Coluna da sexta-feira
Pavão misterioso
Se há um grande mistério nesta fase de pré-campanha eleitoral no Brasil é a posição do presidente nacional do União Brasil, o deputado Luciano Bivar. Nem mesmo em Pernambuco, seu Estado, ele joga claro. Não dá um pitaco sobre a pré-candidatura de Miguel Coelho, filiado ao seu partido, ao Governo do Estado.
Não revela, também, o que quer para o seu futuro político. Não se sabe se disputa a reeleição para Câmara Federal, o que seria um caminho mais natural, ou se entra num projeto nacional, como uma candidatura própria à Presidência da República. Ontem, num vídeo pelas redes sociais, anunciou que o partido lançará uma chapa pura para a Presidência da República, mas ninguém acredita.
Disse que uma coligação com outros partidos não foi possível porque eles “não tiveram a mesma unidade que tem o União Brasil”. Em nota conjunta divulgada no começo de abril, os presidentes dos partidos MDB, União Brasil, PSDB e Cidadania afirmaram que o nome para uma candidatura única seria anunciado no próximo dia 18 de maio.
Mas, em 27 de abril, deixou vazar que o União Brasil poderia desembarcar da proposta e lançar uma chapa pura com ele na cabeça e o ex-ministro Sérgio Moro na vice. Depois da divulgação do vídeo de ontem, a assessoria do deputado informou que ainda não há uma definição sobre quem irá compor a chapa ou quando ela será anunciada.
Chapa própria – Já a senadora e pré-candidata à presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, garante que a sigla terá candidato próprio mesmo sem o apoio do Cidadania ou do PSDB. Os partidos, junto com o União Brasil, anunciariam uma chapa única ao pleito no dia 18 de maio, mas o União Brasil comunicou a saída do grupo para ter candidatura própria ao Planalto. “Nós teremos o dia 18 como data final mesmo. De ver se o PSDB e o Cidadania caminharão conosco ou não, mas independentemente disso o MDB terá pré-candidatura e depois candidatura própria”, afirmou.
Ciro perdeu a cabeça – O empresário Afrânio Barreira, dono da rede de restaurantes Coco Bambu, rebateu o pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, depois de ser chamado de “vagabundo”. O pedetista xingou o empresário durante uma entrevista ao canal Em Cima do Muro. O político falava sobre comércio ambulante, quando disse: “Há exploração por empresários inescrupulosos, sonegadores de impostos, que estão aqui em Fortaleza fazendo política bolsonarista. Esse vagabundo do Coco Bambu tem 50 restaurantes no Brasil e no mundo, cada um deles tem uma razão social diferente para não pagar imposto, para estar no Super Simples. Por isso, que são tudo bolsonaristas, porque é tudo marginal”.
Reação imediata – Em nota, o empresário Afrânio Barreira afirmou que Ciro “não falou uma única verdade. Caluniou, difamou e injuriou todos os sócios do Coco Bambu, que pagaram, em 2021, mais de R$ 100 milhões em impostos”. Segundo o texto, não há nenhum restaurante da rede no Simples Nacional. “Ele não falou uma única verdade! Caluniou, difamou e injuriou todos os sócios do Coco Bambu, que pagaram, em 2021, mais de 100 milhões em impostos! Não há nenhum Coco Bambu no Simples Nacional! “Ele atacou não só o Coco Bambu, mas a todos os empreendedores do Ceará e do Brasil, que nas últimas 24 horas têm se manifestado fortemente contra essas declarações", disse.
Jovem quer votar – O Brasil ganhou 2.042.817 eleitores entre 16 e 18 anos em 2022, segundo dados prévios divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. O número apresenta um aumento de 47,5% em relação aos quatro primeiros meses de 2018 e 57,4% quando comparado ao mesmo período em 2014. Segundo o TSE, a alta reflete a mobilização do órgão durante a Semana do Jovem Eleitor, realizada de 14 a 18 de março.
Amor febril – A cantora Daniela Mercury recebeu R$ 100 mil pelo show realizado por centrais sindicais no dia 1º de Maio, na Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu, na capital paulista. A apresentação fez parte da programação do Dia do Trabalhador, que teve a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O valor foi divulgado pela Prefeitura de São Paulo, no Diário Oficial do Município. Segundo o documento, a quantia será paga no 30º dia depois da data de entrega de toda a documentação correta relativa ao pagamento.
CURTAS
PREFEITA RELAPSA – Em Escada, na Zona da Mata, o pintor Luís Carlos Lira despencou de um prédio onde pintava uma placa para a Prefeitura e morreu. O cinto apresentou problema, mas a Prefeitura não assumiu a responsabilidade. "O marido da prefeita esteve no local e disse que agora não poderia fazer mais nada. Meu marido saiu para trabalhar e não voltou. Estou arrasada, sem chão", declarou a viúva Nalva.
RECIFE VIOLENTA – A motorista de uma equipe de reportagem da TV Globo foi assaltada, ontem, durante a gravação de uma matéria jornalística no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife. Uma câmera de segurança flagrou o momento em que ela teve o celular roubado.
Perguntar não ofende: Qual vai ser a próxima derrapada do pavio curto Ciro Gomes?