Coluna da segunda-feira
Só Marília fecha chapa
Com o anúncio formal, ontem, do deputado federal Sebastião Oliveira, líder do Avante na Câmara dos Deputados, como seu vice, a pré-candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, é uma rara exceção no xadrez da sucessão estadual.
Exceção por ter sido a única dos pré-candidatos a governador mais competitivos a fechar a sua chapa, faltando ainda mais de 50 dias para as convenções. Danilo Cabral, do PSB, só escolheu Teresa Leitão para o Senado. A vaga de vice virou um tremendo abacaxi. Foi oferecida aos deputados federais Silvio Costa Filho, do Republicanos, e Wolney Queiroz, do PDT, que recusaram, preferindo à reeleição.
Já Miguel Coelho não anunciou um só nome, nem para vice nem tampouco para o Senado. Sinalizou apenas que a vaga de vice será ocupada por uma mulher. Fala-se na deputada estadual Alessandra Vieira, esposa do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira. Quanto ao Senado, nem especulação.
Anderson Ferreira, por sua vez, tem na chapa apenas o ex-ministro Gilson Machado como candidato ao Senado. Como Miguel, disse que reservou a vaga de vice para uma mulher, mas até o momento o processo não andou. "Marília não está à frente apenas nas pesquisas, mas na dianteira na chapa", brinca Sebá, como é mais conhecido o parlamentar escolhido vice da pré-candidata do Solidariedade.
Por fim, Raquel Lyra, pré-candidata do PSDB, como Miguel Coelho, também não conseguiu avançar em nenhum dos dois nomes na composição da sua chapa. Os nomes que se especulam são o da deputada estadual Priscila Krause para vice e o ex-senador Armando Monteiro para o Senado. O de Priscila está certo, segundo o blog apurou. A dúvida estaria em Armando, que vem de duas derrotas seguidas para o Governo do Estado e não estaria estimulado.
Aceno a Dudu – Na passagem por Serra Talhada, ontem, Marília Arraes disse que as conversas com o deputado Eduardo da Fonte ainda não foram encerradas e que vai continuar em busca do entendimento para que o líder do PP esteja em seu palanque. "Nunca esgotamos as negociações e esperamos que ele se convença de que nós somos a melhor alternativa para mudar Pernambuco", afirmou.
A Barraqueira - Pré-candidata do PSDB ao Governo do Estado, Raquel Lyra, deve ter dormido sob efeito de tranquilizantes nos últimos dois dias. No sábado, armou um barraco com o prefeito Rodrigo Pinheiro, enciumada com a presença de Marília Arraes no camarote oficial da Prefeitura, no Pátio do Forró. No domingo, viu o sucessor estender o tapete ao governador Paulo Câmara no camarote em agradecimento aos R$ 3,5 milhões que o Estado liberou para o São João de Caruaru.
Haja unhas! - Além de dar tratamento vip ao governador, Rodrigo recebeu em seu camarote o pré-candidato do PSB ao Governo do Estado, Danilo Cabral, que chegou em companhia da deputada Teresa Leitão, pré-candidata ao Senado. Para fazer Mainha Raquel roer ainda mais as unhas, o prefeito recebe, na próxima quinta-feira, o presidente Bolsonaro e, mais uma vez, o pré-candidato do PL a governador, Anderson Ferreira.
Derrota de Lula - O ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) disse, ontem, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o “perdedor de eleições mais vitorioso como candidato que jamais existiu”. O petista lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência. Ciro afirmou ainda que, “na teoria”, Lula venceu as seis eleições nas quais disputou e também já teria vencido a atual. Contudo, o ministro prevê que o pré-candidato do PT perderá o pleito deste ano para o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
Dema federal - No mesmo ato, ontem, em Serra Talhada, no qual foi confirmado vice na chapa de Marília Arraes, Sebá anunciou que o seu irmão Waldemar Oliveira, advogado, tratado como Dema, será candidato a deputado federal apoiado por ele. Todo o espólio eleitoral do vice de Marília - ele tem 17 prefeitos e faz política em mais de 40 municípios - será passado para Dema, que responde, hoje, pela presidência estadual do Avante.
CURTAS
AGRESSÃO DA PM - Dois moradores do Recife denunciaram, ontem, terem sido agredidos por policiais militares na madrugada do sábado passado no Pátio do Forró, em Caruaru. Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram Murilo de Paula, de 32 anos, com o rosto sangrando e dizendo que apanhou de PMs, e Felipe de Paula, de 30 anos, sendo agredido e intimidado por policiais.
TREM DO FORRÓ - Levando trios de forró pé de serra e muita gente disposta a curtir um arrasta-pé num vagão em movimento, o tradicional Trem do Forró comemora 30 anos de viagens. A comemoração, no sábado passado, teve um gosto especial: depois de dois anos sem poder circular, por conta da pandemia, o trem voltou a sair, levando forrozeiros do Recife até o Cabo de Santo Agostinho.
Perguntar não ofende: Depois de Marília, qual pré-candidato vai anunciar a chapa completa?