Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
17.01.2022 00:00

Coluna da segunda-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Impasse pela vaga no Senado

Por Houldine Nascimento – interino

Além de escolher quem disputará sua sucessão, o governador Paulo Câmara (PSB) tem outro impasse para resolver: o candidato da Frente Popular para o Senado. Se a situação era difícil com três nomes, tornou-se mais complicada com uma possível composição com o PT. Isso porque, a depender do acerto, a única vaga para a Casa Alta na eleição de 2022 pode ser ocupada por um petista.

Se o critério adotado fosse somente o capital político, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) preencheria esse requisito, mas seu litígio com os socialistas é conhecido do público há anos. A briga atingiu o ápice em 2020, quando ela disputou a Prefeitura do Recife com o primo João Campos (PSB) e sofreu todo tipo de ataque.

Com Marília inviabilizada, prevalece o nome de alguém que faça parte do grupo do senador Humberto Costa, a exemplo do deputado federal Carlos Veras, um meio-termo com a deputada estadual Teresa Leitão ou até mesmo o ex-prefeito do Recife e deputado estadual João Paulo (PCdoB), que está perto de voltar ao PT.

Antes disso, três presidentes de partidos da Frente Popular iniciaram movimentações mirando essa vaga ainda em 2021: os deputados federais André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (Progressistas) e Silvio Costa Filho (Republicanos). Em agosto, chegaram a conversar individualmente com o ex-presidente Lula, buscando apoio do líder petista na passagem pelo Recife.

Esta semana, o governador recebe o trio dentro do processo de escuta que instituiu com os aliados. De Paula e Silvio Filho vão ao Palácio do Campo das Princesas hoje. Da Fonte, por sua vez, deve encontrar Paulo Câmara amanhã. “Tenho colocado há algum tempo que o meu nome está à disposição da Frente Popular como uma alternativa para o Senado. Sempre reconhecendo que outros companheiros têm a mesma legitimidade de ter essa pretensão, e eu encaro com respeito”, afirma o dirigente do PSD a este Blog.

Presidente estadual do PDT, o deputado federal Wolney Queiroz também entrou no páreo. “O PDT tem essa postulação colocada pelo presidente [da sigla, Carlos] Lupi. Não é só o partido querer por querer. Há outras coisas importantes, como a questão geográfica: ter alguém do interior na chapa”, sustenta, em entrevista ao Blog, o parlamentar nascido em Caruaru.

Sonho do patriarca – Pai de Wolney, o deputado estadual José Queiroz (PDT) esteve perto de chegar à Casa Alta duas vezes, mas bateu na trave: a primeira em 1990, quando foi derrotado por Marco Maciel (PFL) numa disputa acirrada; e a segunda em 2018, ano em que seria um dos nomes da chapa governista, mas foi rifado após mais um acordo entre PT e PSB. Humberto Costa ocupou a vaga e acabou reeleito.

Cálculos – Para que Wolney Queiroz concretize o sonho do pai, é necessário que a nova negociação entre petistas e socialistas azede de vez. O líder pedetista na Câmara dos Deputados assegura que a relação com o PSB está “no melhor momento” e cita a aproximação entre os mandatários dos dois partidos no plano nacional, Carlos Siqueira (PSB) e Carlos Lupi (PDT). Diagnosticado com Covid-19, Wolney cumpre quarentena em casa e ainda não tem encontro marcado com o governador Paulo Câmara.

Presidenciável até o fim – Wolney Queiroz também rebate a informação que passou a circular na imprensa de que deputados pedetistas estão pressionando para que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) desista da pré-candidatura à Presidência. “Procurei todas essas matérias e nunca tem um nome. É sempre uma fonte sob reserva. O histórico do PDT é de manter as candidaturas. Foi assim com Leonel Brizola, Cristovam Buarque e o próprio Ciro, que indiscutivelmente é um bom candidato”, avalia.

Vestindo a camisa – O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, fez fortes críticas ao PT, ontem, em um artigo publicado no jornal O Globo. Segundo ele, caso a sigla de esquerda vença as eleições, o Brasil fará “uma guinada para a Venezuela, para a Argentina ou para a Bolívia”. “Não é voltando ao tempo da CLT, de quase um século atrás, que daremos uma resposta para o país”, defende.

Crítica e resposta – Ex-aliado de Lula, Nogueira disse que o Partido dos Trabalhadores está “ferido, com as marcas do ódio da rejeição” e justificou o mau momento da economia brasileira ao citar a pandemia. O ministro também afirmou que o PT usa “contabilidade criativa” e esconde a ex-presidente da República Dilma Rousseff. A presidente nacional petista, Gleisi Hoffmann, respondeu ao chefe da Casa Civil, chamando o artigo de “mentiroso”, além de mandar Ciro “cair na real e olhar o Brasil”.

CURTAS

REMOÇÃO – Nesse final de semana, o pré-candidato a deputado estadual Raffiê Dellon (PSD) publicou nas redes sociais um vídeo, mostrando a remoção de barracas da Feira de Ferragens do Parque 18 de Maio, em Caruaru.

ARBITRARIEDADE – O episódio motivou novas críticas de Raffiê à prefeita Raquel Lyra (PSDB): “A Prefeitura, de modo arbitrário, derrubou as barracas na calada da noite. Isso é um costume da prefeita.”

Perguntar não ofende: Na Frente Popular, quais nomes sairão magoados após a escolha para o Senado?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 19.05.2022 17:00

MV Bank vai antecipar recebíveis para setor de saúde

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em um contexto de carência de parceiros financeiros que trabalham com instituições de saúde, a MV lança amanhã, durante a Feira Hospitalar, em São Paulo, uma “fintech” voltada especificamente para o setor, a MV Bank. Com investimento, nos 12 primeiros meses, de R$ 50 milhões, a plataforma tem objetivo de facilitar rotinas burocráticas, contemplando instituições, profissionais da área e pacientes. A iniciativa é uma parceria com a PeerBnk, empresa de serviços financeiros digitais.

Segundo Paulo Magnus, presidente da MV, que desenvolve softwares para a área de saúde, a fintech atuará, inicialmente, com duas necessidades da área: um serviço de antecipação de recebíveis para profissionais da saúde, que geralmente demoram até 90 dias para receber pagamentos, e a substituição de boletos por PIX.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 19.05.2022 16:45

Isso é cagado e cuspido paisagem do Interior

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Típica família sertaneja em Arcoverde: animal sagrado, conforme canção de Luiz Gonzaga, o jumentinho conduz o pai retirante com os filhos e uma penca de filhotes vira lata. A filha menor, de vermelho, numa mão leva a cachorra mãe, na outra o filhotinho ainda mamando. Poeta e cordelista, Braulio Bessa escreveu:

"Eu lhe digo que aqui no meu Sertão, caráter e honestidade são coisas de criação, tem família que sofre com sede e fome, sem dinheiro, sem luxo e sem “sobrenome”, 12 filhos e nem um vira ladrão".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Pernambuco 19.05.2022 16:30

Ex-prefeito denuncia perseguição política em Palmerina

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ex-prefeito de Palmerina Eudson Catão denunciou, hoje, ao blog, uma perseguição política na troca de direção do EREM Regina Pacis, naquele município. Segundo ele, todos os funcionários públicos que não são apoiadores do Governo Estadual estão sendo perseguidos pela atual gestão.

De acordo com Eudson, a Secretaria de Educação e Esportes demitiu o diretor Givaldo Paulo Barbosa e seu assistente que trabalhava na supervisão, José Nilton Ferreira, a pedido, segundo diário oficial, e nomeou Celso Evanderly da Silva Viana. Acontece que, os funcionários em questão negam o pedido de exoneração dos seus cargos, e tinham grande aprovação de funcionários e alunos da instituição. “Isso se deu por mera e completa perseguição política”, declarou o ex-prefeito.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 19.05.2022 16:00

Marília visita Associação Pernambucana de Cabos e Soldados

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco pelo SD, Marília Arraes, participou de um encontro na Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE), na manhã de hoje, para ouvir as principais demandas da categoria. A pré-candidata foi recebida por Luiz Torres, presidente da associação. O delegado Israel Rubis, vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado federal, também esteve na ACS.

"Para construir o nosso plano de governo, é preciso ter muito diálogo com as categorias. Eu quero dizer para os policiais que a participação de todos é muito bem-vinda. Queremos muito diálogo e participação", afirma Marília.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Pernambuco 19.05.2022 15:30

Miguel quer combater burocracia da máquina pública com transformação digital

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a governador Miguel Coelho visitou, hoje, a sede do Porto Digital, no Recife. O ex-prefeito de Petrolina conversou com o presidente da instituição, Pierre Lucena, e apresentou parte de suas propostas para modernizar a gestão pública e incentivar a inovação em Pernambuco.

Miguel disse, no encontro, que pretende investir na transformação digital do serviço público para diminuir a burocracia, agilizar o atendimento da população e melhorar a eficiência. “A gente quer acabar com aquela papelada toda, tornar tudo digital, para resolver coisas como tirar um documento, emitir licenças, ter exames médicos pelo celular, de forma rápida. Fizemos em Petrolina e deu certo. Isso reduz burocracia, filas, custos e o aborrecimento do cidadão”, explicou o pré-candidato.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 19.05.2022 15:00

Prefeito de Toritama tem contas de 2019 aprovadas por unanimidade

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Câmara de Vereadores de Toritama aprovou, por unanimidade, as contas de Governo do prefeito Edilson Tavares, referente ao exercício financeiro de 2019, na manhã de hoje. Em agosto de 2021, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) aprovou, também por unanimidade, as contas do prefeito e recomendou, em parecer, a aprovação pelos vereadores.

A sessão contou com o prestígio dos secretários municipais e servidores municipais. Na tribuna, o advogado Walles Couto explanou sobre o cumprimento fiscal da gestão municipal em 2019.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 19.05.2022 14:30

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A foto é do arquivo do meu amigo Pinga, o empresário recordista de shows com Roberto Carlos. A imagem é de 1973 em Paulo Afonso (BA) na chegada do rei ao show. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 19.05.2022 14:00

Governo demite filho de vereadora do PSB após anúncio de apoio à Marília

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Marcelo Felipe de Almeida Cardoso, filho da vereadora Célia Galindo, da bancada do PSB de Arcoverde, a 250 km do Recife, foi demitido, hoje, pelo governador Paulo Câmara. Ele ganhava apenas R$ 1.074 e trabalhava pesado numa escola do município. Arcoverde, até as paredes sabem, tem uma ex-prefeita na folha do Estado e um vereador, ambos do PSB, ganhando cinco vezes a mais em relação ao salário de Marcelo, mas nunca deram um dia de expediente. 

Marcelo tem três filhos e não falta um só dia ao trabalho, segundo o diretor da escola Carlos Rios, César Galindo. Seu afastamento foi político. Se deu uma semana após a mãe, decana na Câmara de Vereadores de Arcoverde, declarar seu apoio à candidata do Solidariedade ao Governo do Estado, Marília Arraes.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 19.05.2022 13:30

Até em contenção de encosta, Geraldo quer valor sigiloso

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

EXCLUSIVO 

Mais uma licitação por valor sigiloso, na gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Desta vez, a gestão de Geraldo pretende fazer a contratação de serviços para contenção de encosta e drenagem na Vila Gaibu, próximo de SUAPE. O que se destacou na licitação é que, mais uma vez, o valor está contemplado como sigiloso. A justificativa é um artigo da Lei Federal das Estatais. "O Valor será sigiloso conforme art. 34 da da Lei Federal 13.303/2016", diz o edital. No entanto, outros órgãos do Governo do Estado não usam a citada lei, divulgando o valor da licitação com base no princípio da transparência. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 19.05.2022 13:00

Nill Júnior é reeleito presidente da Associação das Emissoras de TV e Rádio de PE

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Diretor de jornalismo da Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, o comunicador Nill Júnior foi reeleito presidente da Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco, Asserpe. O novo mandato vai até 2025. A nova diretoria, também eleita consensualmente, tem como vice-presidente de TV, Iuri Maia Leite, da Globo Pernambuco. 

O vice-presidente de Rádio é Cléo Nicéas, do Grupo Nordeste de Comunicação; o vice-Presidente Financeiro é Tony Pereira, da Rádio Metropolitana Caruaru; o vice-presidente Agreste, Júnior Almeida, da Rádio Cultura do Nordeste – Caruaru; o vice-presidente Sertão, Ana Amélia Lemos, da Rádio Grande Rio – Petrolina; e o diretor Secretário é Ivan Feitosa – Rádio Liberdade FM – Caruaru.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 19.05.2022 12:30

Na comemoração do primeiro ano, Sextou revive Gilliard

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Espaço criado na pandemia, diante da ausência dos shows, dos artistas fora de cena, o Sextou completa amanhã um ano. O primeiro entrevistado foi o cantor e compositor Gilliard, um dos maiores astros do romantismo nos anos 80. Em comemoração à data, o Sextou de amanhã traz a reprise da belíssima entrevista do autor e intérprete de “Aquela nuvem”, dentre tantos outros sucessos.

...



compartilhamentos
Pernambuco 19.05.2022 12:00

Água com mau cheiro alaga corredor do Hospital da Restauração

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um dos corredores do Hospital da Restauração, na área central do Recife, foi tomado por água suja e com mau cheiro. Funcionários, que pediram para não ser identificados, relataram que um cano no teto, que parecia ser de esgoto, estourou. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o problema aconteceu ontem e foi resolvido rapidamente. As informações são do portal G1/PE.

No começo do mês, placas de gesso que compõem o forro do teto do hospital desabaram e a água de um cano estourado atingiu pacientes da unidade de saúde, que é a maior da rede pública do estado.

...



compartilhamentos
Pernambuco 19.05.2022 11:30

Anderson: “Paulo Câmara não tem moral para cobrar nada do presidente Bolsonaro”

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pré-candidato do PL ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira reagiu, de imediato, ao que classificou como “mais um delírio” do governador Paulo Câmara (PSB) ao se referir à cobrança, feita pelo chefe do Executivo Estadual ao Governo Federal, em relação à não degradação do metrô e ao pedido de estadualização do sistema.

Anderson fez questão de lembrar que o posicionamento do governador se deu no mesmo dia em que o Ministério da Infraestrutura liberou R$ 55 milhões para a recuperação da pista – que hoje opera em condições precárias – do aeroporto da Ilha de Fernando de Noronha. E afirmou: “Para quem recebeu ajuda do Governo Federal e vacinas para enfrentar a pandemia, cabia, sim, agradecer!”, disse. 

...



compartilhamentos