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Servidores federais pressionam governo com greves e entregas de cargos

Sem reajuste proposto para 2024, servidores do Executivo federal seguem pressionando o governo por uma mudança de posição. Além de paralisações já iniciadas por algumas categorias, greves — incluindo um movimento grevista geral — estão no radar. A insatisfação também envolve a entrega de cargos de chefia e coordenação e até mesmo um pedido de revisão do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Greves já acontecem em carreiras como agentes de órgãos ambientais, funcionários do Banco Central (BC), auditores-fiscais da Receita Federal e agentes de fiscalização sanitária. As universidades também avaliam um movimento grevista no primeiro semestre letivo de 2024. As informações são do Metrópoles.

No caso dos servidores de órgãos ambientais, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) agendou para o dia 1º de fevereiro reunião da mesa de negociação com a categoria.

“Não há nenhum aceno, até agora, sobre qual vai ser a proposta que o governo vai apresentar em relação às reivindicações”, disse Cleberson Zavaski, presidente da Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional). Na centralidade da discussão, está a reestruturação da carreira, a fim de conter a evasão. Segundo a Ascema, mais de 600 servidores pediram demissão nos últimos anos por falta de atratividade da carreira.

Já na última sexta-feira (19), os coordenadores de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego de 23 estados entregaram cargos de chefia e coordenação.

Caso não haja devolutivas por parte do governo aos pleitos dos auditores-fiscais do Trabalho, o movimento de entrega de cargos tende a evoluir para um paralisação completa das atividades, comprometendo as fiscalizações em curso. As coordenações são responsáveis por articular toda a política pública de qualificação profissional e atenção aos grupos prioritários no Brasil.

No caso dos auditores-fiscais da Receita, em greve desde novembro, há a promessa de uma paralisação em portos e aeroportos de São Paulo e da Bahia na próxima semana. Os fiscais anunciaram que não realizarão o desembaraço de cargas entre os dias 22 e 26 de janeiro, no Aeroporto de Viracopos, no Porto de Santos, na Alfândega de Salvador (a partir do dia 23) e no Aeroporto de Guarulhos. Durante o período, haverá nos locais somente as liberações de cargas perecíveis, vivas, perigosas, medicamentos e alimentos.

“Toda greve, infelizmente, produz externalidades negativas e procuramos reduzi-las priorizando os serviços essenciais. Produtos perecíveis, medicamentos e alimentos não serão prejudicados. Por outro lado, é importante lembrarmos que há uma lei pendente de implementação há sete anos, e os auditores-fiscais não poderiam continuar esperando sua aplicação indefinidamente”, afirmou Isac Falcão, presidente do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional).

Houve insatisfação dos servidores com a proposta oficial, que chegaram a classificá-la de “etarista”, visto que aposentados e pensionistas não recebem auxílio-alimentação nem auxílio-creche.

Em resposta, no dia 10 de janeiro, o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) enviou ofício ao Ministério da Gestão propondo a recomposição salarial em três parcelas (a primeira a ser paga já neste ano): a primeira de 9%, a segunda de 7,5% e a terceira também de 7,5%, a serem implementadas, respectivamente, nos meses de maio de 2024, 2025 e 2026.

Segundo apurado pela reportagem, ainda não houve resposta do governo à contraproposta. As reivindicações dos servidores são analisadas em reuniões periódicas da Mesa Nacional de Negociação Permanente, retomada no ano passado. O governo ainda não definiu a data de realização da primeira reunião da Mesa deste ano, mas a expectativa é que ela ocorra apenas após o feriado do Carnaval, isto é, na segunda quinzena de fevereiro.

“2024 se inicia com o maior dos desafios para servidores públicos. Um embate direto com o governo para que alcancemos a recomposição inflacionária pela qual lutamos há tanto tempo. A proposta do governo até o momento não demonstra respeito a todas as perdas já tão sentidas, além de não oferecer nenhuma parcela neste ano”, disse Ivana Vilela, presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) e representante na Mesa de Negociação da Nova Central Sindical dos Trabalhadores.

Jaboatão dos Guararapes - Ambulatório Escola

Da ASSERPE

A ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco) lamenta as declarações do presidente da Associação Pernambucana de Futebol (FPF),  Evandro Carvalho,  que em artigo ao “O Poder” trata como “histórica” a decisão de vetar a atividade de repórteres das emissoras de rádio, do legítimo acesso ao estádio para transmissão de jogos de futebol. 

A construção da história e tradição do futebol pernambucano deve muito ao papel das emissoras ao longo dos mais de cem anos,  levando à população em todas as regiões as informações desse esporte. É essa construção que, por exemplo, evita a inserção midiática e influência de outros centros,  ajudando o torcedor a se identificar com suas camisas em solo pernambucano.

Além disso, busca dar voz à uma arbitrariedade, cuja decisão já foi derrubada no Paraná, de cobrar das emissoras de rádio pela transmissão de jogos. Cabe lembrar que a Lei Geral do Esporte fixou que apenas a difusão de imagens captadas em eventos esportivos é passível de exploração comercial pelos clubes, definindo os parâmetros desse trecho da Lei Pelé.

A fala assinada transparece na verdade uma dificuldade em lidar com questionamentos dos veículos à entidade, sempre com o amplo direito ao contraditório.  É sabido que recentes decisões da FPF foram questionadas por profissionais de veículos, gerando a decisão de proibir repórteres. Prova disso é que a vedação pegou a todos de surpresa em meio à terceira rodada.

A ASSERPE informa já estar em alerta com a ABERT para combater juridicamente a ameaça explícita à atividade dos veículos, dando à entidade o status de primeira no país a tentar vedar a atividade das emissoras. Também conclama os clubes pernambucanos a não apoiarem qualquer arbitrariedade contra a presença das emissoras na cobertura da competição. 

Essa posição também tem o apoio de entidades como a Associação dos Cronistas Desportivos do Estado (ACDP).

Ao contrário do que busca destacar o presidente, com sua decisão o futebol pernambucano não avança com isso. Ao contrário, retrocede. 

Toca Jabô

Por José Nivaldo Júnior*

Os principais  blogs de Pernambuco noticiaram uma bomba desde a madrugada deste domingo: Antônio Campos manifestou apoio incondicional à reeleição do sobrinho, João Campos, no Recife. Um gesto expressivo que pode ser o começo do fim de uma desavença sem maior fundamento. 

Políticas mal conduzidas por alguns então integrantes da cúpula do PSB, movidas por interesses menores, afastaram Antônio Campos da legenda do seu irmão, o ex-governador Eduardo Campos. A ação direta de espoletas políticos e mais  gestores das fartas finanças eleitorais do partido, puxaram o tapete de Antônio na eleição de Olinda, em 2016. A grana solta do PSB nos bastidores garantiu a vitória do “Professor Lupércio”, uma invenção que se provou desastrosa para a cidade. No seu estilo guerreiro, Antônio Campos reagiu e atirou. As relações políticas e familiares foram reduzidas à temperatura do gelo.

Na verdade, Tonca, como Antônio Campos é tratado pelos mais próximos, nunca ficou confortável com a briga. Admirador leal e maior defensor do nome, da memória e do legado do irmão, sempre cultivou a esperança de recompor, se não os laços políticos, pelo menos as relações familiares. Agora, a oportunidade chegou. Campos é novamente pré-candidato em Olinda, João concorre à reeleição no Recife. O apoio incondicional revela muita coisa. Ainda mais quando se revela que o gesto foi precedido de iniciativas de embaixadores da paz, bem recebidas pelos dois lados. Ou seja, houve sinal verde mútuo para prosseguir. Antônio tomou a iniciativa pública. 

Tem mais explicações 

O PL seria, em tese, um potencial aliado de Antônio. Esta semana, manifestou apoio à pré-candidata Izabel Urquiza. A governadora Raquel Lyra, por sua vez, mantém boas relações pessoais com Antônio, mas até agora não fez qualquer aceno político. Carregar o ônus de defender Raquel sem contrapartida de um apoio efetivo não parece ser algo muito inteligente. Somando tudo, a reconciliação familiar e política com o sobrinho, desejo acalentado há tempos, foi o caminho que prevaleceu. 

A nota

Feita a análise dos bastidores para não deixar qualquer dúvida, vamos à nota emitida por Antônio Campos e já divulgada: “se votasse no Recife, meu domicílio é Olinda, votaria em João Campos pelo seu trabalho na Prefeitura. Tem mudado Recife. Meu gesto também é uma homenagem a Eduardo Campos, seu pai e meu irmão, um grande líder, que sempre esteve junto e foi um grande amigo meu e um grande político. 

Esse gesto meu é um reconhecimento, sem esperar reciprocidades. Da minha parte ele ( João Campos) tem um gesto amigo”, sintetiza Antônio Campos.

Repercussão 

Como diriam os personagens  Conselheiro Acácio, de Eça de Queirós, e Almirante, de José Nivaldo Junior, que só falavam o óbvio, as consequências virão depois.

*Jornal O Poder

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Da Folha de S. Paulo

A volta de Marta Suplicy ao PT foi, como todas as movimentações políticas da ex-prefeita nos últimos anos, uma decisão tomada em conjunto com seu marido e principal conselheiro político, o empresário Márcio Toledo (posicionado no canto direito da foto acima, ao lado de Marta).

Articulador da ex-prefeita, Toledo estava com ela e o presidente Lula (PT) na foto do encontro em que Marta disse sim ao convite para retornar à sigla e ser vice de Guilherme Boulos (PSOL) na corrida à prefeitura. Ele também a acompanhou na reunião para a demissão dela do cargo de secretária de Relações Internacionais da gestão Ricardo Nunes (MDB), principal rival de Boulos na eleição.

Toledo, 63, e Marta, 78, começaram a namorar em 2009 e se casaram em 2013. Ex-presidente do Jockey Club de São Paulo e desde a juventude ligado à política, o empresário logo se tornou a figura que, nos bastidores, ajuda a tornar realidade as aspirações da esposa.

Relatos colhidos pela Folha com aliados, adversários e pessoas do entorno, a maioria falando sob a condição de anonimato, descrevem Toledo como um negociador habilidoso, cordial e sagaz. A impressão geral é a de que os rumos da ex-prefeita são fruto de decisões compartilhadas entre os dois — mas que a palavra final é dela. Procurados, eles não deram entrevistas.

“Qualquer especulação sobre tutela ou dependência é fruto do machismo estrutural que envergonha a nossa sociedade”, diz o advogado petista Marco Aurélio de Carvalho, amigo íntimo do casal. Marta já considerou a possibilidade de ser vice do advogado numa campanha à prefeitura.

“Ela é uma figura forte, com liderança, luz própria e legado. É natural que confie no marido, alguém com uma visão sofisticada e que vive a política tanto quanto ela”, segue o coordenador do grupo Prerrogativas.

Toledo fez a ponte entre Marta e interlocutores em todas as campanhas desde 2010, num papel de operador político, arrecadador de recursos e consultor em questões de estratégia e comunicação.

Desta vez, participou de todas as etapas da reviravolta que levou à saída de Marta da prefeitura para retornar ao PT — superando mágoas de parte a parte, como a causada pelo voto da então senadora pelo MDB no impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Toledo estava presente, por exemplo, em conversas da ex-prefeita com o deputado federal Rui Falcão (PT-SP), incumbido por Lula de acertar a volta dela ao partido para uma dobradinha com Boulos, ideia antecipada pela Folha em novembro. No último dia 13, Marta e o marido receberam Falcão e Boulos com as respectivas esposas para um almoço no apartamento deles, nos Jardins, região nobre da capital.

Toledo é considerado um anfitrião invejável, do tipo que serve boa comida e bebida. Ele promove encontros para discussões informais, em casa e no escritório, com políticos de diferentes campos. A formação da chapa Lula-Geraldo Alckmin e o apoio de Simone Tebet (MDB) ao petista passaram por sua sala de jantar.

Sempre circunscrito ao campo da centro-esquerda, construiu como marcas o ecumenismo e a defesa de frentes amplas, seguindo uma linha pragmática sob o argumento de preservação da democracia.

A discrição e o jeito polido podem às vezes dar lugar a um estilo mais duro, segundo um amigo que elogia o tom incisivo do empresário para defender suas posições. Interferências de Toledo em campanhas de Marta já provocaram rusgas com partidos, como noticiou a Folha em 2010 e em 2016.

Uma ex-dirigente partidária que negociou com o casal na época da eleição de 2020 diz que os dois se complementam, cabendo ao marido abrir conversas, esperar respostas e guiar a parte prática.

Naquele pleito, a ex-prefeita flertou com uma candidatura à prefeitura e entrou no Solidariedade. Na reta final, se desfiliou e decidiu apoiar Bruno Covas (PSDB), que venceu Boulos e levou Marta para o governo.

Uma cena daquela campanha ilustra o que amigos veem como carinho e companheirismo de Toledo em relação a ela. Em meio à pandemia de Covid, na espécie de papamóvel construído para a ex-prefeita percorrer a cidade, ela acenava animada em pé —e o marido ia sentado ao lado.

Principal dirigente do Solidariedade, o deputado federal Paulinho da Força (SP), diz que se distanciou de Marta e Toledo após a saída dela da sigla. “Eles fizeram um acordo, nas costas do partido, com o Bruno Covas. Na verdade, nos traíram ali”, afirma à reportagem.

“Eu não quero mais ter nenhuma relação nem com ele nem com a Marta”, continua. “Essa passagem da Marta pelo Solidariedade foi muito ruim para nós, é um episódio que é bom esquecer.”

O rompimento com Nunes também foi traumático, como atesta o aborrecimento do prefeito pelo fato de Marta ter negociado com o PT enquanto ainda tinha cargo na prefeitura. Nas palavras de um agente político próximo do empresário, a articulação da vez não teve a marca Márcio Toledo —teria faltado a elegância e a transparência adotadas em outros momentos.

Uma crítica de Toledo a Boulos na campanha de 2020, chamando-o de “picareta”, passou a ser relembrada. Num grupo de WhatsApp, o empresário insinuou que o psolista fingiu ter Covid para faltar a um debate em que seria “trucidado e desmascarado”.

Filho de um prefeito de Indaiatuba (SP) cassado pela ditadura militar, Toledo deve sua formação política à militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Partidão, à atuação na UNE (União Nacional dos Estudantes) e na juventude do MDB. Ele se desfiliou do partido somente em 2018, acompanhando Marta.

Formado em direito pela PUC e jornalismo pela USP, o empresário não priorizou a busca de cargos eletivos ou públicos, mas chegou a ser pré-candidato a prefeito pelo MDB em 2008 e cotado para vice em 2012.

A dedicação maior é à atividade empresarial —sua holding atua no ramo de telecomunicações e investe, entre outros setores, em energias renováveis.

Fontes ouvidas pela reportagem dizem que é uma ilação e má-fé supor que decisões políticas de Toledo tenham ligação com interesses econômicos, mas reconhecem que, como articulador ou empresário, ele mantém um círculo variado de interlocutores e trânsito privilegiado, o que qualquer homem de negócios almeja.

No fim de 2023, Toledo fundou a Associação Brasileira de Armazenamento de Energia (Armazene) e reuniu em um jantar o ex-governador João Doria (ex-PSDB), a pré-candidata Tabata Amaral (PSB), o ex-ministro Moreira Franco (MDB) e o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que preside o conselho consultivo da entidade.

O site da Armazene registra que Toledo e outros diretores viajaram a Brasília para um seminário do setor e foram recebidos em 27 de novembro no Palácio do Planalto pelo ministro petista Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais). A agenda dele não registra esse encontro, e a pasta não comentou o assunto.

A Folha apurou que Toledo também esteve com Marco Aurélio Ribeiro, conhecido como Marcola, chefe de gabinete de Lula —fato que, ao ser descoberto por Nunes, fez o prefeito perceber que a costura de Marta com o presidente estava perto de ser concluída.

Ipojuca - Minha rua top

Por Eliane Cantanhêde – para o Estadão

O presidente Lula, que gosta de brincar com fogo, já queimou a largada em 2024 ao trazer de volta às manchetes a refinaria Abreu e Lima, que carrega dois fantasmas e uma advertência: o maior escândalo de corrupção da história, as ligações perigosas de Lula e do PT no contexto externo e o risco de andar na contramão, quando o mundo todo e o Brasil em particular caminham em direção à energia verde. Energia verde com refinaria?

Não satisfeito, Lula sobrepôs um erro ao outro: a aposta na Abreu e Lima e a implicância com os EUA. Segundo ele, seus governos fizeram tudo certinho e a Lava Jato foi culpa da “mancomunação” do Departamento de Justiça americano com “juízes e procuradores”, porque os EUA nunca aceitaram que o Brasil tivesse uma Petrobras. Delírio? Autoengano? Ou me engana que eu gosto?

A Abreu e Lima entrou para a história como símbolo da Lava Jato e de falta de planejamento, apostas equivocadas, desperdício de dinheiro público e corrupção. Já começou errada. Lula interveio no plano de investimento da Petrobras, e assim surgiu o projeto, em 2005, com previsão de US$ 2,5 bilhões. Dez anos depois, quando a obra foi abandonada pela metade, os custos atingiam US$ 20 bilhões.

A Abreu e Lima, idealizada em parceria com a PDVSA venezuelana, também traz de volta as imagens e “mancomunações” de Lula com Hugo Chávez, mentor intelectual e primeiro executor do desmanche da Venezuela rumo a uma ditadura. Depois de receber Nicolás Maduro com honras e salamaleques em 2023, Lula puxa o fantasma de Chávez para a cena logo no comecinho de 2024.

E o anúncio de que a Petrobras vai injetar R$ 8 bilhões na conclusão da obra veio exatamente quando Marina Silva, do Meio Ambiente, se esgoelava em Davos para convencer o mundo de que o Brasil, anfitrião da COP-30, em 2025, lidera a transição da energia fóssil para a energia verde. Investir em refinaria de diesel enquanto, no mundo todo, caminhões e ônibus movidos a combustão estão num caminho sem volta?

A Petrobras, epicentro da Lava Jato, embolou seus dirigentes com empreiteiras, partidos aliados ao PT e Planalto, mas a corrupção é só uma parte, e a menor, da sua tragédia naqueles tempos. Os maiores prejuízos foram com a má gestão e a ingerência política – e populista – nos preços dos combustíveis. Pagar mais caro e vender mais barato não dá certo.

Em seu primeiro giro interno de 2024, Lula acertou com gestos, programas e reaproximação das Forças Armadas, que estão em fase de, digamos, saneamento. Mas o que fica pairando são os fantasmas da Abreu e Lima, os elogios à China e os ataques aos EUA. O que o Brasil e o próprio Lula ganham com isso?

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A deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral (PSB-SP) disse que teve uma “conversa muito inspiradora” com a também deputada Luiza Erundina (Psol-SP), que concorreu como vice de Guilherme Boulos (Psol-SP) nas eleições para a capital paulista em 2020.

“É sempre uma alegria aprender com mulheres tão experientes”, disse Tabata em seu perfil no X (ex-Twitter) na quinta-feira (18). A congressista afirmou que a ex-prefeita de São Paulo “tem uma trajetória muito bonita na vida pública”. Segundo Tabata, elas conversaram sobre a “luta por uma educação de qualidade”, além do “trabalho pelos direitos das mulheres”. As informações são do Poder360.

Erundina também assinou o livro “Um Governo de Esquerda para Todos”, de Paul Singer, que conta as suas experiências na Prefeitura de São Paulo. Em 1988, ela foi a 1ª mulher a assumir o cargo na capital paulista. Ficou no cargo de 1989 a 1993.

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Morreu, no sábado (20), o fundador do Movimento Pró-Criança, Sebastião de Araújo Barreto Campello. O empreendedor social tinha 94 anos e sofreu um infarto agudo do miocárdio, no final da tarde, durante internação no Real Hospital Português, no Recife.

Sebastião Barreto Campello iniciou há três décadas o Movimento Pró-Criança, entidade sem fins lucrativos que promove direitos e oportunidades para crianças em situação de vulnerabilidade na Região Metropolitana do Recife. As informações são da Folha de Pernambuco.

“Ele dedicou  sua vida às causas sociais, deixando um impacto significativo. Seu legado perdurará nas vidas transformadas por sua incansável dedicação”, lamentou o Pró-Criança, por meio de nota oficial.

O velório do corpo de Sebastião Barreto Campello começou às 8h deste domingo (21), no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. O enterro, marcado para 12h, será no mesmo local. 

Cabo de Santo Agostinho - Refis 2023

Por Fredson Brito*

Resgatar a esperança do povo de São José do Egito é o maior desafio que temos diante de nós. A esperança em tudo o que é possível ser feito para conquistarmos novos investimentos, atrairmos empresas, animarmos e fortalecermos o comércio, darmos força aos serviços, à agricultura familiar e à agroindústria, qualificarmos os jovens e os adultos, tudo isso para gerar emprego e renda. Precisamos recuperar a nossa capacidade de sonhar grande, de ir à luta, de enfrentar as dificuldades e construir oportunidades para as pessoas. Portanto, meu caro Cláudio Soares, não foi o apito do prefeito que se perdeu pelo caminho, como você disse em seu artigo. (clique aqui e confira)

O que está em jogo na nossa amada São José não é um projeto de poder ou o rumo de um grupo político. O essencial é o futuro das pessoas da nossa terra, é um projeto de cidade, de uma cidade que pode muito mais do que tem sido feito nesses anos todos sob o comando do mesmo grupo político. O que está em jogo não é a família do prefeito. São as famílias de quem trabalha e produz para fazer de São José do Egito a força econômica que todos nós sabemos que ela pode ter.

O que importa de verdade é garantir uma formação e uma qualificação profissional aos jovens. É permitir que os filhos da população possam estudar em escolas de qualidade, em escolas que não sejam apenas prédios. É garantir atendimento de saúde humanizado, com medicamentos, com insumos básicos e sem tantas filas, garantir cirurgias e TFD em veículos adequados. É reduzir a carga de impostos para que o comércio cresça, é apoiar as 66 associações de produtores rurais, estimular os esportes, atrair indústria e tornar realidade um grande sonho que tenho que é transformar nossa cidade em um poderoso pólo de pequenas, médias e grandes produtoras de confecções. Ao mesmo tempo, garantir segurança alimentar às famílias que têm fome e moradias dignas a quem vive em condições precárias.

São José do Egito pode e merece ter uma administração eficiente, baseada em um modelo de gestão com objetivos e metas claras, com monitoramento e empenho para conquistar resultados. Uma gestão que assuma uma atitude técnica, focada em construir as oportunidades, porque estas não caem do céu. Tem que ir à Brasília, ir ao Recife, percorrer o Brasil, lutar por financiamentos e investimentos nacionais e no exterior. Chegou a hora de deixar de lado a política com “p” minúsculo e as disputas de poder pelo poder. São José espera mais.

*Empresário e pré-candidato a prefeito

Caruaru - Geracao de emprego

O ex-ministro do Turismo e Cultura do Governo Bolsonaro, pré-candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado, comentou a passagem de Lula por Pernambuco e destacou que o ex-presidente Jair Bolsonaro já havia colocado a duplicação da refinaria no plano estratégico da Petrobras, e anunciado que a Escola de Sargentos seria em Pernambuco. 

Segundo Gilson, Lula anunciou medidas já  programadas e provocou o presidente petista: “o que todos esperam é que essa duplicação da obra da refinaria também não se transforme em novos escândalos de corrupção, como no passado recente“.

Gilson ainda registrou que é estarrecedor ver o prefeito do Recife disputando a atenção de Lula com a governadora Raquel Lyra, e lembrou: “para esse povo, política pode tudo mesmo. Há pouco tempo, na última eleição para prefeito, o jovem não poupou críticas ao PT no campo da honestidade, assim como seu partido votou fechado pela cassação de Dilma. Hoje, parece estar tudo bem e acordado. O partido dele, o PSB e dos seus vassalos, segundo o Ministério Público, investigações da PF e a justiça, está longe de possuir o monopólio da honestidade“, disse.

O ex-ministro aponta que o povo do Recife vai conhecer a cidade que João Campos esconde “com alto índice de violência, trânsito caótico, moradores de rua e uma periferia esquecida. Não à toa que o chamam ‘O Príncipe’, título do livro de Maquiavel”.

E complementa: “será uma eleição esclarecedora, pois vamos mostrar a verdade. João Campos é filho de Eduardo, mas politicamente é cria de Lula e da esquerda pernambucana e brasileira. É um jovem velho – cara de novo, mas com as velhas práticas do PSB de sempre”, finalizou Gilson Machado.

Belo Jardim - Patrulha noturna

A presença do prefeito de Petrolina, Simão Durando (o segundo da direita para a esquerda na foto acima) – que está filiado ao União Brasil – ontem, no almoço com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na casa de praia do ex-senador Fernando Bezerra Coelho, em Porto de Galinhas, teve uma só motivação: a sua possível desfiliação do UB.

É que ele não tem segurança – nem tampouco os Coelho – de que o União Brasil fique no campo da esquerda. Há suspeitas de que o partido apoie no Recife o candidato da governadora Raquel Lyra, em razão da relação próxima dela com o partido via o deputado federal Mendonça Filho.

Diante desse terreno movediço, Simão Durando, que é candidato à reeleição em Petrolina, teria duas opções partidárias: o PSB, de João Campos, que já ofereceu a janela, ou o Republicanos, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que também foi chamado para o encontro de ontem.

Vitória Reconstrução da Praça

Rompido com a família logo após a morte do irmão, o ex-governador Eduardo Campos, em 2014, o advogado Antônio Campos fez, há pouco, pelas redes sociais, um gesto de reaproximação com Renata Campos, sua cunhada, mãe do prefeito do Recife, João Campos. Elogiou a gestão do herdeiro de Eduardo e disse que votaria nele, se não fosse eleitor em Olinda. 

“Se votasse em Recife (meu domicílio eleitoral é em Olinda), votaria em João Campos pelo seu trabalho na Prefeitura. Tem mudado o Recife. Meu gesto também é uma homenagem a Eduardo Campos, seu pai e meu irmão, um grande líder, que sempre estive junto e foi um grande amigo meu, um grande político”, escreveu Antônio.

“Esse gesto é um reconhecimento, sem esperar reciprocidades. Da minha parte, ele tem um gesto amigo”, pontuou.

Enfim, depois de ficar a madrugada inteira e parte desta manhã fora do ar, o blog está reconectado, graças ao empenho da nossa equipe técnica, que está investigando as causas.

Chevrolet fará 6 lançamentos este ano

A General Motors (GM) acaba de anunciar um cronograma com seis lançamentos – inéditos ou apenas renovações – da marca Chevrolet no Brasil para este ano. Todos deverão aparecer, de alguma forma, no programa BBB, da Globo. Um desses seis, porém, ainda é uma incógnita. Bem, o primeiro modelo a ganhar reestilização, ainda no primeiro trimestre, é a minivan Spin. Além de mudanças no design externo, vai adotar alguns componentes do Tracker, como bancos dianteiros e volante, e novo quadro de instrumentos digital. O motor 1.8 aspirado de 111cv de potência e 17,7 kgfm de torque será mantido. 

Em seguida, virá outro facelift: o da popular S10. A picape vai ficar semelhante à norte-americana Colorado, que inspira faróis (de LED), grade, para-choque e capô. Como sempre acontece, o SUV grande Trailblazer também passará por mudanças visuais semelhantes. Em relação aos modelos elétricos, a Chevrolet trará primeiro o Equinox EV, SUV médio preparado do zero sobre uma nova plataforma. Ele deverá ter motorização capaz de gerar 288cv e 48kgfm de torque, com tração integral.  Outro SUV, a Blazer elétrica, terá dois motores que, somados, produzirão 565cv de potência e 89,5 kgfm de torque.

Mitsubishi L200: configuração para o trabalho – A Mitsubishi acaba de lançar uma versão da L200 Triton dedicada exclusivamente ao trabalho. As duas versões, GL e GLS AT, que estão disponíveis sob encomenda, têm chassi-cabina implementada na própria fábrica, com uma caçamba confeccionada em aço para cargas secas. Com 1,63 m de comprimento e 1,67 m de largura, tem capacidade de carga idêntica a da caçamba convencional do modelo: 1 tonelada. A nova configuração é resultado de parceria entre a Mitsubishi e a Facchini, tradicional fabricante de implementos rodoviários.

Duster ganha duas versões – A Renault decidiu ampliar a oferta do SUV Duster em duas novas versões e em quatro opções de acabamento: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 TCe CVT. Os preços variam de R$ 122.290 a R$ 153.890. O modelo também ganhou uma pequena reestilização visual e mais itens de série, principalmente na segurança – com a oferta de seis airbags. A grade dianteira agora tem acabamento em preto brilhante e todo o conjunto de faróis e lanternas passa a ser de LED. Internamente, itens de conveniência e conforto, como um novo console elevado para substituir o descanso de braço convencional e duas entradas USB adicionais na traseira. A depender da versão, as opções se diferenciam por rodas de liga, pintura de retrovisores e das barras de teto, além de conveniências com sensores de chuva e carregamento por indução.

SQ8 Sportback e-tron chega ao Brasil – A Audi brasileira anunciou o lançamento do Audi SQ8 Sportback e-tron no país. O modelo vem para ampliar a família Q8 e-tron, que estreou por aqui em agosto com maior capacidade de armazenamento elétrico, nova nomenclatura e identidade visual renovada. O veículo representa a variante esportiva do Audi Q8 e-tron e está disponível a partir de dezembro na rede de 42 concessionárias autorizadas da marca por R$ 834.990 (venda direta). O modelo será o primeiro da série de lançamentos neste ano em celebração ao seu aniversário de 30 anos no Brasil. Equipado com três motores elétricos – dois traseiros e um dianteiro – o novo Audi SQ8 Sportback e-tron oferece 503 cavalos de potência e 97,3kgfm de torque. Isso garante um 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos, atingindo a velocidade máxima de 210 km/h. O utilitário esportivo ganhou uma nova bateria de alta tensão com célula química avançada, tendo a sua capacidade elevada em 20% em relação à bateria anterior, indo de 95 kWh para 114 kWh. A capacidade de carregamento aumentou +20 kW, para 170 kW, fornecendo uma recarga elétrica de 10% a 80% em apenas 31 minutos. A autonomia do modelo é de 296 quilômetros, segundo o Inmetro. 

Produção de motos cresceu 11% em 2023 – As fábricas de motocicletas instaladas em Manaus (PIM) produziram no ano passado 1,57 milhão de unidades, registrando um volume 11,3% superior ao de 2022. Foi o melhor resultado desde 2014 e superou a projeção da Abraciclo para o ano de 1,56 milhão. Marcos Bento, presidente Abraciclo, que representa os fabricantes, disse que o resultado foi surpreendente, em razão da maior seca da história na região amazônica. “Fabricantes chegaram a interromper a produção devido ao desabastecimento provocado pelas dificuldades logísticas”, comentou ele. No varejo, as vendas de 2023 somaram 1,58 milhão de motocicletas – alta de 16,2% em relação ao mesmo período de 2022, quando os emplacamentos chegaram a 1,36 milhão. Do total, a região Sudeste absorveu a maior parte, 590,3 mil unidades, uma participação de 37,3%. O Nordeste ficou com 31,1% ou 492,5 mil motos, seguido pelo Norte (13,1%), Centro-Oeste (9,7%) e Sul (8,8%). No varejo, a entidade espera fechar 2024 com 1,7 milhão de emplacamentos, alta de 7,5%. 

Cores automotivas: branco é a rainha – O último relatório de cores da Basf mostra que a tendência de escolha tem passado por alguma uma transformação. As cores acromáticas, que sempre foram a base da cor automotiva, mudaram. Embora o branco mantenha sua posição como a cor mais popular para veículos leves, houve redução significativa em sua participação de mercado por conta do aumento da popularidade da cor preta. Já as escolhas dos consumidores variam em todo o globo. Em alguns locais, a preferência por tons claros de prata em vez de cinzas mais escuros aumentou. Em outras regiões, a mudança é para os tons mais escuros. Enquanto isso, cores cromáticas permaneceram relativamente estáveis. A participação total no mercado, incluindo os tons azuis, vermelho, marrom, bege, por exemplo, permaneceu inalterada. A América do Sul, historicamente uma região muito conservadora em relação às cores, teve grande parcela de cores acromáticas em 2023. Pelo menos 86% dos veículos novos saíram brancas, pretas, prateadas ou cinzas – sendo essa a maior proporção entre todas as regiões. A proporção de prata também é maior na América do Sul. Com essa fatia de mercado, cada vez mais montadoras estão optando por pigmentos de efeito para fazer com que as cores acromáticas se destaquem. Mais veículos foram entregues com pigmentos de efeito, em comparação com 2022.

Gasolina inicia 2024 mais barata – De acordo com a mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, o valor médio nacional do litro da gasolina fechou a primeira quinzena do ano a R$ 5,77, com queda de 0,35%, ante dezembro. “E fatores externos, como o aumento do consumo do etanol e a queda no preço do petróleo, podem contribuir para que o preço do combustível recue um pouco mais nos próximos dias”, analisa Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil. Todas as regiões registraram redução no valor do litro da gasolina, com destaque para o Norte, que teve a mais expressiva, em relação ao mês anterior, de 1,27%. Já a média mais baixa foi identificada nas bombas de abastecimento do Sudeste, por R$ 5,67. O Amazonas concentrou o recuo mais expressivo para a gasolina, de 5,49%, que fechou a R$ 6,03. Ainda assim, a gasolina mais barata foi comercializada no Distrito Federal, a R$ 5,54. Apenas dois estados apresentaram alta no preço do combustível, com destaque para o Pernambuco, onde o litro fechou a R$ 5,71, com aumento de 2,88%. O etanol também ficou mais barato para os motoristas brasileiros e a média nacional fechou os primeiros dias de janeiro a R$ 3,61, recuo de 2,43%. Entre os estados, Alagoas registrou a redução mais significativa para o etanol de 4,11%, vendido à média de R$ 4,20. 

Carros usados: SUVs bons de negócio – Os SUVs lideraram o ranking dos melhores negócios em seminovos do mês de dezembro, segundo o Estudo Megadealer de Performance Veículos Usados da Auto Avaliar, que analisou a base de dados de vendas realizadas por meio da plataforma, que com 2.492 concessionárias, de 23 marcas, cadastradas em todo o Brasil. Na primeira posição, destaca-se o Honda HR-V, com um preço médio de venda de R$ 130.355, margem bruta de 9,8% e prazo médio de venda de 28 dias. Em segundo lugar, está o Hyundai Creta, que registrou preço médio de venda de R$ 105.750, margem bruta de 9,2% e giro de estoque de 26 dias. A terceira posição ficou com o Caoa Chery Tiggo 5x. Seu ticket médio foi de R$ 98.915, margem de 9,7% e giro de 29 dias. O estudo destacou ainda que o último mês do ano de 2023 foi marcado pela aceleração das vendas de veículos usados, com um giro de estoque recorde anual de 35 dias (período de compra e venda). O número ficou bem abaixo do registrado no mesmo intervalo de 2022 (43 dias) e do mês de novembro (40 dias). O ticket médio atingiu R$ 79.257, pouco acima de novembro (R$ 79.230) e de dezembro de 2022 (R$ 78.796). 

Eletrificados: mercado mundial deve crescer 10% – Os fabricantes de veículos elétricos e híbridos em todo o mundo devem vender este ano perto das 12 milhões de unidades, com alta de 10% sobre 2023. A receita gerada será da ordem de US$ 623 bilhões. Mesmo sendo esses modelos, vale frisar, mais caros do que os a combustão, com preço médio na faixa de US$ 52,8 mil. A China responderá por 57% do total de vendas de veículos elétricos em 2024.

Férias e manutenção: tudo a ver – Levantamento inédito da Webmotors, maior portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, mostra que 65% dos brasileiros sempre realizam manutenção antes de colocar o carro na estrada, enquanto 26% costumam recorrer a essa prática periodicamente. Os dados do Webmotors Autoinsights revelam também que 74% dos usuários da plataforma optam por viajar de carro nas férias de verão. Para 85% dos entrevistados, o check-up geral do veículo é o serviço mais importante a ser feito antes da viagem de férias, seguido de reparos automotivos (40%) e troca de óleo (34%). Entre os participantes da pesquisa, 67% afirmam que seriam motivados a agendar um serviço se tivessem em troca o benefício do desconto. Como curiosidade, o levantamento ainda aponta que 82% reconhecem o termo “revisão”, mas apenas 18% estão familiarizados com a palavra “check-up”. 

Professor pode usar transporte escolar? – Se depender da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, sim. Ela acaba de aprovar projeto que autoriza os professores da rede pública a utilizar assentos vagos nos veículos de transporte escolar em estados e municípios e no Distrito Federal. A proposta aprovada altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Além disso, revoga a Lei do Passe Livre Estudantil, que concedeu o benefício aos alunos, mas deixou de fora os professores no transporte escolar. O projeto foi analisado em caráter conclusivo e deverá seguir para sanção presidencial.

Viagem com o pet: o que fazer – Com as férias de verão, o número de famílias que planejam viagens cresce e, além da preparação e escolha do melhor destino, muitas pessoas têm buscado preferencialmente por locais que aceitem a presença de pets. Mas, ao escolher o carro para a viagem, é preciso garantir que a experiência seja segura e agradável. Pensando nisso, Luca Cafici, CEO da InstaCarro, destaca 10 dicas de como levar seu melhor amigo com tranquilidade para viagens em família.

1 – Planejamento antecipado – Verificar se o destino é pet-friendly, com acomodações, restaurantes e atrações que aceitam animais de estimação, é a primeira dica indispensável – bem como a verificação de que as vacinas e os cuidados veterinários estejam em dia. 

2 – Identificação – Além da diversão, a segurança do seu pet também deve ser priorizada. Portanto, coloque uma plaquinha de identificação, contendo informações de contato atualizadas, caso ele se perca. 

3 – Kit de viagem – Monte um kit com os itens essenciais do seu companheiro de viagem, incluindo comida, água, brinquedos, cobertor, medicamentos e utensílios de higiene. 

4 – Segurança no carro – A utilização de cintos de segurança ou caixas de transporte específicas para pets também é imprescindível. Evite também que o animal fique solto no carro, pois isso pode ser perigoso tanto para ele quanto para os ocupantes.

5 – Paradas frequentes – Planeje paradas regulares para que seu pet possa fazer exercícios, beber água e fazer suas necessidades. Lembre-se também de nunca deixar o animal sozinho no carro, principalmente em dias quentes.

6 – Treinamento prévio – Se o pet não está acostumado a viagens de carro, faça pequenos trajetos antes da viagem principal para acostumá-lo. 

7 – Cuidados com a alimentação – Mantenha a rotina de alimentação do seu pet. Evite alimentá-lo antes da viagem para evitar enjoos. 

8 – Respeite limites de temperatura – Evite viajar em horários de muito calor e, se necessário, use protetores solares e mantenha o carro bem ventilado.

9 – Documentação – Leve os documentos do pet, incluindo carteira de vacinação e atestado de saúde emitido pelo veterinário.

10 – Atenção à ansiedade – Se o seu pet é propenso à ansiedade, considere o uso de brinquedos interativos e mantenha um ambiente tranquilo durante a viagem.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), fez um gesto, hoje, com o grupo Coelho e o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Almoçou com o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o secretário de Turismo do Recife, Antônio Coelho, além de Sílvio Filho.

A conversa foi na casa de praia dos Coelho, em Porto de Galinhas. Na pauta, a sucessão no Recife, com desdobramentos para 2026.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgará na próxima quinta-feira (25) um relatório completo sobre os casos de violência contra jornalistas e de ataques à liberdade de imprensa no Brasil, em 2023.

De acordo com dados preliminares divulgados pela entidade, os registros de violência contra os profissionais de imprensa no ano passado tiveram queda significativa. Em 2023, foram 181 casos, contra 376 registrados em 2022. A diminuição foi de 51,86%.

No entanto, o número registrado no ano passado foi 34,07% maior em relação aos 135 casos contabilizados em 2018, antes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na avaliação da presidente da Fenaj, Samira de Castro, a queda dos episódios de violência contra os profissionais de imprensa em 2023 tem relação com a diminuição das ações de descredibilização da imprensa pelo ex-presidente.

“Podemos comemorar a queda nos números da violência em 2023. Mas temos de continuar em alerta e mobilizados, porque as cifras continuam muito elevadas”, comentou Samira.

O relatório completo dos casos de violência contra jornalistas conterá dados sobre as categorias profissionais, gênero, estado e tipo de mídia.

O governo de Javier Milei anunciou neste sábado (20) que cancelou benefícios sociais de mais de 27 mil pessoas por irregularidades em programas relacionados à empregabilidade. Segundo anunciou o Ministério do Capital Humano, foram detectados 27.208 planos do “Potenciar Trabajo” e 12 planos do “Potenciar Empleo” com “incompatibilidades”.

Houve verificação de todos os titulares dos programas, analisando se cumpriam os requisitos necessários para receberem os benefícios. Ainda de acordo com a pasta, serão economizados mais de 2 bilhões de pesos. As informações são da CNN.

Algumas das incompatibilidades detectadas foram relacionadas a trabalhadores autônomos, residentes no exterior e falecidos.

Mais de 31 mil pessoas perderam benefícios desde o início do novo governo, segundo informou o jornal Lá Nación. Outros 150 mil beneficiários que viajaram ao exterior serão analisados, de acordo com o periódico.

Segundo o governo, o “Potenciar Trabajo” tem como objetivo “contribuir para a melhoria do emprego e a geração de novas propostas produtivas através do desenvolvimento de projetos socioprodutivos, sociocomunitários, sociolaborais e de conclusão educacional”.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi submetido a uma cirurgia, na manhã deste sábado (20), para corrigir duas hérnias na região do abdômen. O procedimento ocorreu no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Segundo o boletim médico, a cirurgia robótica foi feita para a “correção de uma hérnia inguinal direta, além de hérnia umbilical”. De acordo com a nota, o procedimento foi um “sucesso”. As informações são da CNN.

Ainda não há previsão de alta, segundo a equipe médica. A analista Thais Arbex, da CNN, porém, apurou que o ministro deve deixar o hospital neste domingo (21).

“O Hospital Vila Nova Star informa que o ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli, passou na manhã de hoje por uma cirurgia robótica para correção de uma hérnia inguinal direta, além de hérnia umbilical. O procedimento foi um sucesso. O paciente permanece em observação pós-operatória, ainda sem previsão de alta”, diz o boletim.