PT nacional decide amanhã quantos filiados votarão na prévia

 

 

 

 

 

 

 

Rivânia Queiroz

A três dias da prévia que irá escolher o candidato do PT para disputar a eleição municipal do Recife, ainda há incertezas quanto ao número de filiados que poderão votar na eleição interna do domingo. Na lista encaminhada pelo Diretório Estadual à Executiva Nacional, 24.500 petistas estão apitos à votação, mas na contagem do Diretório Municipal, também enviada aos dirigentes nacionais, hoje, mais de 33 mil eleitores podem exercer o seu direito de votar.

O conflito de dados decorre de um acordo quebrado pelas duas instâncias partidária, que fizeram um pacto coletivo para a quitação de débitos dos petistas. O grupo estadual alega que os cargos comissionados da Prefeitura do Recife não podem se beneficiar da anistia. Já os aliados do prefeito João da Costa insistem que o acordo coletivo vale para todos. A decisão só será anunciada amanhã.

Caso seja aprovada a listagem do Diretório Estadual, o prefeito João da Costa sofrerá um baque, já que quase mil comissionados deixarão de referendá-lo nas urnas eleitorais. “Tem um problema sério, grande. Agora, eles (o grupo do pré-candidato Maurício Rands) cortaram nomes. Isso é ruim. Não ajuda em nada. Temos duas listas com diferenças porque eles tiraram nomes e deu esse problema”, acusou Oscar, que mais cedo sugeriu que estava havendo uma fraude na listagem dos filiados.

Publicado em: 17/05/2012