Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Coluna 30.04.2022 00:00

Coluna do sabadão

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O jogo maquiavélico de Lula

Na entrevista ao sistema JC ontem, o ex-presidente quis agradar ao PSB, especialmente ao Coronel Danulo, quando afirmou que só teria um candidato a governador em Pernambuco, que seria o postulante socialista. Mais na frente, entretanto, jogou confetes para Marília Arraes, pré-candidata do Solidariedade.

Disse que não iria impedir que outros candidatos usassem a sua imagem nas redes sociais e nos programas eleitorais. No caso de Pernambuco, lembrou que já houve um precedente em 2006, quando teve dois candidatos - Humberto Costa, do PT, e Eduardo Campos, do PSB. Lula, entretanto, não falou a verdade. Seu apoio a Humberto foi da boca para fora.

Naquela eleição, seu coração já pulsava fortemente para o neto de Arraes. Por ele, trabalhou nos bastidores e fez campanha dissimulada, desagradando grande parte do PT. Quando Dudu chegou ao segundo turno contra Mendonça Filho, comemorou como se fosse um filho que estivesse na final. Deixou Humberto chupando o dedo, mais na frente, porém, disse que foi traído por Eduardo.

A traição, segundo ele, se deu pela negação do ex-governador em apoiar a reeleição de Dilma e se lançar ao Planalto. Eduardo morreu em acidente aéreo, sem a campanha começar de fato, já afastado de Lula, deixando-o extremamente desapontado com ele. Agora, há uma desconfiança de que o seu apoio a Danulo também seja de mentirinha.

O que ele quer, deseja e torce, segundo quem conhece o seu coração sempre dividido, os petistas raízes, é que a neta de Arraes, a deputada Marília Arraes, desbanque Danulo e suba as escadas do Palácio do Campo das Princesas como a primeira mulher chefe de Estado de Pernambuco.

Agressões – Ainda em relação à entrevista de Lula, na qual fez loas ao PSB, ninguém esquece o que o partido e Danulo fizeram nas eleições de 2020: agrediram e humilharam Lula, sem piedade, sem limite. O PSB e Danulo chamavam Lula de ladrão, bandido, canalha, rato, dentre inúmeras violências, algumas impublicáveis. O PSB e Danulo demonizaram Lula. Agora Danulo bajula e considera Lula um santo, tentando em desespero que Lula faça algum milagre para salvar a derrota já anunciada.

Empate técnico – Pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de abril de 2022 mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empatado tecnicamente com Jair Bolsonaro (PL) em três das cinco regiões do País para o 1º turno das eleições de 2022. Essas três regiões concentram 65% dos eleitores brasileiros. No Sudeste, ambos têm 39% das intenções de voto. No Sul, Lula marca 41%, ante 38% do atual presidente. E no Centro-Oeste, o chefe do Executivo tem 41%, contra 39% do pré-candidato petista. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nordeste e Norte – No Nordeste, segunda maior região do País, Lula sai na frente e marca 49%, ante só 26% de Bolsonaro. Já no Norte, o placar se inverte e o atual presidente pontua 48%, ante 31% do petista. No placar geral, considerando toda a amostra da pesquisa, Lula tem 41% das intenções de voto, contra 36% de Bolsonaro. A distância entre os dois é de cinco pontos percentuais, a mesma registrada na rodada de 15 dias antes.

Estratificação – Lula tem 52% das intenções de voto entre os jovens de 16 a 24 anos, ante 33% de Bolsonaro. No estrato de 25 a 44 anos, o atual presidente e o petista estão empatados, ambos com 39%. Entre os mais pobres (que ganham até dois salários mínimos), Lula marca 47%. Bolsonaro, no lado oposto, marca 45% entre os que ganham mais de cinco salários mínimos. No segundo turno, a distância entre os pré-candidatos do PT e do PL está em 9 pontos percentuais, a mesma registrada na rodada de duas semanas antes.

Atos pelo trabalhador – O ex-presidente Lula participa, amanhã, Dia do Trabalho, da comemoração organizada pelas centrais sindicais, na capital paulista. A três quilômetros de distância do evento sindical, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) organizam um ato na Avenida Paulista e aguardam confirmação da participação do presidente. Apoiadores de Bolsonaro vão se reunir em defesa do perdão ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 20.

CURTAS

MERENDA COM LARVAS – Estudantes de uma escola pública da rede estadual denunciaram, ontem, terem encontrado larvas na merenda. Diante do problema, a mãe de uma aluna desabafou e pediu respeito: “Comentaram na escola que comer larva era normal na China, mas nós estamos no Recife e não admitimos isso”, afirmou Midiã Maria Ramos.

VERGONHA! – Maria Eduarda Queiroz, uma das alunas, afirmou que outros estudantes teriam encontrado larvas na comida, em outras ocasiões, mas não denunciaram. “Eles deixaram para lá”, afirmou. Também aluno da instituição, Valbi Marcelino disse que os jovens chegaram a se reunir com duas nutricionistas do governo e da empresa que fornece a merenda para pedir mudanças no cardápio, mas não obtiveram sucesso.

Perguntar não ofende: Dá para se chamar de merenda mesmo o que o Governo de Pernambuco está servindo na rede estadual de ensino?

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 17.05.2022 09:00

PSDB já prevê briga por fundão eleitoral em meio a impasse na terceira via

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Com o temor de uma derrota na reunião da executiva nacional do PSDB marcada para hoje, em Brasília – quando tucanos discutirão o impasse em torno da pré-candidatura para o Palácio do Planalto –, a equipe do ex-governador João Doria já prepara uma ofensiva jurídica.  As informações são do Estadão.

A ideia é evitar que a cúpula partidária faça qualquer movimento para barrá-lo no intuito de apoiar a senadora Simone Tebet (MDB-MS). A defesa do paulista prevê ainda uma disputa por recursos do fundo eleitoral caso a candidatura de Doria se dê em meio a uma guerra de decisões judiciais.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Coluna 17.05.2022 00:00

Coluna da terça-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Danilo faz o primeiro gol

Só administrando notícias desfavoráveis, o pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, fechou o fim de semana em alta. Saiu do encontro estadual do PT, que sacramentou Teresa Leitão ao Senado, domingo passado, comemorando a unidade da legenda petista em torno da sua candidatura.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Pernambuco 16.05.2022 21:30

Passos diferentes, movimentos iguais

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Ricardo Andrade*

Os nomes escolhidos pela Frente Popular e pelo Solidariedade para disputar a cadeira do Senado simbolizam uma movimentação política no espectro ideológico, cada qual, com seus gestos e sinais.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 16.05.2022 21:00

“Raquel é prioridade para o PSDB nacional”, afirma Bruno Araújo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), recebeu, hoje, o reforço público do presidente nacional do partido, Bruno Araújo, que afirmou: “O projeto de Raquel é prioridade máxima para o PSDB no país”.

Destacando que o nome da tucana é parte fundamental do projeto político e administrativo do PSDB nas eleições de outubro, Bruno Araújo enfatizou que ela possui “experiência e preparo para liderar as transformações que Pernambuco precisa a partir de 2023”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Pernambuco 16.05.2022 20:00

Bolsonaro volta a lançar suspeitas sobre processo eleitoral: Podemos ter eleições conturbadas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar, sem provas, a integridade das eleições e do processo eleitoral brasileiro, na tarde de hoje, durante evento com empresários da área de alimentos e bebidas em São Paulo.

Em discurso de aproximadamente uma hora, Bolsonaro declarou que "tudo pode acontecer" e citou "eleições conturbadas" ao se referir às eleições de outubro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 16.05.2022 19:30

Marília faz Raquel murchar mais cedo do que a tucana imaginava

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Francis Neto Júnior*

Uma pesquisa eleitoral é mais que a soma do desejo dos eleitores transformado em números. É a análise que aponta como pode terminar uma corrida de muitas voltas. E a pesquisa deste início de pré-campanha mostra que a entrada de Marília Arraes no cenário eleitoral para o Governo de Pernambuco claramente sacode dois palanques. Um óbvio e o outro nem tanto.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 16.05.2022 19:00

Deputado Fabrizio Ferraz declara apoio a André de Paula para o Senado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Com a aliança entre André de Paula (PSD) e Marília Arraes (SD) consumada em ato realizado na manhã de hoje, o deputado estadual Fabrizio Ferraz confirmou que está com a chapa fechada e irá apoiar André para o Senado. A parceria entre o presidente do PSD e Ferraz já era esperada, mas se consagrou após o anúncio feito por Marília em coletiva de imprensa.

Fabrizio Ferraz tem pavimentado sua reeleição com acordos importantes e vem se destacando como um dos nomes de peso na chapa montada pelo Solidariedade. O apoio do parlamentar a André de Paula foi recebido com grande expectativa.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 2 - Abril
Pernambuco 16.05.2022 18:30

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em 1996, o governador Miguel Arraes recebendo em audiência o com o presidente da Assembleia Legislativa, Djalma Paes, com o prefeito de Gravatá, Luiz Prequé. A foto foi enviada por Rafael Prequé, filho do ex-prefeito, hoje vereador de Gravatá. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 16.05.2022 18:00

Em Barreiros, Tiago Pontes defende retomada do protagonismo do município

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a deputado estadual Tiago Pontes (Republicanos) cumpriu agenda em Barreiros, na Mata Sul, neste final de semana. No município, ele foi recebido por uma série de lideranças políticas da região. Estiveram com o pré-candidato, Beto da Sensação, que foi candidato a prefeito por duas vezes, os vereadores Lucas Lafaiete, Kidinho, Geno de Baité, Nel do Peixe, além dos suplentes Balo do Mercadinho, Gordinho do Povo, Professor Rinaldo, Marcos Marcelino, pastor Vicente e Alan do Povo. Além de participar de encontros com lideranças, Tiago visitou a feira livre da cidade, para conversar com a população e reforçar o compromisso não só com a cidade, mas com a Mata Sul.

“O nosso time está com vontade de trabalhar por Barreiros e resgatar o papel de destaque na região. A cidade tem um comércio muito forte e sempre foi uma referência para toda a Mata Sul. Por onde a gente passou, viu nos olhos de cada pessoa a vontade de mudança e a esperança por dias melhores. Por isso, tenho trabalhado nessa direção. Ajudado na viabilização de equipamentos e ações que melhorem a mobilidade urbana, o acesso à internet, a educação e a segurança pública”, pontuou. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 16.05.2022 17:45

Petrolina sanciona Plano de Cargos e Carreiras dos Agentes de Saúde e Endemias

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Mais um ato importante que vai marcar na história do município de Petrolina. O prefeito Simão Durando sancionou, hoje, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A solenidade memorável aconteceu na sede da Associação dos Agentes Comunitário de Saúde de Petrolina (ACOSAP) e contou com a presença do deputado estadual, Antonio Coelho, secretários e vereadores.

A Lei de nº 004/2022 foi aprovada na última quinta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Petrolina, tendo como objetivo a valorização e profissionalização destes servidores públicos. No projeto, por exemplo, são elencadas as regras de progressão profissional por merecimento e escolaridade. De acordo com o prefeito Simão Durando, esta é uma vitória para categoria e mostra a preocupação e o compromisso da gestão municipal com a valorização profissional.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 16.05.2022 17:30

Miguel Coelho: “Pacto pela Vida faliu e não existe mais”

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A escalada da violência e a insatisfação das polícias em Pernambuco refletem a falência do Pacto pela Vida. Essa avaliação foi feita hoje, pelo pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil), que defendeu uma nova política de segurança pública para Pernambuco, estado com maior crescimento da violência no Brasil.

Durante entrevista à rádio Cueiras, de Igarassu, o ex-prefeito de Petrolina lamentou a situação da violência em Pernambuco. No ponto de vista de Miguel, o Governo do Estado precisa atualizar urgentemente o plano de combate à criminalidade. “O Pacto pela Vida faliu, acabou, não existe mais, é só uma planilha para fazer propaganda desse governo”, resumiu.

...



compartilhamentos