Carros usados: preço cai por três meses
Com a pandemia de Covid e a falta de componentes para produção de carros no mundo todo, o preço dos modelos usados subiu. Ao longo de dois anos, a elevação dos preços desses veículos ficou em uma média de 28%. Mas o jogo começou a virar desde abril, quando a tabela Fipe mostrou que o que se cobra pelos seminovos, usados ou velhinhos está caindo.
Em três meses, considerando abril, maio e junho, a média cobrada pelos modelos usados caiu 7,5%. Com isso, a movimentação de compradores em busca de ofertas nos feirões, por exemplo, subiu 40% neste período. Os dois eventos AutoShow de São Paulo e região do ABC paulista recebem 5 mil compradores por domingo, com 1,5 mil veículos expostos.
Leia maisNo geral, o mercado ficou mais restrito para venda, forçando baixas. “A chance de comprar um carro por até 15% abaixo do preço de mercado em um feirão movimenta mais compradores, embora o crédito esteja restrito em função dos juros em alta”, diz Leandro Ferrari, diretor-comercial do AutoShow.
Porém, o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, empresa especializada em pesquisa online de veículos novos e usados, constatou que os preços dos carros seminovos (até 4 anos de uso) apresentaram uma alta de 1,02%, em média. Em maio, esse índice foi de apenas 0,01%.
Os “velhinhos” – De qualquer forma, a procura por carros mais velhos cresceu muito mais do que os modelos seminovos. No mercado, segundo dados da Fenauto, a federação nacional dos revendedores de veículos, os mais velhos, fabricados até 2009, representam a maior procura: foram 1,9 milhão de unidades comercializadas no primeiro semestre em todo o país.
O cenário é diferente de 2021, quando os carros com até oito anos de fabricação foram os mais vendidos nas lojas. No ano passado, a produção de carros ainda estava seriamente prejudicada, levando a uma alta procura dos chamados “seminovos” – aqueles com até dois anos de uso. “Percebemos que o carro novo ‘ficou longe do bolso de muita gente’ e, por isso, o mais em conta tem giro rápido nos feirões”, complementa Ferrari.
Os 0km – Junho registrou uma queda de 4,8% nas vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, na comparação com maio. Na comparação com junho de 2021, a retração foi de 2,4%. A crise de semicondutores, a guerra na Ucrânia e os lockdowns na China provocados pela nova onda de Covid-19 deram um nó na produção, com paralisação de fábricas. Mas, após maio registrar a menor tendência de alta nos preços em 2022, os veículos continuaram subindo de preço em junho. Segundo a KBB Brasil, os carros zero quilômetro ano/modelo 2023 tiveram um incremento de 0,64% no mês passado ante a desvalorização de – 0,64% apontada em maio.
Os mais buscados – A Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, divulgou o ranking dos carros novos e usados mais buscados pelos brasileiros nos primeiros seis meses de 2022 na plataforma. “Os sedãs continuam com a preferência entre os usuários da Webmotors que buscam por usados, com Honda Civic e Toyota Corolla entre os três mais pesquisados. Além disso, o nosso ranking reflete cada vez mais o interesse do público por modelos SUV, que vem crescendo em procura ano após ano”, analisa Rodrigo Ferreira, Head de Comunicação do portal. Entre as montadoras mais procuradas no primeiro semestre, Volkswagen (17,4%), Chevrolet (16,6%) e Fiat (12,1%) levaram a melhor. No Nordeste, considerando novos e usados, as três marcas mais buscadas foram Chevrolet, com 17,8%, Volkswagen, com 15,7%, e Fiat, com 15,5%, seguidas de Toyota, com 12,6%, e Ford, com 9,1%. Os modelos com mais visitas no Nordeste foram Corolla, com 4,8% dos registros, Onix, com 4,1%, Gol, com 3,3%, Civic, com 3,2%, e Hilux, com 3,1%.
Picape Gladiator: R$ 500 mil e muita força – A Jeep apresentou na quinta-feira (4) a picape Gladiator, baseada no Wrangler e em versão única (a topo de linha Rubicon) e motor V6 aspirado a gasolina. O foco não é o tradicional das picapes: tem caçamba pequena, capacidade de carga menor do que as médias à venda no país (apenas 674kg) e atenção especial no reboque, como gostam os norte-americanos: são 3.138kg. Confira, então, os detalhes off-road que a diferencia de todas as outras.
Tração 4×4 Rock-Trac – O sistema com relação reduzida permite que a picape entregue o máximo de força em baixa velocidade, para maior controle – e ainda aumenta a quantidade de torque disponível nas rodas.
Bloqueio eletrônico dos diferenciais – Esse recurso trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade e evitando que as rodas sem contato com o solo girem em falso. Ele proporciona que a roda em contato com o solo tenha o máximo torque possível para superar os obstáculos. São duas maneiras de maximizar a direção: bloqueando apenas o eixo traseiro ou então os eixos traseiro + dianteiro em conjunto. Nessa condição, entrega o máximo de força nas rodas para ajudar em qualquer aventura, em qualquer situação off-road, sempre com tração máxima. Além disso, o eixo traseiro pode ser travado no modo 4HI, para uso em velocidades altas em terrenos de baixo atrito, como dunas.
Desconexão eletrônica da barra estabilizadora – Para os terrenos mais difíceis, a desconexão da barra estabilizadora dianteira, feita eletronicamente através do botão “Sway Bar”, aumenta a articulação da suspensão em mais 30%, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e que ambas as rodas mantenham contato com o solo, garantindo maior capacidade de tração.
Novo Sistema Off-road+ – Uma novidade que chegou ao Brasil na versão 2022 do Jeep Wrangler. Quando ativado, automaticamente ajusta a picape Gladiator para as condições do terreno. Atua nos principais sistemas da picape, como acelerador, controle Select-Speed, controle de tração e trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para o terreno. Se habilitado em 4-HI, ele adapta a operação para velocidades mais altas, para uso em dunas, por exemplo. Se habilitado em 4-LO, ele ajusta a operação para um off-road de baixa velocidade, ideal para terrenos com pedras.
Nova Câmera off-road – Exclusiva, a câmera frontal oferece linhas de grade que exibem o caminho à frente dos pneus, permitindo que o condutor literalmente encare qualquer obstáculo. Para melhorar a experiência, um esguicho integrado permite limpar qualquer respingo de lama na câmera, com o simples toque de um botão. Assim como o Sistema Off-road+, a câmera off-road também estreou recentemente no Brasil no Jeep Wrangler.
Trailrated – Espécie de distintivo dado a carro valente, digamos, pela Jeep: ele deve vencer uma série de testes nos terrenos mais difíceis, provar sua capacidade de resistir a condições adversas.
Rock Rails – Ajuda a proteger a cabine com trilhos de aço, de roda a roda. Além disso, eles – atrás das rodas traseiras – ajudam a proteger a caixa de roda, permitindo a travessia de terrenos agressivos sem preocupação.
Ganchos de reboque – Dianteiro e traseiro, servem para ajudar veículos com menor capacidade fora de estrada em dificuldades
Off-Road Pages – Acesso em tempo real aos dados de desempenho off-road que otimizam a experiência durante as aventuras, como inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas, e a temperatura da transmissão.
Eixos Dana 44 – Os eixos dianteiros e traseiros presentes neste veículo contam com tubos extra-robustos e forjados para excepcional resistência, rigidez e durabilidade.
Protetores de uso off-road – São placas de aço de alta resistência ajudam a proteger componentes importantes, como cárter, transmissão, tanque de combustível e caixa de transferência, de danos que podem ser causados durante a aventura.
Motorização 3.6 V6 – É a gasolina, capaz de gerar 284cv de potência e 34,7kgfm de torque. Trabalha associado a um câmbio automático de 8 marchas.
Idosos: credencial de estacionamento é on-line – A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) puseram à disposição dos brasileiros, na última terça-feira, uma funcionalidade interessante: a possibilidade da emissão da credencial de estacionamento para idosos. Essa ação desburocratiza, de forma segura, o serviço. O cidadão passa a emitir a credencial sem custo, de forma rápida, sem ter que se deslocar para um atendimento presencial, geralmente cheio de filas – e mau humor de servidores. E, claro, vai reduzir a demanda no balcão do órgão de trânsito municipal.
O serviço está no Portal de Serviços da Senatran, o antigo Denatran. Os municípios poderão liberar o benefício a motoristas com mais de 60 anos, que possuam carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na Plataforma Gov.Br. Para fazer a adesão ao serviço, os órgãos de trânsito das prefeituras já integrados ao Sistema Nacional de Trânsito devem acessar a função “Habilitar Órgão Emissor”. Já para os entes que ainda não estão integrados, a habilitação é feita pelo Detran do respectivo estado (ou DF). Deve ser utilizado o certificado digital do CNPJ do município ou do Detran, anexar o símbolo do órgão que será apresentado na credencial e salvar. A partir disso, a funcionalidade estará disponível para os motoristas dessas localidades.
Passo-a-passo para o cidadão
Passo 1
Ao acessar o Portal de Serviços da Senatran, o usuário encontrará o link direto para o serviço. Caso ainda não esteja logado no Gov.Br, será direcionado para esta autenticação. Se já estiver conectado à plataforma, o link do serviço estará disponível no menu à esquerda.
Passo 2
Se o cadastro não possuir nenhum impedimento, será apresentada a tela com o botão “Baixar Credencial”, para fazer o download do documento. Deve-se clicar no link “termos e condições” para ler as regras de utilização, marcar a caixinha confirmando o “Li e concordo com os termos e condições”.
Passo 3
Ao clicar no botão “Baixar Credencial”, será feito o download do documento tipo PDF, já pronto para impressão. Caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo portal de serviços e a perca por algum motivo, ele também poderá cancelá-la por meio do mesmo serviço.
Fiat mostra novo SUV, o Fastback – O nome do mais novo SUV, estilo cupê, já havia sido revelado em junho – e a há duas semanas foi mostrada a silhueta do modelo. Agora, nessa nova estratégia geral de apresentar um produto automobilístico por pílulas, eis que a marca italiana pertencente à Stellantis mostra o exterior completo do Fastback. A imagem traz uma versão na cor branco com teto preto que cai em direção à traseira. A frente tem grade em formato de colmeia tridimensional. As laterais têm entradas de ar funcionais e friso cromado contornando os parachoques.
As luzes DRL (ou assinatura, como prefere a marca) são em full LED. As lanternas horizontais são finas, bipartidas e flutuantes – e em posição bem elevada, por sinal. As rodas esportivas têm acabamento diamantado. Internamente, o Fastback deverá ter um interior mais sofisticado do que os colegas Pulse e Toro, por exemplo. E com centrais multimídias (daquelas flutuantes) e quadro de instrumentos digitais.
Nova Montana: menor consumo? – A nova picape da Chevrolet, embora mantenha o nome Montana, será totalmente diferente do que a marca produziu até agora. Pelo menos é o que se espera a partir das pílulas de informações que a General Motors tem divulgado ao longo dos últimos meses. Do visual ao tamanho, das configurações de acabamento (com mais espaço) ao motor, câmbio e por aí vai. O modelo está em fase final de desenvolvimento no campo de provas da GM em Indaiatuba (SP) – o maior do Hemisfério Sul. Ao longo da semana, os engenheiros da marca divulgaram outro conceito: a garantia da melhor integração entre os sistemas mecânicos e eletrônicos e, claro, seus resultados.
“Muitos têm curiosidade em saber o que mais impacta na performance e na dinâmica de uma picape: torque, peso ou aerodinâmica? O segredo está na harmonização das tecnologias, e o resultado final é o que importa para o consumidor”, diz Silvio Mariano, engenheiro de desenvolvimento veicular da GM.
No caso da Nova Montana, uma central eletrônica avançada permite até 3 vezes mais variáveis de calibração que picapes de geração anterior. Isso significa, segundo Mariano, que o conjunto funciona de forma muito mais inteligente. Por isso,ela vai ter uma relação entre aceleração e consumo superior à média do segmento, vazia ou carregada, garante a GM. Isto porque o modelo virá equipado com motor turbo de alto rendimento, de série. E mais: neste contexto, a nova geração da Montana será, entre as picapes automáticas, a campeã em economia de combustível.
BMW R 18 chega por R$ 140 mil – Os fãs das linhas clássicas e estilosas da BMW Motorrad que aguardavam a chegada da motocicleta BMW R 18 devem se preparar, desde que tenham R$ 140 mil disponíveis: a partir do dia 18, não por acaso, podem começar a fazer a pré-compra do modelo. Inspirada na clássica R 5, a BMW R 18 marca a entrada da BMW Motorrad no segmento Cruiser. Num conceito que a marca diz combinar essência e funcionalidade para proporcionar a melhor experiência de pilotagem possível, a moto tem como ‘peça central’ um motor boxer de 2 cilindros, desenvolvido para ela. São impressionantes 91cv de potência e torque de 15,8kgfm (igual ao de muitos carros do mercado brasileiro). E o motor ainda tem um belíssimo ronco, marca registrada do segmento Cruiser. O câmbio é de seis marchas.
Visualmente, a R 18 mescla o estilo icônico dos modelos antigos com um visual moderno, mantendo um design clássico e inspirado na BMW R 5. A R 18 oferece três modos de pilotagem padrão, algo incomum no segmento, para poder se adaptar às preferências individuais do piloto. Há ainda controle automático de estabilidade, controle de estabilidade e tração, auxílio nas partidas em subidas, controle de velocidade de cruzeiro, luzes em LED e sistema de partida sem chave. Os primeiros a fazer reservas na pré-venda ganharão brindes como livro heritage, boné R18, cinto R18, três logos históricos, luvas brancas, chave de fenda estilo chave e parafuso para trocar os logos da moto.
Motos e scooters elétricas – A mobilidade elétrica também ganha espaço entre os consumidores de veículos de duas rodas. Levantamento do Mercado Livre, no primeiro semestre de 2022 mostra que houve crescimento na intenção de compra de motos e scooters elétricas e híbridas de todas as faixas de cilindradas em comparação com o mesmo período do ano anterior. O salto mais expressivo ocorreu na faixa entre 50 e 60 cilindradas, com um crescimento de 208% – a mesma faixa de cilindrada também teve um aumento na oferta de quase 90% no período. As marcas mais procuradas são Aima e Shineray, com preços médios de R$ 11 mil. Outras faixas de cilindrada também obtiveram crescimento na intenção de compra. Motos elétricas de 50 cilindradas ou menos tiveram um aumento de cerca de 20% na intenção de compra. As híbridas (de motores a combustão ou elétricas) de 160 a 300 cilindradas mantêm um crescimento expressivo na intenção de compra no período, com um aumento de 190%. Os modelos abaixo de 160 cilindradas tiveram crescimento de 43% na intenção de compra.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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