Lavareda

20/10


2019

Bolívia: Evo Morales disputa reeleição neste domingo

Com vantagem menor nas pesquisas eleitorais, líder boliviano pode ter de enfrentar um segundo turno em dezembro contra Carlos Mesa.

 (Pedro Ugarte/AFP)

Da Veja - Por Vinícios Noveli

 

Os bolivianos vão às urnas neste domingo, 20, para decidir se o comandante do partido Movimento para o Socialismo (MAS), Evo Morales, continuará na Presidência do país até 2025. O presidente da etnia uru-aimará, um ex-líder cocaleiro, concorre ao seu quarto mandato como líder da nação com amplas chances de ser reeleito. Sua candidatura somente foi possível graças à “sensibilidade” do Tribunal Constitucional da Bolívia ante as pressões de políticos aliados a Morales, que passou por cima do referendo de 2016, que o proibia de entrar na disputa.

Morales conseguiu reorientar a economia da Bolívia para uma mudança estrutural, a ponto de o país tornar-se exemplo mencionado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O Produto Interno Bruto (PIB) cresce a taxas superiores a 4,0% ao ano desde pelo menos 2010. A dívida pública líquida equivale a 45,6% do PIB. A taxa de inflação, que chegou a 9,9%, em 2011 em um país com experiência de hiperinflação no passado, despencou para 4,5% no ano seguinte e fechará 2019 a 2,3%. O desemprego abarca 4,0% da população ativa desde 2016.  Guardadas as diferenças, trata-se de um quadro de dar inveja ao Brasil e à Argentina, as maiores economias da América do Sul. 

As pesquisas mais recentes apontam a vantagem de Morales nestas eleições, mas aquém das margens registradas em eleições anteriores, especialmente por causa de episódios nos quais exibiu um claro traço de autoritarismo.

Uma sondagem do instituto Ciesmori, na semana passada, mostrou o presidente com 36,2% e seu principal concorrente, o ex-presidente Carlos Mesa (2004-2005), do partido Comunidade Cidadã, com 26,9%. Se mantida essa diferença, o pleito seguirá para o segundo turno, em dezembro. A consultoria Ipsos Bolívia, porém, prevê uma decisão já neste domingo ao registrar Morales com  40% das intenções de votos, contra 22% de Mesa.

As regras eleitorais na Bolívia são parecidas com as da Argentina, onde haverá eleições presidenciais em 27 de outubro. Para levar a Presidência logo no primeiro turno, Morales teria que ganhar com 50% mais um dos votos ou obter 40%, mas com uma diferença de dez pontos percentuais para o segundo colocado.

Confira a reportagem completa aqui: Com traço autoritárioEvo Morales disputa reeleição neste ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

Confira os últimos posts



23/11


2020

Professores de PE marcam protesto por piso salarial

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Pernambuco (Sintepe) cobra o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, por uma promessa feita na campanha eleitoral de 2014, quando se comprometeu em dobrar o piso salarial dos professores. De acordo com a instituição, além de não cumprir com a proposta, em 2020, o gestor se nega a atender à Lei do Piso. Por isso, a categoria promete um ato em frente ao Palácio do Campo das Princesas, na quinta-feira (26), às 9h.

Por meio de nota, o Sintepe detalhou os motivos da paralisação:

O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 1.720/2020 que enterra nosso Plano de Cargos e Carreira conquistado com tanto suor e lutas há 22 anos.

Após oito meses de insistência e tentativas de negociação por parte do Sintepe, o Governo decidiu desobedecer duas leis federais e uma lei estadual de uma só vez. Descumpre a Lei do Piso Salarial do Magistério e rasga a Lei 11.559/1998 - que institui nosso Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). Também, descumpre a Lei 173/2020, que trata de congelamentos de reajustes na pandemia, mas que excetua "determinação legal anterior à calamidade pública". A lei do Piso Salarial é uma determinação legal anterior à calamidade pública.

O PL 1.720, enviado vergonhosamente no apagar das luzes para a Assembleia Legislativa, reduz o poder aquisitivo de 57.389 trabalhadoras e trabalhadores em educação de Pernambuco, porque não aplica ao PCCV o Piso Salarial do Magistério. Nessa maldade do Governo incluem-se também aposentados/as e pensionistas. Apenas 5.611 professores/as serão impactados pelo reajuste do Piso que já deveria ter sido aplicado em 1º de janeiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

23/11


2020

XP/Ipespe: 37% aprovam Bolsonaro e 34% reprovam

Do Terra

A popularidade do presidente Jair Bolsonaro oscilou negativamente, dentro da margem de erro, em novembro, apontou pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira. Segundo a sondagem, a diferença de 8 pontos percentuais entre as avaliações positiva e negativa registrada em outubro caiu para 3 pontos percentuais.

Em novembro, 37% avaliaram o governo como ótimo ou bom, ante 39% em outubro. Os que consideram o governo ruim ou péssimo oscilou para 34%. Um mês atrás, foram registrados 31%.

A avaliação sobre a condução da economia apresentou piora. Dentre os entrevistados, 52% responderam que a economia do país está "no caminho errado". Em outubro, eram 47%. Outros 35% responderam que a economia está "no caminho certo", ante 39% em outubro.

A sondagem abordou ainda a expectativa sobre a pandemia de coronavírus e 77% responderam que o Brasil ainda irá enfrentar uma segunda onda da doença. Outros 19% consideram que o país não passará por uma nova leva de Covid-19.

Houve uma redução no número de entrevistados que consideram que o pior da pandemia já passou. Em outubro, eram 64%, agora são 46%. Os que responderam que "o pior ainda está por vir" chegam a 47%, frente os 30% registrados no mês passado.

A avaliação da atuação de Bolsonaro no enfrentamento à pandemia também oscilou negativamente dentro da margem de erro. O grupo dos que avaliam a atuação como ótima ou boa caiu de 30% para 25%. Os que a consideram ruim ou péssima oscilou de 47% para 49%.

A pesquisa entrevistou 1.000 pessoas em todo o território nacional entre 18 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

23/11


2020

Editorial analisa agressões na campanha no Recife

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre as agressões e farpas que estão sendo trocadas na campanha para o segundo turno no Recife. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

XP: Para 77%, Brasil terá segunda onda de Covid-19

Do Money Times

Pesquisa XP (XP)/Ipespe divulgada nesta segunda-feira apontou que 77% dos entrevistados consideram que o Brasil irá enfrentar uma segunda onda de Covid-19, possibilidade minimizada pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a sondagem realizada em novembro, outros 19% consideram que o país não passará por uma nova leva da doença.

O presidente chegou a se referir aos alertas sobre uma segunda onda como uma “conversinha”. "Agora tem essa conversinha de segunda onda. Se tiver, tem que enfrentar. Se quebrar de vez, seremos um país de miseráveis”, disse Bolsonaro a apoiadores, em meados deste mês.

A pesquisa apontou ainda uma forte redução entre os que consideram que o pior da pandemia já passou. A rodada de outubro registrava 64% nesse grupo, e agora são 46%. Por outro lado, os que responderam que “o pior ainda está por vir” aumentaram para 47%, ante os 30% registrados no mês passado.

A avaliação da atuação de Bolsonaro no enfrentamento à pandemia oscilou negativamente dentro da margem de erro. O grupo dos que avaliam a atuação como ótima ou boa passou de 30% para 25%. Os que a consideram ruim ou péssima oscilou de 47% para 49%.

A pesquisa entrevistou 1.000 pessoas em todo o território nacional entre 18 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. Até o domingo, o Brasil tinha registrado 6.071.401 de casos confirmado de Covid-19, com um total de 169.183 mortes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

23/11


2020

Lançamento de foguete chinês provoca clarão no céu

Alguns leitores entraram em contato com o blog para saber o que causou um clarão no céu na noite de hoje. O fenômeno foi visto em cidades pernambucanas, a exemplo de Petrolândia. De acordo com o canal Mistérios do Espaço, tudo se deu em razão do lançamento de um foguete chinês em direção à lua. Gases gerados pela queima do combustível provocam este efeito.

"No começo da noite desta segunda-feira, 23/11, uma enorme nuvem luminosa foi vista em diversos estados brasileiros. Trata-se do foguete Longa Marcha 5, lançado a partir da China às 17h25 em direção a Lua. O fenômeno é causado pela pluma de gases gerada através da queima do combustível, onde há o reflexo da luz do Sol e causando esse efeito lindo visto no céu!", publicou a conta do Mistérios do Espaço no Instagram.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

Óleo de peroba é pouco

O candidato do PSB a prefeito do Recife, João Campos, postou nas redes sociais que não faz campanha agredindo ninguém, mas desde que começou o segundo turno até em porta de igreja mandou a militância agredir Marília Arraes.

Mas a justiça eleitoral se posicionou duro aos comerciais veiculados pelo PSB nos programas eleitorais de João Campos com agressões a Marília e determinou a retirada do material e deverá conceder direito de resposta. O PSB hoje entrou para reverter a decisão e perdeu novamente .

Muito cara de pau.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

Eleição no Recife gera trocadilho com cantora sertaneja

Os votos recebidos no primeiro turno pelo então candidato do DEM a prefeito do Recife, Mendonça Filho, têm sido objeto de disputa ferrenha. Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, um card bem humorado sobre a preferência de parte do eleitorado do ex-ministro passou a circular com frequência.

"O novo voto do recifense Marília/Mendonça" é a mensagem que tem sido propagada por quem votou em Mendonça, mas decidiu apoiar Marília Arraes (PT) no segundo turno. Trata-se de um trocadilho com a cantora sertaneja Marília Mendonça, muito famosa no meio artístico.

A brincadeira também se assemelha ao que o governador de São Paulo, João Doria, fez na campanha em 2018, quando produziu adesivos com o nome "Bolsodoria", colando sua imagem ao presidente Bolsonaro. Uma grande diferença, no entanto, é que Marília não produziu essa peça.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

“O que está em discussão é o Recife”, diz Álvaro Porto

Defensor da candidatura de Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife, o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) reitera que as denúncias de irregularidades e investigações que pairam sobre as gestões da legenda socialista no Recife e no governo do estado explicam a urgente necessidade de o PSB ser tirado do poder. 

“O PSB usa a atual campanha para apontar corrupção em outros partidos e se esquece das denúncias contra ele. Até onde vai o cinismo do PSB? A quantidade de casos de corrupção em que as administrações do prefeito Geraldo Júlio e do governador Paulo Câmara estão envolvidas é imensa. Portanto, a questão desta eleição do Recife é muito menos a briga entre esquerda e direita. Não estamos fazendo defesa de partido nenhum, mas o que está em jogo é o destino da cidade. E o PSB fez mal ao Recife e aos recifenses, com gestões marcadas por escândalos”, diz.

Álvaro Porto lembra que o PSB precisou do PT para eleger o ex-governador Eduardo Campos nos dois mandatos. Observa também que há dois anos os socialistas pressionaram o PT nacional para tirar Marília da corrida ao governo do estado, abrindo espaço para a reeleição de Paulo Câmara. “Este ano fizeram de tudo para que o PT não concorresse e agora, quando a derrota se desenha, começam a apontar corrupção no PT. Curiosamente, há dois anos, o PT era o melhor partido do mundo para os socialistas, agora é o mais corrupto. O PSB fala e age como se não estivesse por trás dos maiores escândalos de Pernambuco”, frisa.

Porto questiona qual seria o novo começo que o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, João Campos, diz querer comandar. “Ele e o grupo que ele representa participaram de tudo que resultou em denúncia no governo do estado e na Prefeitura do Recife. Que novo será esse?”, indaga. “Ao fim de oito anos, a Prefeitura do PSB vive ocupando as páginas policiais. A Polícia Federal está tendo trabalho para investigar desvios de recursos públicos. Já fez de seis a sete buscas na Prefeitura. A compra de respiradores para porcos, agora na pandemia, exemplifica bem o novo que João vai oferecer à cidade”, completa.

A compra a que Álvaro Porto se refere foi feita em março. Foram adquiridos 500 respiradores para uso animal, com dispensa de licitação e gastos de cerca de R$ 11 milhões, segundo informações divulgadas pela imprensa na época. A compra foi denunciada pelo Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado e está sendo investigada. O Ministério Público Federal também abriu inquérito. 

Entre os escândalos de âmbito estadual citados pelo deputado – muitos dos quais alvos de denúncias e pedidos de informação apresentados pelo petebista na Assembleia Legislativa – estão a construção do presídio de Itaquitinga, contratos da Arena Pernambuco, desvios de recursos para afetados por cheias na Mata Sul e contratos não transparentes com Organizações Sociais na gestão de hospitais e UPAs.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

Grupo Ferreira Souza apoia esportes e ações sociais

Atletas do Clube Judô Juazeiro, patrocinados pelo Grupo Ferreira Souza – Cab Motors, voltaram a fazer bonito. Desta vez a equipe se destacou no Campeonato Nacional de Judô Funcional, que aconteceu virtualmente no último dia 19. Através de apresentações de exercícios técnicos e funcionais, cada competidor buscava o máximo de repetições corretas em tempo determinado por cada categoria de disputa.

“A entrega dos atletas foi sensacional, o resultado coroou um trabalho que foi realizado em meio à pandemia e que deu muito certo”, comemorou Allan Moura, sensei da equipe técnica.

Além do apoio aos esportes, o empreendedor social Antonio Souza, líder do grupo Ferreira Souza, também esteve, durante o fim de semana, visitando as obras da Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos em Araripina, ação da qual ele é um dos patrocinadores. Confira no vídeo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/11


2020

Armando Monteiro desfilia-se do PTB

Nota oficial 

Tomando conhecimento de especulações sobre mudanças no comando do PTB em Pernambuco, que até o presente momento não foram confirmadas, antecipo a minha decisão de me desfiliar em caráter irrevogável do Partido Trabalhista Brasileiro. 

Comunico minha decisão, neste momento, ao meu amigo José Humberto Cavalcanti, presidente estadual, ao tempo em que reafirmo a minha irredutível decisão de apoiar a candidatura de Marília Arraes à prefeita, que representa, neste momento, a melhor alternativa para o Recife, interrompendo um já longo, medíocre, e mal sucedido ciclo de gestões do PSB. 

Ao longo da minha vida pública, nunca admiti cabresto, nem recebo ordem unida. 

Agradeço a todos os companheiros do partido, dirigentes, parlamentares, gestores municipais, vereadores, lideranças e  correligionários em geral, que nunca me faltaram, desde que iniciamos essa construção em 2003, sob a liderança do saudoso ex-presidente e empresário, José Carlos Martinez. Estou seguro de que em breves dias, nos reencontraremos. 

Armando Monteiro


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Ô Gretchen, o comentário abaixo Não é meu, marcos de Camaragibe.

Fernandes

Armando votou contra os trabalhadores brasileiros em 1999 quando ere deputado federal. É alma sebosa juntamente com marcos mamador de piroca de camaragibe queima rosca.

marcos

Hora hora, quem conhece ARMANDO MONTEIRO já sabia que ele ia sair desse PTB, desde quando ARMANDO MONTEIRO iria ficar sob ordens de um PICARETA, BANDIDO feito Roberto Jefferson, esse bandido era para está PRESO e não comandando um Partido como o PTB, isso que entristece a Politica, e fico muito triste quando vejo hoje, até Presidente dando bolas a esse PICARETA desse Roberto Jefferson. e a todos os bandidos envolvidos nos maiores escândalos do Brasil. Parabéns ARMANDO MONTEIRO. Por ser uma rara exceção na politica.