbrido, com aulas presenciais e turmas divididas, para permitir o distanciamento no mesmo espaço, e on-line, exprime-se, decerto, como a alternativa mais segura.

No concernente à ideia defendida por alguns – de que, após a reabertura das escolas, cabe aos pais a decisão sobre permitir ou não que seus filhos voltem a frequentar as aulas presenciais – é crucial se atentar para dois fatos que submetem a dúvidas mencionada opção. O primeiro é que a covid-19, sendo um problema de saúde pública com alta taxa de letalidade, cabe ao Estado regular e decidir o momento mais seguro. O segundo reside na noção de que, para oferecer essa alternativa, o Poder Público terá que disponibilizar infraestrutura digital (computador e internet) para os estudantes que não dispuserem desses recursos, que, como sabemos são muitos, para não agravar ainda mais o já comprometido aprendizado.

Em paralelo a essa discussão, a pandemia carreou para o centro dos debates, em escala global, a necessidade de se reformar o modelo tradicional de ensino, não apenas nos conteúdos mas também no seu formato, iniciando uma gradual substituição do ensino presencial pela modalidade on-line  e educação em casa, antecipado pela emergência da doença.

Refletindo sobre o modelo de ensino adotado pelas escolas no Mundo, em seu livro 21 Lições para o século XXI, o historiador Yuval Noah Harari descreve que “[…] as escolas continuam concentradas em ensinar as habilidades acadêmicas tradicionais e numa aprendizagem mecânica, quando melhor seria priorizar o pensamento crítico que é mais importante para o sucesso dos alunos no futuro”.

Em um contexto de país em desenvolvimento, como o Brasil, assim como para alguns estados da África, e outros periféricos, não constitui surpresa que a ideia de educação vigente ainda seja a mesma de uma escolaridade arraigada na maneira como os nossos antepassados a imaginavam – estruturas físicas como as que temos hoje, ocupadas pelos estudantes, com o professor sendo centro das atenções e única referência do saber. As modernas tecnologias já desfizeram essa concepção e transportaram o conhecimento para a palma das mãos dos alunos.

É notória a ideia de que, no atinente a qualidade da educação, maneiras de ensino, nível de aprendizado dos alunos, papel docente e outros temas correlatos, a matéria é quase tão antiga quanto a criação do quadro negro, ou lousa, criado pelo professor escocês James Píllans, ainda no século XVIII. Referimo-nos à mais tradicional e revolucionária tecnologia de ensino no Mundo, pois perpassou dois séculos, já está no terceiro, e nem as modernas tecnologias digitais a fizeram perder a utilidade em sala de aula. 

Como observador que acompanha atentamente as transformações sociais, culturais e tecnológicas sucedidas no Mundo, não é sem propósito afirmar que, nos últimos quarenta anos, quase tudo se desenvolveu e se modernizou, mas a educação e o nosso sistema de ensino ainda têm muito o que aprender, para, pelo menos, situarem-se no tempo corrente.

Essa afirmação é facilmente verificada todos os dias em sala de aula, (pelo menos era, até a pandemia provocar o fechamento das escolas no Mundo), quando, em plena Era Digital e de Inteligência Artificial, os professores da maioria da escolas e universidades públicas, e também privadas, não só no Brasil, ainda são obrigados a usar, em sala, uma caderneta, caderno ou diário de classe, com a lista dos alunos,  perdendo de 15 a 20 preciosos minutos, fazendo a velha e tradicional chamada para verificar a comparência dos alunos. Essa prática é a autodeclaração do atraso do nosso sistema de educação.

Adite-se o fato de termos uma escola de ensino fundamental e médio, pelo menos no Brasil, de concepção do século XIX, com professores do século XX, ensinando crianças e adolescentes, na sua totalidade nascidas no século XXI, antenadas com as novas tecnologias, cujo cérebro parece já trazer impressa uma placa com alguns milhões de megabytes no processador, e outros tantos terabytes de memória, bem como um ministro da Educação que ainda fala no uso da palmatória. Não é preciso dizer mais sobre o quanto a educação ainda tem que aprender.

O documento The covid 19 pandemic: shocks education and policy responses aponta que, mesmo antes da pandemia, o Mundo já enfrentava uma crise de aprendizado, e 258 milhões de crianças e jovens em idade escolar primária e secundária estavam fora da escola; e, pela crise na qualidade do ensino, os que estavam estudando aprendiam muito pouco. “[…] A taxa de aprendizagem da pobreza nos países de baixa e média renda era de 53% - o que significa que mais da metade das crianças de 10 anos não conseguia ler e entender uma história simples”.

É nesse contexto que o novo coronavírus impôs o fechamento das escolas, em 190 países, deixando fora das salas de aula 1,6 bilhão de alunos, segundo dados da Unesco. Isso representa 90% das crianças em idade escolar no Mundo, com grave repercussão no desenvolvimento intelectual dos estudantes, afetando, mais agudamente, os mais pobres, além das repercussões na vida acadêmica de todas elas. Na perspectiva de Richard Amitage, da Divisão de Saúde Pública e Epidemiologia da Universidade de Nottinghan, apesar desses problemas, eles “[…] não devem ser tomados como justificativa para reabri-las”.

Dentre as várias lições que o Mundo teve de aprender com a pandemia, a mais tangível se refere ao papel que as tecnologias estão aptas a desempenhar para o ensino e a aprendizagem on-line, além da digitalização dos vários processos em uso pela sociedade em geral, pois a doença fez antecipar o futuro, nesse e em muitos outros aspectos da vida em geral.

Nessa direção, num estudo desenvolvido pela Universidade de Harvard – Mind the Skills (Gap), os pesquisadores descobriram que, na economia global atual, o conhecimento que adquirimos na faculdade dura apenas cinco anos, tornando-se obsoleto desde então. Isso impõe a todos, especialmente aos professores, não imaginar que suas habilidades têm validade premente, quando o Universo está em permanente evolução e transformação.

Para remate desses comentários, talvez, a lição mais importante a ser tirada do que a pandemia impôs é que, quando o sistema escolar voltar a funcionar e a se estabilizar, os países devem investir ainda mais na inovação das suas estruturas educacionais e nos seus modelos de ensino, não só para atenuar os efeitos negativos desse período, mas, também e principalmente, não desperdiçar a oportunidade de dar o “salto de qualidade” que a educação está a exigir. Com esse objetivo, deve cuidar para não reproduzir os erros do pré-covid, mas desenvolver sistemas aprimorados e aprendizado acelerado para todos os alunos.

Como nos ensina Albert Einstein “[…] A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

*Jornalista, sociólogo e doutor em Ciências Políticas


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

Confira os últimos posts



27/09


2020

Igarassu celebra aniversário hoje com cautela

Igarassu completa 485 anos hoje. Com uma população estimada de 118.370 pessoas, segundo dados do IBGE, o município integra a Região Metropolitana do Recife. A pandemia alterou a rotina dos devotos dos Santos Cosme e Damião, padroeiros da cidade.

Este ano não acontecerá o desfile cívico nem a tradicional programação de shows, que celebram a data. Em contrapartida, estão confirmadas as celebrações religiosas e ações da Prefeitura, que anunciou a requalificação do monumento da entrada de Igarassu, entre outras obras.

O ponto alto das comemorações católicas acontece justamente hoje. A celebração será realizada com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de evitar aglomerações no Sítio Histórico. Por causa do novo coronavírus, os fiéis estão sendo orientados a pagar promessas sem contato físico, bem como na distribuição de doces.

Para participar presencialmente das Santas Missas, foi necessário fazer uma pré-inscrição na Secretaria Paroquial, com a opção de ligar. Os devotos que, devido ao isolamento social, não puderem participar das celebrações presencialmente, poderão acompanhá-las remotamente, uma vez que todas serão transmitidas pelo canal do YouTube da Paróquia.

O pároco Josivan Bezerra lembra que a igreja está fazendo o controle de pessoas que participarão das missas. "Somente 85 pessoas podem participar das missas dentro da igreja dos Santos Cosme e Damião", explicou. A capacidade da nave é de 300 pessoas, mas por causa da pandemia, o número de pessoas dentro foi reduzido. Outra novidade é que o andor da procissão ficará na igreja do convento, ao lado da matriz.

O código de direito canônico possibilita a mudança das promessas em uma situação difícil e especial. "Se a pessoa, por algum impedimento, não pode realizar sua promessa como de costume, poderá trocá-la excepcionalmente esse ano para que seja cumprida da forma mais segura possível", explicou o religioso.

O prefeito Mário Ricardo ressalta que, neste momento, o mais importante é manter os cuidados para impedir o contágio da Covid-19: “É preciso continuar o trabalho, cuidando de nossa gente, mas evitando aglomerações e combatendo a disseminação do novo coronavírus."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

27/09


2020

Patrícia promete habitacional na Caranguejo Tabaiares

A delegada Patrícia Domingos, candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, cumpriu sua primeira agenda de campanha, hoje, com uma caminhada na comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, Zona Oeste. O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), que é seu coordenador da campanha, acompanhou a candidata. Ela se comprometeu a dar soluções para os problemas de habitação e saneamento na localidade.

Patrícia ouviu as reinvindicações de moradores da comunidade, que existe há mais de 80 anos na área. Para a candidata, o canal que passa no meio da Caranguejo Tabaiares repete os sinais do descaso com os lugares mais carentes do Recife. Na maré onde o canal deságua, as casas de madeira são construídas dentro do lamaçal.

A candidata justifica a escolha por iniciar a campanha na comunidade. "Escolhi começar a campanha num dos lugares mais esquecidos do Recife. Os nossos adversários votaram contra o marco do saneamento porque das casas deles não conseguem ver isso aqui", disse Patrícia.

Patrícia Domingos também prometeu a construção de um conjunto habitacional na área, se eleita. "Em 20 anos de gestão, esses lugares permanecem ignorados. Mas isso vai mudar. Junto com o povo nós teremos o prazer de inaugurar um habitacional dentro da comunidade Caranguejo Tabaiares. A mudança que a gente quer começa agora", vaticinou.

Os próprios moradores aterram os locais e fazem as fundações de suas residências em cima da maré. Cachorros, galinhas e animais domesticados convivem nas vias com a sujeira e animais silvestres do manguezal. "Quando chove, a água entra nas casas na beira do canal. E mesmo com essa sujeira toda, as crianças pulam aí, nadam. Tem jacaré também sempre. De vez em quando aparece um", disse Welington Fernando, que mora na Caranguejo há 28 anos. Além do saneamento, a questão da moradia é um problema histórico da região.

Nas ruas mais estreitas da comunidade, alguns barracos de madeira se misturam entre pequenas residências de alvenaria. O cenário de pobreza convive lado a lado com edifícios de alto padrão do bairro de classe média da Ilha do Retiro. Fabiano Barros, 44 anos, desempregado, mora na Caranguejo Tabaiares desde que nasceu. "Há um terreno particular na frente do canal que, em 20 anos, já teve duas invasões de moradores. Ninguém usa a área e o povo foi lá e fez as suas casas. Foram retirados por um monte de segurança armado. Um lugar desse tamanho sem uso e as pessoas sem moradia", lamentou.

"Maria Luzinete, conhecida como Neta, era uma liderança da comunidade e morreu há mais de 10 anos de leptospirose de tanto limpar uma fossa aberta que existe aqui", contou Nadeje Santos, 40 anos, nascida e criada na comunidade. A morte de Neta é sentida até hoje na Caranguejo Tabaiares.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

João Campos abre campanha na comunidade Irmã Dorothy

O candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, João Campos (PSB), começou o primeiro dia de campanha eleitoral com uma visita à comunidade Irmã Dorothy, na Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana. A localidade, que possui 18 anos de ocupação e cerca de 10 mil moradores, apresenta muitos problemas de infraestrutura e sofre com a ausência de equipamentos públicos.

Ao lado da candidata a vice, Isabella de Roldão (PDT), ele percorreu as ruas da comunidade, cumprimentou moradores e se comprometeu a transformar a realidade do local, se eleito, com a implementação de um importante conjunto de obras e ações. "Preferimos não celebrar conquistas, mas assumir e enfrentar desafios. Começamos a nossa campanha por um local da cidade que não tem a vida resolvida, mas que precisa do poder público para resolver. Tivemos muitos avanços nas gestões do PSB, porém conhecemos os problemas da cidade e o muito que ainda precisa ser superado para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou João.

Aos moradores da comunidade, João Campos disse que pretende implantar uma rede de esgotamento sanitário em 100% do local, instalar uma Upinha e entregar títulos de posse a todos os moradores das quase 3.500 residências. Na visita, ele também falou em construir uma creche-escola para garantir o acolhimento das crianças e o suporte necessário às famílias, prioritariamente às mães que também precisam seguir com suas ocupações e responsabilidades de emprego e trabalho. A comunidade existe desde 26 de fevereiro de 2004.

Morador do local há cerca de nove anos, o aposentado Benedito Juvenal da Silva, de 74 anos, recebeu João Campos em frente à sua casa. “Estamos querendo um posto de saúde, precisamos de saneamento, de calçamento. Ainda estamos sofrendo muito aqui", reivindicou, ao dizer que tem esperanças no candidato socialista. "Eu espero de João tudo que é bom porque o avô era bom e o pai era bom também", continuou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Miguel começa luta pela reeleição com visita a feira

No início da caminhada em busca da reeleição, o prefeito Miguel Coelho (MDB) cumpre uma extensa agenda em diversos bairros de Petrolina para trocar ideias, levar propostas e se apresentar à população oficialmente como candidato. Hoje, primeiro dia de campanha, o gestor visitou a Feira da Areia Branca. Em seguida, participou de um adesivaço de veículos no comitê localizado no posto Mavel.

Miguel ainda participará de reuniões com candidatos a vereador em vários bairros da área urbana e região ribeirinha. Até o dia 15 de novembro, data das eleições municipais, o emedebista terá um ritmo intenso de compromissos para visitar o máximo de comunidades de Petrolina. "Nosso objetivo é ouvir o povo, prestar contas dos nossos primeiros anos e também apresentar tudo o que pretendemos fazer por nossa cidade. Temos um grande programa de governo que dará continuidade a esse projeto que tem transformado Petrolina novamente numa vitrine nacional de saúde pública, educação, desenvolvimento social e oportunidades de trabalho", afirma.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Carros elétricos na pauta da live de terça

A live deste blog na terça-feira será com o empresário cearense Antonio Souza, que vem se destacando no mercado automotivo 4x4, direcionado ao campo corporativo. Souza é fundador da CAB, detentora dos direitos de produção e comercialização do Jipe Stark, um produto 100% nacional.

O empresário escolheu o município pernambucano de Araripina para instalar a divisão da empresa de montagem de carros elétricos, que está com lançamento previsto para janeiro. Ele também se prepara para ter uma montadora em cada região do País.

Empreendedor bem sucedido, o nordestino está sendo reconhecido como um dos expoentes dos projetos de veículos elétricos. Além de Araripina, ele está em tratativas para expandir o negócio para os Estados da Paraíba, Santa Catarina, Pará e o Distrito Federal.

Ele vai falar sobre oportunidades de negócios neste segmento, o destaque dos Estados nordestinos como ponto de atratividade para empresas diversas e o boom dos veículos elétricos que começa a tomar corpo no País. Será às 19 horas pelo Instagram do blog - @blogdomagno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Tony Gel reforça apoio a Marcelo Gomes

O deputado estadual Tony Gel (MDB) disse que vai se empenhar no que for possível para eleger o candidato a prefeito de Caruaru Marcelo Gomes (PSB). "Meu candidato a prefeito em Caruaru nesta eleição é Marcelo Gomes. Eu conheço Marcelo e, se todos conhecerem, vão também apoiá-lo. Marcelo é um líder como precisamos. Ele tem uma habilidade valiosa para liderança: sabe aglutinar, unir pessoas e talentos com propósito. Eu estou com Marcelo Gomes por ser o melhor para Caruaru", declarou.

O ex-prefeito almoçou com Marcelo Gomes, ontem, e se reuniu com toda a família para afastar qualquer outro sentimento do seu grupo político e do seu partido, o MDB. Com a manifestação favorável do deputado, Marcelo Gomes assegurou no seu palanque a força das três principais lideranças de oposição à gestão da prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Durante a semana, ele já tinha recebido o aval do grupo político dos Queiroz: do ex-prefeito e deputado estadual, José Queiroz, e do deputado federal Wolney Queiroz, ambos do PDT. O candidato tem ainda o apoio do PCdoB, que indicou Ailza Trajano como candidata a vice.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

João está perdido até no jingle

O deputado federal e candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos, 26 anos, dá sinais de que ainda está tateando o terreno eleitoral. Nas andanças pela capital, tem encontrado resistência em alguns bairros, como na última sexta-feira (25), quando ouviu reclamações de moradores de Jardim Uchôa, na Zona Oeste, e teve de deixar o lugar às pressas, tamanha insatisfação do povo com o prefeito Geraldo Julio, seu correligionário.

João também está ficando para trás no quesito agenda, quando comparado a candidatos mais cascudos, como Mendonça Filho (DEM) e Patrícia Domingos (Podemos). Nas redes sociais, está levando um banho da prima concorrente, Marília Arraes (PT). 

Para decolar, João Campos aposta agora em um jingle inexpressivo, sem refrão impactante, como é possível ver e ouvir. Antes, já havia lançado um jingle na convenção e também falhou na tentativa. É assim que o jovem João tenta chegar a uma das prefeituras mais importantes do Brasil.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Madalena segue proibida pelo TRE de divulgar obras

O desembargador eleitoral Washington Luiz Macêdo de Amorim, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, negou continuidade, na última quinta-feira (24), ao mandado de segurança apresentado pela prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), que pedia suspensão dos efeitos de uma decisão judicial que a proíbe de divulgar obras. A Justiça Eleitoral determinou que a gestora retirasse do perfil oficial no Instagram vídeos de obras públicas do município, publicados a partir de 15 de agosto de 2020. 

Segundo o desembargador, não foi constatada nenhuma ilegalidade na decisão do juiz eleitoral de Arcoverde, Drauternani Pantaleão, tendo assentado ainda que o entendimento foi embasado na Lei das Eleições - 9.504/97. Ao sair derrotada em duas instâncias, Madalena Britto não poderá postar vídeos das obras realizadas no Instagram, sob pena de cometer crime de desobediência e sofrer outras punições previstas na legislação eleitoral.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Yves abre campanha com adesivaço no Janga

A coligação "Pra Paulista Ser Feliz", formada por MDB, Rede e Partido Verde, dá início à campanha dos emedebistas Yves Ribeiro para prefeito e de Dido Vieira para vice, na manhã de hoje, com um adesivaço em semáforos da Praia do Janga. O ato reúne a militância dos três partidos, que porta adesivos, faixas e bandeiras da chapa majoritária.

O deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior confirmou presença no evento, entre outras lideranças políticas. De acordo com pesquisa de intenção de voto realizada em Paulista pelo Instituto Opinião, publicada por este blog no último dia 26 de agosto, Yves lidera com folga a disputa pela Prefeitura, com 20%.

A candidatura do prefeiturável recebeu, ontem, o apoio do vereador Vinícius Campos (SD). Nas redes, ele afirmou que as velhas práticas políticas o retiraram da disputa eleitoral e elogiou o emedebista. "Yves vai varrer a corrupção da Prefeitura e tirar a cidade das páginas policiais. Ele é uma pessoa digna e séria, que virou símbolo da luta por moradia no município", declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

O jogo começa hoje. Cuidado com os falsos profetas

Até ontem, a sucessão municipal estava resumida ao noticiário frio e sem emoção. Parafraseando o futebol - e a política o que é se não um jogo diabólico e maquiavélico - o juiz (a Justiça Eleitoral) vai mandar rolar a bola. Da canela para baixo, tudo é joelho: vale bater sem piedade. O que não vale é a agressão covarde e gratuita.

Covardia gratuita é mentir, dissimular. Numa campanha de pandemia, o território fértil do engodo e da enganação está pavimentado pelo asfalto pantanoso das fake news. Elas chegam para impressionar: em manchetes que chamam atenção, editadas com falsas fontes em supostos sites ou blogs de muita credibilidade e populares.

Checar a informação no Google é o primeiro passo. Se você não encontrar o assunto em links que liguem diretamente ao site referido, não acredite. Mais importante ainda: não difunda. Compartilhar fake news é porta aberta para o crime. E crime pode resultar em multa e até prisão.

O jogo que vale é o da desmistificação dos políticos na campanha. Esses têm que ser desnudados. Desnudar é investigar o seu passado, o que fez ou deixou de fazer, o que prometeu e nunca cumpriu. Se roubou, se mentiu, se já se envolveu em maracutaias, se honrou compromissos, enfim, se é ou não um político decente e confiável, comprometido com as grandes causas em defesa dos menos favorecidos.

A campanha começa hoje e até a eleição, com primeiro turno em 15 de novembro e o segundo em 29 de novembro, para capitais e colégios acima de 200 mil eleitores, carros com sons barulhentos aparecerão em seu bairro e rua com propaganda de candidatos. Essa mesma propaganda chegará até você por meio de santinhos, praguinhas, cartazes, adesivos e perfurados no vidro traseiro do carro.

A partir de hoje também estão permitidos os eventos de rua e internos, como caminhadas e carreatas. Comícios tradicionais estão abolidos por conta das regras da pandemia, porque se constituem atos propícios à aglomerações. O porta a porta também vale, mas preste atenção se o candidato está respeitando o uso de máscara.

O tempo da largada de hoje na propaganda também se dará pelas redes sociais. Mas o chamado guia eleitoral no rádio e na televisão só começa no próximo dia 9. Tempo de eleição é tempo próprio e propício à reflexão.

Muitos vão bater à sua porta, os falsos e verdadeiros profetas. Saiba distinguir um do outro como se separa o joio do trigo, porque o seu voto é a arma mais poderosa para transformar a sua vida e por consequência a de todos nós.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Agenda dos candidatos à Prefeitura do Recife

A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo (27). No Recife, vários candidatos iniciam os compromissos pela manhã. Confira, abaixo, a agenda dos prefeituráveis da capital pernambucana:

Alberto Feitosa (PSC)
Manhã - Aula de Dança e ginástica para a terceira idade em Boa Viagem
- Acompanha campeonatos de futebol na Macaxeira e no Prado
- Carreata em Dois Unidos
Tarde - Participa do aniversário da Igreja Missionária do Sítio São Braz, em Dois Irmãos

Carlos Andrade Lima (PSL)
10h - Caminhada no Ibura com candidatos a vereador do partido
16h - Inauguração do comitê Park 17, em Boa Viagem

Charbel Maroun (Novo)
Manhã - Abertura de campanha de candidatos a vereador do partido na Praça do Derby e na Jaqueira

João Campos (PSB)
9h - Visita à comunidade Irmã Dorothy, na Imbiribeira
11h - Reunião com equipe de um vereador
14h - Gravação para o programa eleitoral
18h - Reunião com a equipe de campanha
19h - Reunião com a equipe do Programa de Governo

Marco Aurélio (PRTB)
Manhã - Inauguração do comitê e adesivaço no bairro do Pina

Marília Arraes (PT)
9h - Carreata com concentração na Av. Domingos Ferreira, em Boa Viagem

Mendonça Filho (DEM)
10h - Caminhada no Ibura de Baixo (Sítio do Forró)
11h30 - Adesivaço no comitê na Torre (Rua Real da Torre, nº 1130). 

Patrícia Domingos (Podemos)
10h - Caminhada na comunidade Caranguejo Tabaiares, no Bongi

Os candidatos Cláudia Ribeiro (PSTU) e Thiago Santos (UP) não divulgaram a agenda de campanha até o fechamento desta matéria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Justiça manda João Paulo remover propaganda irregular

A juíza da 100ª Zona Eleitoral de Olinda, Eunice Maria Batista Prado, considerou, hoje, que o candidato do PCdoB à Prefeitura, João Paulo, e o vereador Marcelo Soares, também do PCdoB, fizeram propaganda irregular. O motivo foi um adesivo em um veículo, que traz a frase “Marcelo Soares & João Paulo. Apoio: Ricardo. Nós somos. PCdoB. Partido Comunista do Brasil”.

A magistrada determina que a dupla retire imediatamente o adesivo, visto por ela como propaganda eleitoral antecipada, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A legislação só permite divulgação das candidaturas a partir de amanhã. “Entendo que a mensagem trazida no adesivo veicular acima transcrita configura uma vantagem aos pretensos candidatos, aqui representados, uma vez que se encontram presentes requisitos para configuração da propaganda eleitoral extemporânea, quais sejam o lapso temporal, uma vez que se deu anteriormente ao dia 27/09/2020, e que, implicitamente está posta a candidatura dos mesmos, levando à conclusão de que se trata de uma propaganda eleitoral subliminar”, argumenta a juíza Eunice Maria.

“Notifiquem-se os representados da presente decisão para que promovam e comprovem a retirada da propaganda, e citem-se da presente demanda, para no prazo de 02 (dois) dias, querendo, apresentar defesa”, complementa.

A representação partiu da coligação “Olinda segue em frente com o povo”, que tem o prefeito Professor Lupércio (SD) como candidato à eleição majoritária. A juíza eleitoral também determina que seja oficiado o Detran/PE para informar os dados dos veículos, para sua devida inclusão nos autos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Marília inicia campanha com carreata até Brasília Teimosa

A candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, dá a largada em sua campanha, amanhã, com uma grande carreata que sairá da Avenida Domingos Ferreira, passará pelo Parque Dona Lindu e percorrerá toda a Avenida Boa Viagem, com encerramento em Brasília Teimosa.

A carreata terá a presença de Marília, do candidato a vice-prefeito, João Arnaldo (PSOL), e dos candidatos a vereador do PT, PSOL, PTC e PMB. Marília Arraes tem liderado todas as pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Recife.

Só nesta semana, três institutos mostraram a candidata petista na frente, entre eles o Instituto Opinião, que fez levantamento encomendado pelo blog. Os números foram divulgados na última quarta-feira (23) e Marília surgiu na dianteira com 19% das intenções de voto.

ATENÇÃO À SAÚDE - Marília participou de uma caminhada, no bairro de Santo Amaro, na tarde de hoje. Durante a atividade, reafirmou o seu compromisso com o fortalecimento da atenção básica na saúde do Recife. "É preciso garantir a cobertura a 100% da população com equipes completas e com plena condição de trabalho. Esse é um compromisso do Recife Cidade Inteligente”, declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Ipojuca: Santana inicia campanha com bicicletada

Em Ipojuca, o candidato a prefeito pelo PSB, Carlos Santana, inicia sua campanha amanhã em Nossa Senhora do Ó, um de seus principais redutos eleitorais. Uma bicicletada partindo da Praça Capitão Braz dará a largada para a campanha do socialista, cuja coligação tem o PT, PDT e Solidariedade. O Pedal 40 começa a concentrar às 6h, com partida às 6h40 pelas ruas do distrito.

Em seguida, o prefeiturável segue para agenda nos engenhos ipojucanos ao longo do dia. “Este primeiro dia de campanha reflete o espírito de nossas propostas. Queremos valorizar o urbano e o rural, além de unir a energia da juventude com a experiência de quem sabe trabalhar. O pedal 40 e as visitas aos homens e mulheres do campo simbolizam isso”, afirma Santana.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/09


2020

Em Arcoverde, Zeca dá a largada com carreata amanhã

O candidato à Prefeitura de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB) abre sua campanha eleitoral, amanhã, com uma série de eventos, entre eles uma carreata. A partir das 09h, o ex-prefeito que disputa um terceiro mandato à frente do município, promove um adesivaço com a colocação de perfurados e adesivos na base 14, em frente ao Ipsep.

O petebista vai estar ao lado do candidato a vice de sua chapa, Eduíno Filho (Podemos), além de postulantes a vereador e os ex-deputados estaduais Júlio Cavalcanti (PSD) e Eduíno Brito (Podemos). Às 11h, Zeca Cavalcanti e Eduíno Filho promovem a primeira grande carreata da campanha batizada de "Arrancada do 14", marcando o início do que chamam da “grande vitória do povo”.

O evento tem concentração em frente à Ivel. De lá, segue pelas principais ruas e avenidas da cidade. A coligação das oposições, denominada de “Muda Arcoverde”, é formada por oito partidos: PTB, Podemos, PT, PL, PSD, DEM, PSDB e Republicanos. 

“Estamos dando início a uma campanha propositiva, limpa, de paz e participação, de forma a promover as mudanças que o povo de Arcoverde tanto espera e recolocar nossa terra de volta aos trilhos do desenvolvimento”, afirmou Zeca.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha