Coluna do sabadão
Sebá, o vice de Marília
Dudu da Fonte, principal liderança do PP no Estado, disse, ontem, ao blog, que não decidiu ainda se apoia Marília Arraes ou Danilo Cabral, respectivamente, pré-candidatos a governador pelo Solidariedade e PSB. "Ainda há muito tempo", afirmou. Se Dudu não se decidiu, posição diferente tomou o deputado federal Sebastião Oliveira, líder do Avante na Câmara dos Deputados.
Amanhã, antes do Arraiá que promove em Serra Talhada, no início da noite, Sebá dará uma coletiva no hotel São Cristóvão, na própria Serra, seu principal reduto eleitoral. Lá, ao lado de Marília e do deputado federal André de Paula (PSD), pré-candidato ao Senado, confirmará que aceitou o convite de Marília para fechar a sua chapa como candidato a vice-governador.
Sua vaga na Câmara dos Deputados será disputada pelo seu irmão, o advogado Waldemar Oliveira, o Dema, presidente estadual do Avante. A assessoria de Sebá e de Marília já distribuíram o convite oficial da coletiva para a mídia estadual, o que põe abaixo qualquer especulação que ainda esteja indeciso, como se dá, no momento, com o aliado Dudu da Fonte, com quem havia acertado marchar unido com Marília.
Sebá não chega em voo solitário ao palanque de Marília. Carrega todo o seu grupo político, formado por 17 prefeitos, uma penca de ex-prefeitos, grande número de vereadores, além de lideranças municipais. Na condição de vice de Marília, em Serra Talhada terá em seu palanque um velho adversário, para quem já perdeu uma disputa pela Prefeitura: o ex-prefeito Luciano Duque.
Ex-petista, prefeito de Serra por dois mandatos, Duque seguiu Marília na filiação ao Solidariedade e pelo mesmo partido disputa uma vaga na Assembleia Legislativa. Pelos prognósticos de quem conhece a política sertaneja, o ex-prefeito deve ser um dos mais votados do Estado na disputa proporcional.
Adesão em Abreu e Lima – Ao anunciar, ontem, apoio ao projeto de Marília Arraes, o ex-prefeito de Abreu e Lima, Jerônimo Gadelha, e sua filha Katiana Gadelha, que disputou a Prefeitura na eleição passada, disse que a pré-candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco representa o futuro do Estado. "Ela será eleita a primeira mulher governadora do Estado", afirmou. Jerônimo e Katiana estiveram juntos com Eduardo Campos em 2006, na primeira vitória do ex-governador para o Palácio do Campo das Princesas.
Desafio a Lula – Ao comemorar a volta do presidente Jair Bolsonaro a Pernambuco, para conhecer, no próximo dia 23, o São João de Caruaru, o pré-candidato do PL a governador, Anderson Ferreira, provocou o pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, aliado de Lula. “Não acredito que o ex-presidente Lula (PT) tenha a mesma coragem de Bolsonaro de ir ao São João de Caruaru, ainda mais acompanhado do governador Paulo Câmara (PSB)”, disse.
Pé na estrada – O pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo União Brasil, Miguel Coelho, participou, ontem, da abertura oficial do São de Petrolina e a partir de hoje cumpre roteiro junino no Sertão e Agreste. A maratona começa, logo mais, em Buíque, onde visita a feira e participa de eventos com vereadores aliados. Em seguida, almoça com lideranças em Capoeiras. A agenda ainda inclui encontro com o presidente da Câmara de Altinho, Leomar, e outros vereadores. Em seguida, Miguel estará em Arcoverde, ao lado do pré-candidato a deputado estadual Zeca Cavalcanti, conferindo o São João no Pátio de Eventos instalado na Praça Bandeirantes.
Olho no turismo – Já a pré-candidata ao Governo de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, assinou, ontem, uma carta-compromisso apresentada pelos representantes de diversos segmentos do trade turístico que integram a Associação de Turismo Maria Farinha (ATMF). O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup) e discutiu a necessidade de investimentos no Litoral Norte para que ele se consolide como um dos maiores destinos turísticos do Nordeste.
Ciro ataca Bolsonaro – O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, criticou, ontem, a nova alta dos combustíveis feita pela Petrobras. Ciro também disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é um “banana” por não se impor contra a estatal. Em sua conta no Twitter, Ciro disse que a empresa é pública, mas “insensível ao sofrimento do povo”. Em outra publicação no Twitter, acompanhada de um vídeo, Ciro também afirmou que “a Petrobras faz o que quer porque Bolsonaro não sabe o que quer''. É frouxo, mentiroso, traidor e enganador”.
CURTAS
FGTS LIBERADO – Moradores do Recife que foram afetados pelas chuvas podem solicitar, a partir de hoje, o saque de até R$ 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Na capital, houve o segundo maior número de mortes na tragédia: 50, dos 129 óbitos, ficando atrás apenas de Jaboatão dos Guararapes, que registrou 64. O município da Região Metropolitana também já teve liberação do FGTS Calamidade.
AUDIÊNCIA NORONHA – O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, marcou para o próximo dia 27 a segunda audiência para a tentativa de conciliação na ação que a União entrou contra o Estado de Pernambuco requerendo a titularidade do Arquipélago de Fernando de Noronha.
Perguntar não ofende: Fazer campanha nos arraiás juninos resulta em votos?