Cheguei, há pouco, com minha Nayla Valença, ao Ruffo, restaurante e casa de eventos na Agamenon Magalhães, ambiente espetacular escolhido por meu amigo Eduardo Monteiro, do Grupo EQM, para comemoração do seu aniversário. Nunca vi uma festa tão prestigiada. À propósito, posto abaixo a bela homenagem que José Nivaldo Júnior, do jornal O Poder, fez ao aniversariante.
Bom dia, presidente. Meu abraço para Eduardo Monteiro
Por José Nivaldo Junior
Caro amigo, hoje é o seu aniversário. Escrevo esta mensagem pública e afetiva porque não estarei lá para lhe abraçar pessoalmente. Sem detalhes, estou no finalzinho de uma recuperação de complicações da covid. Esperei até os 54m do segundo tempo para obter condições de jogo. O Departamento Médico, soberano, vetou. Restou me resignar. Esse convite representa muito para os seus amigos. Para mim, naturalmente, também.
Leia maisSeu coração, amplo como um grande salão de festas, tem o prazer de compartilhar seus momentos com aqueles que representam algo mais na sua vida. Que se fazem presentes, imprescindíveis. Em algum grande ou pequeno detalhe no quebra-cabeças que encaixa cada afeto, cada parceria, cada convergência. Saiba que é uma medalha para cada qual.
Na viagem da existência, nem sempre estivemos no mesmo barco. Entretanto, por maior que fosse a tempestade, estávamos buscando terra firme. Mantendo a admiração mútua e o respeito recíproco. Esse é o cimento das amizades que vencem o tempo.
Minha mãe era Monteiro Gondim, do Ceará. Outra família. Porém a sua me acolheu e acolhe sem barreiras. Seu pai, Armando e sua mãe D. Do Carmo. Seu tio Rômulo. Rominho, chama que jamais se apaga. Para falar dos que convivi e já partiram. Sob a árvore frondosa da família, irmãos, primos, sobrinhos, agregados. Gente para saber se fazer querida. Alô Claudia. Minha eterna aluna. Paro as citações para não acumular omissões. Todos merecem e têm um lugar especial no coração.
A sociedade competitiva na qual vivemos criou um termo cretino e egoísta para aquinhoar os que conquistam riqueza, prestígio, poder. Fulano ou Beltrano “é bem-sucedido”. Como se as pessoas comuns, que não desfrutam opulência, não fossem vitoriosas na permanente batalha do existir. Sobreviver um dia de cada vez é o grande desafio que a sociedade impõe, desde sempre e para sempre. Você sabe disso e respeita a todos pelo que são e não pelo que têm.
Chegamos ao que realmente queria dizer. Você, amigo, é um exemplo e uma referência. Sua trajetória deve ser lembrada e valorizada não porque você reconquistou a riqueza depois de perdê-la. Conheço diversos construtores de impérios que partiram do nada. Conheço alguns que se reergueram depois de enormes tombos. Mas nenhum igual a você. Sem detalhes, do mais profundo lastro de poço, você em nenhum momento deixou transparecer as dores que lhe dilaceravam a alma. Entregou-se à luta com obstinação de titã. Por méritos, arrebatou companheiros sinceros e leais, que acreditaram na causa. Você é o único caso que conheço de alguém que edificou uma obra notável a partir de uma vogal e duas consoantes. EQM.
Quando a justiça se impôs e a bonança voltou, você tinha seu navio sólido, com velas estufadas para pegar o vento. E conquistar os mares. Você nasceu para navegar, conquistar e inspirar.
Poucas pessoas neste mundo fazem tanto jus a uma frase banal, que agrega tanto significado: “Parabéns pra você, amigo. Que esta data se reproduza por muitos e muitos anos”.
Leia menos