Um beijo para a Coruja

Na vida, tenho três territórios apaixonantes de cidadania: Afogados da Ingazeira, onde berrei ao mundo no ventre da mãe, Recife, cidade que me deu regra e compasso, e Brasília, universidade da vida profissional. 

Dos três, não sei qual amo com mais intensidade. São amores distintos e explicáveis. Aqui, contrario Rubem Alves, que diz que amor não se explica. Ama-se porque se ama. E daí? Quando se ama há sempre o motivo, a razão.

Ontem, tive mais um motivo para amar ainda mais um dos meus ipês floridos, Afogados da Ingazeira: o time de futebol com o mesmo nome, representante ilustre do Sertão na elite do certamente pernambucano, fez bonito na estreia na Copa do Brasil. Bateu por 3 x 0  o Atlético Acreano no Estádio Aderval Viana de Araújo, numa noite de alegria, iluminada pela lua.

 Os gols foram de Diego Ceará (2) e Douglas Bomba. Seu adversário na segunda etapa da Copa do Brasil será o Atlético Mineiro. Quem diria que um dia Afogados da Ingazeira recebesse em casa um famoso time das montanhas de Minas Gerais?

Foi a primeira participação do Afogados na Copa do Brasil. O clube tem apenas sete anos de existência. Em 2019, a 'Coruja do Sertão', nome de batismo, eliminou o Santa Cruz nas quartas de final do pernambucano e enfrentou o Náutico na semifinal.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve confirmar, hoje, a data do confronto único. Como o Atlético tem compromisso no dia 20 pela Copa Sul-Americana, contra o Unión de Santa Fé da Argentina, o duelo da Copa do Brasil será marcado para a última semana de fevereiro ou para a primeira semana de março.

Na segunda fase da Copa do Brasil, o Atlético jogará novamente como visitante - na estreia, quarta-feira, eliminou o Campinense-PB ao empatar por 0 a 0 em Campina Grande. O vencedor avançará diretamente à terceira etapa. Se houver empate em Afogados da Ingazeira, a vaga será decidida nos pênaltis. 

O estádio Estádio Aderval Viana de Araújo, conhecido como Vianão, tem capacidade para sete mil pessoas.

O Afogados é o terceiro colocado do Campeonato Pernambucano, com nove pontos em cinco jogos. O time, dirigido por Pedro Manta, está invicto no Estadual, com duas vitórias e três empates. Santa Cruz, com 12 pontos, e Náutico, com 11, são os melhores na disputa. O Sport é apenas o quinto, com sete.

A coruja é um animal assustador. Os mais supersticiosos dizem que ela atrai coisa ruim. Na política, o maior colecionador da espécie era Ulysses Guimarães. Veja como o Senhor Diretas, como era conhecido, morreu! Tragado pelos mares num acidente aéreo, seu corpo até hoje nunca  apareceu.

Mas no futebol, a coruja tem trazido sorte para minha amada terra em vôos rasantes. No vôo de ontem, 600 mil pratas em reais irrigaram o cofre de porquinho de barro do meu Afogados da Ingazeira Futebol Clube.

Publicado em: 14/02/2020