Coluna do sabadão
Lula exclui Pernambuco
O ex-presidente e pré-candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, criou uma grande expectativa ao pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral. Os mais ansiosos chegaram a informar que ele estaria no Recife e em Garanhuns tão logo voltasse da lua de mel com Janja. Mas, estranhamente, o petista marcou a primeira agenda no Nordeste e não incluiu Pernambuco.
Estará no Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, indo depois para Minas Gerais. Pernambuco, entretanto, continua fora da sua agenda. O que aconteceu? Será que Lula não quer criar algum tipo de constrangimento para Danilo diante de uma possível abertura na sua agenda também ao lado de Marília, que lidera todas as pesquisas?
A última vez em que Lula pisou em solo pernambucano foi em agosto do ano passado. Na ocasião, ele foi recepcionado no Palácio do Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara (PSB) e demais aliados para uma conversa sobre a conjuntura nacional e a política local. Na época, a aliança entre PT e PSB ainda não havia sido oficializada no Estado e, além de Danilo Cabral, Humberto Costa (PT) e Marília Arraes, ainda filiada ao PT, pleiteavam a cabeça de chapa da Frente Popular.
Aliados do presidenciável afirmam que ele virá a Pernambuco no final de junho ou início de julho. Para pessebistas, existe o medo de que Lula faça agendas com Marília Arraes (SD) e alavanque ainda mais a candidatura dela. Já dirigentes petistas, que sabem que quem dá a palavra final é Lula, têm receio de que uma eventual agenda com Marília estremeça a relação com o partido de Alckmin (PSB). O PSB já comunicou a dirigentes petistas que espera receber exclusividade do ex-presidente em Pernambuco.
Sem a exclusividade de Lula na visita, a campanha de Danilo ficaria enterrada de vez. Até onde se sabe, o PT não pretende impedir que Marília se aproveite do material que já tem com Lula. Mas tentará convencer o ex-presidente da importância de não complicar as coisas para o PSB.
Anderson diz que Lula é passado – O pré-candidato ao governo de Pernambuco Anderson Ferreira (PL) afirmou que o ex-presidente Lula (PT) é passado e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) estendeu a mão aos pernambucanos e fez investimentos históricos no estado durante o seu mandato. "O povo pernambucano é um povo que tem uma história de gratidão. Lula é passado no estado de Pernambuco, deu sua contribuição. Mas o presidente Bolsonaro estendeu a mão a nosso estado e investiu em nosso estado o que nenhum presidente investiu", afirmou.
Mais esforços nas buscas – O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal adote todas as providências necessárias para localizar o indigenista Bruno da Cunha Araújo Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista britânico Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, desaparecidos desde o dia 5 de junho. A decisão foi tomada após pedido apresentado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), autora de uma ação de relatoria do ministro que trata sobre proteção de terras indígenas. Barroso determinou ainda a apresentação, em até cinco dias, de um relatório sigiloso contendo todas as providências adotadas e informações obtidas sobre o desaparecimento. A intimação será feita em nome do ministro da Justiça, do diretor da PF e do presidente da Funai, sob pena de multa de R$ 100 mil.
Material humano – Equipes que fazem buscas pelo indigenista e pelo jornalista encontraram um "material orgânico aparentemente humano", no rio, próximo ao porto de Atalaia do Norte, ontem. De acordo com a nota, divulgada pela Polícia Federal (PF), o material encontrado foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da PF, assim como as amostras de sangue encontradas na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como "Pelado", cuja prisão temporária já foi decretada na quinta-feira.
“Busca incansável” – O presidente Jair Bolsonaro afirmou, ontem, em Los Angeles (EUA), durante a IX Cúpula das Américas, que o governo brasileiro faz "busca incansável" pelo jornalista e o indigenista. O governo brasileiro tem sido alvo de pressão internacional por mais empenho nas buscas por Phillips e Pereira. "Desde o último domingo, quando tivemos informação que dois cidadãos - um britânico, Dom Phillips, e um brasileiro, Bruno Araújo - desapareceram na região do Vale do Javari, desde o primeiro momento, naquele mesmo domingo, nossas Forças Armadas e a Polícia Federal têm se destacado na busca incansável da localização dessas pessoas. Pedimos a Deus que sejam encontrados com vida", disse Bolsonaro.
Crédito para microempreendedores – Os microempreendedores individuais prejudicados pelos temporais de Pernambuco no fim de maio e começo de junho vão contar com linhas de crédito de até R$ 6 mil e sem cobrança de taxa de juros. A medida foi anunciada hoje pelo governo. A iniciativa vale para quem é MEI e vive em 14 cidades que estão na lista do decreto estadual de situação de emergência. A expectativa é contemplar 1,5 mil pessoas nesse perfil. Os temporais deixaram, ao todo, 129 mortos e mais de 128 mil desabrigados e desalojados.
CURTAS
CHUVAS – Para o fim de semana, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê chuvas, mas com intensidade de fraca a moderada. "Para o fim de semana, a tendência é de continuidade das chuvas no sábado e também uma diminuição no domingo", afirmou o meteorologista Fabiano Prestrêlo, da Apac.
RENÚNCIA – Na noite de ontem, enquanto comemorava os seus 75 anos de vida, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu uma missa de ação de graças na Catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda. Na ocasião, anunciou que pediu sua renúncia ao cargo de arcebispo das cidades, em carta enviada ao Papa.
Perguntar não ofende: Até quando Lula deixará Danilo roer unhas à sua espera?