Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão orientação
Mundo 28.05.2022 09:00

O véu da hipocrisia

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

*Por Marcelo Tognozzi

Em 1791, uma França revolucionária ardia no governo estrelado por Danton, Marat e Robespierre. Nunca esteve tão forte o lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”. Como nunca esteve tão forte a brutalidade e o terror naqueles tempos de guilhotina.

Milhares e milhares de milhas distantes, do outro lado do mundo, uma parte da França punha em prática o oposto do que pregava o slogan da Revolução. No Caribe, numa colônia na Ilha de Santo Domingo, 40.000 franceses mantinham 500 mil negros escravizados trabalhando nas lavouras de cana.

A instabilidade política da França e o desgoverno dos primeiros anos da Revolução, criaram as condições para que os escravos se revoltassem e tomassem o poder. O cenário era o da antiga ilha de Hispaniola, depois Santo Domingo, hoje República Dominicana de um lado e, de outro, Haiti.

No domingo passado (22.mai.2022), o The New York Times publicou uma extensa reportagem sobre como a França e os demais países governados por brancos espoliaram o Haiti, a ponto de criarem um estado de miséria crônico. O ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide foi incansável em denunciar esta espoliação que, segundo ele, chegava a mais de US$ 20 bilhões, valor que ele cobrava dos franceses a título de indenização. A revolução haitiana é retratada com competência pela escritora Isabel Allende no romance “A ilha sob o mar”, o retrato de um tempo que não pode e não deve ser esquecido.

Logo depois da independência, os franceses obrigaram os haitianos a pagar indenização aos ex-donos de escravos e investidores como Maria Leopoldina da Áustria, então imperatriz do Brasil, o cunhado do imperador Nicolau 1º da Rússia, ao império Germânico e até para o general francês Gaston de Gallifet, conhecido como o açougueiro da Comuna, líder da repressão durante a insurreição de 1871 em Paris. Até a Torrei Eiffel, mostram os documentos obtidos pelo Times, foi erguida com dinheiro haitiano. Será que os haitianos não mereciam uma indenização, não apenas financeiras, mas, sobretudo, moral?

A repulsa a um Estado negro, nascido da revolta de africanos escravizados, era, e até hoje é, generalizada. Os grandes senhores de terras no Sul dos Estados Unidos morriam de medo deste pesadelo. O ex-presidente Thomas Jefferson, que tanto defendeu a liberdade e inspirou revolucionários mundo afora, como os franceses de 1789 e os brasileiros da Inconfidência Mineira, não reconheceu a independência do Haiti. Um dos poucos a reconhecer a nação negra foi Símon Bolívar. Num tempo em que o mundo ocidental era escravista, o surgimento de uma nação de ex-escravos deve ter soado como uma afronta, uma ousadia acima de qualquer limite.

O país sofreu um bloqueio econômico de 60 anos. Nem o Vaticano foi capaz de reconhecer sua independência. Em 1914, um bando de 8 mariners, os fuzileiros navais americanos, roubou US$ 500.000,00 em barras de ouro do Banco Nacional do Haiti. Em poucos dias, o ouro estava depositado numa casa bancária de Wall Street, assegurando generosa aposentadoria para aqueles valentes soldados.

No ano seguinte, o Haiti foi invadido e dominado pelos Estados Unidos entre 1915 e 1934. Os americanos passaram a controlar o governo e especialmente o Tesouro do Haiti, instalando em Porto Príncipe uma sucursal do National City Bank, atual Citigroup. Humilhado, explorado e violentado, o país foi transformado em um bolsão de miséria, mantido à mão de ferro pelo que havia de pior como o ditador François Duvalier, o Papa Doc, seu filho Baby Doc e os sanguinários milicianos Tontons Macoutes, bichos papões no dialeto créole.

Do outro lado da fronteira da Ilha de Santo Domingo, a República Dominicana, país governado por brancos, nunca foi excluído da comunidade internacional ou sofreu sanções severas. Isso, mesmo no período que esteve nas mãos de um ditador da pior espécie como Rafael Trujillo, capaz de todo tipo de truculência e boçalidade, como conta em detalhes Vargas Llosa no seu “A festa do bode”.

A história resgatada pelo The New York times é a o retrato de um tempo, que em muitos lugares ainda resiste, no qual os povos considerados de 2ª linha não tinham outra opção a não ser baixar a cabeça para a violência e a brutalidade. Tira o véu de hipocrisia, atrás do qual sempre se esconderam países como os Estados Unidos e a França. Fazem apologia da liberdade e igualdade de direitos dentro de casa, como se suas atrocidades não tivessem um lugar na História.

*Jornalista

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 27.06.2022 14:00

Mais um vereador do PSB declara apoio à Marília e deve ser expulso

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Ligado ao grupo político comandado pelo deputado federal e pré-candidato a vice-governador de Pernambuco, Sebastião Oliveira, o vereador de Gravatá Cabritinha, o mais votado do PSB no município e terceiro mais votado entre os eleitos, aderiu ao palanque de Marília Arraes (SD).

"Marília é a melhor opção para governar o nosso Estado. Acredito que com ela, Pernambuco vai reencontrar o caminho do desenvolvimento. Nos últimos anos, ficamos estagnados no tempo", destacou Cabritinha.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 27.06.2022 13:00

Lula vem a Pernambuco no Festival de Inverno de Garanhuns

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

EXCLUSIVO

O ex-presidente Lula, pré-candidato ao Planalto pelo PT, já deu o sinal para a data que estará em Pernambuco no primeiro ato para encher o balão de Danilo Cabral, pré-candidato do PSB ao Governo do Estado. Será no final da primeira quinzena de julho durante o Festival de Inverno de Garanhuns. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Junho 2022
Pernambuco 27.06.2022 12:30

Líder FM Recife 93,5 no Frente a Frente

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A partir de hoje, Líder FM Recife  93,5, com sede em Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana, passa a integrar a Rede Nordeste de Rádio, transmitindo, no horário das 18 às 19 horas, o Frente a Frente, programa ancorado por este blogueiro em rede para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia.

À equipe da Líder FM Recife, sob o comando de André Silva, as nossas boas vindas!

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 27.06.2022 12:00

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O poeta Ronaldo Cunha Lima, então governador da Paraíba, homenageando, em versos, os 25 anos de mundo poético do grande repentista Sebastião Dias, em setembro de 1996. A foto é do arquivo de Sebastião, eleito mais na frente prefeito de Tabira. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - São João 2022
Pernambuco 27.06.2022 11:45

Confirmado por Bolsonaro, Braga Netto deve focar atuação no RJ e em MG

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Confirmado por Jair Bolsonaro para o posto de candidato a vice-presidente, o general da reserva Walter Braga Netto deve deixar, nesta semana, o cargo que ocupa no governo federal e fazer viagens ao Rio de Janeiro e a Minas Gerais. As informações são do portal CNN.

A legislação eleitoral estabelece que servidores da administração direta ou indireta que queiram ser candidatos precisam deixar seus cargos na iniciativa pública três meses antes do primeiro turno, ou seja, até 2 de julho.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Toritama
Pernambuco 27.06.2022 11:30

Pré-candidata a Câmara Federal, Iza Arruda prestigia São João de Vitória

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A presidente do MDB Mulher Pernambuco e pré-candidata a deputada federal, Iza Arruda, prestigiou o São João de Vitória de Santo Antão, neste final de semana. Ao lado do prefeito Paulo Roberto, ela celebrou a volta dos festejos juninos. A festa, que leva o nome “Vitória do Pé de Serra”, segue até a próxima terça-feira com atrações locais e nacionais. 

Para Iza, além de valorizar as tradições nordestinas, a festa é uma oportunidade para o comércio local. "Com muita alegria a gente volta a celebrar o São João. Vitória faz uma festa linda, celebrando o nosso forró. Além disso é uma grande oportunidade de gerar emprego e renda para nossa população. Ganha a população e ganha nosso comércio", contou. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 27.06.2022 11:00

Marília e Sebastião recebem apoio do prefeito de Chã Grande

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Durante encontro realizado, ontem, em Gravatá, que teve Sebastião Oliveira como anfitrião, o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre (Avante), carimbou o seu apoio ao projeto político encabeçado pela deputada federal e pré-candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes.

"Diogo Alexandre é um gestor de destaque, que tem realizado um excelente trabalho em Chã Grande. O seu apoio fortalece bastante a nossa missão de recolocar o Estado no lugar que sempre ocupou no cenário nacional. Vamos, juntos, melhorar a qualidade do de quem mais precisa", destacou o líder do Avante na Câmara Federal e pré-candidato a vice-governador, Sebastião Oliveira. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 27.06.2022 10:30

Planalto monta ofensiva para implodir CPI do MEC

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ao blog da Andréia Sadi, hoje, que vai aguardar o requerimento da CPI do MEC para se pronunciar sobre a instalação da comissão que quer apurar um esquema de corrupção na pasta.

Pacheco, que está fora do país, diz que vai discutir o tema a partir de amanhã, quando volta ao Brasil. “Não vou me precipitar, vamos aguardar o requerimento”, disse.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 27.06.2022 10:00

Público força entrada após pátio lotar em Petrolina

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Um tumulto foi registrado, na noite do último sábado, na entrada principal do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, onde ocorre o São João de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a confusão começou após o fechamento dos portões devido à lotação máxima do espaço (100 mil pessoas). As informações são do JC Online.

No sábado, penúltima noite da festa, as atrações eram Pedro Cavalcante, Simone (da dupla com Simaria), Pedro Sampaio, Gusttavo Lima e Ávine Vinny. Segundo a PM, o público que não conseguiu entrar começou um tumulto na entrada principal do pátio para forçar a entrada, "com arremesso de pedras, garrafas de vidro, pedaços de ferro e madeira" contra o policiamento e seguranças do evento.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 27.06.2022 09:30

João Campos e os desertos recifenses

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Alvíssaras! O prefeito João Campos enviou projeto à Câmara Municipal para desapropriar os imóveis abandonados nos desertos de Recife, revela o bicho-grilo Adalbertovsky. Dizei-nos, periodista, existem desertos nesta cidade lendária? “Claro que sim. As avenidas Guararapes, Imperador, os bairros centrais da cidade são desertos urbanos. O Saara é aqui. O decreto do prefeito institui a cobrança do IPTU Progressivo com alíquota dobrada a cada ano sobre imóveis abandonados”.

“Se o IPTU Progressivo motivar interesse dos proprietários em negociar com a prefeitura para adequação com fins de moradias sociais, beleza. Mexer com gente de dinheiro e de poder é complicado, todos sabemos. Os velhos pardieiros abandonados dos bairros centrais de Recife constituem um flagrante urbanístico de falta de serventia em termos de moradia e comércio. Os tradicionalistas poderão falar em valor arquitetônico ou histórico.  Fazer o que com os pavimentos vazios dos prédios da Av. Guararapes? Restaram apenas os versos de Carlos Pena Filho nas paredes do Bar Savoy. Os blocos de concreto da avenida hoje são apenas inútil paisagem”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 27.06.2022 09:00

Discriminado pela ditadura, Miguel Arraes foi posto na Galeria dos Ex-governadores no Palácio das Princesas por Marco Maciel

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Capítulo 13 

Durante o regime militar que dirigiu o Brasil de 1964 a 1985 havia o clamor pela volta de líderes forçados a buscar exílio no Exterior. Com a Lei da Anistia, finalmente sancionada em agosto de 1979, personagens que tiveram seus direitos políticos cassados pela Revolução puderam retornar ao País. Em Pernambuco, Miguel Arraes, que havia governado o Estado, cassado no golpe de 64, era um deles.

...



compartilhamentos
Coluna 27.06.2022 00:00

Coluna da segunda-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pobreza de vergonha, vergonha da pobreza

O Imds (Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social), entidade fundada e financiada pelo economista Armínio Fraga, acaba de divulgar um importante estudo sobre a pobreza no Brasil. Para tristeza geral, revelou-se que 47,3 milhões de brasileiros terminaram o ano passado na pobreza. Isto equivale a 22,3% do total da população brasileira, o maior percentual em dez anos.

...



compartilhamentos
Brasil 26.06.2022 21:00

Situação econômica piorou nos últimos meses para 67% dos brasileiros

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Pesquisa do DataFolha, divulgada, hoje, pela Folha de S. Paulo, aponta que para 67% dos brasileiros, a situação econômica do país nos últimos meses piorou. E, com a inflação generalizada dos preços e a queda da renda do trabalho, 63% dos brasileiros sentem que não ganham o necessário para cobrir as despesas do dia a dia. O instituto entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades na quarta-feira (22) e quinta (23). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.

O instituto aponta que 63% dos brasileiros afirmam não ganhar o necessário e têm problemas financeiros em casa. Desse contingente, 37%, declaram que o dinheiro da família hoje não é suficiente, e que às vezes até falta. Outros 26% afirmam que ganham muito pouco, o que traz dificuldades.

...



compartilhamentos