Coluna do sabadão
Câmara Lenta faz mal sem piedade
A entrega pelo governador Paulo Câmara Lenta de mais duas pastas ao PT - Desenvolvimento Social e Cultura - gerou um dano terrível ao Estado. Em época junina, o estrago, especialmente na Cultura, que cuida da verba destinada aos polos de São João no Estado, e da organização da festa, é o assunto mais comentado nos corredores da pasta.
Técnicos de excelente perfil, que já vinham planejando a execução do São João, perderam seus postos. Os que estão sendo nomeados pelo novo secretário Oscar Barreto não têm currículo nem a experiência necessária para dar andamento aos projetos juninos e da própria cultura de eventos retomados com o abrandamento da pandemia.
A pasta da Cultura e a de Desenvolvimento Social foram loteadas para o PT, dando a condição de porteira fechada aos padrinhos dos novos dirigentes - o presidente estadual do PT, Doriel Barros, e o deputado federal Carlos Veras. Porteira fechada é um termo usado na gestão política no qual quem assume o posto tem a liberdade de nomear toda a equipe, sem intervenção do governador.
Prefeitos dos municípios mais procurados durante os festejos juninos, como Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Gravatá e Bezerros, estão atônitos, não sabem a quem mais se dirigir na pasta para dar andamento ao que foi acertado, via convênios, para o sucesso do São João, festa aguardada com muita expectativa este ano por ser a primeira pós-pandemia.
Na área social, Joelson Rodrigues, que estava respondendo pela função de secretário-executivo, passando pelo seu crivo os projetos mais importantes da pasta, foi o primeiro a dançar. O que se diz nos corredores da Secretaria de Desenvolvimento Social é que para o seu lugar foi nomeada uma pessoa desqualificada para a função, com perfil político, apenas com o propósito de fazer campanha eleitoral direcionada ao candidato do PSB, Danilo Cabral, o Coronel Danulo.
Cadê os órgãos de controle? – Por que o Ministério Público anda tão omisso em relação ao uso escancarado da máquina do Estado e da Prefeitura do Recife, por parte do governador e do prefeito, para tentar fazer Danulo decolar? Na última quinta-feira, o Coronel Danulo participou, na maior cara de pau, da solenidade de entrega de 64 títulos de terra pelo prefeito-infante do Recife. Isso não é crime eleitoral, Ministério Público Eleitoral?
Uso da máquina – Já na pequena Bueno Aires, Zona da Mata, o prefeito Fabinho Queiroz (PSD) paralisou tudo, ontem, para receber a comitiva do governador, integrada por Danulo. Suspendeu aulas, fechou o comércio e obrigou todos os servidores da Prefeitura a irem ao evento bater palmas para Danulo. Buenos Aires não é a primeira nem será a última a usar a máquina para dar sua "mãozinha" ao pré-candidato do PSB em ato oficial com o governador. Isso tem sido uma rotina na agenda do programa "Retomada", que não retoma nada.
A poderosa – Aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão incomodados com a forma como a noiva do pré-candidato ao Planalto, a socióloga Rosângela da Silva, 55 anos, conhecida como Janja, está participando da pré-campanha. Além de eventos públicos, ela também tem ido a reuniões fechadas da articulação petista, onde opina nas discussões. No último sábado, Lula lançou sua pré-candidatura. Só três pessoas, além dos mestres de cerimônia, falaram no palanque: o próprio ex-presidente, o vice da chapa, ex-governador Geraldo Alckmin e Janja.
André Senador – Conforme antecipamos ontem, neste espaço, André de Paula e Marília Arraes anunciam, em coletiva, na próxima segunda-feira, a coligação Solidariedade-PSD, pela qual a ex-petista disputa o Governo do Estado e o deputado o Senado. Mais adiante, o anúncio da chapa se completa com o deputado federal Sebastião Oliveira, o Sebá, como candidato a vice.
Atrações de Arcoverde – Num ato em praça pública, ao som de muito forró, com a valorização dos artistas regionais do estilo pé de serra, como Assissão, de Serra Talhada, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), anunciou, ontem, as principais atrações do São João da retomada pós-pandemia no município, um dos principais polos juninos do Estado. Entre as atrações, Bruno e Marrone, João Gomes, Felipe Amorim, Limão com Mel, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Jorge de Altinho.
CURTAS
MEDALHA DE PRATA – Os Estados campeões em desemprego, segundo o IBGE divulgou, ontem, são Bahia (17,6%), que emplacou a medalha de ouro, e Pernambuco (17,0%), medalha de prata. Na média nacional, a taxa desemprego ficou em 11,1% no primeiro trimestre de 2022, mostrando estabilidade frente ao 4º trimestre, mas com a falta de trabalho ainda atingindo quase 12 milhões de brasileiros.
ENFIM, REAGIU! – Todas as 180 famílias que vivem nas palafitas onde ocorreu um incêndio no Pina, no Recife, não voltarão ao local e receberão auxílio financeiro até que a Prefeitura disponibilize moradia definitiva para elas. A desocupação do local foi anunciada, ontem, pelo prefeito-infante-viajante João Campos (PSB) após uma reunião com representantes da comunidade.
Perguntar não ofende: Qual a próxima etapa turística do prefeito-infante-viajante?