Prefeito de Araçoiaba volta a sentar na sua cadeira

Rivânia Queiroz, repórter especial

Até o início da tarde de hoje o prefeito de Araçoiaba, Severino Alexandre Sobrinho (PMDB), volta a sentar na sua cadeira, na prefeitura daquela cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com o advogado Carlos Neves Filho, o gestor se encaminhará ao município de Igarassu, ainda nesta manhã, para pegar na 1ª Vara Civil e Promotoria de Justiça a notificação que determina o seu retorno à Prefeitura.

“É um cumprimento de uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que determinou seu retorno por entender que ele (Severino) não estaria prejudicando a instrução do processo de improbidade administrativa, impetrado contra o gestor no final de 2010. A lei da improbidade só se aplicaria se tivesse sido identificada pressão à testemunha ou destruição de provas, o que não aconteceu, assegurou o advogado do prefeito.

Ainda segundo Carlos Neves Filho, o afastamento do prefeito se deu de forma equivocada, já que todas as exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foram atendidas. “Ele não deixou de prestar um único esclarecimento. Apresentou todas as documentações necessárias, todas as informações administrativas, então não caberia esse afastamento de 180 dias”, argumentou.

Entenda
Severino Alexandre foi afastado pela 1ª Vara Civil de Igarassu, comarca a qual Araçoiaba está vinculada, há três meses, sendo substituído pelo vice Carlos Jogli (PSDB). Denúncias de improbidade do TCE e do Ministério Público foram acatadas pela Justiça, culminando no seu afastamento.

Publicado em: 07/12/2011