Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Coluna 09.05.2022 00:00

Coluna da segunda-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A via crucis de Danilo 

"É só bola nas costas". A expressão, muito usual numa partida de futebol, se aplica quando o parceiro de um time pede para avançar e alcançar um lançamento favorável em sua direção, mas, no final, a bola bate nas costas. Quem só leva boladas nas costas, em política, é o traído, surpreendido por alguém que merecia cegamente a sua confiança.

Paulo Câmara, um desses jogadores, passou oito anos governando, mas só agora resolveu lançar um pacote de privatização de rodovias, medida efetivamente impopular, às vésperas da eleição. Danilo Cabral, candidato dele a sua sucessão, a quem ele próprio trata como amigo, levou dele a primeira bolada nas costas, reproduzindo a fiel tradução da analogia do futebol com a política. 

O anúncio, pela Secretaria de Planejamento, de cobrar pedágio em três das principais rodovias do Estado, as PE-050 (trecho de Vitória de Santo Antão a Limoeiro); a PE-060 (que dá acesso do Cabo de Santo Agostinho a São José da Coroa Grande no Litoral Sul do Estado) e a PE-090 (que liga as cidades de Carpina a Toritama), surpreendeu a todos os aliados como mais uma atitude inoportuna contra um aliado que está enfrentando agruras para decolar. 

Danilo foi anunciado candidato a governador com faustos entusiasmos por Paulo Câmara, pelo prefeito do Recife, o infante-viajador João Campos, e pelo presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, além de líderes da Frente Popular, em fevereiro passado. De lá para cá, só tem tomado bolas nas costas. 

Quer o exemplo de outra? Após o lançamento da candidatura, o infante-viajante tirou férias para namorar com a sua Tábata Amaral na Europa, abandonando o aliado, a quem fez juras de fidelidade canina. Sileno Guedes também jogou a bola nas costas de Danilo ao engavetar a programação da Agenda 40 (eventos do Partido que mobilizam a militância pelas regiões do Estado).

Não bastassem esses indisfarçáveis gestos contra a própria campanha, nenhum dos três principais líderes do PSB, seja Câmara, João ou Sileno, tem feito o menor esforço para segurar a presença de aliados no palanque da Frente Popular. Os exemplos são cabais: PP, Pros, PSD e Avante já caíram fora, enquanto o PDT manda sinais de que também anda botando fumaça pelos olhos. 

Vários prefeitos já se movimentam nos bastidores em direção à candidatura de Marília Arraes, do Solidariedade, temendo prejuízos eleitorais em seus redutos políticos, na medida em que essas crises se avolumam e o candidato oficial não reage nas pesquisas de opinião pública. Diagnosticado com Covid na quinta-feira passada, Danilo suspendeu todas as atividades presenciais de campanha. 

Os sintomas, em estágio leves, segundo ele próprio relatou em vídeo nas suas redes sociais, estão sob controle. Mas há relatos de amigos íntimos de que ele se encontra muito abatido. Não por conta da doença, mas por não estar encontrando a solidariedade e o empenho que lhe prometeram os caciques do PSB, entre os quais, a matriarca e hoje dona real do Partido, Renata de Andrade Lima, viúva do ex-governador Eduardo Campos. 

Até quando Danilo vai aguentar tamanha sangria? 

Ganhando aderência - Enquanto Danilo é tratado como perna-de-pau na Frente Popular, a campanha de Marília ganha adeptos. Presidentes estaduais do PP e Avante, Dudu da Fonte e Sebastião Oliveira, respectivamente, aguardam apenas o desfecho das negociações que a candidata do Solidariedade abriu com outras legendas para anunciar o apoio formal. Dudu será o coordenador-geral da campanha e Sebá, como é mais conhecido o líder do Avante na Câmara, já está certo como vice na chapa de Marília. 

Bivar é candidatíssimo - Presidente estadual do União Brasil, legenda que tem o maior tempo de televisão na propaganda eleitoral e o mais robusto fundo eleitoral, o deputado Luciano Bivar confirma sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto e faz aposta no elevado percentual de eleitores indecisos. "Vamos ganhar a eleição. Vi pesquisas que 60% do eleitorado não quer nem Lula nem Bolsonaro. É por aí que vamos construir o nosso caminho", afirmou numa rápida conversa com este colunista e editor do blog. 

O jogo já começou - O deputado Paulo Eduardo Martins (PL-PR) publicou, ontem, em seu perfil no Twitter, uma edição do novo jingle de Luís Inácio Lula da Silva (PT) com delações da Lava Jato e frases controversas do ex-presidente. O petista retomou o jingle “Sem Medo de Ser Feliz”, usado na primeira campanha presidencial, em 1989. “É preciso reconhecer. Esse jingle/clipe do Lula transmite exatamente o conteúdo e o significado da candidatura do Luíz Inácio à presidência. Faça justiça social, combata a ignorância, compartilhe o vídeo”, escreve o deputado.

Nova versão - Outras congressistas também compartilharam o vídeo editado de forma pejorativa para o ex-presidente. Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF) endossaram a nova versão da música. No vídeo, além de delações contra o petista, também aparecem falas de Lula sobre a covid-19 e sobre jovens que praticam roubos. “Eu não posso mais ver jovens de 14,15 anos assaltando e sendo violentado, assassinado pela polícia”, diz no trecho.

O povo no poder - Mulher guerreira, de nobre e elevada visão social, a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, uma política que tem cheiro de povo, dará uma importante e efetiva colaboração para o enriquecimento do programa de governo do pré-candidato do União Brasil a governador de Pernambuco, Miguel Coelho. "Ninguém transforma nada sozinho. Miguel está fazendo uma série de reuniões com entidades renomadas e parceiros que nos ajudaram em nossos governos em Bezerros e Petrolina e que vão colaborar para a construção do plano definitivo, que traduza o sentimento da população, para ser lançado até julho”, disse. 

CURTAS

Mais uma nanica - Mais uma postulante de partidos nanicos foi confirmada candidata ao Governo do Estado: Cláudia Ribeiro, pelo PSTU. Ribeiro é pedagoga, professora da rede municipal da capital e já dirigiu o Sindicato dos Professores do Recife (Simpere).  

O infante imaturo - O incêndio que transformou em pó palafitas no Pina foi consequência do descaso do PSB com o Recife. Em resposta a tudo de trágico que aconteceu, o prefeito-infante-viajante João Campos mostrou seu despreparo. Escreveu nas redes que iria garantir transporte às pessoas que perderam suas casas, como se, coitadas, tivessem para onde ir. 

Perguntar não ofende: O PSB já digeriu os afagos de Lula em Marília? 

compartilhamentos

Últimos posts

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Coluna 17.05.2022 00:00

Coluna da terça-feira

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Danilo faz o primeiro gol

Só administrando notícias desfavoráveis, o pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, fechou o fim de semana em alta. Saiu do encontro estadual do PT, que sacramentou Teresa Leitão ao Senado, domingo passado, comemorando a unidade da legenda petista em torno da sua candidatura.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 16.05.2022 21:30

Passos diferentes, movimentos iguais

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Ricardo Andrade*

Os nomes escolhidos pela Frente Popular e pelo Solidariedade para disputar a cadeira do Senado simbolizam uma movimentação política no espectro ideológico, cada qual, com seus gestos e sinais.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Pernambuco 16.05.2022 21:00

“Raquel é prioridade para o PSDB nacional”, afirma Bruno Araújo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), recebeu, hoje, o reforço público do presidente nacional do partido, Bruno Araújo, que afirmou: “O projeto de Raquel é prioridade máxima para o PSDB no país”.

Destacando que o nome da tucana é parte fundamental do projeto político e administrativo do PSDB nas eleições de outubro, Bruno Araújo enfatizou que ela possui “experiência e preparo para liderar as transformações que Pernambuco precisa a partir de 2023”.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 16.05.2022 20:00

Bolsonaro volta a lançar suspeitas sobre processo eleitoral: Podemos ter eleições conturbadas

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar, sem provas, a integridade das eleições e do processo eleitoral brasileiro, na tarde de hoje, durante evento com empresários da área de alimentos e bebidas em São Paulo.

Em discurso de aproximadamente uma hora, Bolsonaro declarou que "tudo pode acontecer" e citou "eleições conturbadas" ao se referir às eleições de outubro.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Pernambuco 16.05.2022 19:30

Marília faz Raquel murchar mais cedo do que a tucana imaginava

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Francis Neto Júnior*

Uma pesquisa eleitoral é mais que a soma do desejo dos eleitores transformado em números. É a análise que aponta como pode terminar uma corrida de muitas voltas. E a pesquisa deste início de pré-campanha mostra que a entrada de Marília Arraes no cenário eleitoral para o Governo de Pernambuco claramente sacode dois palanques. Um óbvio e o outro nem tanto.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 16.05.2022 19:00

Deputado Fabrizio Ferraz declara apoio a André de Paula para o Senado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Com a aliança entre André de Paula (PSD) e Marília Arraes (SD) consumada em ato realizado na manhã de hoje, o deputado estadual Fabrizio Ferraz confirmou que está com a chapa fechada e irá apoiar André para o Senado. A parceria entre o presidente do PSD e Ferraz já era esperada, mas se consagrou após o anúncio feito por Marília em coletiva de imprensa.

Fabrizio Ferraz tem pavimentado sua reeleição com acordos importantes e vem se destacando como um dos nomes de peso na chapa montada pelo Solidariedade. O apoio do parlamentar a André de Paula foi recebido com grande expectativa.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 16.05.2022 18:30

Direto do túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em 1996, o governador Miguel Arraes recebendo em audiência o com o presidente da Assembleia Legislativa, Djalma Paes, com o prefeito de Gravatá, Luiz Prequé. A foto foi enviada por Rafael Prequé, filho do ex-prefeito, hoje vereador de Gravatá. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 16.05.2022 18:00

Em Barreiros, Tiago Pontes defende retomada do protagonismo do município

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O pré-candidato a deputado estadual Tiago Pontes (Republicanos) cumpriu agenda em Barreiros, na Mata Sul, neste final de semana. No município, ele foi recebido por uma série de lideranças políticas da região. Estiveram com o pré-candidato, Beto da Sensação, que foi candidato a prefeito por duas vezes, os vereadores Lucas Lafaiete, Kidinho, Geno de Baité, Nel do Peixe, além dos suplentes Balo do Mercadinho, Gordinho do Povo, Professor Rinaldo, Marcos Marcelino, pastor Vicente e Alan do Povo. Além de participar de encontros com lideranças, Tiago visitou a feira livre da cidade, para conversar com a população e reforçar o compromisso não só com a cidade, mas com a Mata Sul.

“O nosso time está com vontade de trabalhar por Barreiros e resgatar o papel de destaque na região. A cidade tem um comércio muito forte e sempre foi uma referência para toda a Mata Sul. Por onde a gente passou, viu nos olhos de cada pessoa a vontade de mudança e a esperança por dias melhores. Por isso, tenho trabalhado nessa direção. Ajudado na viabilização de equipamentos e ações que melhorem a mobilidade urbana, o acesso à internet, a educação e a segurança pública”, pontuou. 

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 16.05.2022 17:45

Petrolina sanciona Plano de Cargos e Carreiras dos Agentes de Saúde e Endemias

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Mais um ato importante que vai marcar na história do município de Petrolina. O prefeito Simão Durando sancionou, hoje, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A solenidade memorável aconteceu na sede da Associação dos Agentes Comunitário de Saúde de Petrolina (ACOSAP) e contou com a presença do deputado estadual, Antonio Coelho, secretários e vereadores.

A Lei de nº 004/2022 foi aprovada na última quinta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Petrolina, tendo como objetivo a valorização e profissionalização destes servidores públicos. No projeto, por exemplo, são elencadas as regras de progressão profissional por merecimento e escolaridade. De acordo com o prefeito Simão Durando, esta é uma vitória para categoria e mostra a preocupação e o compromisso da gestão municipal com a valorização profissional.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 16.05.2022 17:30

Miguel Coelho: “Pacto pela Vida faliu e não existe mais”

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A escalada da violência e a insatisfação das polícias em Pernambuco refletem a falência do Pacto pela Vida. Essa avaliação foi feita hoje, pelo pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil), que defendeu uma nova política de segurança pública para Pernambuco, estado com maior crescimento da violência no Brasil.

Durante entrevista à rádio Cueiras, de Igarassu, o ex-prefeito de Petrolina lamentou a situação da violência em Pernambuco. No ponto de vista de Miguel, o Governo do Estado precisa atualizar urgentemente o plano de combate à criminalidade. “O Pacto pela Vida faliu, acabou, não existe mais, é só uma planilha para fazer propaganda desse governo”, resumiu.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 16.05.2022 17:00

Keko do Armazém lança ações para reduzir mortes no Trânsito

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em alusão à campanha mundial “Maio Amarelo: juntos salvamos vidas”, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, está realizando diversas atividades entre os dias 13 e 27 de maio. O movimento visa chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito, além de trabalhar de maneira integrada com os órgãos do governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, temas como a vulnerabilidade e a fragilidade da vida no trânsito, segurança viária, informações para condutores e técnicas de direção defensiva.

A campanha está acontecendo durante todo mês de maio. O lançamento oficial aconteceu na última sexta-feira, com a apresentação de um cinema rodoviário, da Polícia Rodoviária Federal, para alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Durante o evento, os policiais realizaram palestras e demonstrações com as viaturas e motocicletas, realização de blitz educativa e distribuição de brindes.

...



compartilhamentos
Pernambuco 16.05.2022 16:30

Conselheiro tutelar de Sertânia faz vídeo em sua defesa

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O conselheiro tutelar de Sertânia Tiago Medeiros, candidato a deputado estadual e acusado de depor em favor de um responsável por estupro na cidade, enviou ao blog um vídeo em sua defesa. No vídeo Tiago diz estar sendo vítima de calunia e que a verdade irá prevalecer no caso. Confira!

...



compartilhamentos
Pernambuco 16.05.2022 16:00

Vestido de noiva de Janja foi presente de estilistas para o casamento com Lula

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O vestido que a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, vai usar no casamento com Lula, marcado para a quarta (18), foi um presente das estilistas Helô Rocha e Camila Pedrosa. Helô foi apresentada a Janja pela culinarista e apresentadora Bela Gil, filha de Gilberto Gil. A designer já tinha assinado o vestido de noiva da irmã dela, a cantora Preta Gil, e de artistas como Ísis Valverde. As informações são da colunista Mônica Bergamo para a Folha de São Paulo.

A festa será realizada no sofisticado espaço Grupo Bisutti, em São Paulo. No dia do evento, a fachada da casa de festas será isolada com grades, para permitir somente o acesso de carros de pessoas convidadas, tudo muito bem coordenado pela equipe de segurança do casal. Já para garantir a animação dos convidados, o roteiro da festa aponta que vários artistas foram escalados. No entanto, não foram devidamente nomeados na divulgação.

...



compartilhamentos